BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Visto de estudante na Espanha

Frequentemente recebo perguntas de estudantes com relação ao visto de estudante e ao NIE espanhol (Número de Identificação de Estrangeiro). Antes de mais nada, é muito importante que os estudantes se certifiquem de obter o visto de estudante em um dos consulados espanhóis no Brasil, antes de vir à Espanha.

Devido à grande burocracia e à quantidade de documentação recebida diariamente, os consulados dão um prazo de 45 dias a 3 meses para dar uma resolução referente à aprovação, ou não, do visto de estudanteQuando se apresenta o pedido, o consulado deve entregar uma cópia carimbada do mesmo, na qual apareça a data da apresentação e o local. Caso não a entreguem no momento, deverão enviá-la por carta registrada, ao domicílio que o solicitante indicou.

É possível também que o consulado chame o solicitante para uma entrevista pessoal, sendo necessário o comparecimento em um prazo máximo de 30 dias. Essa entrevista é prevista pelos consulados quando necessitam maiores informações sobre o pedido. Abaixo passo a relação de documentos solicitados pelo Consulado Espanhol:

Documentos necessários para a solicitação do visto de estudante pela primeira vez:

  • Formulário de solicitação devidamente preenchido e assinado pelo solicitante;
  • Uma fotografia 3×4 recente, com fundo branco, margem superior mínima de 2 mm e máxima de 4mm;
  • Passaporte com vigência mínima de 1 ano, a partir da data de solicitação do visto (original + xerox);
  • Certificado médico (original + xerox) que comprove não padecer de nenhuma das seguintes alterações: doenças quarentenárias (cólera, peste, febre amarela, etc.), uso de drogas, alterações psíquicas importantes, estados manifestos de perturbação psicopática com agitação, delirium, alucinações ou psicose de confusão.
  • Antecedentes criminais com vigência mínima de 15 dias (original + xerox) para maiores de 18 anos, expedidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Polícia Federal);
  • Carta de aceitação, em papel timbrado, do centro de estudos – oficial ou privado –, com endereço e telefones/fax do centro;
  • Comprovação (xerox autenticada) de disponibilidade financeira equivalente a mil euros, por mês, para a permanência, bem como a comprovação de que a manutenção corre a cargo de um familiar quando o estudante não dispõe de meios econômicos próprios;
  • Compromisso público de manutenção (expedido por tabelião) acompanhado da última declaração do imposto de renda do declarante;
  • Seguro de saúde internacional (xerox autenticada) que inclua também a repatriação em caso de falecimento;
  • Certificado de estudos concluídos (xerox autenticada).

Depois de aprovado o visto, chegando no aeroporto da Espanha, um oficial da imigração vai carimbar o passaporte com a data de entrada no país. A partir desta, o prazo para solicitar o NIE é de um mês, logo, o estudante deverá comparecer no Departamento de Estrangeiros e apresentar a documentação exigida e, até um mês depois, receberá a identificação de estrangeiro.O estudante poderá fazer também, via internet o agendamento para a solicitação de seu processo do cartão de identidade estudantil estrangeira, NIE. Não esquecer de imprimir a confirmação  de  agendamento.

Para reservar por internet deve visitar este endereço aqui.

Temos que ressaltar que o NIE tem a mesma duração do curso que o estudante for realizar, e é renovável diante da apresentação dos seguintes documentos:

Documentos necessários para a solicitação do visto de estudante em caso de renovação:

  • NIE de estudante anterior (original e xerox);
  • 1 foto colorida com fundo branco;
  • Documento (original e xerox) da escola, curso de espanhol credenciado ou universidade, confirmando a continuação dos estudos e o cumprimento de êxito nos exames.

É de grande importância cumprir todos os requisitos para a entrada e permanência na Espanha, incluindo o visto para cursar ou ampliar os estudos, portanto, o estudante deve estar atento para solicitar a renovação do NIE até 60 dias antes do vencimento. Se está em processo de renovação do NIE e tem que sair de Espanha por algum motivo, o estudante poderá  solicitar uma autorização que permita que volte a entrar no país, mesmo que  seu NIE já tenha caducado. Esta autorização permite sair e voltar a entrar no país em um prazo de 90 dias.

No caso de estudantes menores de idade, não acompanhados de seus pais, é necessária a autorização dos genitores, tanto para o deslocamento como para realizar os estudos. Nesta, deve constar o local e o período de permanência previsto. Além disso, devem ser garantidos os meios econômicos necessários para o custo dos estudos, da permanência e regresso ao país.

Os estudantes estrangeiros podem trabalhar na Espanha sempre que tiverem a correspondente autorização, e os estudos não representem um obstáculo. Com o visto de estudante é possível trabalhar meia jornada, ou seja, 20 horas semanais, desde que sejam compatíveis com a realização dos estudos. Os estudantes estrangeiros também podem ser contratados como funcionários ao serviço da Administração. A realização de atividades, comumente referida como “babá” (ou au pair), ou seja, ajudar uma família em tarefas domésticas e cuidados infantis, em troca da estadia e manutenção, a fim de, entre outros, melhorar as competências linguísticas, estão fora deste regime e regulados de acordo com as disposições dos acordos internacionais.

Existem dois tipos de contrato para os estudantes – convênio de práticas e contrato de trabalho como estudante –, assunto que vou abordar no meu próximo artigo.

Related posts

Quero morar fora do Brasil, o que eu faço?

Tati Sato

Um Brasil desconhecido

Melissa Dobrezanski

Procurar emprego em Madri

Denise Neves

12 comentários

Marina Santos Silva Fevereiro 13, 2017 at 6:05 pm

Olá, essa renda de mil euros por mês pode ser modificada para menos caso comprove moradia sem custo lá? Alguém residente lá ateste que vai me hospedar gratuitamente. E a declaração de renda pode ser em nome de alguém que não seja minha familiar?

Resposta
Liza Setembro 5, 2017 at 2:49 pm

Tenho a mesma dúvida!

Resposta
Bianca Março 6, 2017 at 2:15 pm

Oieeee
Me diz uma coisa: depois de estar com o visto de estudante de master com duração de 1 ano, chegando na Espanha eu posso mudar de universidade para um curso da mesma duração?
Obrigada

Resposta
Andrey Sá Agosto 8, 2017 at 7:11 pm

Boa tarde,

Onde posso tirar este atestado médico? já passei por 2 clínicos´do convênio que me disseram que não dão este tipo de atestado… Há alguma clinica específica que dê este atestado?

Obrigado.

Resposta
Liza Setembro 5, 2017 at 2:48 pm

Andrey,

Conseguiu? Estou com essa mesma dúvida e não consigo resolver. É incrível como ninguém sabe responder sobre isso. Já revirei a internet e nada! 🙁

Resposta
Tatiele Dileta Agosto 17, 2017 at 12:05 am

Olá, boa noite! Me chamo Tatiele e quero estudar na universidade de Barcelona, moro em Porto Velho- Rondônia. Aqui não tem consulado espanhol, apenas polícia federal. Como eu faço para tirar meu visto ? Eu tenho que ir no consulado mesmo ou posso fazer por outros meios?

Resposta
Fabiane Melo Outubro 24, 2017 at 11:45 pm

Olá Susana tudo bem? Poderia me esclarecer uma dúvida. Se eu e meu marido, ambos brasileiro formos para Espanha com visto de estudo ( para estudar espanhol) que nos dá permissão de trabalho de 20 hrs semanais ficarmos por 2 anos legalmente. Podíamos depois desse período aplicar para residência?? Caso possível você poderia nos auxiliar nesse processo? ? Obrigado!

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 26, 2017 at 8:07 pm

Olá Fabiane!
A Cíntia Aquino parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mathias H. Dezembro 25, 2017 at 6:08 pm

Ola. seria possivel solicitar um visto de estudante na espanha apos ter entrado como turista? Obrigado!

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 25, 2017 at 7:28 pm

Olá Mathias,
A Cíntia Aquino parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Edson Moser Março 21, 2018 at 6:07 pm

Boa Tarde, minha filha vai fazer último ano de Adm em Barcelona, mas tem dupla cidadania Italiana, mesmo assim tem que ter visto ???

Resposta
Liliane Oliveira Março 23, 2018 at 1:06 pm

Olá Edson,
A Cíntia Aquino parou de colaborar conosco, mas temos outrsa colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação