BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Empregos Pelo Mundo

Como se tornar um chefe de cozinha na Alemanha

Como se tornar um chefe de cozinha na Alemanha.

Para aqueles que adoram cozinhar e sonham em fazer de um hobby, algo profissional como se tornar um chefe de cozinha, aviso que o caminho com certeza não é fácil e envolve longas horas de trabalho físico e um ambiente fortemente competitivo, mas oferece recompensas, como oportunidade de criar pratos criativos, liderar uma cozinha ou, até mesmo, gerenciar um restaurante. O melhor é saber quais cursos e experiências você precisa para começar a sua carreira como chefe de cozinha.

Se você ainda está na escola ou em busca de uma carreira na gastronomia, o primeiro passo que você deve dar é conseguir uma vaga na área gastronômica para se familiarizar com as condições de trabalho, técnicas, equipamentos e cultura de trabalho no restaurante.

Seu primeiro emprego em restaurante não precisa ser glamouroso. Você pode trabalhar como garçonete em um café ou no serviço de catering. No setor de hospitalidade, a experiência é fundamental, portanto, comece o mais rápido possível.
Para se tornar chefe de cozinha na Alemanha, o essencial é fazer alguns dias de “Praktikum” em algum restaurante ou em hotel. Posteriormente se candidatando para o “Ausbildung”, conhecido como duales System, ou seja, a formação dupla, na empresa e na escola profissional, mas também escolas de hotelaria, faculdades e academias vocacionais oferecem cursos acadêmicos para hotéis e restaurantes.

Veja também: Dicas para estudar hotelaria na Alemanha

Esses programas fornecem educação abrangente e abrangem principalmente tópicos relacionados à nutrição, segurança alimentar e preparação, técnicas de culinária e panificação e outras habilidades básicas. Se você planeja abrir seu próprio restaurante um dia, você deve escolher um programa que inclua cursos de economia, administração, recursos humanos e outras áreas de especialidade.

Depois de concluir o Ausbildung, com duração em média de 2,5 – 3 anos, você receberá um certificado oficial informando que concluir o treinamento como cozinheiro. Isso distingue você de outros candidatos não qualificados que se candidatam ao mesmo trabalho.

Após o aprendizado, você trabalha primeiro como cozinheiro jovem (Commis de Cuisine), depois como Chef de Partie (chefe do posto na cozinha). Aqueles que conseguem seu trabalho podem ser promovidos para o sous chef (vice-chefe) e, finalmente, para o chef, o chef de cuisine.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Após ter alguns anos de experiência de trabalho, candidate-se a um emprego na equipe de cozinha de um restaurante que agrade à você, ou melhor, na sessão da cozinha que mais se identificar.

Se possível, faça uso das conexões que foram feitas durante seu treinamento e estágios. Se você já trabalhou com as mesmas pessoas antes, você pode passar para o chef mais rápido. Na Alemanha, muitas vezes faz parte da entrevista de emprego um convite para trabalhar um dia no restaurante de graça. Você conhece o processo neste ambiente, o que seus funcionários fazem, eles te avaliam, e se a interação funciona bem e assim com um pouco de sorte, você conquistará a vaga.

Muitos chefs inicialmente assumem um papel inicial no restaurante e trabalham ao longo de dez anos ou mais. A competição para se tornar um chef é difícil, e se você quiser ter sucesso, você terá longas horas de trabalho e trabalho duro para mostrar seu compromisso. Mesmo pessoas com um diploma universitário geralmente começam com trabalhos simples – como descascar batatas, cortar carne e outras atividades corporais em pé.
As pessoas que realizam esse trabalho conscientemente são então promovidas e são responsáveis ​​pela preparação de aperitivos, sopas e pratos frios.

Chefs talentosos são então promovidos a Sous Chef, o título diretamente sob o Chef.
O chef tem responsabilidade para o trabalho de toda a cozinha e, às vezes, é o proprietário do restaurante. Este trabalho só pode ser alcançado após anos e anos de trabalho duro.
Mas não apenas as melhores qualidades culinárias e uma forte veia criativa são necessárias para este trabalho, mas também toda uma gama de habilidades sociais. Ser capaz de motivar os funcionários e delegar tarefas com competência é uma parte essencial dessa posição. Da mesma forma, um chef espera grande talento organizacional, dedicação e resiliência ao estresse, bem como assertividade. E por último mas não menos importante: paixão pelo trabalho. Na melhor das hipóteses, um chef não vê seu trabalho como profissão, mas como vocação.

 Veja também: 10 mitos sobre a Alemanha

Se você quiser crescer, precisa se manter atualizado sobre as últimas tendências gastronômicas. Coma em excelentes restaurantes, conheça outras pessoas influentes do setor e trabalhe duro para aguçar seus sentidos culinários. Pense de forma criativa e concentre-se nas coisas que tornam um restaurante um sucesso. Quando for a hora certa, você será promovido a chef ou terá o conhecimento e as habilidades para seguir seu próprio caminho.

Antes de concluir meu texto para vocês, algo que não podemos esquecer de comentar é o salário do trabalho de um Chef. Esse salário varia de acordo com a experiência, país, tamanho da empresa e equipe subordinada. Outro fator importante para recompensar um chef de cozinha é o tipo de emprego. Se for em hotel, em cruzeiros ou temporário? Isso resulta em uma faixa salarial de 1.950 a 4.500 euros brutos por mês. Como recompensa, muitas empresas oferecem recursos adicionais aos funcionários. Dependendo da operação, estas incluem, por exemplo, alojamento gratuito e refeições, oportunidades de educação adicional ou a oportunidade de participar em competições de culinária e eventos internacionais.

Boa sorte e abraços culinários! Aguardo o comentários de vocês!

Related posts

A comunicação e o expatriado na Alemanha

Monique Abbehusen

Estudante acima de 50 anos na Alemanha

Liane Weynen

Ter cidadania alemã facilita a vida na Alemanha?

Karina Finke

3 comentários

Rayllane Novembro 22, 2018 at 10:36 am

adorei

Resposta
deborah Rey Dezembro 22, 2018 at 11:36 pm

Olá Tatiane Domingos!
Texto maravilhoso!
Ótimas dicas!
Estou em busca de informações sobre como abrir um restaurante em domicílio com serviço de delivery pelo ifood na alemanha. Será que vc saberia alguma informação sobre esse assunto?
Meu marido é formado em contabilidade aqui no Brasil, mas atualmente gerência um pequeno restaurante em casa com cadastro de MEI. Gostaríamos de migrar para a alemanha e continuar esse projeto dele aí, mas não fazemos a menor ideia do que ele precisa fazer depois de aprender o idioma!
Será que vc pode indicar alguns caminhos?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 24, 2018 at 2:43 pm

Olá Deborah,
A Tatiane Domingos, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação