BrasileirasPeloMundo.com
Cursos Pelo Mundo Espanha Estudando Pelo Mundo

Como estudar na Espanha sendo estrangeiro

Esta é uma das perguntas mais formuladas por estrangeiros que desejam estudar e conhecer a cultura espanhola, e ter uma bela experiência que durará para toda a vida de um estudante que deseja ingressar em uma escola, curso ou universidade espanhola. Abaixo vou especificar as formas de ingresso:

  •  Admissão por reconhecimento parcial de estudos estrangeiros
  •  Admissão por Pré-inscrição
  •  Admissão com o título do Ensino Médio homologado na Espanha
  • Bolsas de estudo na Espanha

A documentação necessária para dar entrada nos estudos espanhóis são: histórico escolar ou universitário, diploma de conclusão, programa das disciplinas aprovadas e documento de identidade ou passaporte. Todos estes documentos devem estar apostilados e com tradução espanhola juramentada, para serem apresentados no Ministério de Educação Espanhol (MEC) visando a solicitação de homologação de títulos de nível superior, ou homologação do segundo grau. Agora vamos explicar cada forma de ingresso:

 Admissão por reconhecimento parcial de Estudos Estrangeiros

A admissão deve ser solicitada diretamente numa universidade espanhola e só pode ser concedida se o interessado conseguir validar um mínimo de 30 créditos do currículo espanhol. Cada instituição define o prazo, o procedimento e os formulários específicos. Os estudantes que tenham realizado uma parte de seus estudos no estrangeiro, poderão solicitar a admissão por reconhecimento parcial de estudos das disciplinas aprovadas, quando o teor e a carga horária forem equivalentes às disciplinas pertencentes ao título para o qual é solicitada a admissão do curso. Os estudantes de língua não espanhola, deverão comprovar o conhecimento e o domínio do idioma. É a própria universidade espanhola que se encarrega de organizar os procedimentos de reconhecimento de disciplinas para cada matéria aprovada.

 Admissão por Pré-inscrição

O estudante deve saber que em cada província existe um único formulário a ser preenchido, ou seja, somente um modelo de pré-inscrição própria que funciona para solicitar vagas em todas as suas universidades públicas. A única com diferenças é a Uned (Universidad Nacional de Educación Nacional a Distancia) que tem um formulário próprio. Se todas as universidades onde você deseja solicitar vagas são públicas e da mesma província, é preciso entregar um formulário de pré-inscrição onde irá escolher a graduação e a universidade que lhe interessa estudar. Também é possível apresentá-lo online ou em qualquer universidade pública da província de residência.

No formulário, o estudante deve marcar por ordem de preferência – de maior a menor interesse – diferentes títulos e universidades nas quais deseja conseguir vaga. Muito cuidado na hora de preencher o formulário, pois muitos estudantes ficam fora de sua primeira eleição de curso por não haver colocado o curso que desejavam fazer em primeiro lugar. Esta é uma das coisas que sempre explico quando me perguntam sobre o preenchimento da pré-inscrição. Outro ponto importante é recordar ao estudante que este formulário não é válido para as universidades particulares, já que cada universidade particular tem seu próprio formulário que pode ser obtido diretamente do site.

Admissão com o título do Ensino Médio homologado na Espanha

Para poder dar entrada nos estudos na Espanha, antes de qualquer coisa, é preciso dar entrada no processo de convalidação do diploma de ensino médio ao diploma de Bachirellato. Isso pode ser feito junto ao Ministério de Educação (MEC), e ao mesmo tempo você pode solicitar uma vaga em qualquer universidade pública ou privada, dentro dos prazos estabelecidos, seguindo as instruções de cada universidade sobre o processo de seleção, para depois proceder com a matrícula.

As universidades geralmente aceitam a matrícula mesmo antes da homologação definitiva do seu diploma, somente apresentando o comprovante do seu processo em andamento no MEC. Os estudantes procedentes de sistemas educativos de Estados membros da União Europeia ou de outros Estados com os quais a Espanha tenha subscrito acordos internacionais aplicáveis a este respeito, em regime de reciprocidade, poderão aceder às Universidades Espanholas sempre que cumprirem os requisitos acadêmicos exigidos nos seus sistemas educativos.

PROVAS DE ACESSO ÀS UNIVERSIDADES ESPANHOLAS – P.A.U NOTA DE ADMISSÃO = FASE GERAL + FASE ESPECÍFICA CREDENCIAL

CREDENCIAL – Equivale à FASE GERAL das P.A.U reconhece e converte a classificação obtida no acesso à Universidade do seu sistema educativo de origem.

 Bolsas de estudo na Espanha

Abaixo estão as principais universidades e fundações que ofertam vagas e bolsas de estudos para os interessados a vir estudar e ter uma ótima experiência de vida, além de uma grande diversidade de cultura –  um dos primeiros aspectos que são lembrados – fora o turismo, a história, os hábitos, a gastronomia, o clima ameno e a grande variedade de cidades universitárias. E o melhor: muitas vezes, essas cidades oferecem um custo de vida mais baixo que outros lugares mais conhecidos da Europa.

Geralmente o custo de vida de uma cidade pequena pode ser muito mais barato do que da capital Madri e de Barcelona.

Os interessados devem estar atentos às datas das convocatórias das bolsas e apresentar a documentação solicitada. As informações passadas devem estar corretas. Prestem muita atenção em não colocar dados errôneos, porque essas informações serão analisadas pelos mesmos órgãos responsáveis que decidirão as bolsas. Verifique que tudo foi realmente preenchido de forma correta, de acordo com a documentação apresentada.

Abaixo alguns links de universidades, programas de bolsas e instituições bem úteis:

Related posts

Os caminhos que me levaram à Terra de Cervantes

Tati Sato

Dicas para esquiar em Sierra Nevada

Camile Wyatt

Idioma valenciano

Thais Maciel Gomes

3 comentários

Daiana Novembro 10, 2016 at 9:22 pm

Olá estou a pouco tempo na Espanha e pretendo fazer meu curso de direto aqui,me ajudou muiyo esse site.

Resposta
Cíntia Aquino Novembro 11, 2016 at 11:16 pm

Olá Dai!

Que bom que a BPM têm te ajudado com as suas dúvidas é um prazer ter vc aqui acompanhando a gente.Qualquer dúvidas a mais com relação a estudos,homologação de estudos ou revalidação de estudos em Espanha envie um email ao [email protected] ..Obrigada

Resposta
Gabriel Março 7, 2017 at 6:53 pm

Olá,
estou interessado em fazer um reconhecimento de créditos para estudar na Universidade Politécnica de Madrid ou na Carlos III, já fiz 2 semestres no Brasil e queria saber qual é a possibilidade de entrar na universidade, o número de vagas e se é muito difícil de entrar

Obrigado

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação