BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

Você fala brasileiro?

Você fala brasileiro! Lembro-me da primeira vez em que visitei Portugal e ouvi essa expressão, um modo informal de se referir ao nosso português Brasileiro e que na época me causou certo estranhamento e, pode apostar, você certamente vai ouvir – ou já ouviu – algo do tipo em uma conversa com um nativo lusitano.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Sempre que ouço isso me questiono, afinal, não falamos a mesma língua? Para alguns, pode ser que o nosso falar brasileiro não seja o Português correto, o original. Alguns brasileiros até se sentem um pouco ofendidos, ou chateados com tal denominação, afinal falamos todos o português. Claro que temos palavras, expressões e formas diferentes no tratamento às pessoas. Usamos o você ou a gente, enquanto eles vão com o tu. Amamos os gerúndios: falando, fazendo, comendo e por aí vai, enquanto nossos amigos lusos adoram o infinitivo: a falar, a fazer, a comer dentre outras.

A reforma ortográfica

A reforma ortográfica que entrou em vigor em 2009 tinha por objetivo unificar a ortografia do nosso idioma, mas, cá entre nós, penso que isto está mais no âmbito acadêmico e corporativo, pois, no dia-a-dia, cada um se mantém firme e forte à sua maneira de escrever e falar. Não é difícil ver em alguma placa aqui camião – e não caminhão – e empresas com vagas para rececionista – e não recepcionista. E o nosso bebê, palavra oxítona terminada em e que leva acento circunflexo, por aqui permanece bebé. Dá para perceber que pouco, ou nada, mudou no sentido de unificar a língua.

Segundo os linguistas, o distanciamento geográfico em relação a Portugal, a mistura com os povos indígenas, africanos e outras nações que também migraram para o Brasil proporcionaram o enriquecimento da nossa língua, do nosso falar brasileiro, o que fez com que nos distanciássemos do português falado aqui em Portugal.

Uma nova língua

Esse distanciamento do nosso português em relação ao de Portugal gera muita discussão entre os linguistas de ambas as nações, alguns deles defendem que é apenas um jeito de falar e que ainda assim é português, enquanto outros acreditam que, daqui a alguns anos, nosso jeito de falar será elevado à categoria de nova língua. O linguista brasileiro Ataliba de Castilho diz: “Está em gestação uma nova língua: o brasileiro.”

Se está em gestação uma nova língua eu não sei, não vou adentrar nas discussões linguísticas aqui. O que sei é que amo esse nosso jeitinho de falar, com nossos variados sotaques. Sempre quando ouço nosso falar brasileiro pelas ruas portuguesas sou imediatamente remetida às minhas origens, aquela sensação boa de lar e de pertencer a um lugar, a tal identidade de cada um, né? É maravilhoso o efeito e alegria que dá ouvir e poder falar o nosso bom brasileiro.

O falar brasileiro

Esse nosso falar brasileiro está cheio de identidade, isso a gente não pode negar, pegamos a língua de Camões e temperamos com muito dendê, caipirinha e tantas outras delícias tipicamente brasileiras que você puder e quiser incluir aqui!! Acredito que esse seja o movimento natural de toda e qualquer língua, a constante transformação, movimento, adequando-se e moldando-se ao cotidiano, aos tempos e aos costumes de cada lugar. Não há mal nenhum nisso, muito pelo contrário, vai dando a cara de cada lugar em que a língua se estabelece.

Portanto, quando estiver por aqui não se acanhe em falar seu brasileiro, ele é lindo e é nosso!! Se vier para morar não fique preocupado em mudar sua maneira de falar, adotando um ar mais português de Portugal, por achar que para viver aqui vai precisar fazer esse esforço. Nada disso, talvez aprender ou se habituar com algumas palavras diferentes para determinados objetos ajude, isso é verdade. Eu aprendi na necessidade mesmo que a palavra “penso” por aqui pode ser o nosso bom e velho band-aid, um estrangeirismo adotado por nós para denominar o curativo adesivo, ah esse nosso falar brasileiro… `

Leia também: Diferenças culturais entre Brasil e Portugal

Fique tranquilo, os portugueses nos entendem muito bem, acredito que até mais do que nós a eles, talvez pelo fato de sempre terem visto muitas novelas brasileiras. Alguns até arranham um falar brasileiro, com um certo sotaque carioca, daí a influência das novelas, penso eu, mas isso é outra história.

Então, quando estiver em Portugal e alguém disser que você fala brasileiro, aceite esse elogio e responda que sim!! E sigamos falando nosso brasileiro que é bom demais e que, no fim das contas, portugueses e brasileiros se entendem!

Related posts

Encontrei o Brasil em Portugal

Ana Tavela

Por que mudar da Irlanda para Portugal?

Carol Cândido

Como funciona o Tech Visa em Portugal?

Carol Cândido

2 comentários

João Mota Julho 17, 2019 at 5:02 pm

Dizer que se fala brasileiro é só uma forma de simplificação em vez de dizer “português do Brasil”. Não quer dizer que seja outra língua. Em Portugal também se diz que alguém fala açoriano ou alentejano, para referir as características específicas (sotaque, gírias, etc.) da forma de falar dessas regiões, sem inferir que é outra língua.

Resposta
Soraya Oliveira Julho 22, 2019 at 5:11 pm

Olá João,
Obrigada pelo comentário!! como disse no artigo prefiro não adentrar nas questões linguisticas aqui, trata-se apenas de um artigo para elucidar sobre o tema. Acho interessante olharmos para as transformações da língua, veja por exemplo as semelhanças que existem entre o galego e o português.

Abraços
Soraya

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação