BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

Castelos e fortalezas da Croácia

Castelos e fortalezas da Croácia.

A história da Croácia, principalmente o período medieval, foi marcada pela construção de castelos e fortificações. Ao longo dos séculos as famílias nobres croatas construíram castelos em suas propriedades feudais. Em paralelo, fortificações e cidades fortificadas foram construídas, para fins de defesa dos invasores estrangeiros.

O final do século XV, e especialmente o século XVI, foi o período da descoberta dos Novos Mundos e do progresso da Europa Ocidental. O maior “inimigo” da Europa, nessa época, foi o Império Otomano, que estava em sua maior força e expansão.

Um de seus principais objetivos era Viena, a capital da Monarquia dos Habsburgos, uma grande potência europeia na época. Eles tentavam chegar a Viena através da Hungria e da Croácia.

Leia também: Patrimônios da UNESCO na Croácia

A Croácia fazia então parte do chamado “Muro do Cristianismo”, um longo cinturão que se estendia do mar Adriático até quase a Ucrânia, e que formava uma espécie de fronteira entre os dois mundos – cristão e islâmico (Europa Ocidental e o Império Otomano). Por causa disso, a Croácia sofreu as maiores invasões, durante esse período.

Os pontos estratégicos mais importantes de defesa contra os invasores eram os castelos e cidades fortificadas, espalhadas ao longo do cinturão. Enquanto os europeus ocidentais construíam seus castelos elegantes, igrejas e outros edifícios, os croatas tiveram que construir fortificações, ou seja, castelos e cidades fortificadas que, devido à posição estratégica, eram mais numerosas no norte da Croácia.

As fortificações croatas eram principalmente fortificações de altitude (construídas no topo das colinas ou montanhas), mas havia também outro tipo de fortificações. As fortificações localizadas em terrenos cercados por água (por exemplo, ao longo de rios) eram chamadas de “Wasserburg” (em alemão).

Muitos desses castelos e fortificações estão preservados até hoje e podem ser visitados. Alguns foram transformados em museus e centros culturais, enquanto outros perderam a sua aparência e propósito originais e se transformaram em cidades ao longo do tempo.

Confira alguns dos castelos e fortificações mais importantes da Croácia, junto com algumas cidades fortificadas, que marcaram a história do país.

Castelo Trakošćan

O Castelo de Trakošćan, no norte da Croácia, ergue-se em uma colina acima do lago e realmente se assemelha a um castelo de conto de fadas (veja foto de destaque). A vida no castelo acontece continuamente desde 1334. Ao longo dos séculos, o castelo passou por muitas famílias e muitas adaptações.

O resultado final, do século XIX, é um castelo neogótico mágico acima de um lago criado especialmente para esse fim, e cercado por um parque florestal em estilo inglês. Hoje, Trakošćan é o castelo mais bem preservado da Croácia. O castelo abriga um museu e é possível visitá-lo.

Percorrendo os quartos e salões equipados com móveis de estilo renascentista, barroco, rococó e neoclássico, o visitante tem a oportunidade de conhecer como foi a vida da nobreza croata.

Fonte: Pixabay: Castelo Dubovac

 

Castelo Dubovac

O Castelo de Dubovac está localizado em uma colina acima da atual cidade de Karlovac e é um dos monumentos mais bonitos e mais bem preservados da arquitetura feudal croata. Foi mencionado pela primeira vez em 1339 e foi governado por várias famílias nobres.

A aparência atual é de um castelo renascentista com elementos góticos. O Castelo de Dubovac tem uma planta irregular com três torres defensivas redondas e uma quadrada, o que era característica de um castelo medieval.

Ao longo da história, o castelo teve muitos proprietários e passou por várias transformações. Hoje, o Castelo Dubovac é uma atração turística que pode ser visitada. É possível passear pelo interior, subir ao mirante e visitar o museu na torre mais alta, enquanto o restaurante, com ótima comida e decoração no estilo medieval, se encontra no piso térreo.

Fortaleza Nehaj

A Fortaleza Nehaj é o símbolo da cidade de Senj e de sua luta secular pela honra e liberdade em terra e no mar contra os otomanos e a República de Veneza. A fortaleza foi construída em 1558 em uma colina com vista para o mar e para o continente.

Tem uma forma quadrada, dois pisos, 18 m de altura e 23 m de largura. As paredes têm 2-3 m de espessura, e terminam com uma “coroa” com cinco pequenas torres. Há cem lacunas e onze grandes aberturas de canhão nas paredes.

O topo da fortaleza serve como mirante com uma bela vista da costa croata e das ilhas de Rab, Goli, Prvić, Cres, Krk e das montanhas de Gorski kotar, Učka e Velebit. Hoje, a fortaleza recebe eventos culturais e musicais, encontros científicos e outros eventos culturais.

Fortaleza Klis

Nas encostas íngremes da fenda entre duas montanhas ergue-se a Fortaleza de Klis com um lado voltado para o mar e o outro para o interior do país. Foi construída em uma localização estratégica extraordinária que permite o controle militar e comercial de toda a região da cidade de Split.

Devido à sua importância, Klis costumava ser considerada a “chave da Dalmácia” e o coração do reino medieval da Croácia. A Fortaleza de Klis é um dos exemplos mais completos de arquitetura de fortificação na Croácia.

Embora tenha sido mencionada pela primeira vez ainda no século V, ficou famosa durante as guerras com otomanos. Além de seu importante papel histórico, a Fortaleza Klis ganhou fama mundial quando apareceu na popular série Game of Thrones, onde representa a cidade de Meereen.

Fonte: arquivo pessoal: Fortaleza Klis

 

Cidade de Karlovac

A cidade de Karlovac foi construída em 1579 com o propósito de defesa contra os invasores turcos. Recebeu o nome de “Karlstadt” em homenagem ao seu fundador – o arquiduque austríaco Carlos. Foi construída como um forte em forma de estrela de seis pontas com uma praça central e ruas que se cruzam em ângulos retos.

Karlovac é uma cidade renascentista ideal (aparência que é rara na Europa) e é considerada o auge da arquitetura e da fortificação. Hoje, a estrela representa o centro histórico da cidade. Em torno do perímetro da fortaleza no século XX foram construídos palácios, parques e promenadas que encantam os visitantes de Karlovac com sua beleza.

Leia também: Dicas de passeio saindo de Split

Além das construções já mencionadas, a Croácia abriga diversas outras fortificações e cidades fortificadas que valem a visita. Entre elas, vale ressaltar a cidade murada de Dubrovnik, a cidade murada de Korčula, os resquícios da fortificação de Zadar (sistema defensivo inscrito na lista da UNESCO), quatro fortalezas da cidade de Šibenik, etc.

Todas elas testemunham a história rica e diversa da Croácia e continuam encantando visitantes de todo o mundo!

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook.

 

Related posts

A corrida da morte na Ilha de Man

Priscila Valverde

A tradicional Zabijačka na República Tcheca

Isadora Costa

A Convenção de Istambul e sua repercussão na Croácia

Debora Pedroni

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação