BrasileirasPeloMundo.com
Arábia Saudita Comunidades Brasileiras Pelo Mundo

Comunidade Brasileira na Arábia Saudita

Comunidade Brasileira na Arábia Saudita.

Mudar para um país distante e diferente traz uma série de desafios. A adaptação com a língua, os costumes locais e a nova rotina são uma carga a lidar num primeiro momento. Mas também tem um fator que afeta muita gente, a solidão. Mudar para um país no qual você não conhece ninguém e ficar longe fisicamente dos amigos é, para muitas pessoas, a parte mais difícil de uma expatriação.

Mas os dias passam, e os expatriados começam a criar uma nova família de amigos nesse novo lar. E a solidão e a falta que ainda vão existir, agora, ao menos serão mais amenas. Mais fáceis.

Há quem lide melhor com a distância das pessoas queridas, quem não se importe em ficar sozinho e goste da sua própria companhia. Mas ainda assim, fazer novos amigos é agregar. Fazer novos amigos brasileiros é manter um pouco da sua essência viva.

Também tem o grupo de expatriados que quando se muda, quer mesmo é se isolar de qualquer contato com o Brasil ou brasileiros. Quer vivenciar profundamente o país e a cultura no qual está inserido. Quer se sentir obrigado a aprender o novo idioma sem recorrer ao português quando não souber as palavras. E tudo bem, é uma forma de vivenciar essa nova experiência.

Leia também: Aplicativos úteis na Arábia Saudita

Esse contato com outros brasileiros aqui na Arábia Saudita é algo de grande ajuda para quem está chegando. Um grupo de apoio e troca de experiências que não se vê em qualquer lugar. É super relevante porque a Arábia é um país de costumes diferente dos nossos, cheia de regras e proibições. Quem chega com medos e dúvidas pode resolver isso através da troca de experiência com quem já está aqui.

A acolhida inicial já tranquiliza quem chega. A grande maioria das mulheres vem acompanhando seus maridos, e, num primeiro momento, se vêem em um país novo e limitadas quanto ao que fazer, aonde ir e como usar seu tempo livre. Com a rede de contato entre as brasileiras daqui, muito mais do que bater papo, as mulheres encontram conforto, apoio. É com a ajuda dessa turma de brasileiras que algumas mulheres descobrem novos talentos.

Como estamos acostumadas com os serviços e culinária brasileira, sentimos falta de algumas opções que aqui são diferentes. E é aí que alguém se descobre uma excelente esteticista ou o hobby de cozinhar vira renda extra. Dentro dessa pequena comunidade criamos um pequeno mercado de oferta e demanda. Pão de queijo, artesanatos, bolo de aniversário, salgados, costuras, manicure, massagem… É uma forma de ocupar o tempo e ter as coisas que estamos acostumadas mas não encontramos.

Aqui em Al Khobar fazemos um café da manhã mensal para nos reunirmos e conhecer quem está chegando. Às vezes até quem mora a bastante tempo mas não conhecia a comunidade também aparece. Na casa de alguém ou em algum restaurante, por vezes umas 10 pessoas outras vezes conseguimos juntar mais de 30. Algumas mulheres vem até de outras cidades para passar uma manhã entre conterrâneas. E de lá a gente sai renovada, acolhida.

Comunidades

Outro ponto de encontro bacana e que ajuda muito são os grupos de facebook. Mesmo que você não seja uma pessoa ativa na internet ou já tenha seu grupo de amigos no qual se identifica mais, não é má ideia checar de vez em quando o que está acontecendo na comunidade brasileira que mora no país em que vive. Você nunca sabe quando vai precisar descobrir em qual mercado pode encontrar feijão ou o que fazer na hora de renovar o passaporte.

E não somente pedir ajuda, também é nossa responsabilidade ajudar. As vezes uma pequena contribuição relatando alguma experiência simples, pode ser a chave para ajudar alguém que está perdido.

Então se você está vindo para a Arábia ou já mora aqui mas não conhece, esta é a página das Brasileiros na Arábia Saudita, onde você com certeza vai encontrar ajuda e quem sabe novas amigas.

Já no caso de assuntos consulares, também temos o grupo do Conselho de Cidadãos Brasileiros, que é mantida de forma voluntária por brasileiros que moram aqui na Arábia. É o elo de ligação entre os cidadãos e o consulado, muito importante para ficar atualizado de comunicados, prazos e documentos necessários para a sua estadia aqui no país, e a forma mais rápida de obter informações. O conselho também se reúne algumas vezes aos ano para ouvir a comunidade. Qualquer brasileiro residente pode participar das reuniões.

Leia também: A mistura de nacionalidades na Arábia Saudita

Minha experiência

Quando estava me preparando para mudar de país, procurei pessoas que morassem aqui e mandei mensagens cheias de dúvidas. Nem todas foram respondidas, mas aquelas que responderam ajudaram e muito a melhor entender como seria a vida por aqui. Tanto que no meu terceiro dia de Árabia Saudita, já estava participando de uma festa junina organizada pela comunidade. A comunidade aqui tem até acervo de decoração de festas, olha que incrível!

Para finalizar

A mensagem que quero deixar com esse texto é que as experiências nos enriquecem muito, tanto as que a gente vive quanto aquelas que a gente ouve. Permita-se colher o máximo de experiências que puder. Nem todas vão se alinhar com seus valores, ou vão ser reconfortantes, mas é bom saber o que acontece e absorver o que seja útil.

Jamais se sinta desamparado, ao menos na Arábia Saudita. Alguém pode fazer um pão de queijo ou coxinha para confortar um dia não tão bom ou para comemorar um dia maravilhoso!

E se precisar, estamos aqui.

Related posts

Gaúchos na China

Tati Klaus

Casamento árabe na Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

Expressões em Árabe

Gabriela Lirio Delfino

2 comentários

alexandre Pereira Julho 19, 2019 at 1:01 am

Meu sonho de morar na Arábia e trabalhar na Arábia está quase se realizando.mais tudo é no tempo de Deus.

Resposta
Gabriela Lirio Delfino Julho 27, 2019 at 3:47 pm

Boa sorte!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação