BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Escócia

Custo de vida na Escócia

Custo de vida na Escócia.

Qual é o custo de vida na Escócia? Esta é a principal pergunta que recebo de pessoas interessadas em morar aqui. Esta pergunta já foi respondida aqui no blog em 2015, mas apesar das mudanças aqui ser bem mais sutis do que no Brasil acho que vale a pena atualizar.

A primeira dica importante é não comparar os preços entre Brasil e Escócia. Mesmo convertendo, esta comparação não será realista porque tem diferença de salários, impostos, serviços, qualidade, etc. Meu irmão costuma dizer quando viaja para o exterior que quem converte, não se diverte!

Acho que uma boa forma de comparar é calculando quantas horas você precisa trabalhar para pagar determinado produto/serviço no Brasil, e quantas horas você trabalharia para pagar o mesmo produto/serviço na Escócia.

Salários

Antes de quanto se gasta, vamos falar de quanto se ganha, né? Normalmente os salários aqui são negociados por ano ou por hora, e em valores brutos, ou seja, antes de descontar os impostos (before tax).

Segundo o site PayScale a média de salário anual em Glasgow atualmente é £27.324 e em Edimburgo é £29.066. Edimburgo e Glasgow são as maiores cidades da Escócia, portanto esta média salarial não é verdade para todo o país. Você pode ver mais detalhes sobre o salário médio anual no Reino Unido neste link do site Monster , e pode pesquisar o salário para um cargo e região específica aqui .

O salário mínimo por hora no Reino Unido, e consequentemente para a Escócia, é determinado pelo governo, e atualizado todo mês de abril. Os valores atuais são:

  • Aprendiz: £3,70
  • Menor de 18 anos: £4,20
  • De 18 a 20 anos: £5,90
  • De 21 a 24 anos: £7,38
  • De 25 em diante: £7,83

O salário mínimo exigido atualmente para obter o visto TIER 2 , que é o visto fornecido para quem não tem cidadania europeia e vem trabalhar no Reino Unido, é de £30.000.

Para calcular os valores a serem descontados, e obter o valor do salário liquido acesse o site Iknowtax e informe o salário bruto(Income).

Moradia

Segundo o site Numbeo, que coleta dados de milhares de cidades pelo mundo referentes a custo de vida, estes são os alugueis médios mensais em Glasgow e Edimburgo:

  • Apartamento, 1 dormitório, centro: £752,57(Edimburgo), £609,09(Glasgow)
  • Apartamento, 1 dormitório, fora do centro: £606,20(Edimburgo), £433,79(Glasgow)
  • Apartamento, 3 dormitórios, centro: £1336,84(Edimburgo), £1165,42(Glasgow)
  • Apartamento, 3 dormitórios, fora do centro: £997,22(Edimburgo), £782,61(Glasgow)

Aqui é muito comum alugar imóveis mobiliados, com eletrodomésticos instalados, e até utensílios domésticos. Quando o imóvel não é mobiliado, ou falta alguma coisa, as inúmeras lojas de caridade (charity shops) têm tudo que você precisa: usado, mas geralmente em muito boas condições e excelentes preços.

Além do aluguel, o inquilino tem que pagar também o Council Tax que funciona como o IPTU brasileiro:  depende do valor do imóvel e normalmente é pago em 10 parcelas mensais. Exemplo de custo: 10 parcelas de £120 para um apartamento de 3 dormitórios a 10 minutos do centro. Aqui você obtém mais informações sobre esta taxa.

Serviços Básicos

Água e Lixo: normalmente estão incluídos incluídos no Council Tax.

Eletricidade e gás: oferecido por várias empresas em 3 tipos diferentes de serviços: só energia, só gás, energia e gás. Num país como a Escócia, em que mesmo no verão precisamos ligar os aquecedores, este serviço é muito importante. Exemplo de custo: £70 mensal para um apartamento de 3 dormitórios com 4 pessoas.

Internet, TV por assinatura e telefone fixo: assim como no Brasil tem várias opções de empresas e pacotes. Exemplo de custo: £75 para uma família de 4 pessoas. Para usar TV em casa e obrigatório pagar uma licença anual, que atualmente e £150,50. Este valor e usado para financiar o serviço público de TV, como a rede BBC.

Celular: custo médio de £20 mensal por pessoa.

Alimentação

Tem muita opção de hipermercados (Morrisons, LIDL, ALDI), lojas com produtos a £1(Poundworld, Poundland), e mercadinhos de bairro, mas os preços não variam tanto como no Brasil. Um detalhe que me chamou a atenção aqui é que tem muita opção de comida pronta ou pré-pronta e os preços são bem acessíveis, e muitas vezes mais barato do que comprar os ingredientes para preparar. Pelo que vejo nos carrinhos de supermercado dos escoceses, eles realmente preferem comprar comida pronta.

Aqui você pode consultar o custo médio de alimentação em Glasgow, Edimburgo, e várias outras cidades do Reino Unido.

Leia também: Expectativas x Realidade na Escócia

Saúde

O serviço de saúde publico (NHS-National Health Service) do Reino Unido é considerado um dos melhores do mundo, e amplamente usado pela maioria da população. Consultas, hospital, terapias, tratamentos, e todos os remédios são fornecidos gratuitamente pelo NHS. Atendimento dentário também e fornecido gratuitamente até os 18 anos. Existem opções de plano de saúde particular, mas todas as pessoas que conheço usam o serviço público ou usam plano particular fornecido pela empresa. De qualquer forma, para usar um serviço do plano privado você tem que ter uma solicitação de um médico do NHS.

Transporte

A Escócia tem um transporte publico muito bom e eficiente, com grande cobertura de trens e ônibus, e pontualidade britânica. A única cidade que tem metro e Glasgow, o terceiro metro mais antigo do mundo, mas tem uma cobertura bem limitada. O transporte público e caro, e para viagens mais longas muitas vezes compensa mais ir de carro ou avião, e em deslocamentos curtos com mais de uma pessoa o taxi e uma ótima alternativa.

Nesta tabela coletada pelo site Numbeo, tem preços médios de transporte, combustível e automóvel em Edimburgo e Glasgow:

 EdimburgoGlasgow
One-way Ticket (Trem ou Ônibus) £1,60£2,20
Monthly Pass (Trem ou Ônibus)£54£48
Taxi Start (Tarifa Normal)£3£2.80
Taxi 1km (Tarifa Normal)£1,30£2
Taxi 1hour Waiting (Tarifa Normal)£23£22,50
Gasolina (1 litro)£1,18£1,19
Volkswagen Golf 1.4 90 KW Trendline (Ou equivalente) Novo£19.485,00£17.997,50
Toyota Corolla 1.6l 97kW Comfort (Ou equivalente) Novo£20.775,00£17.678,38

Fonte:www.numbeo.com

Educação

A grande maioria dos escoceses estuda em escola pública, conforme censo de 2016 que mostra somente 4.1% dos escoceses matriculados em escola privada. Este resultado se justifica porque a educação pública na Escócia e considerada uma das melhores do mundo, e dos 4 anos até a universidade e grátis para escoceses, e cidadãos europeus morando no Reino Unido há mais de 3 anos.

Se você optar ou tiver que pagar escola privada, os preços são bem salgados:

  • Escola Infantil: cerca de £1.000 mensal por criança
  • Escola Primaria: cerca de £12.000,00 anual por criança
  • College: cerca de £7.000,00 anual por estudante
  • Universidade: cerca de £8.000,00 anual por estudante

 LAZER

Tem opções de lazer para todos os gostos e bolsos, e muita programação grátis também. A maioria dos museus e galerias de arte são grátis e tem muitos parques e jardins. Em fins de semana, feriados e ferias tem muita atividade grátis para as crianças em shoppings, lojas e centros culturais.

Leia também: Custo de vida em Londres

Os preços de restaurantes e bares são caros se você converter para reais, mas considerando que você está trabalhando e ganhando em libras, os preços não são muito diferentes do Brasil. Uma coisa que me chama a atenção aqui também e que não tem muita diferença de preços entre os mais populares e os mais caros, como eu via no Brasil.

Segue alguns exemplos de preços:

  • Castelo de Edimburgo, entrada para visitar o castelo: £18,50 (adulto), £11,50 (criança)
  • Boliche, por jogo: £4,49 (até 16 anos), £5,49 (adulto), £18,09 (família)
  • Café, tamanho regular: £3,00
  • Pizza individual: £8,00
  • Prato principal num Pub: £13,00
  • Hambúrguer com fritas num Pub: £8,00
  • Cinema em Glasgow: £11,00 (adulto), £8,00(criança)
  • Show Phil Collins em Glasgow: de £73,80 a £136,20

Mudar de país envolve muito planejamento conforme já falei aqui e aqui, e espero que estas informações possam ajudá-los nesta árdua tarefa. Qualquer dúvida, escrevam nos comentários que prometo que vou buscar a resposta. Bom trabalho!

Related posts

Preço do aluguel na Costa Rica

Iraci Gaspar

Como levar seu pet para a Escócia

Débora Farias

O que aprendi nestes 2 anos fora do Brasil

Narister Oliveira

6 comentários

Gisele Borges Maio 29, 2018 at 12:23 pm

Bom dia Narister tudo bem? Também sou mineira!
Tenho uma dúvida quanto aos imigrantes(desculpe, não li as outras matérias), conseguem trabalho com facilidade? Sempre morei no Brasil, já tem algum tempo que estudo imigrar com meus filhos, uma garota de catorze e um rapazinho de dez, não tenho formação, somente ensino básico.
Gostaria da sua opinião em relação aos países que já morou e se eu teria alguma chance, meu marido é brasileiro também.
Grande abraço.
Gisele Borges

Resposta
Narister Oliveira Junho 3, 2018 at 8:30 pm

Ola Gisele. Obrigada pelo seu comentario, e desculpe a demora em responder.
Tem muitas coisas a se considerar antes de emigrar em familia, e nestes dois posts eu contei um pouco de tudo que envolveu a mudanca para a minha familia : https://www.brasileiraspelomundo.com/mudando-de-pais-em-4-etapas-parte-1-390962659 e https://www.brasileiraspelomundo.com/mudar-de-pais-em-4-etapas-parte-2-150965743 . Ja morei na Irlanda e agora moro na Escocia. Nos dois paises para trabalhar legalmente, voce precisa ter cidadania europeia, ou alguma empresa que patrocine sua vinda para trabalhar aqui. Existem empresas que patrocinam a vinda de profissionais com qualificacao tecnica. Se voces tem condicao de conseguir a cidadania europeia, eu aconselho a correr atras antes de tentar a sorte em qualquer pais. Espero que os posts te ajudem a esclarecer alguma duvida. Boa sorte.

Resposta
Rafael Carvalho De Francisco Agosto 14, 2018 at 12:47 am

Olá Narister, tudo bem? Pelo que eu entendi, o ensino público na Escócia é gratuito, dos 4 anos até a universidade, para escoceses e cidadões europeus morando no Reino Unido a mais de 3 anos. Logo, pergunto… E os demais (imigrantes sem cidadania européia)? Podem as crianças de brasileiros sem cidadania européia estudar em escola pública ou devem optar diretamente pela ensino privado? Caso seja possível optar pelo ensino público, incorre algum custo para isso? Agradeço a atenção e desejo boa sorte.

Resposta
Narister Oliveira Agosto 24, 2018 at 11:37 am

Ola Rafael. Conforme voce pode ver neste link https://www.gov.uk/guidance/schools-admissions-applications-from-overseas-children, filhos de nao europeus com visto de trabalho no Reino Unido tem direito a estudar em escolas publicas. Nas escolas publicas na Escocia voce so tem o custo de comprar material e uniforme. Neste post https://www.brasileiraspelomundo.com/vistos-para-morar-na-escocia-180898942 eu falo sobre os tipos de visto para a Escocia, e tem varios links onde voce pode obter informacoes mais detalhadas e atualizadas. A politica de imigracao esta em periodo de alteracao devido as negociacoes do Brexit para definir novas regras depois que o Reino Unido sair da Comunidade Europeia. Obrigada pelo comentario. Boa sorte.

Resposta
Erica Agosto 23, 2018 at 5:29 pm

Olá Narister
Adorei seu texto!

Como funciona o horário de aula das escolas?
Eu tenho dupla cidadania europeia, e estou querendo ir para a Escócia com minha filha de 8anos, e estou pesquisando sobre as escolas.
Como funciona os horários de trabalho? Bate com o horário das aulas? Existe período integral? Exited ônibus escolares? Eu li que na Irlanda para matrícular a criança precisa levar o registro de barris no, aí tbm é assim? Tem fila de espera para fazer a matrícula?

Obrigada

Resposta
Narister Oliveira Agosto 24, 2018 at 11:48 am

Oi Erica. Obrigada pelo comentario. O horario das escolas primarias eh das 9 as 15h. Horario de trabalho normalmente eh das 9 as 18h, mas depende do tipo de trabalho. Nas escolas publicas nao tem periodo integral, mas normalmente tem servico de after-school dentro da escola ou perto, onde as criancas ficam ate por volta das 18h, e voce paga um valor por dia. Existe onibus escolares fornecidos pela prefeitura, mas eu nunca usei (https://www.glasgow.gov.uk/schooltransport). Aqui nao solicitam resgistro de batismo nas escolas (https://www.glasgow.gov.uk/index.aspx?articleid=17780). Dependendo da escola tem fila de espera sim, e voce so pode matricular sua filha quando ja estiver morando aqui, e preferencialmente em escolas proximas a sua residencia (https://www.glasgow.gov.uk/index.aspx?articleid=18426). Espero ter esclarecido suas duvidas. Neste post tem mais links sobre vistos e direitos (https://www.brasileiraspelomundo.com/vistos-para-morar-na-escocia-180898942). Boa sorte.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação