BrasileirasPeloMundo.com
Escócia Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Vistos para morar na Escócia

bpm-vistos-para-morar-escocia

Vistos para morar na Escócia.

Segundo esta reportagem, 62% dos jovens brasileiros e 56% dos adultos com nível superior gostariam de sair do Brasil. Este número tem aumentado a cada ano, e nós ‘brasileiros pelo mundo’ conhecemos muito bem os motivos que nos levam a trocar nosso país pelo país dos outros. Por isso, com frequência amigos,  conhecidos, e leitores entram em contato comigo para saber o que precisa fazer para se mudar para a Escócia.

Eu já escrevi sobre as principais etapas da nossa mudança aqui e aqui , e o fato de meu marido ter cidadania espanhola influenciou e facilitou muito nossa escolha. Portanto, entender como funciona a política de imigração do país de destino é o primeiro passo importante do seu plano de mudança.

A Escócia faz parte do Reino Unido junto com Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, e os 4 países estão sob as mesmas regras de imigração. Vou escrever aqui sobre as principais regras de imigração atualmente em vigor para quem vem para o Reino Unido, lembrando que estas regras estão sendo alteradas devido ao ‘Brexit`. Em 2016 em um referendo os britânicos decidiram sair da Comunidade Europeia num processo conhecido como ‘Brexit’, e ainda não foram definidas todas as mudanças na política de imigração. Por isso é importante sempre consultar as fontes oficiais. Neste link oficial você pode simular a sua situação e obter orientação sobre o tipo de visto que se aplica a sua condição, ou acessar direto o site de imigração para verificar todas as opções.

Cidadão europeu e seus familiares

Se você é europeu ou tem passaporte de algum país da Comunidade Europeia(EU) ou Espaço Econômico Europeu(EEA), não precisa de nenhum visto ou permissão para morar, estudar e trabalhar na Escócia e nos outros países do Reino Unido.

Se você não tem as condições acima, mas é familiar de um cidadão europeu que mora no Reino Unido, também poderá morar, estudar e trabalhar no Reino Unido. Deverá obter um Family Visa antes de vir , e após 6 meses morando aqui poderá obter um visto de residência(residence card) de 5 anos.

A partir de 2019 todo cidadão europeu não britânico e seus familiares deverão solicitar ‘settled status’ para continuar residindo no Reino Unido. Isto será necessário para usufruir dos serviços públicos, ter direito a aposentadoria, e ter direito de solicitar cidadania britânica.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra 

Vistos de trabalho para não europeus (Tier 2)

Se você não possui cidadania europeia e deseja trabalhar no Reino Unido, existem vários tipos de vistos de trabalho. O principal, e mais cobiçado é o visto de trabalho para profissionais especializados que recebem uma oferta de trabalho de um empregador britânico. O empregador britânico deverá estar cadastrado como ‘licensed sponsor’ (patrocinador licenciado) perante o governo. Para patrocinar a vinda de um profissional não europeu o empregador tem que atender determinadas condições como : garantir que a vaga se refere a um dos empregos relacionados na lista de ocupações que podem ser complementadas com mão de obra estrangeira, comprovar que não tem profissional qualificado no Reino Unido e nos outros países da Comunidade Europeia para preencher a vaga, e que o profissional patrocinado está qualificado para o trabalho. Atendidas todas as condições o empregador fornece  um ‘certificate of sponsorship’(certificado de patrocínio) para o profissional. Este visto dá direito a permanência máxima de 5 anos e 14 dias no Reino Unido, podendo ser estendido por até 6 anos. Veja informações atualizadas no link oficial.

Vistos de Estudante para não europeus (Tier 4)

Se você não possui cidadania europeia e deseja estudar no Reino Unido por mais de 6 meses, existem vários tipos de vistos conforme este link oficial. As condições básicas para obter o visto de estudante são : obter uma oferta de vaga em uma escola licenciada pelo governo (licensed Tier 4 sponsor) , provar conhecimento de Inglês,  e comprovar renda suficiente para pagar o curso e despesas pessoais. Veja todas as condições aqui .

Vistos para empreendedor ou investidor não europeu

Para obter o visto para empreendedor(Tier1 Entrepreneur) é necessário ter no mínimo £50.000  para investir, enquanto que o visto para investidor (Tier1 Investor) só é fornecido para quem tem £2 milhões  para investir no Reino Unido. Para maiores informações acesse empreendedor e investidor.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha 

Para esclarecer qualquer dúvida sobre imigração no Reino Unido acesse o site oficial da imigração, ou entre em contato com os Consulados Britânicos no Brasil. Por ser assunto de soberania britânica, o Consulado brasileiro no Reino Unido não tem competência legal para assessorar cidadãos brasileiros quanto às regras de imigração, mas no site e página do consulado geral em Londres,  e na página do consulado honorário em Glasgow você também pode encontrar informações que ajudem a esclarecer suas dúvidas.

As páginas de brasileiros que moram na Escócia também são muito utilizadas para esclarecimentos antes de vir e durante a permanência na Escócia : Brasileiros na Escócia,
Brasileiros em EdimburgoBrasileiros em Glasgow, Brasileiros em Aberdeen, e Brasileiros em Dundee.

A melhor fonte para esclarecimentos sobre imigração é a fonte oficial do governo britânico, mas se você quiser me enviar alguma dúvida nos comentários eu terei o maior prazer em tentar esclarecer.

Related posts

Mudanças na lei de cidadania italiana

Ana Paula Ganzarolli

Comparações entre universidades da Escócia e Inglaterra

Laura Bernardes

Cidadania húngara: tradicional ou simplificada?

Mayra Di Domenico

10 comentários

Santiago Franco Novembro 7, 2018 at 4:07 am

Olá .. Tudo bem ?
Me casei em Julho , em Glasgow .. Fui com visto de casamento (válido por 6 meses ) esse visto é válido até 01/2019. Voltei em Julho mesmo pro Brasil e Irei me mudar em 28/12 pra lá .. Como faço pra tirar a residência no país pelo casamento ? Como é esse processo ? Pois me disseram que fazem uma entrevista , confiscam conversas e provas , pra saber da veracidade do casamento ! Qual são os passos para eu poder me mudar pra Glasgow de vez !?!

Resposta
Narister Oliveira Novembro 10, 2018 at 5:27 pm

Oi Santiago.
Depende se o seu cônjuge é britânico ou cidadão europeu, porque o processo é diferente. Eu sou casada no Brasil com cidadão europeu, e o processo para obter o visto de residência foi simples: preenchi uma papelada, com comprovantes de renda e endereço e enviei para o home office e em 6 meses eu recebi o residence card válido por 5 anos.
Perguntei para uma amiga casada com cidadão britânico, e ela me disse que o processo é complexo. Não tem entrevista. Tem que passar no IELTs, e pagar uns £1400. Tem que comprovar o relacionamento com fotografias/certidões traduzidas/ mensagens WhatsApp, etc…., preencher formulários, comprovar renda em UK, comprovar que tem imóvel alugado ou próprio, fornecer fotos, passaporte atual e todos os antigos também. Ela pagou um advogado para fazer.
Eu sugiro que você acesse as páginas https://www.facebook.com/groups/Brasileirosemglasgow/ e https://www.facebook.com/groups/125560774193467/, para obter mais informações de brasileiros que já passaram por esta situação. Boa sorte.

Resposta
Joana santiago Novembro 26, 2018 at 12:47 pm

OLa querida , sou angolana e meu marido e meus filhos são Holandeses , pretendemos nos mudar para Escócia, como é o sistema social ? Como faço para obter o visto ?

Resposta
Narister Oliveira Dezembro 7, 2018 at 1:21 pm

Olá Joana. Obrigada pelo comentário. Se seu marido é holandês ele atualmente tem direito a morar e trabalhar na Escócia com a família, assim como todos os cidadãos da comunidade europeia. Mas estas regras estão sendo alteradas devido ao Brexit, portanto a melhor forma de obter informação atualizada quando vocês forem se mudar é acessando o site oficial de imigração https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/eu-eea-commonwealth. Na Escócia, você tem serviços de saúde gratuitos, escola gratuita até a universidade, auxilio para as crianças, e vários outros benefícios que você pode ver neste link https://www.mygov.scot/benefits/. Espero ter te ajudado, mas se tiver mais alguma duvida por favor escreva. Boa sorte.

Resposta
Joaquim Silva Novembro 30, 2018 at 7:05 pm

Bom dia. Estou planejando me mudar para Edinburgh em Setembro de 2019. Sou bastante leigo pois nunca saí do país. Não possuo cidadania europeia, não sou formado e não fui chamado por nenhuma faculdade. Estou estudando inglês e planejo continuar estudando lá até estar apto a começar uma faculdade. Ficarei com a família de uma amiga que já mora la a algum tempo, por isso fui convidado. Queria saber sua opnião sobre o que devo fazer e quais dificuldades terei.

Resposta
Narister Oliveira Dezembro 7, 2018 at 1:32 pm

Olá Joaquim. Obrigada pelo comentário. Atualmente, você precisa ter cidadania europeia ou preencher as condições que descrevi no post para obter visto de trabalho, visto de estudante ou visto de empresário. Se você não tiver estas condições, você não vai poder trabalhar legalmente ou estudar na Escócia. Estas regras estão sendo alteradas devido ao Brexit, por isso é importante você dar uma olhada no site oficial de imigração antes de vir. Não sei como a família da sua amiga vai poder te ajudar nisso, mas na minha opinião não é aconselhável vir sem ter as condições legais para trabalhar e estudar. O Reino Unido é bem rigoroso com as regras para imigrantes, e atualmente estão ficando mais exigentes ainda porque estão saindo da Comunidade Europeia. Espero ter te ajudado, mas fique a vontade para escrever novamente. Boa sorte.

Resposta
Mauricio Gines Dezembro 21, 2018 at 9:56 pm

Ola Narister, obrigado pelo artigo, ele é excelente. Contudo, fiquei com uma duvida sobre o meu caso, que é um pouco especifico e imagino que poderia me ajudar. Eu sou cidadao espanhol e minha namorada é brasileira. Estamos planejando passar uma temporada de 6 meses a 1 ano na escocia para ela aprender ingles. Gostariamos que nós dois tivessemos permissao para trabalhar. Sendo assim, as opcoes que chegamos e (A) ela vai com um visto de estudante que permita trabalho ou (B) casamos e pegamos um family permit para ela. E ai que esta minha duvida, pelo que entendi eu devo estar morando no Reino Unido para que ela possa pedir o family visa? Eu devo ir primeiro ou ela deve entrar como turista e la acertamos isso? Alem disso, há alguma outra sugestao para nossa situacao?? Muito obrigado novamente,

Resposta
Jessica Janeiro 15, 2019 at 3:00 pm

Oi, moro em Edimburgo ha 1 mês, meu marido é português e queremos aplicar pro meu visto, porém meu passaporte é o de emergência, tem algum problema ou devo tirar um novo passaporte em londres?

Resposta
Naianny Rielly Fevereiro 15, 2019 at 6:39 am

Ola. Otimo artigo. Parabens. Minha duvida: se uma brasileira engravidar de um escoces durante a estadia de 3 meses na Escocia? Sendo que para 3 meses nao eh necessario visto, mas e se houver um relacionamento amoroso e consequentemente um filho como seria?

Resposta
Maria Robertson Junho 28, 2019 at 12:09 pm

Me casei com Escoces que foi casado e divorciado, no Reino Unido, infelizmente não registraram no Consulado Brasileiro. Quando estivemos no consulado para registrar nosso casamento, exigiram uma Certidão de Casamento com averbação de divorcio Brasileira, eu mesma pesquisei nos cartorrios no Brasil para meu espanto a ex mulher esta registrada com outro homem, nao tenho como contacta-la, percebi que esta mais grave do que pensavamos.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação