Para solicitar a cidadania britânica, bem como qualquer cidadania, há de se observar dentro de qual modalidade você se encaixa para a obtenção da mesma. A lei britânica de 1981, conhecida como British Nationality Act, elenca todas as modalidades para pedir a cidadania, bem como, descreve os requisitos essenciais para cada uma delas.
As formas para a obtenção da cidadania britânica são por nascimento, registro, descendência naturalização, entre outras. A naturalização, atualmente, é a modalidade mais utilizada para obtenção da cidadania britânica, permitindo dessa forma, que todo imigrante residente no Reino Unido adquira o passaporte britânico, se cumprir os requisitos estipulados na lei.
As pessoas aptas à aplicação para a cidadania britânica por naturalização são as residentes no Reino Unido há três anos, na condição de esposa (o) ou parceiro civil de um cidadão britânico; os residentes no Reino Unido há seis anos, na condição de esposo (a) ou parceiro civil de um cidadão europeu.
Em ambos os casos o requerente deverá comprovar: ser maior de dezoito anos; ter o visto definitivo (Permanent Resident Card ou Indefinite Leave to Remain) no Reino Unido há mais de um ano, independente de como conseguiu obte-lo; indicar duas pessoas com as características exigidas pelo Home Office, para declararem que o conhecem há mais de três anos; comprovar seu conhecimento de inglês e sobre a história do Reino Unido através de Certificados; e não ter ficado ausente do país além do permitido na data em que fizer o pedido.
Com relação ao requisito do visto definitivo, cumpre ressaltar que, desde 12 de Novembro de 2015, o cidadão europeu que reside no Reino Unido também deverá apresentar o documento que comprova sua residência permanente (“Document Certifying Permanent Residence Card”), para aplicar para sua naturalização britânica. Antes não existia essa obrigação em relação ao europeu, bastando comprovar que estava residindo no Reino Unido dentro do período mínimo legal exigido.
Portanto, é fundamental que os interessados em aplicar para a cidadania britânica façam o pedido do visto permanente antes da naturalização, evitando dessa forma uma recusa desnecessária pelo Home Office, órgão de imigração que avaliará todas as evidências de que um candidato cumpra com todos os requerimentos.
Na aplicação da cidadania pelo tempo de residência, além dos requisitos acima descritos, o requerente deve provar que esteve morando no Reino Unido nos últimos cinco anos e não pode ter ficado fora do país, por mais de 450 dias no período dos cinco anos e mais que 90 dias dentro dos últimos doze meses anteriores ao pedido da cidadania. Nesse pedido de naturalização pelo tempo de residência não importa o estado civil do requerente.
Na aplicação da cidadania pelo casamento, o requerente tem que provar que está casado com cidadão britânico há no mínimo três anos; que estavam residindo juntos no Reino Unido nos três anos anteriores do dia do pedido; não pode ter ficado fora do país por mais de 270 dias no período dos três anos e mais que 90 dias dentro dos últimos doze meses anteriores ao pedido da cidadania.
Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!
Vale lembrar que, desde 9 de Julho de 2012, o requerente que se casar com cidadão britânico, terá que residir no Reino Unido por 5 anos para obter a residência permanente (Indefinite Leave to Remain), e somente após 1 ano da emissão do visto definitivo poderá pedir a cidadania. Nesses casos o fator temporal dos três anos será automaticamente cumprido.
A naturalização pelo casamento com britânico é válida para casamentos realizados fora do Reino Unido e para casais do mesmo sexo.
Os requisitos da cidadania por naturalização sofrem mudanças constantemente e, além da exigência do visto permanente, deve-se comprovar também o conhecimento da língua inglesa, apresentando o certificado de nível B1 e um teste sobre conhecimentos gerais do Reino Unido, apresentando o certificado do “Life in the UK test.” Antes bastava apresentar apenas um certificado e agora terá que apresentar os dois.
Caso você ainda não possua nenhuma nacionalidade dos demais países da Comunidade Europeia, mas esteja residindo no Reino Unido com o visto definitivo ou esteja próximo de conseguir, essa modalidade de obtenção de cidadania é o caminho mais fácil para adquirir uma nacionalidade europeia. Além disso, o cidadão brasileiro que já possui uma nacionalidade europeia também poderá obter a cidadania britânica sem renunciar as demais.
Independente da modalidade de obtenção da nacionalidade, o requerente sempre deverá buscar o auxilio de um profissional para conhecer os requisitos e regras que se aplicam ao seu caso, uma vez que são várias as exceções para cada modalidade.
Importante lembrar que, a obtenção da cidadania britânica além de garantir ao requerente a livre circulação no Reino Unido, também viabiliza o livre acesso em todos os países da União Europeia com direito de residir e trabalhar nesses países, livre das regras de imigração.
30 Comments
Muito interessante seu post sobre cidadania….muito esclarecedor.
Amo Londres….estive aí por alguns dias , e amei visitar os parques , e simplesmente andar pelas ruas, pontes , parques , e poder ver os símbolos de Londres.
Gostaria muito de poder voltar , se Deus permitir, pra visitar outras cidades .
Parabéns pelo texto.
Um abraço
Regina,
Desejo que você possa voltar, ao menos para visitar e quem sabe, nessa visita, possamos nos conhecer.
Obrigada por prestigiar o artigo.
Grande abraço
Parabéns, Dra. Soraia.
Excelente artigo, com um texto claro e elucidativo.
Ida,
Obrigada por prestigiar o artigo,
Grande abraço.
Dra. Soraia,
Como europeu, seria possível aplicar para a cidadania britânica sem o “infinite leave to remain”? O europeu precisa pedir esse visto definitivo?
Como funciona para somente europeus que vivem em Londres a muito tempo? Quais são as regras?
Parabéns pelo artigo.
Muito grato.
Prezado Carlos,
Obrigada por prestigiar o artigo.
Infelizmente, com as mudanças que ocorreram para a aplicação da cidadania britânica, o cidadão europeu também precisa comprovar a residëncia definitiva, ou seja, de que está pagando taxas no Reino Unido por 5 anos.
Entre em contato com a nossa equipe para que possamos te atender melhor e esclarecer suas dúvidas.
Atenciosamente
Dra .Soraia. Parabéns pelo artigo.
Meu pai tem o visto permanente na Inglaterra.
Eu como filho, maior de idade, tenho direito a cidadania caso ele aplique a cidadania britânica? Obrigado.
Prezado Lucas,
Obrigada por prestigiar o artigo.
Entre em contato com nossa equipe para podermos te atender melhor e saber mais detalhes sobre seu caso.
Atenciosamente
Dra Soraia gostaria de saber se eu sendo casada com um cidadão britânico aqui no Brasil e ele morando em Londres se eu poderia ir para lá como turista e de lá aplicar o visto para residência antes do período de 6 meses vencer e depois do tempo necessário obter a cidadania britânica?
Olá! Minha mãe é filha de inglês (já falecido), há como requerer cidadania britânica? Somente ela consegue ou consegue passar para os filhos? Grato
Ola Soraia!
Muito bom o artigo. Parabéns!
Possuo o EEA FP com validade de 5 anos, mas quanto tempo antes do meu visto expirar posso dar entrada no indefinite leave to remain? Pode ser 3 meses antes dele expirar? Um mes antes? Pois nao posso ficar sem visto aqui.
Obrigada
Olá!
Excelente artigo, estava a ler e achei interessante. Parabens!
Moro em Portugal à 3 anos e tenho uma filha no Brasil. Tenho algumas duvidas sobre a Pensão Alimentícia, pois quero eu entrar com o processo de Oferecimento de Pensão.
Agradeço a atenção.
Minha avó foi casada e morou muitos anos na Escócia, gostaria de saber se ela poderia me conceder cidadania escocesa a mim e a minha mãe?
Desde já agradeço
A pessoa que tem passaporte britânico pode morar em Portugal?
Desde já agradeço,
Olá, adorei o post, mas tenho uma dúvida. Se eu ficar por mais de 5 anos estudando na Ingraterra, posso pedir meu visto permanente?
Bom dia.
A minha avó é filha de ingleses. Ela não tem a cidadania inglesa porem ela gostaria de tirar.
Onde começar o processo?
Outra coisa, se ela conseguir a cidadania eu também posso conseguir?
Obrigado
Olá dr. Soraia
Parabéns pelas informações, sou descendente de espanhol, gostaria de tirar a cidadania, mas pelas informações que obtive para eu tirar eu teria o mesmo procedimento de um não descendente, portanto como eu gostaria de viver na Inglaterra, para sempre. Eu gostaria de saber como eu posso obter primeiramente o visto de residência, para que assim futuramente pedir a naturalização britânica.
Obrigado e feliz 2018
Olá Bruno,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Ola Dra. Soraia eu tenho o visto permanente da Inglaterra se eu me casar com alguém que não seja europeu eu posso passar meu visto para meu esposo? Obrigada se puder responder.
Olá Claudia,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
gostaria de perguntar depois de casada com britanico no brasil ,quando posso voltar e morar na inglaterra?
Olá Rosana,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Ola,
Sou brasileira e moro atualmente na Inglaterra com meu marido brasileiro que tem também a cidadania portuguesa. Eu tenho o visto de dependente de cidadão europeu. Eu recentemente descobri a possibilidade de tirar a minha cidadania italiana, minha pergunta é, se posso ter as 3, brasileira, italiana e britânica considerando que já moro em londres há mais de 5 anos e pretendo viver aqui por mais uns 10 pelo menos. Obrigada
Olá Maria Lopes,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra e Itália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá! Gostaria de contratar o seu serviço para aplicar para a cidadania do meu filho. Como posso entrar em contato com o seu escritório! Obrigada
Olá Vivian,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
boa tarde dra, gostaria de saber se uma pessoa que nasceu em Portugal (filha de brasileira)tem o registro de nascimento do consulado de Portugal com o nome de Maria Silva (apenas um exemplo) e depois foi morar na Escócia possui a naturalização de lá e nesta naturalização ela trocou de nome colocou Ana Silva Oliveira e tirou o passaporte com este novo nome, ela consegue tirar uma certidão de nascimento aqui no Brasil e passaporte com este novo nome.
Olá Alessandra,
A Soraia Pereira, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM
Boa tarde, gostaria de saber se tenho direito a cidadania inglesa, meu avô já falecido nasceu em Londres, tenho 59 anos nunca sai do Brasil, participo de um programa social do governo federal.
Obrigado.
Olá Alexander,
A Soraia Pereira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra e Itália que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM