BrasileirasPeloMundo.com
Brasileiras Pelo Mundo Porto Rico

Débora Brum, a brasileira que canta e encanta Porto Rico

Débora Brum, a brasileira que canta e encanta Porto Rico.

Foi uma honra receber a cantora Débora Brum em minha casa para fazer uma maquiagem casual com direito a uma entrevista bem gostosa e informal.

No dia 11 de maio de 2018, Débora Brum participou do evento Brazilian Press Award, no Broward Center – Fort Lauderdale – USA, que homenageou os 60 anos da Bossa Nova e ela recebeu o título de Embaixadora de Arte e Cultura, um orgulho para todos nós, brasileiros e borícuas!

Meu primeiro contato com Débora foi por Internet, via Skype, durante o intervalo de um show, pois meu esposo Julian queria contratá-la para cantar em nosso casamento e foi lindo demais. Débora começou cantando a música da nossa primeira dança, “Eu sei que vou te amar”, e esta música sempre me emociona muito!

Desde este momento percebi que estava conhecendo uma cantora profissional super talentosa e que representa muito bem o nosso país em Porto Rico, cantando e encantando a todos com sua voz suave e marcante, e o mais importante, me fez sentir bem-vinda ao meu novo lar, Porto Rico.

Foto: acervo Pessoal

Para que vocês conheçam mais sobre esta mulher linda e preciosa, aqui vai um pouquinho da história de como tudo começou, um verdadeiro…era uma vez!

Leia também: Dicas para morar em Porto Rico

Débora Brum nasceu em Porto Alegre, sul do Brasil, e aos 6 anos começou a desenvolver o seu interesse pelas artes, primeiro estudando ballet, depois violão e canto.

Aos 15 anos, mudou com sua família para o Rio de Janeiro, formou sua primeira banda musical e começou a fazer apresentações nas universidades, salas de concerto e em diferentes bares da cidade. Desde jovem, sempre muito corajosa e determinada.

Aos 18 anos, quando estava cursando Universidade de  Comunicação, deu início ao seu sonho, matriculou-se numa escola de cantoterapia no Rio de Janeiro para seguir desenvolvendo sua habilidade musical. Posteriormente, começou a ensinar vocalização para adultos e aula de violão para crianças.

Depois de 3 anos trabalhando na escola de cantotetapia da Sonia Joppert, ela recebeu a ligação de uma amiga perguntando se ela conhecia alguém para trabalhar em cruzeiros marítimos fora do Brasil como animadora, bailarina e cantora, apresentando-se para pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes idiomas. A resposta de Débora foi, sim, eu posso fazer este trabalho, sem saber que a partir deste momento a sua vida mudaria completamente.

Leia também: Dicas de como traballhar em Porto Rico

Após esta experiência de trabalhar em cruzeiros e sempre em busca de seus sonhos, ela chegou em Porto Rico e decidiu ficar. Primeiro porque se encantou pela Isla del Encanto que, na minha opinião, é um paraíso tropical. E segundo porque se apaixonou por um menino. Ela comentou que o mais difícil foi contar esta novidade para sua mãe, ou seja, que ela não iria mais voltar para o Brasil, Ay Dios mío, como dizem por aqui, os borícuas!

Com seu carisma, uma voz doce e potente ela cativou o público de Porto Rico, mas não pense que este trabalho foi fácil, pois como ela mesma comentou, é um grande desafio introduzir um estilo de música em um país, mesmo sendo a música brasileira super bem aceita em vários países do mundo. Hoje, Débora é uma estrela que brilha no universo da paixão “borícua” pela Música Popular Brasileira.

Atualmente, Débora Brum se apresenta em vários lugares dentro e fora de Porto Rico, já abriu concertos para grandes artistas, como Milton Nascimento e Alexandre Pires, cantou no concurso “Miss Brasil USA” e no “Brazilian Press Awards” na Flórida, homenageando e compartilhando com artistas brasileiros reconhecidos como Jorge Ben Jor, Alcione, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Jair Rodrigues, entre outros.

A artista conta com diferentes agrupações musicais para suas apresentações, além de um estúdio de ensaio e gravação, onde gravou seus CD´s: “Brasileira” e “Mi Vida”. Você consegue encontrar suas canções no iTunes para compra ou no Spotify e para Débora, o mundo não tem fronteiras e Deus não te dá sonhos sem o poder para realizá-los.

Débora mora em San Juan, capital de Porto Rico, desde 1994, vivendo de música e promovendo a Música Popular Brasileira (MPB) em um país onde a música é quase uma religião e o respeito pelo músico brasileiro é incomparável.

Durante mais de 20 anos, ela continua trabalhando com muito amor, carinho e dedicação para representar em Porto Rico a nossa música brasileira, que é tão rica, bonita e recheada de cultura.

Débora faz muito sucesso tanto com os brasileiros que vivem em Porto Rico quanto com os porto-riquenhos. Foi difícil conseguir um horário com a moça e quando saímos para caminhar por Porto Rico, sempre aparece alguém para cumprimentar, parabenizar, pedir uma foto. Ela é muito fofa e atenciosa com todos.

Quando você estiver passeando por Porto Rico, visite o site e o Facebook da Débora Brum e veja a programação da semana para assistir a um show. Garanto que você vai adorar!

Beijos e até o nosso próximo post!

Related posts

Minha casa é onde o coração está

Vanessa Tenório

Dicas para planejar uma viagem

Jéssica Trindade

Escolas inovadoras na Galícia

Vanessa Tenório

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação