BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Custo de Vida Pelo Mundo

Custo de vida em Zagreb

A Croácia é um país localizado na Europa, na região dos Bálcãs. Possui somente 4,3 milhões de habitantes, com produto interno bruto (PIB) de US$ 57,87 bilhões. Em comparação, o Brasil tem uma população de 200 milhões e PIB de US$ 2,24 trilhões.

Até 1991 a Croácia fazia parte da Iugoslávia, que era um país de regime socialista e economia majoritariamente controlada pelo governo comunista. Após a decisão de se separar da Iugoslávia, a Croácia passou por uma longa e triste guerra, chamada Guerra de Independência (1991-1995). Essa guerra destruiu a maior parte das indústrias no território croata e afugentou os turistas que já naquela época lotavam as lindíssimas praias croatas.

Muitas famílias perderam tudo durante a guerra, muito além de bens econômicos. Atualmente há 150 000 mil soldados que lutaram na Guerra e recebem pensões do governo para manter a si mesmos e suas famílias.

Após o final da guerra e o reconhecimento internacional da Croácia como uma república independente, começou se a reconstrução social e econômica do país, que dura até hoje.

Zagreb é a capital da Croácia e o centro econômico e cultural do país. Possui em torno de 750 000 habitantes e abriga a maior instituição educacional do país, a Universidade de Zagreb.

Em 2016, o salário mínimo croata corresponde a 332 euros e o salário médio, 752 euros. Em comparação, na Alemanha o salário mínimo é de 1360 euros e o médio é de 3655 euros.

Mas o que esses números realmente significam? Qual é o real custo de vida na Croácia? Sobra algum dinheirinho no final do mês?

Os dados mensais apresentados aqui são sobre a cidade de Zagreb. Apesar de ser a capital, viver em Zagreb é mais barato do que viver em cidades litorâneas como Split, Zadar e Dubrovnik.

  •  Aluguel de um apartamento de 28m² fora do centro da cidade, mas bem localizado e próximo ao transporte público: 220 euros
  •  Conta de água: 40 euros. A conta de água é calculada baseado em quantas pessoas moram no apartamento e no tamanho do mesmo.
  •  Conta de luz: 15 euros. A conta de luz é calculada baseado no gasto real de cada apartamento.
  • Conta de gás/aquecimento durante o inverno: 30 euros. Durante o verão esse preço cai para 10 euros. Os apartamentos e casas mais antigos tem um sistema comum que obtém aquecimento através de usinas termais públicas, e o preço da conta é calculado também com base no tamanho do apartamento. Construções mais novas possuem aquecimento individual e se paga de acordo com o gasto real.
  •  Telefone celular: 8 euros. Pacote com 3 gB de internet e 1000 minutos em ligações para qualquer operadora.
  • Internet fixa: 27 euros. Pacote com 40 gB de internet.
  •  Transporte público: 55 euros. Esse é o valor do passe mensal que dá direito a uso ilimitado de bondes e ônibus dentro da zona 1 (Zagreb). Para estudantes, o passe custa 14 euros por mês. O bilhete individual custa 1,4 euros.
  •  Comida (mercado): 140 euros. Esse valor é baseado em compras no mercado com maior custo-benefício e sem junk food, como refrigerantes, salgadinhos, chocolate.

Lazer:

∙ Cafezinho de todo o dia: 1 euro

∙ Cinema: entrada entre 3 e 10 euros.

∙ Restaurantes: 10 -14 euros. Em um restaurante mediano, um prato principal e bebida, sem sobremesa.

∙ Cerveja nacional: 1,5 – 3 euros

∙ Yoga, academia, pilates: 25 – 35 euros

Esses são somente alguns dados básicos de gastos de “sobrevivência” em Zagreb. Claro que os gastos podem ser muito maiores, principalmente se morar em um apartamento maior, tiver um carro ou fazer compras em mercados mais caros e com mais opções de produtos.

Para um estudante, o gasto mensal ficaria em torno de 400 euros, dividindo o apartamento com um colega, indo ao cinema 3 vezes por mês e a restaurantes 2 vezes, fazendo yoga, academia ou pilates, por exemplo.

Para um trabalhador sem filhos e sem carro, por exemplo, o gasto mensal ficaria em torno de 450 euros, também dividindo o apartamento.

Há também várias opções grátis de lazer, principalmente durante o verão: parques, lagos, concertos, caminhadas, etc.

Pode se dizer que o custo de vida em Zagreb é bem mais barato do que em outras cidades europeias, principalmente da Europa Ocidental. Porém, se tiver que depender de um salário médio croata, tiver uma família e um carro, viver em um apartamento maior, quiser viajar, dentre outros luxos, pode ficar mais complicado lidar com o custos.

A qualidade de vida em Zagreb é muito boa, como se fosse uma cidade do interior. As pessoas não tem pressa e podem ficar horas conversando em cafeterias. Mas esse é um assunto para um próximo texto!

Curiosidades:

  • A primeira menção escrita sobre Zagreb data do ano de 1094
  • Zagreb recebeu 250 mil turistas em 2015.

Pozdrav!

Related posts

Custo de vida na China

Christine Marote

Custo de vida no Porto

Priscila Maranhão

Vale a pena cruzar as fronteiras da Suíça para fazer compras ?

Janaína Abreu

8 comentários

adriana Outubro 8, 2016 at 2:58 am

Muito bacana! Sou descendente de croatas e me interesso muito pela cultura e estilo de vida da Croácia. Parabéns pela iniciativa!

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 8, 2016 at 7:23 am

Obrigada pelo apoio, Adriana!

Resposta
Vilma Godoy Wady Março 1, 2017 at 3:11 am

Estive na Croácia no início de agosto/2016 por apenas 3 dias. Fiquei encantada com Zagreb. Sou descendente de croatas e o motivo da minha viagem foi conhecer o lugar onde viveram meus antecedentes: uma aldeia chamada HRASTOVAC. Tive a sorte de ser guiada aí por uma brasileira de Campinas, o que muito facilitou a comunicação e o conhecimento dos lugares visitados. Pretendo voltar, mas preciso aprender um pouco da língua , pelo menos,rs. Boa sorte pra você!

Resposta
Nathália Nascimento Março 2, 2017 at 8:20 pm

Olá Vilma, obrigada pela mensagem! Que bom que você gostou da Croácia e conheceu a terra dos seus antepassados! Se você tiver interesse em aprender a língua, entre em contato pois dou aulas de croata para brasileiros! Abraços!

Resposta
Luiz Augusto Quezado Bezerra Abril 15, 2017 at 4:46 pm

Bom dia Nathália! Gostaria se possível que me escrevesse um e-mail. Desejo ir a Croácia.
Muito obrigado…

Resposta
Ricardo Pajtak Abril 17, 2017 at 12:17 am

Oi Nathália… Sou filho de croata (meu pai era de Zagreb).
Estou desiludido com o Brasil, e já não é de hoje!!!
Apesar de meus 57 anos, pretendo ainda ir visitar a Croácia e quem sabe conhecer algum parante meu…
Estou decidido a aprender o croata, mas não sei onde fazê-lo! Você teria alguma dica prá mim???
Grato
Ricardo Pajtak

Abraços

Resposta
Nathália Nascimento Abril 18, 2017 at 9:35 am

Olá Ricardo! Se você quer vir para a Croácia para aprender a língua, recomendo o curso do Croaticum (http://croaticum.ffzg.unizg.hr/). Os cursos tem aula todos os dias e os professores são muito bons. Se você ainda estiver no Brasil, você pode entrar em contato com os clubes croatas (SADA e Sacra) em São Paulo pois eles oferecem cursos presenciais. Espero ter ajudado! Abs, Nathália

Resposta
Brisa Setembro 5, 2017 at 2:38 pm

Olá Nathália, tudo bom?
Encantada com seu post.
O que um Brasileiro precisa ter para ir na Cróacia?

Agradeço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This