BrasileirasPeloMundo.com
Turismo Pelo Mundo Turquia

Dicas para visitar um país muçulmano durante o Ramadã

Turquia, ramadã, país muçulmano

Dicas para visitar um país muçulmano durante o Ramadã.

Desde que eu vim morar na Turquia, muitas pessoas me perguntam como é visitar um país muçulmano durante o mês do Ramadã. Sobretudo porque a rotina da maioria das pessoas locais muda nesse período.

Será que eu devo visitar esses países nessa época ou melhor marcar minha viagem para outra data? Vou conseguir visitar os lugares turísticos? Quais cuidados eu devo ter durante o Ramadã?

Essas são as perguntas mais frequentes e que vou explicar um pouco agora. Mas antes é importante entender um pouco o que é o Ramadã.

O que é o Ramadã?

O Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Como o calendário islâmico é o lunar, o Ramadã não é celebrado todos os anos na mesma data. Ele passa por todos os meses e estações do ano, e pode durar 29 ou 30 dias.

Em 2019 o período do Ramadã foi do dia 6 de maio ao dia 4 de junho.

Neste mês os muçulmanos praticam o jejum, o quarto dos cincos pilares do Islã. O jejum é praticado durante todo o mês, do nascer ao pôr do sol. Além de comidas e bebidas, também estão incluídos a abstinência sexual e o não consumo de cigarro. Também não se deve pensar em sexo ou ter qualquer pensamento ruim ou obsceno.

Saiba mais sobre o Ramadã aqui

Para os muçulmanos, o Ramadã é um período de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, da vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar.

Devem fazer o jejum todos os muçulmanos que chegam à adolescência. Porém, o jejum não é obrigatório para crianças, pessoas enfermas, mulheres grávidas, que estejam amamentando ou menstruadas e idosos.

Segue abaixo um calendário com as datas do Ramadã durante os próximos anos:

  • 2020 – 24/04 até 23/05
  • 2021 – 13/04 até 12/05
  • 2022 – 02/04 até 01/05
  • 2023 – 23/03 até 20/04

Vou conseguir visitar os lugares turísticos?

É importante lembrar que nem todos os países muçulmanos funcionam da mesma forma só porque possuem a mesma religião. Há países mais conservadores e países mais abertos e liberais. Além de países que possuem grande fluxo de turistas e/ou de expatriados, o que faz com que cada lugar tenha regras e costumes diferentes.

Por exemplo, na Turquia, no Marrocos e em Dubai, devido à grande quantidade de visitantes durante todo o ano, você vai sempre encontrar restaurantes abertos e uma vida agitada mesmo durante os horários de jejum.

Leia também: Como é viajar sozinha pela Turquia

Ainda existem lugares onde alguns restaurantes ou cafeterias cobrem as janelas por respeito aos muçulmanos que estão jejuando e podem passar pelo local. Também há países, como a Arábia Saudita, onde é ilegal comer ou beber em público durante o período de jejum.

É considerado um crime agir dessa forma e existem policiais vigiando tanto os muçulmanos quanto os não muçulmanos. Todos podem ser punidos com multas ou até expulsão do país em alguns casos mais sérios.

Em relação às atrações turísticas, vale a mesma regra. Em muitos países, as zonas turísticas funcionam normalmente. Já em outros lugares, o horário de funcionamento do comércio e algumas mesquitas pode mudar um pouco. Mesquitas que são abertas a visitação podem estar fechadas aos não muçulmanos para não atrapalhar as orações dos religiosos.

Turquia, ramadã, país muçulmano
Acervo pessoal

Quais cuidados eu devo ter durante o Ramadã?

Como já diz o famoso ditado “Quando em Roma, faça como os Romanos”, acho importante saber e observar as regras e costumes locais. Apesar de não ser exigido que os turistas sigam as práticas do Ramadã, é essencial respeitar as escolhas e o estilo de vida dos locais.

O que podemos fazer para respeitar o período do Ramadã como turistas é:

  • Evitar comer, beber e fumar em áreas públicas durante o dia e próximo às pessoas que estão jejuando.
  • Evitar também demonstrações de afeto com os seus parceiros em público, o que pode ser considerado uma provocação ou desrespeito pelos locais mais conservadores.
  • Evitar roupas muito curtas ou decotadas também em algumas áreas e mastigar chiclete também é proibido para quem está em jejum. Portanto, evitar essa prática também é visto como muito respeito.

Viajando a negócios durante o Ramadã

Eu recomendaria evitar viagem a negócios em para alguns países mais conservadores. Isso porque além do horário de trabalho poder ser alterado, os trabalhadores tendem a estar mais cansados e menos produtivos nesse período.

Caso não seja possível evitar a sua viagem nessas datas, marque sempre as suas visitas ou reuniões de negócios na parte da manhã. Na parte da tarde as pessoas que estão jejuando estarão com a energia baixa e podem estar também um pouco irritadas por efeito da fome e do cansaço. Respeite e tente entender caso algumas pessoas não estejam de muito bom humor.

O lado bom de viajar durante o Ramadã

Para quem gosta de vivenciar a cultura dos outros países, o Ramadã é um ótimo período para aprender sobre a cultura muçulmana. Você terá uma ótima experiência convivendo com os muçulmanos num período sagrado para eles. Poderá aprender muito sobre a fé e a resignação incondicional deles.

Uma experiência interessante é participar do Iftar, a quebra do jejum. Nas mesquitas, é servido comidas e bebidas de graça para todos que quiserem participar desse momento, não apenas para os mulçumanos.

Nessa época você poderá experimentar comidas tradicionais do Ramadã, que não estão disponíveis durante todo o ano.

Para resumir, em qualquer viagem, seja durante o Ramadã ou não, seja o país e a cultura que for, o mais importante é respeitar as escolhas e o estilo de vida dos locais, tentar entender e não julgar o que pode parece estranho ou diferente para a gente.

Você com certeza não gostaria de receber uma visita na sua casa que desrespeitasse as suas regras ou sua forma de viver, então vamos ter empatia e respeitar o país que visitamos.

Related posts

Turismo em Columbus, Ohio

Paula Dalcin Martins

Dicas de turismo em Londres: Borough Market, London Bridge e região

Natália Rodrigues

Turismo em Cingapura

Juliana Silva

2 comentários

Maria Agosto 6, 2019 at 12:11 pm

Excelente matéria sobre a Turquia. Amei. Se possível fale sobre a cultura e os artistas do cinema e tv mais famosos do pais.
como eles vivem e onde moram.

Resposta
Anna Carvalho Agosto 20, 2019 at 8:52 am

Obrigada Maria!
Teremos novos artigos em breve falando mais sobre a cultura turca.
Vou pesquisar mais sobre o assuntos dos famosos para fazer um outro post.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação