BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

Como fazer amigos em Portugal

fazer amigos

Como fazer amigos em Portugal.

Pode parecer estranho um texto ensinando como fazer amigos, mas a verdade é que quanto mais envelhecemos, mais parecemos perder essa habilidade. Essa tarefa parece se tornar ainda mais difícil quando resolvemos mudar de país.

Uma mudança para o exterior é acompanhada de diversos desafios que vão desde se acostumar com os costumes locais até encontrar, em alguns casos, um novo emprego e uma nova casa.
Essa mudança também pode ser muito solitária, o que leva muitas pessoas a procurarem por maneiras de conhecer pessoas novas e fazer amigos.

É inegável a importância de termos amigos por perto, principalmente quando nos mudamos para uma terra distante da nossa. Embora Brasil e Portugal falem a mesma língua e tenham muitos costumes parecidos, o choque cultural ainda pode existir, e ter pessoas queridas por perto é uma boa forma de amenizá-lo.

Por isso, compartilho aqui algumas dicas que parecem eficientes para conhecer pessoas novas e fazer novos amigos ao se mudar para Portugal.

Leia também: Você fala brasileiro?

Participe de grupos de atividades

Portugal é um país que tem muito orgulho de sua cultura e de seu povo. Por isso, é muito comum que aconteçam eventos culturais com frequência, tanto em cidades grandes como em cidades menores.

É claro que as chances de terem eventos frequentes são maiores em Lisboa, mas vale a pena procurar por pequenos eventos independente do lugar que você for morar. E isso não quer dizer apenas festivais grandes como o Rock in Rio, mas sim aqueles promovidos pelos locais a fim de aproveitar o espaço público.

Seja um dia de esporte no parque, uma exposição de artes, um evento musical com artistas locais ou um piquenique coletivo, essas são excelentes formas de ver pessoas novas e ter a oportunidade de conversar com elas.

Assim fica mais fácil também saber mais sobre a própria cidade, conhecer lugares menos turísticos e aprender um pouco sobre os costumes mais locais.

Faça um curso

Muitos dos amigos que temos na vida adulta vieram dos tempos de escola ou de faculdade, e não é à toa. Diariamente nos dirigíamos a esses estabelecimentos de ensino e víamos as mesmas caras. É normal que vínculos de afinidade se criassem rapidamente.

Aproveite-se desse recurso. Procure por cursos, sejam eles graduações ou mestrados ou mesmo pequenos cursos de algumas semanas. Além de aprender uma habilidade nova ou se aprofundar em uma habilidade que você já tenha, ficará mais fácil conhecer novos amigos.

Falo por experiência própria: foi quando entrei no meu mestrado na Universidade de Lisboa que comecei a conhecer mais pessoas e fiz amigas que hoje são muito próximas.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Dá para fazer amigos na balada

Pode parecer estranho pensar em fazer amigos em um ambiente que todos vão para dançar, mas vou explicar. Não estou falando exatamente de balada, mas sim de bares.

É comum que as pessoas fiquem um pouco mais soltas e propensas a conversar quando estão em um ambiente tão descontraído como um bar.

Até mesmo os portugueses, que costumam ser um pouco mais fechados, puxam assunto com mais frequência quando estão bebendo uma cerveja, principalmente se há também um jogo de futebol passando na telinha.

Conheça os bares da cidade que você escolheu para chamar de casa e não tenha medo de conversar com as pessoas, inclusive com aquelas que trabalham no bar. Pode não nascer uma grande amizade, mas é uma excelente forma de driblar a timidez, se acostumar com o sotaque e saber um pouco mais sobre as pessoas da sua cidade.

O poder das redes sociais

Que tal usar as redes sociais a seu favor? Existem muitos grupos no Facebook focados em juntar pessoas que querem fazer amigos. Aqui em Lisboa existe um excelente grupo exclusivo para mulheres chamado Calcinhas em Lisboa. Lá você pode encontrar muita gente disposta a ajudar e também meninas que querem fazer amigas e marcam encontros para se conhecerem.

Procure por grupos desse tipo na sua cidade e fique também atenta para os eventos locais que são anunciados no Facebook. Além disso, outras redes sociais como instagram e Twitter também podem ser de grande auxílio para saber o que está rolando na sua cidade.

Pratique esportes

Sei que já mencionei os grupos de atividades, mas os esportes são sempre uma excelente forma de conhecer pessoas novas. Seja correndo, frequentando a academia ou entrando para o time da cidade, praticar esportes aproxima pessoas com interesses em comum.

Portugal é um país que investe muito nos esportes e, por isso, há times de diversas modalidades disponíveis, para além, claro, das modalidades individuais. Procure por essas informações na junta de freguesia local e boa sorte!

Leia também: Por que devemos parar de comparar portugueses e brasileiros?

Fazer amigos pode ser difícil na idade adulta, principalmente quando nos mudamos para um país novo e temos que passar também pela adaptação à cultura e costumes locais. Espero que as dicas acima te ajudem a conhecer pessoas novas e fazer amigos.

Related posts

O Cartão Azul em Portugal

Emellin de Oliveira

Dez motivos para morar em Portugal

Lyria Reis

Estatuto Igualdade de Direitos e Deveres em Portugal

Isadora Lima

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação