BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Criando Filhos Pelo Mundo

Experiência do meu filho na Übergangsklassen

Experiência do meu filho na Übergangsklassen na Alemanhha

Este texto é sobre como tem sido minha experiencia de ter um filho de 13 anos e se mudar para a Alemanha e se preocupar com a carreira estudantil dele, já que aqui, a partir do 5º ano existem 3 tipos de escolas: Hauptschule, Realschule, Gymnasium. Como isso não é comum no Brasil, comecei a estudar bastante sobre esses tipos de escolas, seguem alguns links para ajudar:

Para crianças estrangeiras, o sistema escolar alemão tem uma classe especial para ensinar alemão, se chama Übergangsklassen (classe de integração). Aí, tudo começou a clarear!

Retirei esse texto do link abaixo e traduzi no google translator:

A classe de transição é uma classe para crianças e adolescentes que são novos na Alemanha e não falam alemão o suficiente para seguir as aulas em uma aula regular. Após uma fase de aquisição intensiva de linguagem, as classes devem permitir a transição (daí o nome) para uma classe de regras. Nas aulas de transição, estudantes estrangeiros de diferentes nacionalidades são combinados. A aquisição da língua alemã está em primeiro plano.

Minha experiência na prática

Meu filho já tinha estudado um pouco de alemão no Brasil, mas o conhecimento é bem iniciante. Além disso, ele é bem desenrolado em inglês (nível intermediário). Foi ótimo porque ele se sentiu um pouco mais confiante.

1º passo: Peguei o histórico escolar do meu filho no colégio no Brasil e fiz tradução juramentada. Não sei se é 100% necessário mas não quis arriscar não fazer.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

2º passo: Fui a 2 escolas do tipo Gymnasium. Todas as 2 me deram o telefone da secretaria de educação daqui e me informaram o seguinte procedimento:

» Vá até a escola Hauptschule ou Mittleschule mais próxima do endereço que você já tem a autorização de residência: Mesmo que não tenha a Übergangsklassen, você deve inscrever seu filho. Levei uma pasta com o  histórico escolar, certidão de nascimento, passaporte e a autorização de residência.

» Meu filho foi inscrito e eu frisei sobre a Übergangsklassen: Acho importante mencionar isso. A pessoa que trabalha na secretaria só falava alemão, a diretora do colégio veio ajudar a falar comigo em inglês. Ela estava com um pouco de pressa mas foi muito atenciosa. Perguntei bastante sobre a classe de integração, ela me explicou que:

  •   Ele deveria começar na escola atual, mesmo que somente em alemão (morri de medo!);
  • Ele foi inscrito no sistema escolar de Munique para procurar uma Übergangsklassen. A diretora fez um comentário que me preocupou: era inicio de junho/19 e as crianças teriam as ferias de Pentecostes (2 semanas), então voltariam as aulas no meio de junho/19. Como o ano escolar vai ate o final de julho, poderia ser que eles não tivessem vaga (morri de medo – parte 2!).

3º passo: Contratei um professor particular para o período das ferias.

Para dar mais confiança para o meu filho, ele tinha 1 aula por dia com um professor e 2 horas de dever de casa.

4º passo: Chegou o grande dia de ir pro colégio! Aqui você já pode imaginar como estava meu nervosismo como mãe…

Fui junto no 1º dia para a diretora lembrar da “minha cara” e ajudar meu filho. Ela foi ótima! Demos muita sorte porque a 1ª aula da turma seria bem lúdica: ou aula de culinária ou de informática. Meu filho escolheu culinária e foi para a aula e eu, fui pro trabalho (doida pra saber como seria o dia dele!).

Para minha surpresa e alegria, ele amou o 1º dia de aula! Os outros alunos o receberam super bem, uns 3 deles falavam melhor inglês e eles fizeram a aula de culinária (com espetinhos de frutas com caldas de chocolate!!!) juntos, depois viram o filme “A vita é bela” (lembra dele? Aquele que o pai faz de tudo pro filho achar que a vida no campo de concentração era uma aventura?) e tiveram um pouco de aula também.

5º passo: A mudança para a escola que tem a Übergangsklassen

Em 3 dias, recebi a ligação da escola nova! Uhhhuuuuu!!!

Eu e meu marido ficamos radiantes! Meu filho já estava no colégio e de lá mesmo, eles o encaminharam para a escola nova. Encontrei com ele e fomos. Fomos muito bem recebidos, a moca da secretaria falava inglês, foi bem mais fácil! Pedi para ver a escola, ela fez um “tour” rápido comigo.

Acredita qual era a aula que eles estavam tendo? Culinária!!! Ficamos rindo e felizes com a coincidência!

Agora ele está finalizando as aulas e a professora me disse que ele está indo bem, fazendo amigos também. A Übergangsklassen dura no máximo 1 ano, mas ela acredita que no ritmo que ele está, no meio do próximo ano letivo, ele deve ir para a classe comum.

Leia também: Abitur, o Enem alemão

Espero ajudar com esse post! Estou disposta a conhecer mais gente nessa situação, porque acho que mesmo com todas as possibilidades, nossos adolescentes podem ter muitas dificuldades de se manter em um Gymnasium. Que tal nos unirmos e avaliar se conseguiríamos montar um grupo de discussão para vermos quais são as maiores dificuldades e oportunidades para nossos filhos adolescentes?Estou a disposição!

Related posts

O dia em que venci a infertilidade

Karina Finke

Como ser freelancer na Alemanha

Clarissa Gaiarsa

Cinema alemão. Por onde começar?

Larissa Wittig

1 comentário

Simone Setembro 4, 2019 at 8:31 pm

Parabéns pelo texto, muito bem expicado e com certeza será de grande ajuda para muitos pais que querem mudar para a Alemanha.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação