BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo El Salvador

Custo de Vida em El Salvador

Custo de Vida em El Salvador

Para falar de custo de vida temos que nos posicionar que este é um conceito relativo. Relativo porque depende do que você considera indispensável para viver, o que avalia ser qualidade de vida e, principalmente qual a referência para esta comparação. Vamos abordar os itens básicos, baseando-me na minha experiencia pessoal, e se alguém ficar com duvidas pode perguntar que buscaremos as respostas.

Existem diversos sites usados para comparar o custo de vida em diversas cidades do mundo tais como:  Precios Mundi e Numbeo, que vocês também podem usar como referência.

Importante mencionar que a moeda utilizada em El Salvador é o dólar americano, e que está vigente no país um salário mínimo que varia entre 6 a 10 dólares por dia, dependendo da atividade realizada. Veja informação detalhada no link do Ministério do Trabalho de El Salvador.

Quando imigramos para algum lugar estamos em busca de algo: um trabalho, estudo, melhor condição de vida… Temos muitos anseios e expectativas, podemos ir acompanhados ou não. Para quem está chegando a uma cidade nova é primordial buscar informações sobre moradia, custo com serviços (água, luz, telefone, internet), escolas para quem tem filhos, transporte, supermercado e lazer.

Moradia

Nesse tópico é muito importante ter em conta que a zona conhecida como Rosa, aqui na cidade de San Salvador, é a mais recomendada para se estabelecer, por questões de segurança. É uma área mais turística, com grande oferta de serviços e escritórios. Saiba mais no link.

Dependendo da localização do seu trabalho ou escola você pode optar por outros distritos, como Colônia Maquilishuat, Colônia Escalón, e até Santa Elena, que é mais afastado da Zona Rosa, próximo à Embaixada Americana, onde estão disponíveis diversos condomínios fechados, bastante arborizados e com várias opções de lazer.

Os alugueis de uma casa /apartamento com todos os itens de lazer incluídos varia de $ 1000,00 a 3000,00 dólares, dependendo do número de quartos e tamanho dos cômodos. Pode-se verificar os imóveis por meio de sites como Encuentra 24, Inmosalvador, El Salvador Inmobiliaria e Bienes Raíces El Salvador. 

Os contratos para aluguel são relativamente fáceis de se conseguir, se você já tiver emprego garantido. São necessários alguns documentos pessoais e o depósito costumeiro de um ou dois aluguéis que podem ser devolvidos ou não no final do contrato, dependendo da negociação e das condições de entrega do imóvel.

Muitas casas são antigas e necessitam de manutenção constante, por isso é  importante você negociar esse encargo também!

Leia também: Custo de vida em New Orleans

Se você alugar um apartamento ou casa dentro de condominio existirão as taxas de manutenção, que conhecemos como condominio.

Outra dica que para mim foi valiosa é utilizar o serviço de apenas um corretor imobiliário, pois como a cidade é pequena, os imóveis são manejados pelos corretores em conjunto. O corretor principal divide a sua porcentagem se algum colega trouxer o cliente.

Dessa forma você terá acesso a tudo o que estiver disponível na cidade por meio de um corretor. Se optar por dois eles ficam correndo para ver quem te mostra o imóvel primeiro gerando um stress desnecessário.

Serviços

Em geral você terá um gasto proporcional ao tamanho do imóvel com água e luz. No meu caso não usamos gás pois as instalações de toda a casa são elétricas, mas em geral alcançam 10% do valor do aluguel.

A concessionária de água da cidade é a ANDA, a de energia elétrica é a CAESS , e o gás é pedido a domicilio existem várias opções como: Tropigás e Gás Tomza, entre outros.

As empresas que fornecem serviço de internet são Claro, Tigo e Movistar. Os pacotes com serviço de telefonia, televisão a cabo e internet variam entre $30 a 75 dólares.

 Supermercado

As principais redes de supermercado do país são Pricesmart (atacadista), Walmart e Super Selectos. O Super Selectos possui loja para compra por internet, a entrega é agendada, os produtos são entregues fresquinhos e sem nenhum inconveniente.

Enquanto não se possui transporte na cidade é uma opção interessante para fazer mercado. O Pricesmart é uma boa opção para os produtos de limpeza, produto de higiene e básicos, como grãos e macarrão.

Selecionei alguns produtos para dar uma ideia do valor e para fazerem as comparações que achem apropriadas para vocês, lembrando cada dólar está por volta dos R$ 3,90, na conversão atualizada 

Arroz: $1.89/4 lbs (1.81 kg)

Feijão: $6.99/4 lbs;

Sabão em pó: $9.78/5 kg

Sabonete Rexona: $2.60 por um pacote com quatro sabonetes;

Açúcar: $2.62/2.5 kg

Shampoo Elvive = Elseve: $4.99/400 ml

Leia também: Custo de vida em Bogotá

Gasolina

Os postos de gasolina mais conhecidos por aqui são Uno e Texaco. O preço da gasolina é por galão e equivale a $ 3.3 a 3.5 por galão para a gasolina regular, e  $ 3.6 a 3.8 por galão para a gasolina super (equivalente à aditivada no Brasil). E o diesel tem valor de $ 3.4 a 3.6 por galão. Lembramos que cada galão tem um total de 3.78 litros.

Transporte

O transporte público tem custo de $0.25 dólar. A frota é bem antiga e não existe conexão com trem ou metrô. As pessoas em geral combinam o transporte com táxi para outros trechos ou caminhadas. Os serviços de aplicativo são utilizados aqui com restrições, são mais comuns o uso de táxis conhecidos e seguros.

Lazer

No país existem duas cadeias de cinema bem importantes: Cinépolis e Cinemark, estão disponíveis nos principais shoppings e centros comerciais da cidade. O valor do ingresso é em torno de $5,00 dependendo das promoções da semana, se é 2D ou 3D. As promoções semanais variam de dia.

Existe também aqui algumas opções de pista de boliche no Galaxy Bowling, o valor da hora na pista é de $18 mais o aluguel dos sapatos. Existem promoções durante a semana que diminuem bem o custo.

Além disso, existem alguns parques públicos que são facilmente acessados para pequenas caminhadas e passeios em bicicleta. Existem miradores com vista espetacular da cidade, onde se pode tomar café, almoçar e até mesmo ver o anoitecer.

Vista da cidade de São Salvador. Foto: Acervo pessoal

Outra opção são os hotéis de praia com day use a preços acessíveis para utilização das instalações.

Seja qual for o motivo que te leva até El Salvador existem muitas maneiras de você viver confortavelmente e feliz nesse lindo país.

Related posts

Custo de vida em Zagreb

Nathália Nascimento

Custo de vida em Roma

Thaís Baldini

Como os expatriados lidam com a depressão e tristeza

Paula Tavares Vigilato

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação