BrasileirasPeloMundo.com
Chile

Férias e Feriados no Chile

Férias e Feriados no Chile.

O período e a forma de sair de férias, aqui no Chile, é um pouco diferente da maneira do Brasil. Temos somente 15 dias úteis para gozar de um descanso merecido (de segunda-feira a sexta-feira, independente se o funcionário trabalhe no fim de semana). O lado bom é que, somando com os fins de semana, esses dias aumentam para 21, ou seja, três semanas, o que significa uma semana a menos que no Brasil.

Outra coisa diferente do Brasil é que não precisa esperar um longo ano para programar suas férias. A cada mês trabalhado no Chile, o trabalhador tem direito a 1,25 dias de férias remuneradas.

Dessa forma, é possível negociar as férias com poucos meses de trabalho, por outro lado, como nem tudo é um mar de rosas, se já está há mais de um ano trabalhando, algumas empresas não deixam sair de férias por 15 dias seguidos. Com esse sistema temos os dois lados da moeda:

Lado positivo:

– não é necessário esperar um ano para sair de férias .
– se juntar com um feriado e/ou fim de semana , ganha-se mais dias de folgas.
– as férias podem ser divididas em quantas vezes quiser.

Lado negativo:

–  pode-se sair de férias a partir de um dia e, se não tiver um controle, as férias podem desaparecer sem você sentir.
– até a ficha cair que você “está de férias” e se desconectar 100% do trabalho leva um tempo, se sair de férias por um ou dois dias, não tem tempo de descansar a mente.
–  aqui no Chile, fica um pouco complicado planejar viagens longas de um mês ou mais, como se pode fazer no Brasil, que em algumas empresas permitem acumular férias e sair por 30 dias ou mais.

Leia também: No Chile se fala chileno

Algumas empresas adotam o sistema de férias escolar, e muitos trabalhadores com filhos aproveitam para tirar duas semanas de férias no verão e uma semana no inverno.

É muito comum as pessoas saírem de férias em fevereiro, pois o clima está mais agradável, sobretudo no sul, onde grande parte dos chilenos passam suas férias. Entende-se que em janeiro se recuperam das dividas das festas de fim de ano e, em fevereiro, já estão com mais dinheiro para viajar. Dessa forma, o país “para” praticamente, pois muitos estão viajando.

As empresas já levam em consideração que, em fevereiro, como é um mês de férias, a produção é baixa e algumas exigem que os funcionários tirem férias nesse período.

Em julho, as pessoas saem de férias entre a segunda e terceira semana para coincidir com as férias escolares.

Temos outro sistema também de vacaciones progresivas, que traduzindo seriam “férias progressivas”, mas esse sistema, infelizmente, é contado para um longo prazo. Significa que o trabalhador tem direito a um dia de férias a mais durante o ano, a cada dez anos trabalhados, e que esteja ao menos os últimos três anos na mesma empresa. Caso mude de empresa nesse período, perde toda a contagem e terá que começar de novo e manter o mesmo trabalho durante, pelo menos, três anos.

Leia também: Quanto custa morar no Chile

Agora, falando dos feriados no Chile. Todo inicio de ano é cansativo começando porque não se comemora o Carnaval aqui (diga-se de passagem que é o único pais da América do Sul que não tem Carnaval).

Então, depois da celebração do Ano Novo, os chilenos só podem descansar na Semana Santa, que isso varia de ano a ano – podendo ser em Março ou Abril.

Mas a partir de Maio, as coisas mudam, pois já começamos o mês com um feriadinho básico. Logo depois de três semanas tem outro feriado – dia 21 de Maio – celebrando o Dia de las Glorias Navales.

Além disso, por ser um país católico, a partir de junho tem muitos feriados religiosos, o que ajuda bastante no descanso da galera.

Feriados religiosos são:

Junho – São Pedro e São Paulo – dia 29 – porém se esse feriado cai em uma terça, quarta ou quinta-feira, é mudado para a segunda-feira da mesma semana, ou na segunda-feira da semana seguinte, caso seja uma sexta-feira
Julho – Virgem Carmen – esse feriado é fixo, se celebra dia 16
Agosto – Assunção da Virgem – esse feriado é fixo, se celebra dia 15
Outubro – Dia do Descobrimento de dois Mundos – dia 12 – porém se esse feriado cai em uma terça, quarta ou quinta-feira, é mudado para a segunda-feira da mesma semana, ou na segunda-feira da semana seguinte, caso seja uma sexta-feira
Outubro – Dia das Igrejas Evangélicas e Protestante – esse feriado é fixo, se celebra dia 31
Novembro – Dia de Todos os Santos – esse feriado é fixo, se celebra dia 1
Dezembro – Dia da Imaculada Conceição – esse feriado é fixo, se celebra dia 8

O feriado mais esperado por todos são as Festas Pátrias (o Carnaval chileno), que é celebrado no dia 18 de Setembro, dependendo do ano e do dia da semana que é o dia 18, são três dias de feriados já que os dias 19 e 20 são a celebração das glorias do exercito e independência, que faz com que as pessoas peçam dois dias de férias e já conseguem uma semaninha de férias .

É com essas pontes que os chilenos e estrangeiros aproveitam para solicitar alguns dias de férias para poder aproveitar mais dias livres, seja descansando ou viajando.

Related posts

Chile -Cinco Motivos para Amar Santiago

Joy Matta

Creche e jardim da infância no Chile

Joy Matta

Valparaíso: A Joia do Pacífico

Gislaine Morais

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação