BrasileirasPeloMundo.com
República Dominicana

Datas comemorativas e feriados na Republica Dominicana

Nunca me imaginei morando no meio do Caribe, mas já que aqui estou, quero aproveitar o máximo desse paraíso. E para isso, o que preciso? Feriados para desbravar suas lindas praias, claro!

Como uma boa baiana amante de Carnaval que sou, logo que cheguei fui ao calendário ver quando seria a festa. Para minha surpresa, apesar de ser comemorado, o carnaval não é feriado aqui.

Descobri que esse ano teremos três finais de semana prolongados. E como estamos falando de um país que tem cerca de 75% de sua população católica, os dias de comemoração religiosa são muito valorizados aqui.

Descobri também que de acordo com a lei que foi designada em 1997 pelo Ministério do Trabalho Dominicano, ficou decretado que se o feriado coincidir com os dias terça e quarta-feira será transferido para a segunda-feira anterior, enquanto os que acontecerem na quinta ou sexta-feira, será transferido para segunda-feira seguinte. Os feriados que acontecem aos sábados, domingos, ou segundas-feiras são intransferíveis.

Leia também: Feriados e datas comemorativas nos EUA

Feriados e dias comemorativos na República Dominicana

Ano Novo: 1.º de janeiro

O primeiro dia do calendário aqui também é um dia de descanso.

Reis Magos: 6 de janeiro

Esse foi um feriado que me chamou atenção, pela forma como é comemorado. Além de ser considerado um feriado que pode ter seu dia movido, de acordo com a lei, o costume é que as crianças escrevam cartas pedindo presentes aos reis magos e, no dia anterior, deixem comida como presente para eles (às vezes até grama e a água para seus camelos).

No dia 6, encontram presentes ao lado de suas camas, ou na casa de parentes e amigos. Seria uma espécie de “a volta do Papai Noel” (?). Fica a dúvida… risos!

Dia de Nossa Senhora de Altagracia: 21 de janeiro

A Virgem de Altagracia é considerada mãe e protetora espiritual dos dominicanos. A Basílica de Nossa Senhora de Altagracia, também conhecida como Basílica de Higuey (porque está localizada no município de Salvaleon de Higuey) é um dos monumentos religiosos mais importantes e visitados do país, tanto por turistas como por dominicanos.

Leia também: Quais são os feriados  na Argentina?

Dia de Juan Pablo Duarte: 26 de janeiro

Celebra-se o nascimento do pai da pátria dominicana, como é considerado por seus princípios, visão e paixão pelo país, pelo qual ele lutou para libertar e formar um estado livre da ocupação haitiana em 1844.

Todos os anos é celebrada uma missa em seu nome na Igreja de Santa Bárbara, na Zona Colonial de Santo Domingo, onde Duarte foi batizado.

A residência onde nasceu o “Pai da Pátria” foi transformada em museu em 1967 e é muito visitada nesse dia. O feriado pode ser transferido a depender do dia da semana em que ocorre a data.

Dia de San Valentim: 14 de fevereiro

Não é um feriado, mas assim como em muitos países, nessa data é comemorado o dia do amor e da amizade.

Dia da Independência: 27 de fevereiro

Foi nesse dia, em 1844, que a República Dominicana proclamou-se independente da República do Haiti. É um dia reconhecido e celebrado nas casas e ruas do país. Muitos colocam a bandeira dominicana nas varandas de suas casas e participam das celebrações nas ruas.

Todo dominicano reconhece e valoriza sua história e independência. Nas escolas públicas e privadas é ensinado desde cedo o valor dos combatentes da pátria dominicana, seu hino, sua bandeira tricolor e a importância de protegê-la e mantê-la.

Sexta-feira Santa: 19 de abril (2019).
Como a maioria da população é católica praticante, esse é um dia solene muito respeitado. Muitas igrejas organizam procissões com a imagem de Jesus Cristo na cruz.

Dia da Secretária: 26 de abril

Dia Internacional do Trabalhador: 1 de maio
Não há muitas comemorações, mas é um dia livre para descanso.

Dia das Mães: 26 de maio (2019)

Esse dia é celebrado sempre no último domingo de maio, o que faz com que a data mude todos os anos.

Dia de Corpus Christi: 20 de Junho (2019)
Assim como a sexta-feira santa, Corpus Christi é um feriado celebrado pelos cristãos dominicanos.

Dia dos Pais: 28 de junho (2019)

Esse dia é celebrado sempre no último domingo de julho, o que faz com que a data mude todos os anos.

Dia da Restauração: 16 de agosto
Dia em que se celebra a segunda e última retirada das tropas espanholas da República Dominicana. Depois que os dominicanos proclamaram sua independência dos haitianos em 1844, o país entrou em uma crise econômica.

Seu líder na época pediu à Espanha que retomasse o controle do país como província; decisão que não foi aceita por muitos dominicanos.

Por muitos anos as coisas permaneceram em conflito, até que em 1865, o tribunal espanhol decidiu retirar as tropas da ilha, uma vez que os combates e a guerra entre os dominicanos e suas tropas eram muito caros.

Dia de Las Mercedes: 24 de setembro
Celebração do dia da padroeira dos dominicanos. A colina sagrada da província de La Vega é o seu santuário. Neste dia, seus fiéis vão à missa e mostram sua adoração.

Na cidade de Santo Domingo, na Zona Colonial, na Igreja de Las Mercedes celebram-se seis dias de missa e uma procissão sai de lá com a imagem da virgem.

Haloween: 31 de outubro
Não é uma celebração oficial na República Dominicana, pois, é uma tradição dos Estados Unidos. Porém, o comércio e algumas escolas comemoram a data.

Dia da Constituição: 6 de novembro
A constituição dominicana foi criada e publicada no ano de 1844, ano em que o país também proclamou sua independência do Haiti.

Foi nessa época que o país organizou um órgão do governo, estabeleceu sua Assembleia Constituinte, nomeou seus representantes e, por fim estabeleceu leis que permitissem a eleição de um presidente executivo.

A Constituição atual já foi modificada mais de 39 vezes, e o motivo é a reeleição presidencial.

Dia de Ação de Graças: 21 de novembro (2019)
Embora não seja uma tradição dominicana, muitas famílias adotaram essa celebração por causa de seu belo significado e mensagem de amor e gratidão.

Black Friday: 22 de novembro (2019)
Embora este seja um costume americano, a República Dominicana adotou a tradição, uma vez que motiva e acelera a economia local.

Noche Buena (Noite Boa): 24 de dezembro
É a nossa Véspera de Natal. Assim como no Brasil, é muito comum ver presépios e luzes iluminando as casas. É uma noite em que a família se reúne e compartilha um jantar muito especial.

O típico jantar de “Noche Buena” dominicano inclui carne de porco assada, arroz, salada de batata, e é servido com licores e ponche.

Natal: 25 de dezembro
Um dia de festa e celebração em família, como nos demais países cristãos.

No geral, os feriados são divididos em sociais (ou culturais), religiosos e patrióticos. Todos são muito comemorados no país porque, assim como nós no Brasil, o povo dominicano gosta de reunir a família e amigos para celebrar.

Confesso que escrever esse artigo me fez conhecer ainda mais a história e cultura da minha “nova casa”, e agora que sei um pouco mais, vou programar meu próximo feriado! Até mais!

Related posts

Dicas de turismo na República Dominicana

Taiane Mazzé

Dez motivos para morar na República Dominicana

Taiane Mazzé

Vistos para a República Dominicana

Taiane Mazzé

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação