BrasileirasPeloMundo.com
Croácia

Esquiar na Croácia

Esqui, Croácia

Esquiar na Croácia.

Os turistas estrangeiros conhecem Croácia como um destino de verão. O azul e limpo Mar Adriático e as cidades costeiras atraem um grande número de visitantes todos os anos, durante o verão. Mas a Croácia pode oferecer muito mais do que praia e mar.

Natureza deslumbrante, parques nacionais, e cidades históricas no interior também valem a visita. Mas o que talvez seja mais interessante e surpreendente para quem não conhece o país é que a Croácia também oferece uma verdadeira atmosfera de inverno com várias estações de esqui!

Leia também: Patrimônios da UNESCO na Croácia

Vale mencionar que a Croácia conta com 11 medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno, conquistados principalmente pelos irmãos Kostelić – Janica e Ivica. Com quatro medalhas olímpicas de ouro e duas de prata, Janica Kostelić é a esquiadora de maior sucesso na história dos Jogos Olímpicos de Inverno e um grande orgulho pro país.

A Croácia tem uma dúzia de estações de esqui, as mais famosas são Sljeme, Platak, Čelimbaša e Bjelolasica, mas todas juntas não contam com mais de 30 km de pistas de esqui.

A razão para isso é a localização. A maioria das estações de esqui croatas está localizada em Gorski kotar, a região montanhosa do país. Apesar das condições naturais relativamente boas (Gorski kotar tem um grande número de montanhas acima de 1.000 m) e da neve que as cobre todos os invernos, a proximidade do mar é o maior problema aqui – mas é também o que torna esses locais tão impressionantes.

Devido à mistura do clima continental (frio) e costeiro (quente), a proximidade do mar é responsável pelas inversões de temperatura que favorecem o rápido degelo da neve no inverno.

Levando isso em consideração, a Croácia não possui vastas áreas de esqui e não é um destino típico para amantes do esporte. Esquiadores experientes acostumados com grandes estações de esqui europeias, com uma grande seleção de pistas longas, não acharão esta opção atraente.

Mas, os esquiadores e snowboarders iniciantes e todos aqueles que querem desfrutar da neve e do inverno, com certeza encontrarão motivos pra visitar o país, também durante o inverno!

Arquivo pessoal: Sljeme

Sljeme (Zagreb)

A estação de esqui do Sljeme está localizada entre 720 e 1.025 m acima do nível do mar, ou seja, no topo da montanha Medvednica, que também é um parque natural protegido. O Sljeme oferece a praticidade de esquiar a apenas 20 minutos do centro de Zagreb (capital da Croácia), o que é uma raridade em qualquer parte do mundo.

As pistas de esqui e os teleféricos estão localizados no pico e nas encostas norte de Medvednica. As trilhas começam quase no topo da montanha e continuam a se estender suavemente ao longo da pista leste pelo Vale Branco e abruptamente ao norte na descida pela pista Vermelha.

Além da pista Vermelha, na encosta norte, utilizando a configuração do terreno, ficam as pistas Verde, Azul e Branca. O comprimento total das pistas é de cerca de 4.000 metros. O Vale Branco e pista Branca são as pistas mais leves e a pista Vermelha é a mais difícil, reservada aos esquiadores experientes e aos mais corajosos.

Leia também: Dicas para viajar de transporte público na Croácia

Três teleféricos, 2 elevadores (nas pistas Branca e Verde) e um teleférico de três lugares (na pista Vermelha), têm uma capacidade total de cerca de 3.300 esquiadores por hora. As pistas Vermelha e Branca, e Vale Branco estão equipados com um sistema de neve artificial.

Por isso esta estação de esqui está aberta todos os invernos, independentemente da precipitação natural. O sistema de iluminação também permite esquiar à noite na pista Vermelha e no Vale Branco. É uma oportunidade única de esquiar à noite, com a paisagem de Zagreb toda iluminada abaixo da montanha!

Além do esqui recreativo, o centro de esqui Sljeme realiza, há décadas, competições de esqui de todos os níveis, entre as quais a mais famosa e prestigiada é a Copa do Mundo de Esqui (FIS Ski World Cup).

A corrida da FIS Ski World Cup é uma verdadeira atração que encanta todo o universo do esqui com sua aparência, organização e público. A etapa da “Rainha da Neve” (Snow Queen Trophy), realizada todo o mês de janeiro, no Sljeme, se tornou uma tradição e uma parada indispensável para muitos nomes famosos e os melhores esquiadores do mundo.

Platak (Gorski kotar)

Platak é um pequeno resort de esqui perto de Rijeka, com muitas opções de recreação, tanto no inverno quanto no verão. Platak é também uma das poucas estações de esqui onde se pode apreciar a vista para o mar de cima da montanha.

Platak é uma estação de esqui relativamente pequena com 7 pistas e a extensão total de 10 km. Além da pista mais longa e famosa, Radeševo (1.363 m acima do nível do mar), há também uma pista “Baby”.

A pista “Baby” é especialmente adaptada com esteira rolante para crianças, e uma trilha para os amantes de trenós e tubing (descer as pistas com uma “boia” para neve). Esqui noturno na trilha iluminada Radeševo também é popular entre os esquiadores.

A estação de esqui Platak fica apenas a meia hora de carro de Rijeka e está localizada a cerca de 10 km, em linha reta, do mar. Esta é a maior atração desta estação de esqui. Platak oferece uma experiência mágica da natureza – de um lado, a vista das montanhas cobertas de neve; e do outro, uma vista magnífica do mar Adriático!

Arquivo pessoal: Platak

Čelimbaša (Gorski kotar)

A estação de esqui Čelimbaša está localizada em Mrkopalj, em Gorski kotar. Čelimbaša oferece três pistas de esqui: pista “turística” (Vermelha) – 1.350 m de comprimento, pista “dinkov” (Preta) – 500 m de comprimento e pista “ensolarada” (também Vermelha) – 1.000 m de comprimento.

Um teleférico com um comprimento total de 750 m vai até o topo (1.074 m acima do nível do mar). A pista mais longa é bastante ampla, proporcionando uma boa experiência. O declive faz jus à classificação da pista como Vermelha. As outras duas pistas são mais curtas, mas ainda mais íngremes. Há também um “baby lift” na parte inferior da montanha.

A propósito, Mrkopalj é conhecido como o “berço do esqui” no país desde 1913, quando o primeiro curso de esqui foi organizado no local. Em 1934, Mrkopalj inaugurou a primeira pista de Saltos com Esqui, fazendo história mais uma vez.

Leia também: A natureza deslumbrante da Croácia

As estações de esqui croatas são a escolha ideal para passeios de um dia ou passeios de fim de semana a partir de centros populares da Croácia, quer você prefira ficar em Zagreb ou na costa. Você nem mesmo precisa se preocupar com o equipamento. Todo o equipamento de esqui pode ser alugado nos centros de esqui mencionados ou em lojas especializadas nas principais cidades do país. Escolas de esqui também estão disponíveis.

Todas as estações mencionadas também têm uma ótima infraestrutura, com opções de restaurantes e cafés. E, pra quem quer prolongar a estadia e aproveitar o inverno na Croácia ao máximo, existem também várias possibilidades de acomodação bem pertinho das estações de esqui!

Related posts

Casamentos na Croácia

Marília Oliveira

O que se come na Croácia?

Renata Ferrari Pegoretti

Dicas de passeio saindo de Dubrovnik

Marília Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação