BrasileirasPeloMundo.com
5 Motivos El Salvador

O que mais gosto em El Salvador

As 5 coisas que eu mais gosto de El Salvador.

Viver em El Salvador é um desafio, assim como em qualquer país diferente do seu, com costumes e tradições diferentes. A minha experiência aqui me fez aprender a olhar o que há de melhor em El Salvador assim como em qualquer lugar onde eu possa ir viver.

É uma técnica que nos auxilia a superar as dificuldades e propicia uma adaptação mais suave. Com esse olhar generoso identifico muitas maravilhas aqui, sendo elas: clima, pessoas, vulcões, praias e distâncias curtas. Agora vou explicar uma por uma, assim você vai se apaixonar por El Salvador também.

1. Clima

Grande parte da minha experiência com o clima desse país se amplificou porque vim morar aqui depois de alguns anos vivendo em Lima, no Peru. Para quem não conhece Lima, além da fantástica gastronomia Peruana, Lima oferece 9 meses de um clima nublado com sol encoberto e é uma cidade onde não chove. Esse clima cria em nós, brasileiros acostumados com o clima soleado, uma tendência à depressão. Nesse ponto não posso deixar de agradecer muitíssimo ao excelente círculo de amizades que criei nesse país, por ter superado a depressão.

Leia também: 5 coisas que gosto sobre morar no Bahrein

A princípio a gente até gosta de tirar o guarda-chuva da bolsa (e um peso enorme) mas, com o passar do tempo realmente se pode notar que algo biológico acontece com você. Talvez seja a falta da vitamina D no organismo pela falta do sol… Mas algo realmente acontece. Enfim, chegando aqui depois dessa experiência, vislumbrei um país totalmente verde, com sol o ano todo, clima ameno alternado somente pela estação seca (não chove) e pela estação molhada (só chove). Foi como respirar depois de algum tempo dentro da água.

2. Pessoas

Aqui as pessoas, seja pela curiosidade, ou pela simpatia mesmo, são muito acolhedoras, gentis e nunca querem te decepcionar! Mas às vezes acontece.

Visualmente eles gostam de se vestir com roupas bastante coloridas e procuram estar sempre bem arrumados. Esse colorido da roupa e o sorriso nos lábios são cativantes. Em muitos lugares há sempre uma musiquinha, o que torna os ambientes bastante alegres.

Conforme eu fui me acostumando ao espanhol mais lento que o peruano e às expressões locais, logo percebi que eles sempre tentam nos agradar e fazer tudo o que necessitamos ou pedimos num serviço ou compra. E para evitarem dizer não diretamente, eles sempre utilizam uma expressão – Fíjese que… que seria o equivalente ao nosso: – Mas sabe, é que…

Quando você já está buscando algo há algum tempo ou precisa de algo urgente, escutar essa frase não é muito animador mas, pouco a pouco, você percebe que eles a utilizam para apresentar uma alternativa à sua dificuldade, trazendo sempre um certo alívio ao escutá-la.

Brincadeiras à parte, eles são muito amáveis e prestativos e isso realmente me cativou.

3. Vulcões

Vulcões sim e porque não? O fato de viver ao lado de um, para muitas pessoas pode parecer algo ruim. Nesses mais de 3 anos que estou aqui vejo a beleza natural que eles representam diariamente, além de fornecerem opções de caminhadas para os interessados, com desafios a serem transpostos para chegar bem pertinho deles.

A última erupção importante em San Salvador data de 100 anos atrás, e desde então os vulcões seguem quietinhos embelezando a vista de todos os salvadorenhos. Que continuem assim!

Vulcao
Arquivo pessoal

4. Praias

As praias são deliciosas, de água quente e muito próximas da capital, o que facilita uma visita de um dia ou uma estadia mais longa. Existem praias muito buscadas por surfistas e até praias com areia negra, (devido ao material vulcânico) o que é bastante peculiar.

Não podemos esquecer de ressaltar que o pôr do sol da maioria das praias aqui é deslumbrante, coisa de cartão postal, como esse aqui abaixo:

por do sol
Arquivo pessoal

5. Distâncias curtas

O que eu mais adoro aqui são as distâncias curtas. Viver e ter qualidade de vida, sem ficar horas no trânsito tem seu valor e ele é bem alto. Para quem como eu, ja ficou 3 horas diárias no trânsito para se deslocar até o trabalho, realmente estar perto de tudo é como a propaganda do Mastercard: não tem preço.

Toda essas vantagens que eu adoro de viver em El Salvador me deixaram muito mal acostumada e com certeza, onde quer que eu vá morar depois daqui,  vão deixar lembranças e saudades no meu coração e no meu dia a dia.

 

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

A Pandemia de COVID-19 em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

Cinco coisas que admiro nos americanos

Liliane Oliveira

Cinco motivos porque eu gosto de morar em Munique

Monique Abbehusen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação