O reinado absoluto de Alexander Hamilton nas cédulas de dez dólares americanos está com os dias contados. Em poucos anos, a imagem de um dos fundadores dos Estados Unidos vai ceder espaço para uma mulher nas novas notas que serão emitidas a partir de 2020, segundo notícia da CNN Money.
O anúncio feito pelo secretário do tesouro americano, Jack Lew, no dia 17 de junho não indica, ainda, quem será a personalidade escolhida para estampar a nova nota de dez dólares. Segundo a reportagem, a decisão será feita pelo próprio secretário e contará com a ajuda do público em um processo que poderá levar meses até ser concluído.
O público poderá contribuir para a escolha da nova personalidade a figurar na cédula através da campanha lançada pelo Departamento do Tesouro. A participação com sugestões de nomes se dará através do site New 10 e das redes sociais com o uso da hashtag “TheNew10”.
A lei exige que a pessoa retratada já não faça parte do mundo dos viventes há pelo menos dois anos. Outro critério exigido é que a próxima geração de notas faça juízo ao tema da democracia americana. A nova cédula será lançada em comemoração ao 100º aniversário da emenda 19 da Constituição estadunidense que garantiu o direito de voto às mulheres.
Ainda segundo a reportagem, a última mulher retratada em papel-moeda dos Estados Unidos foi Martha Washington que figurou a cédula de 1 certificado de prata entre 1891 e 1896.
Recentemente, uma enquete lançada pelo grupo Women on 20 requisitou ao presidente Obama que uma mulher fosse estampada nas cédulas de 20 dólares. A vencedora da pesquisa foi Harriet Tubman com 118.328 votos dos mais de 352 mil da última etapa da enquete.
Harriet nasceu escrava no estado de Maryland em 1822, fugiu em direção ao norte do país em busca de liberdade em 1849, se tornou espiã e ajudou a libertar 300 escravos através de 19 ações de uma rede de libertação denominada Underground Railroad (ferrovia subterrânea, em tradução livre). Por suas ações, Harriet é chamada de “Moisés do seu Povo”, em referência ao libertador do povo hebreu da escravidão no Egito.
O secretário do tesouro, no entanto, garante que não há previsão para que a cédula de 20 seja alterada, pelo menos por enquanto. A nota de dez dólares foi recomendada como a primeira a ser reformulada porque ela é frequentemente usada e tem baixo volume de produção, o que permitirá uma transição suave, segundo o texto publicado na página do governo The New 10. As novas cédulas serão produzidas com alta tecnologia de modo a aumentar a segurança, impedir a falsificação e facilitar o uso público, acessibilidade e usabilidade por parte de pessoas com deficiências visuais.
Ainda não se sabe, porém, se Hamilton, cujo retrato na cédula de dez dólares circula desde 1929, dividirá espaço na nova cédula com a mulher escolhida ou se ele será peça central de uma versão de uma nova nota. A única certeza quanto a isso até agora é que, atualmente, existem cerca de 1,9 milhões de cédulas de dez dólares em circulação com o rosto de Hamilton estampado e que, portanto, ele continuará no nosso meio durante muito tempo.