BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como obter a cidadania croata

Como obter a cidadania croata?

Desde a entrada da Croácia na União Europeia em 2013, a procura de pessoas que desejam obter a cidadania croata aumentou muito, principalmente entre brasileiros. Apesar de ainda não ser parte do Espaço Schengen, os cidadãos croatas obtiveram muitos benefícios devido à participação do país na UE, como a eliminação do visto de trabalho em outros países da UE e mais fácil locomoção de pessoas e bens.

Pode-se obter a cidadania croata por:

▪ Ascendência
▪ Nascimento no território croata
▪ Naturalização
▪ Acordos internacionais

Neste artigo, falarei sobre a obtenção da cidadania através da descendência croata.

Torre da Igreja em Blato, Korčula. Fonte: acervo pessoal.
Torre da Igreja em Blato, Korčula. Fonte: acervo pessoal.

Tradicionalmente, a Croácia é um país de emigrantes. Em termos de porcentagem da população (não em números absolutos), a emigração croata é a segunda maior do mundo, somente atrás do povo judeu. O país possui um complexo cenário de emigração devido a diversos fatores, como localização geográfica, regimes políticos, guerras, crises econômicas e altas taxas de desemprego.

A primeira onda de migração ocorreu entre os séculos XV e XVIII, devido às recorrentes guerras entre o Império Austro-Húngaro e o Império Otomano. A segunda onda de migração começou no ano de 1890 e continuou até 1914, quando os dados sobre emigração começaram a ser registrados. Estima-se que entre 350 mil e 450 mil pessoas deixaram a Croácia nesta época, emigrando para outros continentes, principalmente para a América do Norte e para a América do Sul.

No Brasil, a primeira onda de imigrantes croatas chegou no começo do século XX, devido às políticas para atrair pessoas para trabalharem nas fazendas de café no estado de São Paulo. A Dalmácia, região costeira ao sul da Croácia, era uma grande produtora de vinhos e azeitonas no começo do século XX. Porém, entre as duas guerras mundiais houve uma enorme praga nos vinhedos, o que arrasou a economia local e deixou muitas pessoas sem ter o que comer. No dia 21 de abril de 1925, um navio com mais de 2 mil croatas que viviam na Dalmácia, partiram da ilha de Korčula em direção ao Brasil. Entre eles, estavam meus bisavós.

Para aplicar para a cidadania croata por descendência, a primeira coisa a fazer é reunir todos os documentos e informações possíveis sobre os seus parentes croatas. Por lei, até a 4ª geração de descendentes pode aplicar para a cidadania croata, ou seja, desde que seus bisavós, avós e/ou pais sejam croatas e você tenha os documentos comprovando sua ligação familiar com eles, você pode aplicar para a cidadania.

Alguns documentos do(s) seu(s) parente(s) croatas(s) que podem ser necessários para comprovar que o seu antepassado é croata são:

▪ Certidão de nascimento;
▪ Certidão de casamento;
▪ Passaporte;
▪ Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) – se o parente não é naturalizado brasileiro;
▪ Papéis de imigração – por exemplo, com o nome do navio em que os seus parentes chegaram no Brasil

Todos esses documentos devem comprovar sua conexão e ascendência croata. Além disso, você deve fornecer os seus próprios documentos, como:

▪ Certidão de nascimento;
▪ Certidão de casamento;
▪ Atestado de antecedentes criminais;
▪ Cédula de identidade ou passaporte com foto recente;
▪ Carta explicando qual o motivo da aplicação para obter a cidadania croata;
▪ Formulário fornecido pela embaixada

É obrigatório que todos esses documentos sejam traduzidos e juramentados em língua croata.

A parte que a maioria das pessoas considera mais difícil é a prova de conhecimentos gerais sobre a história, política e cultura croatas. Desde que a Croácia entrou na União Europeia em 2013, é obrigatório fazer esta prova com 15 perguntas (em croata) e obter ao menos 10 respostas corretas. O governo disponibiliza na internet o documento com as 100 perguntas sobre história, política e cultura croatas. Destas 100 perguntas, 15 são aleatoriamente escolhidas para a prova. Você pode conferir as perguntas aqui.

Afinal, é possível obter a cidadania sendo um descendente de croatas?

Sim, é possível. Como eu disse anteriormente, a Croácia é um país de emigrantes, então o governo possui uma política muito forte para atrair os descendentes de volta ao país e para manter viva a língua e os costumes croatas em outros países. Existe até uma secretaria do governo relacionada aos “croatas fora da Croácia”, que fornece várias bolsas de estudo e patrocina projetos culturais croatas em outros países.

Se você tiver todos os documentos em ordem e traduzidos, comprovar sua ascendência croata, obter 10 respostas corretas na prova e pagar todas as taxas, não haverá nenhum problema para obter sua cidadania.

O que você tem quer ter é muita paciência, pois afinal de contas, é um processo burocrático que demanda muito tempo e energia. A embaixada da Croácia em Brasília coloca um prazo de 5 anos para a obtenção da cidadania, mas conheço muitos casos (inclusive o meu), que demoraram muito menos tempo.

O importante é ter um desejo genuíno de se tornar cidadão croata e ser parte de um povo muito forte que passou por muitas adversidades e ainda ter orgulho de suas raízes.

Pozdrav!

AVISO: este é somente um texto informativo sobre como obter a cidadania croata. Para informações oficiais, entre em contato com a Embaixada da Croácia no Brasil.

Related posts

Como obter visto para o Líbano

Cláudia Rahme

Cidadania Italiana: Ação judicial contra a ilegalidade da fila de espera

Ana Paula Ganzarolli

Casamento nos EUA através do visto K1 e Social Security Number

Joana Miller

83 comentários

Katia Janeiro 31, 2017 at 12:30 pm

Adorei !

Resposta
Allana Gonçalves Março 4, 2017 at 9:11 pm

Muito bom seu texto, pois existem muito poucas informações sobre cidadania croata.
Estou tentando tirar a do meu pai para poder tirar a minha.
No caso meu pai fica isento da prova, pois a partir de 60 anos não é exigido.
Todavia eu preciso fazer.

Você fez curso de Croata por quanto tempo para poder conseguir fazer a prova?
E no caso, eles escolhem 15 perguntas dessas 100 para que você responda e acerte 10 é isso?

Resposta
Nathália Nascimento Março 6, 2017 at 5:46 pm

Olá Allana, obrigada pelo comentário! Você não precisa esperar seu pai tirar a cidadania para aplicar para a sua, considerando que você é até a 4ª geração de croatas (filha, neta ou bisneta). Sim, você está certa. A prova tem 15 perguntas e você tem que acertar 10!

Resposta
Laura Abril 3, 2017 at 7:12 pm

Olá Nathália!! Adorei seu texto e gostaria de te perguntar algumas coisas.
demorou quanto tempo para tirar sua cidadania croata? E na hora de realizar a prova você teve que
preencher algum formulário fora a prova, ou alguma outra coisa em croata? ou foi tudo em português/inglês?
Obrigada (:

Resposta
Nathália Nascimento Abril 3, 2017 at 7:33 pm

Oi Laura, obrigada pelo elogio! Demorou em torno de 2 anos para sair minha cidadania. Na hora da prova você tem que preencher um formulário com todas as suas informações pessoais em croata. O cônsul ou a consulesa fala em croata com as pessoas que estão aplicando para a cidadania, porém eles sabem falar inglês e um pouco de português também. Espero ter ajudado!

Resposta
Marcos Gustavo Duares Abril 8, 2017 at 5:36 pm

Olá Nathalia. Eu sou brasileiro, mas moro na Suiça.
Sou tataraneto com certeza de um croata, e nao tenho certeza, mas acho que minha bisavó também era.
A questão é: Quando eles nasceram na Croácia, ainda era Croácia, mas quando eles foram para o Brasil, a região onde eles nasceram Bjelovar de Gradiska, se tornou Iugoslávia. Será que haverá algum problema nisso tendo em vista que em 1941 aquela região voltou a ser da Croácia?
Eu como descendente sanguíneo também devo fazer a prova?
Há uma lei como na italiana sobre mulheres transferir cidadania? Há limite de gerações?
Tendo todos os documentos, qual é o maior impedimento hoje em dia?
Aproveitando, se houver algum descendente da família Drimel por aí, curta a page no facebook. Tenho documentos, certidões, bilhetes do navio que chegaram, passaporte deles, e atá a nota fiscal das passagens.

Resposta
Nathália Nascimento Abril 13, 2017 at 10:13 am

Olá Marcos! Independentemente da Croácia ter sido parte de diferentes países durante o século XX, isso não influencia na obtenção da cidadania croata: o importante é que seus antepassados tenham algum documento que comprove que eles nasceram no território da atual Croácia e/ou pertenciam à nação croata. Como a cidade de Bjelovar hoje em dia é parte da Croácia, você pode sim aplicar para a cidadania. A Lei da Cidadania Croata permite você aplicar para a cidadania tanto pelo lado materno quando pelo lado paterno, ou seja,, não é como na Itália. Podem aplicar para a cidadania pessoas até a 4ª geração. Então se sua bisavó era croata, você pode aplicar com os documentos dela. Todos devem fazer a prova, e acredito que isso seja o maior impedimento. Boa sorte no pedido da cidadania!

Resposta
Aline miro Abril 17, 2017 at 4:50 pm

Olá Nathalia adorei seu artigo , me animou pra tirar minha cidadania , assim como seus bisavós os meus também saíram de korcula em 1925 , não tenho o mês mas acredito que tenha sido junto com os seus …. pelo que vc postou me enquadro nos requisitos , só tenho uma dúvida , eu vivo com uma pessoa , será que se eu casar com ele terá problemas na retirada da cidadania , você sabe se isso influência ? e outra dúvida é se eu conseguir minha cidadania se ele também consegue tirar a dele sendo casado comigo… desde já te agradeço , boa sorte aí na croacia!!!

Resposta
Nathália Nascimento Abril 18, 2017 at 9:30 am

Olá Aline! Que legal, provavelmente nossos bisavós foram para o Brasil no mesmo navio! Se você for casada, deverá levar a sua certidão de casamento traduzida para croata quando você for aplicar para a cidadania. Além disso, no formulário que você preencherá com suas informações pessoais, deverá colocar todas as informações sobre seu marido, inclusive a(s) cidadania(s) que ele tem. Como você é descendente de croata, seu marido pode aplicar para a cidadania, mas somente depois que você obter a sua. Eespero ter ajudado!

Resposta
Henrique Hipólito Abril 25, 2017 at 5:30 pm

Olá Nathália, boa tarde! Muito obrigado pelas informações, gostaria de saber de você tem o contato de algum tradutor que poderia passar os documentos do meu processo de cidadania para o Croata. E mais uma dúvida, tem algum lugar público que eu consiga saber as informações do navio e data de chegada?

Resposta
Nathália Nascimento Abril 25, 2017 at 6:26 pm

Olá Henrique! Para aplicar para a cidadania, todos os documentos precisam ser traduzidos do português para o croata por um tradutor juramentado. Entre em contato com a Embaixada ou o Consulado da Croácia no Brasil ([email protected]) para que eles possam te indicar um tradutor juramentado. Você também precisa traduzir a sua carta de motivação para croata porém não precisa ser juramentada. Nesse caso, entre em contato comigo pois faço esse tipo de tradução! Para saber em qual navio seus parentes chegaram, entre em contato com o Museu da Imigração em São Paulo (http://museudaimigracao.org.br/). Espero ter ajudado! Abs, Nathália

Resposta
Lídia Barisic Abril 28, 2017 at 2:39 pm

Olá, Nathália!
Muito bom seu texto, com certeza me ajudou e motivou demais. Meu pai é croata é sempre tive esse sonho.
Você pode me passar o contato dos tradutores que você usou?
Além disso, essa prova nós fazemos em Brasília é?

Resposta
Nathália Nascimento Maio 1, 2017 at 7:22 am

Olá Lídia! Que legal que o texto te motivou a aplicar para a cidadania! A prova pode ser feita na Embaixada da Croácia em Brasília ou no Consulado da Croácia em São Paulo ou em Curitiba. A diferença é que em Brasília você pode fazer a prova em qualquer dia, é só ligar e marcar, mas em São Paulo vc tem que esperar o Consular Day, que ocorre a cada 2 ou 3 meses. Entre em contato com a Embaixada ([email protected]) para que eles possam te indicar um tradutor juramentado! Espero ter ajudado! Abs, Nathália

Resposta
Rafael Zanatta e Fonseca Maio 3, 2017 at 12:20 pm

Bom dia. Quantas informações úteis e importantes, parabéns! Eu sempre imaginei que teria direito a cidadania italiana, meu bisavô era italiano nascido na “Província de Fiúme” em 1911. Aí fui descobrir que essa região hoje pertence a Croácia (Rijeka). Então, em tese, eu teria direito a cidadania Croata? Se sim, você indicaria alguém que presta o serviço de obtenção da certidão de nascimento nessa região? Obrigado. Rafael

Resposta
Nathália Nascimento Maio 3, 2017 at 6:19 pm

Olá Rafael! Sim, se seu bisavô nasceu no território que atualmente pertence à Croácia, você tem direito à cidadania. A única exceção é se seu bisavô se naturalizou brasileiro, ou seja, se ele abriu mão da cidadania croata. É necessário obter a certidão de nascimento do seu bisavô para poder aplicar para a cidadania. Espero ter ajudado! Abs, Nathália

Resposta
Lucas Fevereiro 7, 2019 at 1:14 pm

Na verdade, isso vai depender da cidadania do seu bisavô. Se a cidadania dele era a italiana, então nesse caso você tem que buscar a cidadania italiana. O fato da região pertencer atualmente Croácia não dá automaticamente aos italianos nascidos lá a cidadania croata.

Resposta
agatha tratz Maio 7, 2017 at 10:30 pm

Ola, adorei o texto e a sua historia. Ha alguns meses dei entrada no processo da cidadania. Gostaria de saber se pode me ajudar com algumas coisas. Obrigada desde já.

Resposta
Nathália Nascimento Maio 16, 2017 at 6:43 pm

Oi Agatha! Sim, posso te ajudar. Entre em contato! Abs, Nathália

Resposta
Eduardo Maio 17, 2017 at 11:52 pm

Oi Nathália!

O meu pai nasceu na Iugoslávia ( Croácia ) e temos todos os documentos dele. Ele é iugoslávo mas do povo alemao. Será que também consigo a cidadania? Nao falo o idioma mas falo alemao. É muito dificil aprender e se preparar para o exame?

Resposta
Eduardo J. Frei Maio 18, 2017 at 12:12 am

Oi Nathália!

O meu pai nasceu na Iugoslávia ( Croácia ) e temos todos os documentos dele. Ele é iugoslávo mas do povo alemao. Será que também consigo a cidadania? Nao falo o idioma mas falo alemao. É muito dificil aprender e se preparar para o exame?

Resposta
Nathália Nascimento Maio 28, 2017 at 7:49 pm

Olá Eduardo, obrigada pela mensagem! Você precisa da certidão de nascimento atualizada do seu pai para aplicar para a cidadania. Aqui na Croácia NACIONALIDADE e CIDADANIA são duas coisas diferentes. No caso do seu pai, ele provavelmente tem a cidadania CROATA mas a nacionalidade dele é ALEMÃ. Nesse caso, quando você aplicar para a cidadania, o Ministério irá analisar o seu caso e a sua árvore geneológica para ver se é possível você receber a cidadania croata. A prova para a cidadania é díficil mas não impossível de passar. Você pode estudar sozinho, mas acredito que seja mais fácil com um professor! Espero ter ajudado, Nathália

Resposta
Viviane Koscak Maio 24, 2017 at 8:58 pm

Olá Nathália!

Achei muuito bom teu site! Tira várias dúvidas e mata nossa curiosidade com muitas outras coisas…
Queria te perguntar algumas coisas. Por exemplo, estou estudando sozinha pra tirar a cidadania, no caso meu bisavô era croata, tenho alguns documentos dele, como o de imigrante, atestado médico, certidão de casamento e um outro documento que não entendi bem o que é, está escrito (DRZAVNI ARHIV U OSIJEKU). Todos esses documentos estão em croata, com a letra do meu bisavô. Falta algum, ou já consigo?

Outra questão é essa de estudar sozinha… poderia me ajudar com isso?

A prova é muuuito difícil? E quanto você gastou em média pra traduzir tudo e pedir a cidadania?

Fico no aguardo!
Obrigada!!

Resposta
Nathália Nascimento Maio 28, 2017 at 7:33 pm

Olá Viviane, obrigada pelo comentário! Esses documentos que você numerou são complementares! O documento mais importante para o processo de cidadania e que vc tem que ter é a certidão de nascimento do seu parente croata, no seu caso, a certidão do seu bisavô. Aí você tem que apresentar as certidões de nascimento do seu avô/avó, do seu pai/mãe e a sua. “DRZAVNI ARHIV U OSIJEKU” significa “Arquivos de Estado de Osijek”. A prova para a cidadania é díficil mas não impossível de passar. Eu desenvolvi um método de associações de palavras pelo qual você pode aprender todas as 100 perguntas sabendo pouco croata. Você pode estudar sozinha, mas acredito que seja mais fácil com um professor! Boa sorte! Nathália

Resposta
Naiara Maio 30, 2017 at 9:57 pm

Olá Nathália, boa noite! Excelente artigo, muito esclarecedor. Você pode ensinar este método que desenvolveu? Estou ajudando meu companheiro a fazer o processo, e temos interesse em aprender a língua. Obrigada.

Resposta
Nathália Nascimento Maio 31, 2017 at 7:13 pm

Oi Naiara! Obrigada pelo comentário! Nesse método há associações das palavras mais importantes em croata com a tradução em português. Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
ivan Julho 5, 2017 at 9:49 am

bom dia nathalia , eu ja tenho toda a documentação tenho 60 anos e li que com esta idade estou livre da prova teste de idioma, pergunto: por aqui no brasil e demorado será que fazendo a aplicação ai em zagreb e mais rapido?

Resposta
Nathália Nascimento Agosto 1, 2017 at 12:23 pm

Olá Ivan! Sim, pessoas com mais de 60 anos não precisam fazer o teste de conhecimentos gerais sobre a Croácia. Sim, fazer o processo na Croácia é mais rápido pois você seus documentos vão mais rápido para o Ministério. Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
celso farcic Julho 18, 2017 at 3:51 pm

gostei do blog e me animou a conseguir a cidania croata . De tudo que li das perguntas que foram feitas aqui no blog queria saber como faco contato c voce p saber os servicos que voce presta a brasileiros que querem conseguir a cidadania e custos pois c certeza vou precisar da sua ajuda.
abs

Resposta
celso farcic Julho 19, 2017 at 3:52 pm

gostei do blog e me animou a conseguir a cidania croata . De tudo que li das perguntas que foram feitas aqui no blog queria saber como faco contato c voce referente a traducao da carta de intencao e pelo que vi os meus avos devem ter vindo no mesmo navio que os seus. obrigado.

Resposta
Carlos Julho 22, 2017 at 1:45 pm

Olá! Adorei seu artigo.
Eu sou bisneto de croatas, depois de meses tentando, consegui entrar em contato com o ‘cartorio’ de Antunovac onde meus bisavos nasceram, e consegui solicitar as certidões de nascimento deles. Tenho as fichas de imigração com os dados e datas, assim como o nome do Vapor que os trouxe ao Brasil, tenho sua certidão de casamento brasileira, tudo com menos de dois meses e de inteiro teor, e estou estudando muito a língua é a prova. Entretanto, quero ir até a Croácia para tirar minha cidadania e já ficar por lá mesmo, e queria saber se sabe me dizer o prazo médio para tirar a cidadania no próprio país, será que em menos de seis meses sai? Pois é o prazo máximo do visto.

Obrigado!!!!

Resposta
Nathália Nascimento Agosto 1, 2017 at 12:21 pm

Olá Carlos, obrigada pelo comentário! Que legal, você já tem todos os documentos para aplicar para a cidadania! Na Croácia, o prazo que eles dão é de 1 ano para sair a cidadania. Se você deseja ficar aqui para esperar seus papéis, sugiro tirar um visto de estudante, que pode ser de até 1 ano e é renovável. Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
Julio Rigodi Agosto 30, 2017 at 12:12 am

Oii, o formulário preenchido no dia da solicitação de cidadania é prova é o “Zahtjev za stjecanje hrvatskog državljanstva” ?

Resposta
Nathália Nascimento Agosto 30, 2017 at 4:54 pm

Oi, Julio! Sim, esse é o nome do formulário em croata.

Resposta
Denise Costa Setembro 25, 2017 at 1:33 pm

Bom dia Nathália. Estou tentando juntar os documentos para entrar com o pedido para meu marido. Meu sogro nasceu na região. Enviei uma cópia da certidão dele que tenho ao Consulado e me disseram que ele está inscrito no livro e que é possível fazer o pedido. A minha grande dúvida é sobre os documentos imigratórios, porque meu sogro saiu da Croácia e morou na Alemanha e só depois veio para o Brasil. Sabe me dizer como funciona neste caso?
Obrigada.
Denise

Resposta
Denise Costa Setembro 26, 2017 at 1:32 pm

Bom dia Nathália. Estou tentando juntar os documentos para entrar com o pedido para meu marido. Meu sogro nasceu na região. Enviei uma cópia da certidão dele que tenho ao Consulado e me disseram que ele está inscrito no livro e que é possível fazer o pedido. A minha grande dúvida é sobre os documentos imigratórios, porque meu sogro saiu da Croácia e morou na Alemanha e só depois veio para o Brasil. Sabe me dizer como funciona neste caso?
Obrigada.
Denise

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 3, 2017 at 1:18 pm

Olá Denise! O documento mais importante é a certidão de nascimento do seu sogro, que deve mostrar que ele nasceu na Croácia. Sobre os documentos obrigatórios, , acredito que seu sogro deve ter o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros), e com esse documento se mostra que ele emigrou para o Brasil. Espero ter ajudado, Nathália

Resposta
Regiane Ribeiro Rupic Outubro 8, 2017 at 4:48 pm

Oi Nathalia adorei seu texto. Sabe gostaria de solicitar 2 cidadania. Meus avós paternos vieram da segunda guerra mundial. Meu avô da Pjescanica – Iugoslavia e minha avó de Belgara Zeman – Iugoslavia. Você saberia me informar se esses lugares corresponde a Croácia? Sou leiga e não sei nem por onde começar. Poderia me ajudar?

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 23, 2017 at 8:32 pm

Oi Regiane! Sim, Pjescanica faz parte da atual Croácia! Por favor entre em contato pelo link do meu perfil aqui do blog e tentarei lhe ajudar. Um abraço, Nathália

Resposta
Cristiane Outubro 22, 2017 at 12:56 am

Olá Nathalia. . Amei seu texto e gostaria muito de sua ajuda para solicitarmos nossa cidadania. Como posso entrar em contato com vc?

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 23, 2017 at 8:30 pm

Oi Cristiane, obrigada pelo elogio! Pode entrar em contato pelo link do meu perfil aqui do blog. Um abraço, Nathália

Resposta
Denise Costa Outubro 24, 2017 at 1:33 pm

Oi Nathália, obrigada pelo retorno. Gostaria de lhe perguntar mais uma coisa, para o meu marido entrar com o pedido de cidadania diretamente na Croácia, basta a certidão de nascimento do antepassado (no caso o pai do meu marido)? Ou ainda assim preciso dos documentos imigração dele para o Brasil ? Obrigada por sua ajuda.
Denise

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 24, 2017 at 3:21 pm

Oi Denise! Sim, com a certidão de nascimento do antepassado croata você pode aplicar para a cidadania aqui na Croácia. Os documentos de imigração são complementares (é melhor se apresentar pelo menos o cartão de imigração/visto do pai do seu marido). Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
Denise Costa Outubro 24, 2017 at 3:25 pm

Nathália, muito obrigada mesmo. Um grande abraço. Espero poder encontrá-la um dia aí.
Abraços.

Resposta
Karen Novembro 11, 2017 at 5:58 pm

OLá Nathália, tudo bem?Muito legal o seu texto. Meus avós também vieram de Korcula. Gostaria de tirar algumas dúvidas. Você quando fez a prova não falva Croata? A lista de perguntas que eles enviam já vem com as respostas? Você faz o teste na embaixada em Brasilia? Os documentos apresentados são os originais ou posso enviar os documentos scaneados por e-mail? Por que o que complica é que moro em um estado, meu avô que é Croata mora em outro, e a embaixada pelo que soube é em Brasilia (outro estado tbm), rs.
E sobre valores, em média o custo é de quanto? Conseguindo a cidadania meu marido pode tirar também?

Resposta
Nathália Nascimento Novembro 12, 2017 at 7:30 pm

Olá Karen! Não, as perguntas não vem com as respostas! Entrei com o processo no Consulado da Croácia em São Paulo. Você precisa apresentar todos os documentos originais no dia que você for aplicar para a cidadania. Os custos dependem de quantos documentos precisam ser obtidos, traduzidos, legalizados, se você vai fazer aulas para a prova, a taxa consular, correios, etc.. Difícil falar sobre um valor exato! Como você é descendente de croatas, seu marido pode aplicar para a cidadania, mas somente depois que você obter a sua cidadania. Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
Erick Nunes Novembro 27, 2017 at 5:38 pm

Olá o bisavô da minha esposa nasceu em Agram (hoje com o nome de ZAGREB). Antigamente Agram pertencia a outro país. Como proceder se Agram não existe mais ?

Nos documentos dele estão todos como Agram

Resposta
Nathália Nascimento Novembro 28, 2017 at 1:21 pm

Olá Erick, Agram é o nome antigo em alemão de Zagreb. É necessário obter a certidão de nascimento atualizada do bisavô da sua esposa, na qual estará escrito “local de nascimento: Zagreb”. Espero ter ajudado, Nathália

Resposta
Camila Dubovicki Dezembro 28, 2017 at 11:54 pm

Olá Nathalia, que boas as informações que compartilhou. Meu marido é neto de Croata. Temos o registro de imigrante dele aqui no Brasil que achamos no family search. O registro de casamento tb. Gostaria de saber se com isto, conseguimos cidadania só pra ele ou pra mim tb. E os filhos nascidos aqui? Tb fazem a prova? No caso um de 18 e um de 10 anos.

Resposta
Nathália Nascimento Janeiro 2, 2018 at 11:17 am

Olá Camila! Os documentos que você mencionou são complementares, ou seja, também podem ser anexados ao processo. Porém, o documento principal a ser apresentado é a certidão de nascimento do avô e/ou da avó croata do seu marido. Primeiramente o seu marido e seu filho de 18 anos podem aplicar para a cidadania. Depois que seu marido obter a cidadania, você pode aplicar para a mesma. O seu filho de 10 anos deverá esperar a maioridade para aplicar para a cidadania. Espero ter ajudado! Nathália

Resposta
Júlio Santiago Janeiro 21, 2018 at 11:18 am

Olá! Caso de entrada no processo de cidadania na Croácia ao invés de no Brasil também preciso responder as 15 perguntas?

Resposta
Nathália Nascimento Janeiro 22, 2018 at 2:42 pm

Olá Júlio, sim a prova é obrigatória independentemente do local em que você aplicar para a cidadania.

Resposta
Eduardo Fevereiro 21, 2018 at 2:33 pm

Oi Nathália!

Preciso da certidao de nascimento de meu pai que era croata. Voce faz esse tipo de servico ai na Croácia? Pode entrar em contato comigo via e-mail ( [email protected] ).

Grato!

Eduardo

Resposta
Nathália Nascimento Fevereiro 25, 2018 at 5:27 pm

Olá Eduardo, faço sim o serviço de busca de certidões na Croácia. Abs, Nathalia

Resposta
Fernando Vieira Março 2, 2018 at 12:17 am

Por favor, pode me adiantar se as 15 questões escolhidas aleatórias seguem a mesma numeração das 100 questões para estudo? Ou a numeração é de 1 a 15 mesmo?

Resposta
Nathália Nascimento Março 21, 2018 at 8:03 pm

Olá Fernando, são escolhidas 15 questões aleatoriamente das 100 perguntas oficiais. Espero ter ajudado!

Resposta
Fernando Março 22, 2018 at 11:56 pm

Sim mas a questão número 30 (numeração oficial) terá o número 30 na prova?
Pergunto pois pela numeração fica mais facil assimilar a resposta..

Resposta
Anderson Strake Março 5, 2018 at 4:14 pm

Gostei muto do texto…serviu de inspiração…entrei em contato com a Embaixada e comecei a juntar os documentos… meus avos são de Sokolovac e Daruvar . Meu avô chegou em 1928 e minha vó conseguiu vir em 1933… Uma história muito bonita dos dois … formaram uma família maravilhosa aqui.

Resposta
Nathália Nascimento Março 21, 2018 at 8:03 pm

Olá Anderson, que legal! Existem em torno de 30 mil descendentes de croatas no Brasil. Boa sorte em busca dos documentos!

Resposta
Claudia Tomich Abril 10, 2018 at 10:54 pm

Olá Natália! Meu avô nasceu na Croácia , sobrenome Tomic (o c é craseado), mas quando vieram para o Brasil trocaram o sobrenome para Tomich.Como poderia reverter isso ou provar a troca? Já faz anos que meu pai faleceu, e e já era muito idoso, acho que nem temos documentos mais.Obrigado.Claudia

Resposta
Nathália Nascimento Abril 11, 2018 at 7:10 pm

Olá Cláudia! Essa é uma troca comum que aconteceu com os sobrenomes quando os croatas imigram, pois o ć tem o som de CH em português. Para provar que o sobrenome original é Tomić, o ideal seria através da certidão de nascimento do seu avô croata. Se você tiver interesse, ofereço esse tipo de serviço e é só entrar em contato. Espero ter ajudado, Nathália

Resposta
Karollyne Costa Maio 16, 2018 at 12:55 pm

Oi Nathalia! O meu namorado é croata e nós moravamos na Irlanda. Eu voltei pra o Brasil e ele ficou. Queremos nos casar para eu ter o visto e não precisar voltar de novo. Você saberia me dizer como funciona a obtenção do visto dessa forma?

Resposta
Nathália Nascimento Junho 26, 2018 at 3:55 pm

Olá Karollyne! Você pode obter o visto de cônjuge, sobre o qual falo no texto nesse link.

Resposta
Samuel Nemeth Junho 9, 2018 at 10:25 pm

Laku noć! Primeiramente, muito obrigado pelo artigo, ajudou muito. Nos documentos de imigração do meu avô, também constam que ele saiu em um navio rumo ao Brasil em 1925, sabe me dizer se existem algum site que eu possa procurar a lista de desembarque desse mesmo navio que seus bisavós vieram? Creio que seja o mesmo!

Desde já agradeço

Resposta
Nathália Nascimento Junho 26, 2018 at 4:10 pm

Olá Samuel, você pode consultar os livros de entrada de imigrantes no site do Museu da Imigração. Você sabe de onde seus bisavós eram? Se eram da Dalmácia provavelmente o navio saiu de Split.

Resposta
Felipe Julho 9, 2018 at 12:29 pm

Olá Nathália, obrigado pelo artigo aqui, me animou a retomar a busca pela cidadania, sou bisneto de croata. Meu bisavô veio em 1926 para o Brasil com 13 anos, acho que pela política da época de quando ele nasceu e a dissolução do Império Austro-Húngaro em 1918, eles “acreditavam” que ele era Austríaco, tenho um documento dele que consegui com meu avô já faz uns 15 anos, uma “Krsni List” (certidão de nascimento) da cidade de Čepin, o papel tem quase 100 anos e está um pouco deteriorado já, mas 100% legível, tenho também a certidão de óbito, e recentemente encontrei no Museu da Imigração a Ficha de Estrangeiro dele, com o local e data de desembarque no Brasil, e a data de nascimento e nome correspondem a certidão de nascimento, exceto o país que na certidão de óbito e neste documento do museu consta como país “Áustria”, já cheguei a estudar um pouco mais o idioma para a prova mas já deve fazer quase 10 anos, esqueci quase tudo hehe, agora tem mais conteúdo disponível, não será tanto problema. Liguei no consulado e fiquei meio desanimado nestes anos atrás porque me falaram que eu teria que ter documentos de participação do meu bisavô em comunidades croatas e coisas do tipo aqui no Brasil, acho que essa informação não procede muito né? Como a Croácia não exige visto para turismo de brasileiros você recomendaria tentar dar a entrada diretamente lá na Croácia? Você fez a prova em São Paulo ou Brasília?

E qual a forma pra entrar em contato com você?

Resposta
Nathália Nascimento Julho 9, 2018 at 1:33 pm

Olá Felipe, obrigada pela mensagem. Se seu bisavô nasceu no território que hoje pertence à Croácia, você pode aplicar para a cidadania croata. Como Čepin faz parte da Croácia hoje em dia, o primeiro passo é obter a certidão de nascimento do seu bisavô. Você pode entrar com o pedido diretamente na Croácia, mas você tem que confirmar residência lá (não pode aplicar como turista). Eu fiz a prova no consulado em São Paulo. Espero ter ajudado!

Resposta
Felipe Março 20, 2019 at 1:17 pm

Legal, obrigado Natália, eu recebi uma resposta sua por e-mail, no meio deste ano vou começar a ir atrás disto e vou te procurar pra contratar seu serviço de assessoria quando for dar início ao processo.

Resposta
martin lemler Julho 11, 2018 at 10:09 pm

bom dia

meu pai nasceu em torvanik , ele e ainda vivo,nas ele tem a direito a cidadania croata ainda, na epoca eles foram obrigados a sair por causa da invasao alema em 1941,ele conseguindo cidadania os filho e neto fica nai facil conseguir cidadania

Resposta
Nathália Nascimento Julho 12, 2018 at 12:17 pm

Olá Martin, seu pai provavelmente está inscrito no livro dos cidadãos na Croácia e você como descendente direto pode aplicar para a cidadania croata. Espero ter ajudado! Nathalia

Resposta
Sonia C P Rosan Julho 16, 2018 at 2:41 am

Nathália você caiu do céu! Já tenho a cidadania croata e estou querendo fazer a genealogia da minha família. O consulado conseguiu a certidão de nascimento do meu avô mas ela não traz informações relevantes para eu continuar a pesquisa. Nos site específicos da internet nunca achei nada. Você conhece alguém que pode ir atras dessas certidões de casamento, nascimento, etc? Ou você teria sites croatas para indicar? Enfim, se você mesma faz esse serviço, por favor, me oriente pq há anos minha pesquisa está parada e ainda não tive a oportunidade de conhecer esse pais lindo. Muito obrigado por qualquer ajuda! Bj

Resposta
Nathália Nascimento Julho 16, 2018 at 11:54 am

Olá Sonia, que legal que você já tem a cidadania! Você tem que conhecer a Croácia assim que puder, realmente é um país maravilhoso. Respondendo à sua pergunta, sim fazemos pesquisas de certidões na Croácia. Você pode entrar em contato pelo meu site – http://salonaconsulting.com/contato-salona-consulting/. Abraços!

Resposta
Marcos Julho 31, 2018 at 6:38 pm

Olá,

Eu possuo a carteira de identidade para estrangeiro de meus bisavós que nasceram em Tekic – Iugoslavia que hoje pertence a Croacia. Como a carteira foi emitida em 1973, creio que eles não se naturalizaram brasileiros, isso facilita obter cidadania, não? Porém não tenho ainda a certidão de nascimento e gostaria de saber se é possível oferecer-lhe uma remuneração em troca de você pesquisar no país de origem a disponibilidade do msm. E uma outra dúvida, eles tem sobrenome alemão, mas eles sao filhos de pessoas que também nasceram na atual Croácia, acredito que minha familia permaneceu 300 anos em Tekic até imigrar para o Brasil, isso o governo croata avalia como positivo de ligação com o país mesmo com sobrenome germânico? Obrigado!

Resposta
Nathália Nascimento Setembro 3, 2018 at 9:34 am

Olá Marcos, sim podemos emitir a certidão de nascimento dos seus bisavós diretamente na Croácia. Devido ao fato de que a Croácia fez parte do Império Austro-Húngaro, várias famílias croatas tem sobrenome de origem germânica, principalmente da região da Eslavônia. Por favor entre em contato através do meu site http://salonaconsulting.com/contato-salona-consulting/.

Resposta
Denise Coelho Julho 31, 2018 at 7:32 pm

Nathália, boa tarde. Meu marido já está na Croácia. Ele já está com a certidão atualizada e quer aplicar diretamente aí. Mais para isso precisa do visto de estudante e é possível matriculando em curso de lingua?
Obrigada.
Abraços.
Denise.

Resposta
Nathália Nascimento Setembro 3, 2018 at 9:35 am

Olá Denise, para aplicar para a cidadania diretamente na Croácia, é necessário ter um endereço fixo o que pode ser obtido através de um visto de permanência. Maiores informações sobre visto, você pode ver no seguinte artigo: https://www.brasileiraspelomundo.com/tipos-de-visto-para-morar-na-croacia-290880856.

Resposta
Paulo Agosto 20, 2018 at 5:30 pm

Nathália, primeiramente parabéns pelo seu artigo tenho certeza que vem ajudando muita gente, ouvi dizer que em 2020 não precisara mais fazer a prova para tirar a cidadania, você sabe alguma coisa se isso é verdade? Obrigado

Resposta
Nathália Nascimento Setembro 3, 2018 at 9:36 am

Olá Paulo, infelizmente não tenho informações se a prova não vai ser mais exigida.

Resposta
Natalia k. Setembro 14, 2018 at 9:58 pm

Olá, Nathália!
Gostei de suas explicações! Obrigada por compartilhar.
Além da documentação, é necessário realizar o pagamento de taxa ou taxas, gostaria de ter uma noção de valores, não encontrei essa informação na internet. Desde já agradeço.

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 31, 2018 at 1:31 pm

Oi Natalia! Sim, ao aplicar para a cidadania é necessário pagar uma taxa de 200,00 EUR à Embaixada da Croácia. Lembrando que esse valor pode mudar, então por favor entre em contato com a Embaixada.

Resposta
Luciana Reginatto Outubro 20, 2018 at 3:07 pm

Nathalia perfeito seu texto.
O avô do meu esposo veio da Iugoslávia mas não. Temos muitas informações sobre local e ano, poi meu sogro foi abandono pelos pais e não tem muitas informações, oq sabemos é que ele morreu sem se naturalizar Brasileiro.

Resposta
Nathália Nascimento Outubro 31, 2018 at 1:33 pm

Olá Luciana! Pelo sobrenome já é possível saber de qual região o avô do seu marido veio. Caso tenha interesse em obter a certidão de nascimento dele diretamente na Croácia, por favor entre em contato através do site Salona Consulting.

Resposta
daniel Março 12, 2019 at 1:12 am

Meu bisavô paterno era croata e com isso meu pai já tirou a cidadania croata e também o passaporte. Posso me utilizar do passaporte de meu pai para tirar a minha cidadania, ao invés de apresentar uma série de documentos imigratórios do meu bisavô? Agora que meu pai tem essa cidadania e passaporte, os futuros bisnetos dele tambem poderão ter a cidadania?

Resposta
Liliane Oliveira Março 12, 2019 at 1:53 pm

Olá Daniel,
A Nathália Nascimento, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação