BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Costa Rica

Dez motivos para morar na Costa Rica

Dez motivos para morar na Costa Rica.

A Costa Rica normalmente aparece entre os dez países mais felizes do mundo, é o campeão da América Latina. Entretanto, existem outros fatores, que fazem com que a vida por aqui seja mais tranquila e tenha mais qualidade em muitos aspectos.

Considerei a minha opinião e a minha experiência para apresentar as dez razões para viver na Costa Rica.

1) Clima

A Costa Rica foi abençoada pelo seu clima. Ainda mais para quem não gosta de temperaturas baixas, assim como eu, a Costa Rica é uma excelente opção. Na parte litorânea, a temperatura média é de 28 °C, já na capital, por ser mais alta, a média é de 22 °C. As estações por aqui são divididas entre inverno e verão, mas a diferença não é pelas temperaturas e sim pelas chuvas, no inverno que compreende de abril a novembro, chove, e de dezembro a março, no verão, o clima é seco. A temperatura não oscila muito e a chuva por aqui é sempre passageira, chovendo em média de 1-2 horas por dia somente. Casacos grossos, luvas e gorros não se vê por aqui! Inclusive a cidade Grécia, aqui na Costa Rica, é considerada com um dos melhores climas do mundo para os idosos, pois não existe quase nenhuma oscilação de temperatura.

2) Praias

A variedade de praias lindíssimas com certeza é, para mim, uma das principais razões de se viver por aqui Tem praia para todos os gostos, mar calmo, azul cristalino, com ondas, com areia branca, com areia preta, com areia fina, com conchas no lugar de areia… Realmente é impossível não ser apaixonado pelas praias desse país, ainda mais que a temperatura da água fica próximo dos 25 °C.

Praia Blanca e sua água cristalina no lado do Pacífico
Praia Blanca e sua água cristalina no lado do Pacífico

3) Segurança

Viver em um local seguro, sem medo de ser assaltada, hoje em dia é ter qualidade de vida. A Costa Rica não é um país de primeiro mundo, tampouco totalmente seguro, mas aqui ainda podemos caminhar pelas ruas sem nos preocuparmos. Existem furtos, mas a proporção ainda é pequena para assaltos. O sentimento de estar em um lugar seguro é de extrema liberdade, poder voltar caminhando para a casa e saber que irei chegar tranquila é maravilhoso.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

4) Contato com a Natureza

Se você é um amante da natureza e de paisagens lindíssimas, a Costa Rica é o seu destino!Mais de 48% de sua área são florestas, com isso podemos ter uma ideia de quão verde é o país.Tem formações de cordilheiras de norte a sul, vulcões, serras, praias, lindas paisagens e uma flora e fauna muito ricas e preservada. Leis ambientais protegem 25% das áreas de florestas. Por aqui existem muitos Parques Nacionais, eles são uma ferramenta importante para a preservação e para a atração de turismo ecológico.

5) Pacífico e Atlântico

Na Costa Rica é possível visualizar e tomar banho em 2 oceanos no mesmo dia! Sim,você pode ir do oceano Atlântico até o oceano Pacifico em apenas algumas horas, pela manhã um mergulho nas águas do Caribe, pela tarde, um pôr do sol do outro lado! Por ser um país pequeno, é possível atravessar de costa a costa em um único dia. A costa do Pacífico é muito mais extensa, além de muitas praias serem das mais bonitas e possuir melhor infraestrutura. O lado caribenho possui um imenso Parque Nacional do Tortugueiro, além de uma grande população afro e muita influência da cultura “reggae”.

Praia Manzanillo no lado do Atlântico
Praia Manzanillo no lado do Atlântico

6) Hospitalidade

Os costa riquenhos são um povo muito carismático, simpáticos e acolhedor, eles fazem você se sentir em casa, literalmente. Estão sempre dispostos a ajudar, a conversar, a querer saber sobre o Brasil e sempre tranquilos e donos de uma leveza invejável, são um povo realmente “ Pura Vida”, conforme diz o lema do país. Com um ritmo mais devagar e sem pressa para viver.

É muito comum você ouvir um “Con mucho gusto” depois de pedir qualquer coisa a um costa riquenho, essa expressão significa que eles estão fazendo aquilo com o maior prazer – e não é só da boca para fora mesmo. Sou fã do jeito “Pura Vida” de ser.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

7) Idiomas

A língua oficial da Costa Rica é o espanhol, mas devido ao grande número de turistas americanos, muitos “ticos e ticas”(maneira carinhosa de chamar um costa riquenho) falam inglês. Isso possibilita a vivência com duas das línguas mais faladas do mundo e uma ótima oportunidade para o aprendizado desses dois idiomas.

8) Frutas Tropicais

As frutas tropicais da Costa Rica são uma delícia, a banana, o mamão e o abacaxi são frutas deliciosas, muito doces. Impossível não provar essas frutas e ficar com água na boca. Com as temperaturas altas é um excelente convite uma frutinha bem gelada e bem docinha!

9) Educação

As escolas públicas da Costa Rica são boas, como o país não possui exército, todo o dinheiro destinado para o exército vai para a educação, o que torna o ensino público ter ótima qualidade. Muitas escolas públicas são bilíngues inclusive. Mais de 96% da população é alfabetizada, um índice maravilhoso para um país em desenvolvimento.

Leia também: custo de vida na Costa Rica

10) Surf o ano todo

Para quem surfa, a Costa Rica realmente é um paraíso! Existem muitas opções de ondas, esquerdas, direitas, tubos. Você pode circular pelo país surfando uma onda diferente a cada dia. Além de surfar nos dois oceanos, pois a época do surf em cada um é diferente. Os melhores meses de surf no oceano Atlântico vão de novembro a março e do lado do oceano Pacífico, de abril a outubro, podendo ter ondulação também no Pacífico norte nos meses de novembro a março. Uma ótima opção para uma surftrip ou simplesmente para aprender a surfar.

Surf na Playa Hermosa
Surf na Playa Hermosa

Related posts

Dicas para alugar imóvel na Costa Rica

Jesuela Macedo

10 diferenças entre Alemanha e Portugal

Nathalia Vitola

10 motivos para não se mudar para Cingapura

Fernanda Froimtchuk

38 comentários

Luciana Komeorski Maio 25, 2016 at 11:02 pm

Adorei!!! concordo 1000% com todos os pontos!
suspeita pra falar porque também sou PURA VIDA!
Viva a Costa Rica!!!
Vem pra cá!

Resposta
fran Julho 6, 2016 at 12:18 am

Quero ir sim…..

Resposta
Franciane Reis Julho 13, 2016 at 11:23 pm

Oi Xará,

Estamos aguardando sua visita aqui na Costa Rica!
Quando quiseres aparecer por aqui é só solicitar um orçamento para [email protected] faremos uma cotação com o maior prazer para receber você de braços abertos aqui na Costa Rica!

Pura Vida!

Abraços
Fran

Resposta
Cleber Antonio Marçal Janeiro 1, 2019 at 5:57 pm

com quantos dólares é possível viver na costa rica?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 8, 2019 at 6:41 pm

Olá Cleber,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Costa Rica chamada Lorena Schramm que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Marli Salete Fasoli Junho 29, 2016 at 2:37 pm

lugar lindo,gostaria muito de visitar até morar sou sevidora publica aposentada ganho em média dois mil reias por mes,gostaria de saber se é viável pos também tenho cuurso de técnica em turismo.

Resposta
Franciane Reis Junho 30, 2016 at 1:52 am

Oi Marli tudo bem? Realmente a Costa Rica é muito linda!Tem como se viver com essa quantia uma vida simples por aqui. Qualquer dúvida estou a disposição! Espero que continues acompanhando todos os textos sobre a Costa Rica. Abraços Franciane

Resposta
Rosalvo Ivo Kuhn Julho 4, 2016 at 10:05 am

Qual o tempo legal máximo de permanência do turista, no país?
Quais as praias com águas calmas e próximas de assistência médica, se necessário?
Opções de hospedagem, na mesma área?

Resposta
Franciane Reis Julho 4, 2016 at 6:10 pm

Oi Rosalvo, tudo bem? O tempo máximo do visto cedido pela Costa Rica para ficar como turista é de 90 dias. As praias da região de Puntarenas e Guanacaste possuem águas calmas e próximo existem centro de saúde e hospitais. E as opções de hospedagens são muito variadas, como a Costa Rica é um país muito turístico, existem muitas opções de hospedagens de diferentes valores. Depende muito do que você anda buscando. Eu trabalho com turismo e no nosso site temos valores de pacotes com hospedagem, caso queira dar uma olhada é http://www.oceanlifetrips.com
Qualquer outra dúvida estou a disposição. Abraços

Resposta
Carla Julho 6, 2016 at 9:12 am

Eu achei maravilhoso!!!
O importante é encontrar a oportunidade certa!!????

É esse é o momento,pois aqui no Brasil para um futuro já deu!!!
Está inviável ter segurança e qualidade de vida!!

Resposta
Franciane Reis Julho 7, 2016 at 5:45 pm

Oi Carla, obrigada!
Continua seguindo meus textos sobre a Costa Rica e quando quiseres conhecer esse país maravilhoso,
entre em contato que trabalho com turismo.
Abraços Fran

Resposta
Marcus Julho 13, 2016 at 12:58 pm

Excelente matéria Franciane, parabéns !
Eu e minha esposa conhecemos alguns países, mas quando vamos fazer um roteiro de viagem, nunca priorizamos a AL (um erro). Apesar de nossos filhos morarem na Austrália, ainda temos fortes laços no Brasil e não podemos mudar para lá ainda. Assim, estamos pesquisando alternativas mais próximas e a COSTA RICA nos chamou bastante atenção.
Pode nos fornecer mais informações sobre o processo de imigração ? Se investirmos no país, há algum programa de visto de permanência ? Ouvi falar que se comprovarmos renda (aposentadoria) de no mínimo R$ 4.000,00 o país concede visto, é verdade ?

Resposta
Franciane Reis Julho 13, 2016 at 11:19 pm

Oi Marcus tudo bem? Muito obrigada!Eu sou suspeita para falar sobre a Costa Rica, pois sou apaixonada por esse país!
Estou formatando um texto sobre esse assunto, mas confesso que ainda tenho poucas informações. Sei que para aposentado com uma renda comprovada de U$1000,00 é possível receber o visto. Qualquer dúvida pode escrever para o e-mail da nossa empresa de turismo [email protected] e caso queira um orçamento para uma viagem também estamos a disposição de vocês. Espero esclarecer todas as tuas dúvidas no texto que estou formatando. Obrigada por acompanhar o BPM. Abraços Fran

Resposta
Bruna Julho 22, 2016 at 10:17 am

Estou apaixona por esse país,tudo maravilhoso eu e meu marido estamos pensando em sair do país para podermos criar melhor nosso filho,eu não imaginava que Costa Rica era um país tão bom.
Obrigado por nós ajudar.

Resposta
Franciane Reis Julho 22, 2016 at 3:55 pm

Oi Bruna, tudo bem? Sou suspeita para falar pois sou apaixonada por esse país! Mas aconselho vocês a virem conhecer antes de morar, fazer uma viagem para conhecer algumas regiões e depois definir onde seria melhor morar. Se precisarem de dicas e informações podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e continua acompanhando aqui no BPM os textos da Costa Rica! Abraços

Resposta
Liege Keller Cintrão Julho 26, 2016 at 8:00 pm

Oi Franciane, existe a possibilidade de aposentados brasileiros conseguirem visto para morar em Costa Rica? eu e meu esposo esta,os pensando seriamente em morar em outro país e Costa Rica está em primeiro lugar no rancking para Brasileiros. Você teria como informar onde posso buscar maiores informações a respeito ?

Resposta
Franciane Reis Agosto 11, 2016 at 3:29 pm

Oi Liege, tudo bem? Existe sim a possibilidade. Você pode conferir mais informações no site da imigração da Costa Rica.
E continua acompanhando o Blog que logo logo falarei sobre esse assunto por aqui!
Caso queira conhecer o país antes de tomar a decisão da mudança, trabalhamos com turismo e podemos ajudar 🙂
Fico a disposição,
Muito Obrigada
Fran

Resposta
karoline Setembro 13, 2016 at 2:51 pm

achei mt legal deve ser otimo viver em prais bom aproveito legal saber q é formada em publicidade e propaganda é o que eu quero fazer ahuhashsu

Resposta
Franciane Reis Setembro 14, 2016 at 3:43 pm

Oi Karoline, foi uma ótima mudança realmente! A Costa Rica é linda! Quando quiser conhecer entre em contato 🙂
E continua lendo meus textos aqui no Brasileiras pelo Mundo! Obrigada pelo contato. Abraços Fran

Resposta
José Carlos Viana Setembro 14, 2016 at 7:50 pm

Olá!
Estive na Costa Rica e, de fato é um bom lugar para viver.
Povo hospitaleiro, sempre alegre….
E, me surpreendeu é como eles valorizam seu país…..
Estive em Jacó, San José, Grécia,
Puntarenas,

Valeu pena!

Resposta
cristina wellen Setembro 24, 2016 at 2:07 am

Estou muito interessada no país. Eu curso arquitetura e busco pelo melhor país para viver e exercer minha profissão mas não encontro informações que me esclareçam como é o mercado de trabalho dentro da minha área. Se poderem me esclarecer ficarei muito grata. Também gostaria de saber sobre a saúde pública do país. Agradeço a atenção, se puderem me enviar um e-mail resposta ajudará muito.

Resposta
Rossana Outubro 5, 2016 at 5:17 pm

Olá Franciane ! Otima materia .
Bem tbem somos gauchos mas atualmente morando na Inglaterra , já moramos Italia e uns 11 anos nos USA … bem aventureiros .
Mas em todas essas oportunidades focamos mais na parte financeira que na qualidade de vida , agora queremos mudar . (acabamos por ficar em localidades de clima frio sem praias )no Brasil sempre ia curtir praias em Santa Catarina ( ah já moramos na Bahia tbem ) meu esposo tbem é um amante dos esportes (surfista e ciclista) .
pensando agora em um pais como a Costa Rica – ficamos muito interessados , mas tbem temos uma filha de 8 anos e já entamos com 50-45 anos .
Alem de falar ingles fluente e estas experiencias multi culturais , mas acho que teriamos que ir pensando em abrir algum negocio achamos que seria mais facil para obter visto etc… pois idade para emprego ai tem algum preconceito -barreira?
Processo de imigracao é muito complicado?

Pensando em ir de ferias ,mas dependemos calendario escolar da filha , qual o tempo ideal para conhecer um pouco as prais ,locais, sistema do pais ?

Bjs (guria rsrsrs)

Resposta
Franciane Reis Outubro 6, 2016 at 4:08 am

Oi Rossana, tudo bem? Que bom que você gostou do texto!
Uau guria já circularam muito por esse mundão hein! Que bacana.
Sobre mercado de trabalho depende muito as áreas de vocês. Mas abrir negocio por aqui é um bom caminho!
Meu conselho sempre é passar uns dias de férias antes para sentir um pouco o país, acredito que em 15 dias vocês consigam conhecer pelo menos 3 regiões do país.
Nós trabalhamos com turismo, sou suspeita para falar, mas sou apaixonada por esse país!
Caso queira dicas ou mais informações fique a vontade para escrever para o meu e-mail [email protected]
E continua acompanhando os textos aqui no BPM 🙂
Beijos

Resposta
José Roberto Soares Outubro 25, 2016 at 10:47 pm

Aloha Fran Reis e maridão…
Ano que vem vou conhecer Costa Rica e sua publicação me deixou mais confiante.
“Me parece que ainda existe um local neste pequeno planeta onde as pessoas se respeitam!”
Tenho 55 anos e minha esposa 53, iniciei no surf aos 48 anos e busco realizar mais um sonho.:
“envelhecer com saúde e qualidade de vida!”
Moro em Peruíbe-SP e o stress com o desrespeito pela natureza, tanto por parte dos governantes como por parte dos turistas é muito grande. Sem falar nos assaltos, violência, indiferença, etc… etc… Mais o que mais me desmotiva com meu país é a falta de perspectiva de interrupção da corrupção! Vocês sabem como é!
Sou ex-analista de sistemas (jurássico) espiritualista e estudo a conciênciologia!
Quero continuar praticando a vida simples (com saúde) e a posse do necessário…
O que vocês podem me adiantar sobre esta perspectiva antes de minha viagem de “reconhecimento” ?
(já sei que você é suspeita pra falar rsrsrs… mas quero muito ouvir sua opinião!)
Forte abraço!

Resposta
Franciane Reis Outubro 28, 2016 at 2:11 am

Olá José Roberto! Que legal que você vêm conhecer a Costa Rica! Tenho certeza que irás gostar muito desse lindo país!
Pelo que você contou aqui, acho que a Costa Rica se enquadra bem no que vocês estão buscando para a vida de vocês.
O meu texto desse mês aqui no Blog foi sobre custos de vida aqui na Costa Rica, aconselho a leitura para saberes mais sobre os valores por aqui.
Já retornamos seu e-mail com algumas dúvidas também. Qualquer coisa estou a disposição. Pura Vida! Abraços

Resposta
Luiz da Silva Gomes Netto Novembro 23, 2016 at 8:51 am

Olá Franciane Reis, quero sair do Brasil, venho pesquisado muito sobre os possíveis lugares e Costa Rica me chamou a atenção!! Não sou aposentado, tenho 36 anos, sou formado em Educação Física e possuo uma pequena empresa do setor siderúrgico, gostaria da sua opinião quanto a me mudar e estabelecer um comércio aí ou mesmo trabalhar em outras empresas aí!! O que você me sugere? Desde já obrigado

Resposta
Franciane Reis Dezembro 9, 2016 at 5:44 pm

Oi Luiz, tudo bem? Eu sou super suspeita para falar da Costa Rica, pois sou encantada por esse país!
Tem muito campo por aqui e depende muito a região que você gostaria de morar! O que eu sempre sugiro para todo mundo é vir passar umas férias antes por aqui para conhecer um pouco melhor! Assim você mesmo tira suas próprias dúvidas 🙂
Qualquer coisa podemos falar por e-mail [email protected] Abraços

Resposta
Sergio Ricardo Fevereiro 17, 2017 at 12:06 am

Estou a procura de um pais mais Seguro para viver com minha esposa e filha.
Somos empresários na área de tecnologia (Assistência Computadores e Smartfones).
Mas tem sido muito ruim com a falta de segurança e instabilidade financeira! Vou fazer um Tur e deixar a família decidir.

Resposta
Abíude Marques de Souza Maio 2, 2017 at 6:37 pm

Oi Franciane, acabei de conhecer seu blog e já estou escrevendo! De uns anos pra cá tenho sentido muito desejo de morar fora do Brasil. Cair fora da daqui! O que me prende aqui são apenas os parentes e amigos! Ha algum tempo venho sentindo desejo de conhecer a Costa Rica e quem sabe morar, dentre outros motivos, também pela proximidade das outras Américas! rs… A minha filha tem planos de morar na Austrália quando casar e eu já pensei em morar la também. Só que é longe demais! Conheço o oriente médio, estados unidos, Europa (bem) e parte da ásia. dos países que conheço o único que senti o desejo de morar foi na austrália, pela qualidade de vida que o pais oferece, no caso, seria em Melbourne! Tudo lá é bom, mas como disse, é longe demais! Ultimamente tem crescido o desejo de ir embora do Brasil, mas você está absolutamente correta quando diz que primeiro tem que ir como turista. Eu acredito q tem que passar pelo menos uns 30 dias no pais que deseja viver, com olhos de futuro morador. Ha que se analisar a questão da segurança, saúde publica, clima, transporte, custo de vida (aluguel, alimento) etc. Partindo do principio que não conheço nada de Costa Rica, gostaria que vc me indicasse uma ou duas cidades que eu poderia priorizar para conhecer a principio, como olhos de futura moradora. Poderia me sugerir? Ah, eu tenho 58 anos e meu esposo 62. Ele é aposentado e eu acredito que neste ou no próximo ano estarei aposentada também. A nossa renda é próxima dos US$ 5 mil mensais. Você acha que seria suficiente para viver ai uma vida simples, porém com um certo conforto? Muito obrigada pela atenção.

Resposta
FABIO MURILO CHIERIGATTI Maio 8, 2017 at 7:23 pm

Franciane td bem? Sou de Curitiba já visitei a Costa Rica a 3 anos atrás, espetacular meeeeesmo, pois bem, eu minha esposa e filhos temos pretensão de deixar o Brasil para viver na Costa Rica, é fácil de conseguir visto de Morador? Escola para os filhos, etc? consegue me dar algumas dicas? temos pretensão também de abrir um negócio em Nicoya (Tamarindo) por aí, sabe se é facil conseguir liberação do governo para isso?

Resposta
Sirleia souza Julho 5, 2017 at 2:20 pm

Siu de manaus e fui convidada pra trabalhar em costa rica…mais como nao conheço nada e ninguem la…tenho medo de ir..ai me ajudem

Resposta
Thiago f de Sousa Setembro 8, 2017 at 5:41 pm

Oi ..Franciane ..eu me chamo Thiago ..e moro em Canaã dos Carajás PA. Estou muito interessado . Em mora na costa rica ..pois o Brasil tá orrivel só tem corrupção . ..Gostaria de uma ajuda sua ..será que eu mia esposa e meu filho oportunidade de trabalho . Em costa rica …eu sou motorista . E esposa .e cecretaria de vendas. em uma concessionária de carros ..nós de uma dica ..por favor

Resposta
Regilaine Novembro 20, 2017 at 3:24 pm

Olá Franciane Meu marido recebeu uma proposta para ir trabalhar em SAN José na Costa Rica. Gostaria de saber se uma pessoa com um salário de 4,200 dólares consegue viver bem ai? Ou consegue viver uma vida mediana possuímos dois filhos pequenos?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 21, 2017 at 2:18 pm

Olá Regilaine,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Costa Rica.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Paulo Roberto Zancan Dezembro 12, 2017 at 3:26 pm

Parabéns pelas informações: como é a saúde aí? Tem planos? São mto caros. Como é p/ adquirir 1 imóvel pequeno com 2 dormitórios.. Sou aposentado. Minha esposa daki 5 anos. Vou te acompanhar pela tua página. Obrigado.

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 13, 2017 at 6:39 pm

Olá Paulo,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Costa Rica.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Luis Felipe Julho 9, 2018 at 8:03 pm

Luis Felipe – Porto Alegre-RS
Olá , li os comentários e informações sobre a Costa Rica e gostaria de saber qual é o valor de alugueis (casa ou aptos).Qual o valor de compra de uma casa em um bairro considerado bom.
Aguardo seu retorno.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 10, 2018 at 1:05 pm

Olá Luis Felipe,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação