O Alasca é imenso e cheio de diversidade, mas muito mais do que isso é cheio de fatos interessantes que dão orgulho aos alascanos.
Dos 20 picos mais altos dos Estados Unidos, 17 estão no Alasca. A montanha mais alta da América do Norte, o Monte McKinley, aqui mais conhecido pelo nome dado pelos nativos, Denali, fica aqui no Alasca.
O monte Denali tem 20.320 pés (6.193m) de altitude e é uma das mecas dos alpinistas. Por essa razão um número muito grande de alpinistas vem todos os anos a Talkeetna para iniciar a escalada dessa montanha e de outras da Cordilheira do Alasca. De Talkeetna à base do Denali são 40 milhas aéreas. O acesso ao Denali e as montanhas da Cordilheira é feito por avião. Pequenos aviões pousam e decolam na geleira Kahiltna, aos pés da montanha onde os alpinistas criam o campo de base para a escalada.
Falando em geleiras, o Alasca tem uma estimativa de 100.000 geleiras, que vão desde pequenos círculos a enorme vales cobertos de gelo. O maior número de geleiras e campos de gelo do mundo habitado fica aqui. Cinco por cento do Estado, ou 29.000 quilômetros quadrados, é coberta por geleiras.
Pensando em geleiras pensamos em frio… É, o Alasca pode ser bem frio e chegar a temperaturas muito baixas. O recorde de temperatura mais baixa foi de 62°C negativos em Prospect Creek Camp no inverno de 1971. Mas no verão, com o sol brilhando o dia e a noite toda, não temos frio e as temperaturas podem chegar acima dos 30°C, o recorde de calor foi de 37,8°C em 1915 em Fort Yukon.
E por falar em calor, um dado interessante: o Alasca tem mais de 100 vulcões e campos vulcânicos ativos. A erupção vulcânica mais violenta do século 20 aconteceu aqui em 1912, quando o vulcão Novarupta entrou em erupção.
Mas o que temos mesmo no Alasca são terremotos. Todos os anos o Alasca tem aproximadamente 5 mil terremotos. Muitos são pequenos e nem sentimos, mas pelo menos mil terremotos por ano estão acima de 3.5 na escala Richter. Em 1964 a terra tremeu perto de Anchorage, balançando a parte central do Alasca. Esse foi um dos maiores terremotos registrados no planeta, com uma magnitude de 9.2 na escala Richter.
O Alasca tem mais de 3 milhões de lagos, o que significa mais lagos do que habitantes. O maior, Lago Iliamna, abrange mais de mil quilômetros quadrados, quase do tamanho do estado de Connecticut.
O estado tem a menor densidade populacional no país, com uma pessoa por quilômetro quadrado. Se Nova York tivesse a mesma densidade populacional que o Alasca, apenas 16 pessoas estariam vivendo em Manhattan.
Alasca tem 6.640 milhas de faixa litorânea e incluindo as ilhas, tem 33.904 milhas de costa, o que é mais faixa litorânea do que o resto do litoral dos Estados Unidos somado. Só para comparar, o Brasil tem 4.650 milhas de litoral. Mas o Alasca não tem praias como as que temos no Brasil. A maioria das praias é de pedra ou de uma areia tão fina dos glaciais que parece lodo, e é perigosa como areia movediça.
O Alasca está a 55 milhas da Rússia e é o único estado a ter costas em três mares diferentes: o Oceano Ártico, o Oceano Pacífico e o Mar de Bering.
Barrow, cidade a 350 milhas ao norte do círculo polar ártico tem tanto o dia mais longo como o mais curto. Quando o sol nasce no dia 10 de maio, ele não se põe por quase três meses durante o verão. Quando o sol se põe em 18 de novembro, os moradores de Barrow não veem o sol novamente por quase dois meses durante o inverno.
As duas maiores florestas do país estão localizadas no Alasca. A Tongass no Sudeste inclui 16,8 milhões de hectares e Chugach em centro sul tem 4,8 milhões de hectares.
Como se tudo isso não bastasse, O Alasca é mais do que 2 vezes maior do que o estado do Texas, para frustração dos texanos e bom humor dos alascanos. Muitas das piadas do Alasca se referem ao Texas.
7 Comments
Dora, adorei o teu relato. Tenho muita vontade e um grande interesse em conhecer o Alaska muito mais especificamente por assuntos dentro da minha area de atuaçao. Obrigada por um relato tao informativo e com linguagem tao leve. Saudaçoes. Aninha
Nossa, que lugar lindo Dora. Quantos meses de frio faz ai no Alaska?
Amei as fotos do seu site, parabéns.
Beijos
6 MESES DE FRIO. A TEMPERATURA NO INVERNO PODE ULTRAPASSAR OS -50°C NEGATIVOS
Oi Dora !!! Amei saber mais sobre o Alasca e o post sobre as Auroras Boreais com imagens lindas !! Gostaria de saber o que te levou ao Alasca, um lugar tão improvável para se viver ?? Beijos !
Dora, boa tarde.
Moro no Rio de Janeiro e vejo todos os programas na TV relacionados ao Alaska. Por ver esses programas, atualmente meu maior sonho é conhecer o Alaska, gosto do estilo de vida (auto suficiente) que os programas apresentam e se após uma visita eu perceber que gostei do lugar (pois uma coisa é ver na TV e outra é ver pessoalmente) pretendo d alguma forma (legal) fazer moradia no Alaska.
MUITO LINDO O LUGAR!
Lugar mais espetacular do Planeta Terra. Alasca❤️❤️❤️
Boa tarde Dora! Maravilhoso seu blog. Muito importante para quem sonha com o Alaska e outros citados. Tenho 42 anos, casado, com duas filhas,Trabalhei aqui no Brasil por 27 anos no comércio com o propósito de viver o restante da minha vida no Alaska. Estou de malas prontas com o visto de turista. Sei que só poderei permanecer por seis meses. Há possibilidade de mudança de estatus estando lá ? Qual a cidade melhor para brasileiros? Espero está viajando o mais rápido possível.