Dicas para morar em Porto Rico
Você e sua família decidiram mudar para Porto Rico, um paraíso no Caribe!
E agora, por onde começar? Quais são os primeiros passos para determinar em que parte de Porto Rico devemos morar? Comprar ou alugar? Onde consigo encontrar informações para iniciar a minha pesquisa? Existe algum tipo de ajuda? Como consigo financiamento?
Estas são as dúvidas mais frequentes e serão abordadas neste post.
Porto Rico pode ser uma pequena ilha, mas é bem populoso. Dos 3,4 milhões de habitantes, pelo menos um terço vive em San Juan (capital) ou nos municípios que estão próximos.
Existe trânsito, sim, no período da manhã (das 7h30 até as 9h) e no período da tarde (das 16h até as 18h30). Importante considerar esta informação antes de decidir onde morar, principalmente se tiver filho na escola.
Como determinar onde quero morar?
Se for possível explorar Porto Rico antes da mudança para avaliar distância do trabalho, opções de escola, quais áreas considerar, quais descartar, etc., ótimo! Caso não tenha tempo de vir antes de uma mudança definitiva, apresento algumas recomendações práticas.
Leia também: Vistos para morar nos EUA
Morar próximo ao mar é, sem dúvida, muito atraente, não é verdade? Porém, essa opção tem um preço, ou seja, quanto mais perto do mar, mais caro será o imóvel, tanto para alugar quanto para comprar.
Se você é solteiro ou casado sem filhos, os bairros Condado, Miramar (San Juan) ou Isla Verde (Carolina) são bem interessantes para começar a explorar. Estes bairros combinam turismo, praia e restaurantes, com área residencial de alta densidade populacional, sendo que a opção mais comum são os apartamentos. Os de um ou dois quartos você consegue alugar a partir de $1,200, até $2,500 por mês, dependendo do estilo de vida que você procura.
Se está trazendo sua família e tem interesse pela área de San Juan, o aluguel de um apartamento de 3 dormitórios custa a partir de $1,800. Os bairros de Condado, Miramar e Isla Verde possuem excelentes escolas particulares. Algumas das principais, a considerar para visitar e conhecer são: St. John, Robinson e Academia del Perpetuo Socorro. Todas bilíngues (inglês e espanhol).
Se você prefere morar com sua família em uma casa, em um bairro bom e bem residencial, boas possibilidades são Guaynabo (com muitas casas) ou Rio Piedras. Os apartamentos desta região são bem maiores do que os de Condado, Miramar ou Isla Verde, além dos valores serem mais em conta. Encontra-se, por exemplo, com 3 quartos, apartamentos a $1,200 o aluguel por mês, e casas a partir de $1,800 por mês.
Claro, quanto mais luxuoso o imóvel, mais caro será o valor do aluguel/compra.
Nestes bairros também existem excelentes escolas, tais como: Academia San Ignacio, Colégio Maristas, Academia San Jose, Academia Maria Reina e Baldwin School. Todas bilíngues (inglês e espanhol).
Agora, se você quer morar próximo a San Juan, ter uma boa qualidade de vida com um preço mais acessível, pode explorar as áreas residenciais do município de Bayamón, que faz fronteira com Guaynabo e San Juan.
Muito agradáveis e um pouco mais afastados de San Juan estão os municípios de Dorado (cerca de 30 minutos a oeste) e Palmas del Mar (45 minutos a sudoeste).
Há, ainda, os pueblos – como são conhecidos os municípios – de Rio Grande, Fajardo, Luquillo, Carolina, Toa Alta e Toa Baja. Apenas como informação adicional, o aeroporto principal de Porto Rico, Luiz Muñoz Marín, está localizado em Carolina!
Uma vez selecionada a região ou bairro que lhe interessa, o próximo passo a decidir é: comprar ou alugar?
Se você pretende morar em Porto Rico por pouco tempo, alugar é a melhor opção. O valor dos aluguéis tem se mantido constante no mercado. No entanto, se vai morar por 5 anos ou mais, pode considerar a compra de uma propriedade.
Somos uma ilha e a quantidade de casas e apartamentos para moradia é limitada.
Se você tem interesse em investir neste paraíso, o momento para comprar é agora. Desde 2006 a economia de Porto Rico tem sofrido bastante, e o valor das propriedades caiu radicalmente. Por exemplo, em 2006, uma propriedade que custava em torno de $385,000 pode ser comprada, hoje, por $240,000.
Para comprar ou alugar o imóvel dos seus sonhos, você pode começar pesquisando as propriedades anunciadas na Internet. Neste momento, a melhor opção de website é o clasificadosonline. Outras alternativas são: clasificadosPR e uma nova alternativa de site em desenvolvimento que se chamará puertoricoW.
Uma boa ideia pode ser contar com ajuda gratuita para encontrar o imóvel que você procura, seja para alugar ou para comprar, contratando os serviços de um corretor de imóveis (conhecido aqui como corredor de bienes raíces). É gratuito para quem está comprando ou alugando porque a comissão da transação, como regra geral, será paga pelo proprietário do imóvel.
Se decidiu comprar um imóvel antes de iniciar a busca, minha sugestão é que procure um banco comercial ou hipotecário e solicite que esta instituição lhe pré-qualifique para a compra. Não é necessário ser cidadão americano para comprar um imóvel; porém, o processo como um todo tem seus desafios. Agindo desta forma, você saberá todos os pré-requisitos, formas de pagamento, financiamento, etc. Geralmente, o prazo da hipoteca gira em torno de 30 anos, com juros de 4% ao ano.
É claro que você pode fazer a sua pesquisa sem a ajuda de um corretor. Eu, em especial, sempre prefiro contar com a orientação de um profissional, tanto para alugar quanto para comprar. Desta forma, temos mais informação sobre a área, as condições e particularidades do imóvel; itens super importantes que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão final.
Eu fico à disposição caso queira esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto.
Seja super bem-vindo a Porto Rico, la Isla del Encanto!
11 Comments
Tenho acompanhado a imprensa dos EUA e não é isso que estão dizendo de lá – Porto Rico – sim, depois do furacão – nem lembro o nome – o último que arrasou a ilha, não há energia elétrica, nem água potável, será que é como aqui no “país do futuro”, onde isso só ocorre com os pobres, os ricos não tem problemas???
Gostaria de maiores informações, não essa pasteurização. obrigado.
Oi Jorge, obrigada por escrever.
Em setembro/2017 passaram 2 furacões por Porto Rico (Irma e Maria), sendo o furacão Maria o mais forte e que deixou todo o país sem energia elétrica. O país passou por um processo de reconstrução, e as regiões mais afastadas e de difícil acesso foram as que mais tiveram que esperar para voltar a ter energia elétrica em suas casas.
Hoje, temos mais de 90% das residências com energia elétrica e água potável. Se você tem interesse por informações mais atualizadas sobre Porto Rico, eu te recomendo o jornal online ENDI e a rádio WKAQ 580 AM, ambos de Porto Rico.
Saludos!
Eu estive ai em porto rico de passagem a trinta anos atraz, era um lugar pitoresco. gostei muito
Oi Francisco,
Porto Rico continua lindo e quando você quiser voltar, será muito bem-vindo!
Abs,
Cris Rivera
Cris,
Tudo bem? Gostaria de saber sobre as dificuldades que um brasileiro encontra para conseguir um visto definitivo para Porto Rico. E quais seriam as dificuldades de equivalência de Curriculum de médico para atuar ai? Agradeço a atenção desde já e parabéns pelo blog.
Oi Jaime, obrigada!
O visto para trabalhar/morar em Porto Rico é o visto americano, como Porto Rico pertence aos Estados Unidos e as regras de imigração são federais, o processo é exatamente o mesmo em todos os estados americanos.
No meu caso, eu me casei com um cidadão americano e o meu visto demorou 1 ano para ser totalmente aprovado. Com relação ao visto de trabalho, geralmente é a empresa que está te contratando que ajudará com todos os detalhes. Eu fiz um outro post no site brasileiras pelo mundo com informações sobre visto americano e com alguns websites para pesquisa, dá uma olhadinha por favor, nestes sites você encontrará informações mais atualizadas de como proceder.
Com relação as dificuldades de equivalência de Curriculum na área médica, eu não sei te informar como funciona o processo, porém eu posso pesquisar com um médico conhecido da família e te respondo por e-mail.
Se você quiser me escrever, meu e-mail é blogcrisrivera@gmail.com e me informe por favor qual é a sua especialidade médica, quem sabe consigo encontrar alguém com a mesma especialidade e que possa te ajudar a esclarecer as dúvidas.
Um grande abraço,
Cris Rivera
Oi bom dia ! Quero passar uns dias em Porto Rico com a minha família e alugar um apartamento no bairro condado . Posso ficar tranquila em relação à segurança? Obrigada.
Oi Paula,
O bairro de Condado é bem turístico, porém como em qualquer outra cidade principal do mundo é importante ter cautela. Eu e meu marido já moramos no bairro de Condado e nunca tivemos nenhum incidente, mas é bom estar atento.
Condado é um bom lugar para conhecer, as praias são lindíssimas e se você tiver oportunidade, conheça também Viejo San Juan que é super perto, cerca de 10 minutos de carro (Uber).
Eu tenho alguns vídeos no Youtube mostrando tanto Condado quanto Viejo San Juan, além de outros municípios interessantes para conhecer em Porto Rico.
Você encontra o meu canal no Youtube como Cris Rivera, segue abaixo alguns vídeos.
Vídeo de Condado
https://youtu.be/KYKnOOkilvY
Vídeo sobre Viejo San Juan
https://youtu.be/_4I-0vLAm20
Um abraço e seja bem-vinda a Porto Rico!
Cris Rivera
Oi Dona Cris, o meu nome é Lucas sou de São Paulo, eu gostaria de saber como seria morar em porto rico. Eu tenho um espanhol muito bom, eu sempre procuro estudar espanhol ou praticar essa língua. Inclusive as gírias do espanhol para estar sempre em dia ????. Como seria chegar em porto rico ou melhor seria bom eu viajar algumas vezes para ter uma noção melhor do território?
Eu sempre tive um atração, em relação a porto rico desde de criança, mais nesses últimos anos ficou mais forte, por conta do reggaeton que fez com que eu me aproximasse desse país.
Oi e um prazer. Estrei com pedido de permanencia nos Estados Unidos, portanto nao posso sair do pais. Estava pensando em esperar um pouco os resultados em Porto Rico. Existe uma comunidade brasileira significativa na ilha ou sao poucos; ….
Agradeco sua informacao.
Olá Valdenor,
A autora não faz mais parte do nosso time de colunistas. No momento não temos ninguém escrevendo de Porto Rico para tentar lhe ajudar.
Equipe BPM