Como abrir conta bancária em Portugal?
Há quase vinte instituições bancárias em Portugal, entre públicas e privadas, que você pode escolher para abrir a sua conta. A opção é muito particular, há pessoas que preferem uma instituição pública, outras, uma instituição privada.
Por outro lado, apesar de cada banco ter suas próprias regras e exigências, alguns documentos são pré-requisitos básicos, no entanto, para abrir conta bancária em Portugal. Em regra geral, os documentos solicitados são os seguintes:
• Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão do Cidadão
• Passaporte (para os estrangeiros, há a opção de apresentar o passaporte, no lugar do Bilhete de Identidade)
• NIF – Número de Identificação Fiscal
• Comprovante de endereço: conta de luz, conta de água ou contrato de locação
• Comprovante de renda.
O Bilhete de Identidade (BI) é como se fosse o RG (Registro Geral) ou Cédula de Identidade do brasileiro. Mas, existe a possibilidade de apresentar, no lugar do Bilhete de Identidade, o seu passaporte.
O Número de Identificação Fiscal (NIF) é como se fosse o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do brasileiro. Para obter o NIF é necessário que um cidadão português ou devidamente naturalizado português, seja o responsável fiscal por você, até que você também se torne naturalizado.
Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal
O comprovante de endereço deverá estar devidamente no seu nome, no entanto, a conta de luz, a conta de água ou ainda o contrato de locação poderá fazer essa comprovação. Não há necessidade de você apresentar os três documentos, apenas um dos três. De qualquer forma, para se obter a conta de luz ou de água no próprio nome, as empresas distribuidoras de água ou luz exigirão o contrato de locação no seu nome.
Leia também: custo de vida em Lisboa
O comprovante de renda pode ser apresentado via recibo de vencimento, nesse caso, é como se fosse o contracheque ou holerite do brasileiro. Também poderá comprovar a renda, na instituição bancária, por meio de notas fiscais emitidas para clientes, no caso de ser profissional autônomo ou prestador de serviço.
Não há cobrança de taxa para a abertura de conta bancária, mas é necessário fazer um depósito inicial que varia entre 100 a 150 euros, dependerá da instituição bancária que você escolher. Quanto à taxa de manutenção da conta, varia de banco para banco, convém certificar-se com o gerente. No entanto, para uma conta básica, a taxa é, em média, de oito euros/mês.
Enfim, como dito inicialmente, além dos documentos de identificação, as instituições bancárias poderão solicitar outros comprovantes que considerem imprescindíveis para atender determinado tipo de conta de depósito, e a respectiva finalidade do interessado na abertura da conta. Mas, para uma conta simples, básica, não há complicações para abertura.
A abertura da conta é realizada na hora e você já obtém os dados de acesso para a movimentação online. O cartão da conta é encaminhado pelo correio e o tempo de entrega é, no máximo, de sete dias, a contar da abertura da conta.
Se você tem interesse em obter um cartão de crédito através do banco, é comum que precise aguardar algum tempo de movimentação da conta, para depois solicitar. Daí, a concessão do cartão de crédito, assim como o limite, dependerá da análise da sua movimentação bancária e dos seus comprovantes de vencimento.
Apesar dos cheques estarem quase em desuso, caso você queira, é possível perfeitamente solicitar talonário de cheques que poderão ser retirados nas caixas automáticas de auto-atendimento, ou como os brasileiros chamam, caixas-eletrônicas.
As regras para estudantes universitários são um pouco diferentes, eles podem abrir conta bancária na Caixa Geral de Depósitos, que é um banco público e apresenta algumas vantagens para quem é estudante e está a abrir a conta pela primeira vez.
Leia também: custo de vida no Porto
Cada banco oferece inúmeros e diferentes tipos de serviços online. Enfim, seguem alguns nomes de instituições bancárias existentes em Portugal, entre públicas e privadas: Montepio, Caixa Geral de Depósito, Santander Totta, BCP Millennium, Bilbao Vizcaya Portugal, etc.
Como você pode perceber, não há burocracia para abertura de conta bancária em Portugal, mas é imprescindível os documentos de identificação, o que é comum, não só em terras lusitanas.
2 Comments
Oi, sabe se serve conta de celular como comprovante de residencia? Obrigada 🙂
Olá Carol,
A Sílvia Macedo parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM