BrasileirasPeloMundo.com
Brasileiras Pelo Mundo Porto Rico

Débora Brum, a brasileira que canta e encanta Porto Rico

Débora Brum, a brasileira que canta e encanta Porto Rico.

Foi uma honra receber a cantora Débora Brum em minha casa para fazer uma maquiagem casual com direito a uma entrevista bem gostosa e informal.

No dia 11 de maio de 2018, Débora Brum participou do evento Brazilian Press Award, no Broward Center – Fort Lauderdale – USA, que homenageou os 60 anos da Bossa Nova e ela recebeu o título de Embaixadora de Arte e Cultura, um orgulho para todos nós, brasileiros e borícuas!

Meu primeiro contato com Débora foi por Internet, via Skype, durante o intervalo de um show, pois meu esposo Julian queria contratá-la para cantar em nosso casamento e foi lindo demais. Débora começou cantando a música da nossa primeira dança, “Eu sei que vou te amar”, e esta música sempre me emociona muito!

Desde este momento percebi que estava conhecendo uma cantora profissional super talentosa e que representa muito bem o nosso país em Porto Rico, cantando e encantando a todos com sua voz suave e marcante, e o mais importante, me fez sentir bem-vinda ao meu novo lar, Porto Rico.

Foto: acervo Pessoal

Para que vocês conheçam mais sobre esta mulher linda e preciosa, aqui vai um pouquinho da história de como tudo começou, um verdadeiro…era uma vez!

Leia também: Dicas para morar em Porto Rico

Débora Brum nasceu em Porto Alegre, sul do Brasil, e aos 6 anos começou a desenvolver o seu interesse pelas artes, primeiro estudando ballet, depois violão e canto.

Aos 15 anos, mudou com sua família para o Rio de Janeiro, formou sua primeira banda musical e começou a fazer apresentações nas universidades, salas de concerto e em diferentes bares da cidade. Desde jovem, sempre muito corajosa e determinada.

Aos 18 anos, quando estava cursando Universidade de  Comunicação, deu início ao seu sonho, matriculou-se numa escola de cantoterapia no Rio de Janeiro para seguir desenvolvendo sua habilidade musical. Posteriormente, começou a ensinar vocalização para adultos e aula de violão para crianças.

Depois de 3 anos trabalhando na escola de cantotetapia da Sonia Joppert, ela recebeu a ligação de uma amiga perguntando se ela conhecia alguém para trabalhar em cruzeiros marítimos fora do Brasil como animadora, bailarina e cantora, apresentando-se para pessoas de diferentes nacionalidades e diferentes idiomas. A resposta de Débora foi, sim, eu posso fazer este trabalho, sem saber que a partir deste momento a sua vida mudaria completamente.

Leia também: Dicas de como traballhar em Porto Rico

Após esta experiência de trabalhar em cruzeiros e sempre em busca de seus sonhos, ela chegou em Porto Rico e decidiu ficar. Primeiro porque se encantou pela Isla del Encanto que, na minha opinião, é um paraíso tropical. E segundo porque se apaixonou por um menino. Ela comentou que o mais difícil foi contar esta novidade para sua mãe, ou seja, que ela não iria mais voltar para o Brasil, Ay Dios mío, como dizem por aqui, os borícuas!

Com seu carisma, uma voz doce e potente ela cativou o público de Porto Rico, mas não pense que este trabalho foi fácil, pois como ela mesma comentou, é um grande desafio introduzir um estilo de música em um país, mesmo sendo a música brasileira super bem aceita em vários países do mundo. Hoje, Débora é uma estrela que brilha no universo da paixão “borícua” pela Música Popular Brasileira.

Atualmente, Débora Brum se apresenta em vários lugares dentro e fora de Porto Rico, já abriu concertos para grandes artistas, como Milton Nascimento e Alexandre Pires, cantou no concurso “Miss Brasil USA” e no “Brazilian Press Awards” na Flórida, homenageando e compartilhando com artistas brasileiros reconhecidos como Jorge Ben Jor, Alcione, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Jair Rodrigues, entre outros.

A artista conta com diferentes agrupações musicais para suas apresentações, além de um estúdio de ensaio e gravação, onde gravou seus CD´s: “Brasileira” e “Mi Vida”. Você consegue encontrar suas canções no iTunes para compra ou no Spotify e para Débora, o mundo não tem fronteiras e Deus não te dá sonhos sem o poder para realizá-los.

Débora mora em San Juan, capital de Porto Rico, desde 1994, vivendo de música e promovendo a Música Popular Brasileira (MPB) em um país onde a música é quase uma religião e o respeito pelo músico brasileiro é incomparável.

Durante mais de 20 anos, ela continua trabalhando com muito amor, carinho e dedicação para representar em Porto Rico a nossa música brasileira, que é tão rica, bonita e recheada de cultura.

Débora faz muito sucesso tanto com os brasileiros que vivem em Porto Rico quanto com os porto-riquenhos. Foi difícil conseguir um horário com a moça e quando saímos para caminhar por Porto Rico, sempre aparece alguém para cumprimentar, parabenizar, pedir uma foto. Ela é muito fofa e atenciosa com todos.

Quando você estiver passeando por Porto Rico, visite o site e o Facebook da Débora Brum e veja a programação da semana para assistir a um show. Garanto que você vai adorar!

Beijos e até o nosso próximo post!

Related posts

Conheça três brasileiras empresárias na Suécia

Verônica Ferreira Iwarson

Você também se sente estrangeiro quando volta ao Brasil?

Liliane Oliveira

Fisioterapeuta brasileira na China

Christine Marote

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação