BrasileirasPeloMundo.com
República Dominicana

Datas comemorativas e feriados na Republica Dominicana

Nunca me imaginei morando no meio do Caribe, mas já que aqui estou, quero aproveitar o máximo desse paraíso. E para isso, o que preciso? Feriados para desbravar suas lindas praias, claro!

Como uma boa baiana amante de Carnaval que sou, logo que cheguei fui ao calendário ver quando seria a festa. Para minha surpresa, apesar de ser comemorado, o carnaval não é feriado aqui.

Descobri que esse ano teremos três finais de semana prolongados. E como estamos falando de um país que tem cerca de 75% de sua população católica, os dias de comemoração religiosa são muito valorizados aqui.

Descobri também que de acordo com a lei que foi designada em 1997 pelo Ministério do Trabalho Dominicano, ficou decretado que se o feriado coincidir com os dias terça e quarta-feira será transferido para a segunda-feira anterior, enquanto os que acontecerem na quinta ou sexta-feira, será transferido para segunda-feira seguinte. Os feriados que acontecem aos sábados, domingos, ou segundas-feiras são intransferíveis.

Leia também: Feriados e datas comemorativas nos EUA

Feriados e dias comemorativos na República Dominicana

Ano Novo: 1.º de janeiro

O primeiro dia do calendário aqui também é um dia de descanso.

Reis Magos: 6 de janeiro

Esse foi um feriado que me chamou atenção, pela forma como é comemorado. Além de ser considerado um feriado que pode ter seu dia movido, de acordo com a lei, o costume é que as crianças escrevam cartas pedindo presentes aos reis magos e, no dia anterior, deixem comida como presente para eles (às vezes até grama e a água para seus camelos).

No dia 6, encontram presentes ao lado de suas camas, ou na casa de parentes e amigos. Seria uma espécie de “a volta do Papai Noel” (?). Fica a dúvida… risos!

Dia de Nossa Senhora de Altagracia: 21 de janeiro

A Virgem de Altagracia é considerada mãe e protetora espiritual dos dominicanos. A Basílica de Nossa Senhora de Altagracia, também conhecida como Basílica de Higuey (porque está localizada no município de Salvaleon de Higuey) é um dos monumentos religiosos mais importantes e visitados do país, tanto por turistas como por dominicanos.

Leia também: Quais são os feriados  na Argentina?

Dia de Juan Pablo Duarte: 26 de janeiro

Celebra-se o nascimento do pai da pátria dominicana, como é considerado por seus princípios, visão e paixão pelo país, pelo qual ele lutou para libertar e formar um estado livre da ocupação haitiana em 1844.

Todos os anos é celebrada uma missa em seu nome na Igreja de Santa Bárbara, na Zona Colonial de Santo Domingo, onde Duarte foi batizado.

A residência onde nasceu o “Pai da Pátria” foi transformada em museu em 1967 e é muito visitada nesse dia. O feriado pode ser transferido a depender do dia da semana em que ocorre a data.

Dia de San Valentim: 14 de fevereiro

Não é um feriado, mas assim como em muitos países, nessa data é comemorado o dia do amor e da amizade.

Dia da Independência: 27 de fevereiro

Foi nesse dia, em 1844, que a República Dominicana proclamou-se independente da República do Haiti. É um dia reconhecido e celebrado nas casas e ruas do país. Muitos colocam a bandeira dominicana nas varandas de suas casas e participam das celebrações nas ruas.

Todo dominicano reconhece e valoriza sua história e independência. Nas escolas públicas e privadas é ensinado desde cedo o valor dos combatentes da pátria dominicana, seu hino, sua bandeira tricolor e a importância de protegê-la e mantê-la.

Sexta-feira Santa: 19 de abril (2019).
Como a maioria da população é católica praticante, esse é um dia solene muito respeitado. Muitas igrejas organizam procissões com a imagem de Jesus Cristo na cruz.

Dia da Secretária: 26 de abril

Dia Internacional do Trabalhador: 1 de maio
Não há muitas comemorações, mas é um dia livre para descanso.

Dia das Mães: 26 de maio (2019)

Esse dia é celebrado sempre no último domingo de maio, o que faz com que a data mude todos os anos.

Dia de Corpus Christi: 20 de Junho (2019)
Assim como a sexta-feira santa, Corpus Christi é um feriado celebrado pelos cristãos dominicanos.

Dia dos Pais: 28 de junho (2019)

Esse dia é celebrado sempre no último domingo de julho, o que faz com que a data mude todos os anos.

Dia da Restauração: 16 de agosto
Dia em que se celebra a segunda e última retirada das tropas espanholas da República Dominicana. Depois que os dominicanos proclamaram sua independência dos haitianos em 1844, o país entrou em uma crise econômica.

Seu líder na época pediu à Espanha que retomasse o controle do país como província; decisão que não foi aceita por muitos dominicanos.

Por muitos anos as coisas permaneceram em conflito, até que em 1865, o tribunal espanhol decidiu retirar as tropas da ilha, uma vez que os combates e a guerra entre os dominicanos e suas tropas eram muito caros.

Dia de Las Mercedes: 24 de setembro
Celebração do dia da padroeira dos dominicanos. A colina sagrada da província de La Vega é o seu santuário. Neste dia, seus fiéis vão à missa e mostram sua adoração.

Na cidade de Santo Domingo, na Zona Colonial, na Igreja de Las Mercedes celebram-se seis dias de missa e uma procissão sai de lá com a imagem da virgem.

Haloween: 31 de outubro
Não é uma celebração oficial na República Dominicana, pois, é uma tradição dos Estados Unidos. Porém, o comércio e algumas escolas comemoram a data.

Dia da Constituição: 6 de novembro
A constituição dominicana foi criada e publicada no ano de 1844, ano em que o país também proclamou sua independência do Haiti.

Foi nessa época que o país organizou um órgão do governo, estabeleceu sua Assembleia Constituinte, nomeou seus representantes e, por fim estabeleceu leis que permitissem a eleição de um presidente executivo.

A Constituição atual já foi modificada mais de 39 vezes, e o motivo é a reeleição presidencial.

Dia de Ação de Graças: 21 de novembro (2019)
Embora não seja uma tradição dominicana, muitas famílias adotaram essa celebração por causa de seu belo significado e mensagem de amor e gratidão.

Black Friday: 22 de novembro (2019)
Embora este seja um costume americano, a República Dominicana adotou a tradição, uma vez que motiva e acelera a economia local.

Noche Buena (Noite Boa): 24 de dezembro
É a nossa Véspera de Natal. Assim como no Brasil, é muito comum ver presépios e luzes iluminando as casas. É uma noite em que a família se reúne e compartilha um jantar muito especial.

O típico jantar de “Noche Buena” dominicano inclui carne de porco assada, arroz, salada de batata, e é servido com licores e ponche.

Natal: 25 de dezembro
Um dia de festa e celebração em família, como nos demais países cristãos.

No geral, os feriados são divididos em sociais (ou culturais), religiosos e patrióticos. Todos são muito comemorados no país porque, assim como nós no Brasil, o povo dominicano gosta de reunir a família e amigos para celebrar.

Confesso que escrever esse artigo me fez conhecer ainda mais a história e cultura da minha “nova casa”, e agora que sei um pouco mais, vou programar meu próximo feriado! Até mais!

Related posts

Uma brasileira na República Dominicana

Taiane Mazzé

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação