BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Escócia

Dicas para alugar imóvel na Escócia

Moradia na Escócia

Dicas para alugar imóvel na Escócia

Quando estávamos morando na Irlanda e surgiu a oportunidade de mudança para a Escócia, nós começamos a pesquisar sobre moradia imediatamente : custo, mobiliado ou não, melhores e piores áreas, áreas com boas escolas e bom transporte público, exigências legais, etc.

Alugar uma residência não é uma tarefa fácil nem no Brasil, muito menos em um país estrangeiro e desconhecido. Se você está pensando em ser nosso vizinho, eu vou contar a nossa saga com algumas dicas que vão ajudar na sua experiência.

Leia também: Vistos para morar na Escócia  

Tipo do Imóvel 

Apartamento? Casa? Mobiliado? Quantos quartos? Quantos banheiros? Aceita animais de estimação? Tem necessidade de elevador? A oferta de imóveis por aqui, principalmente nas cidades maiores, não é muito grande, portanto as suas exigências vãorestringir bastante a oferta.

Nossa preferência inicial era por uma casa, mas em Glasgow tem muito menos oferta de casas para alugar do que apartamento, portanto acabamos desistindo da casa.

Aqui é muito comum imóveis mobiliados(furnished/kitted) para alugar, e depois de termos tido esta experiência na Irlanda achamos que seria mais prático aqui também. Já teríamos muita coisa para cuidar, e não queríamos nos preocupar em comprar móveis também. Geralmente os imóveis mobiliados têm camas com colchões em todos os quartos, armários, sofá, mesa com cadeiras, cozinha completa, máquina de lavar, e alguns têm também utensílios de cozinha e de limpeza. Isso facilita, mas exige também uma boa disposição e desapego para usar móveis e objetos utilizados por outras pessoas, que normalmente estão em boas condições mas precisam de uma boa faxina.

Imóveis com mais de um banheiro também é uma raridade, e com elevador mais ainda. A maioria dos prédios é de 3 andares, e não tem elevador.

Quase todos os imóveis que vimos também não aceitavam animais de estimação (pets), mas é possível encontrar opções que aceitam ou negociar com os proprietários ou agências. Neste site você encontra dicas úteis para alugar imóvel ‘pet friendly’.

Leia também: Custo de Vida na Escócia

Localização 

Se você não conhece a cidade nem ninguém que mora lá, como saber onde é melhor morar? No nosso caso, pedimos sugestão ao recrutador que estava negociando o emprego do meu marido. Ele nos deu dicas sobre as melhores e piores áreas de Glasgow. Uma boa fonte de dicas sobre os melhores lugares para morar são os vários grupos no Facebook de brasileiros que moram na Escócia : Escócia, Edimburgo, Glasgow, Aberdeen, Dundee .

Seguindo recomendações evitamos as zonas leste e norte de Glasgow, e começamos a procurar por residência e escola nas outras áreas. Utilizamos os sites Rightmove e S1homes para localizar as residências, e a partir das residências que nos interessavam checamos as escolas, clínicas gerais públicas, transporte público, e outras facilidades próximas. Tem quem prefere escolher as regiões que tem as escolas e serviços que lhes interessam, e a partir daí buscar as residências. Normalmente no detalhe do imóvel no site você visualiza as escolas e outras facilidades nas proximidades. Aqui você pode informar o ‘post code’ da residência que te interessa, e ver as escolas próximas.

Nestes 2 links vc pode ver indicações de melhores lugares para morar na Escócia e em Glasgow . Ter dicas de quem já mora aqui ajuda muito, mas a escolha é subjetiva : depende do seu orçamento, da distância do seu local de trabalho, de sua preferência por locais mais centrais ou mais periféricos, etc.

Não confie somente nas fotos ou informações dos sites, agende uma visita para ver pessoalmente as condições do imóvel. Toda visita deve ser agendada.

Custo

Obviamente os aluguéis de imóveis nas melhores áreas e mais próximos do centro são mais altos. Segundo o site Numbeo, estes são os valores médios hoje em Glasgow e Edimburgo :

  • Apartamento, 1 dormitorio, centro : £761,01(Edimburgo), £625,43(Glasgow)
  • Apartamento, 1 dormitorio, fora do centro : £602,12(Edimburgo), £441,97(Glasgow)
  • Apartamento, 3 dormitorios, centro : £1400,00 (Edimburgo), £1208,80(Glasgow)
  • Apartamento, 3 dormitorios, fora do centro : £1050,17(Edimburgo), £835,71(Glasgow)

Além do aluguel, o inquilino tem que pagar também o Council Tax que funciona como o IPTU brasileiro:  depende do valor do imóvel e normalmente é pago em 10 parcelas mensais. Exemplo de custo: 10 parcelas de £120 para um apartamento de 3 dormitórios a 10 minutos do centro.

Se você não tem ninguém aqui para fazer as visitas antes de você chegar, deve prever também orçamento para um curto período num hotel ou outra acomodação temporária tipo AIRBNB enquanto busca o imóvel ideal.

Contrato 

Tipos de Contrato: short assured é o mais usado para um período mínimo de 6 meses de contrato, e no final deste período pode ser renovado por um período menor ou maior. O outro tipo é o Assured que tem um período fixo de contrato. Nosso caso foi um short assured de 6 meses com aviso prévio de 30 dias que foi renovado automaticamente por períodos de 1 ano, sujeito a ajustes, e aviso prévio por escrito de 60 dias. O contrato deve ser assinado pessoalmente na imobiliária (letting agency).

Exigências: passaporte, conta bancária e depósito. Como para ter conta bancária você precisa ter endereço de residência, e você não tem residência ainda, os proprietários costumam aceitar carta do empregador com um depósito de um mês (nosso caso), ou exigir depósitos de até 6 meses de aluguel. Oficialmente não pode ser exigido mais que 2 meses de depósito, mas se você não tem nenhum comprovante de residência ou de emprego, eles costumam pedir 6 meses para cobrir todo o período do contrato short assured.

Links úteis

  • Rentingscotland : site criado pelo governo escocês e 2 fundações, para esclarecer dúvidas e promover as melhores práticas no aluguel de imóvel na Escócia
  • Rightmove e S1homes : sites de busca de imóveis 
  • S1homes.com/renting : guia com dicas para alugar um imóvel na Escócia 
  • Citizensadvice: problemas que você pode enfrentar ao alugar um imóvel na Escócia

Related posts

Bairros mais procurados pelos estrangeiros em Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Whisky, o presente da Escócia para o mundo

Narister Oliveira

As flores da Escócia

Narister Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação