Fórum Carlotas para mulheres brasileiras na Alemanha

2
264
II Forum da Mulher Brasileira Migrante de Carlotas - Acervo particular Carlotas.
Advertisement

Fórum Carlotas para mulheres brasileiras na Alemanha.

Eu conheci o projeto Carlotas em 2015, num workshop realizado pelo grupo Mulheres Brasileiras de Munique. No workshop, Carla Scheidegger, a empreendedora social de Carlotas na Alemanha, falou sobre empatia e resiliência, temas centrais do projeto. Meu amor pelo mundo de Carlotas foi à primeira vista. Desde então, trabalho com a Carla voluntariamente.

Na ocasião do primeiro workshop, Carla estava no início da sua caminhada. Após receber o Prêmio da Fundação BMW, no evento Primavera das Fundações, ela arregaçou as mangas e começou a testar seu projeto em escolas e workshops sobre empatia.

Mas, afinal, o que é o Carlotas? Trata-se de um negócio social que usa arte e educação lúdica para expandir o entendimento sobre diversidade, exercitar a empatia e gerar mais respeito entre as pessoas. O projeto é representado por um mundo lúdico, multifacetato e imperfeito, um lugar cheio de estórias e personagens, que são muito diferentes e por isso normais.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

O Carlotas usa esse mundo mágico e lúdico para falar sobre empatia e respeito à diversidade para alunos na rede pública e privada da região de Munique. Desde 2015 já sensibilizou mais de 300 alunos em escolas como Estrelinha e.V. (Deutsches-Brasilianisches Kinderhaus), Lycée Jean Renoir, Montessori-Schule Günzlhofen, Anni Pickert Grund und Mittelschule in Poing.

No final de 2017, o Carlotas tornou-se uma gemeinnützige GmbH, ou seja, uma empresa limitada sem fins lucrativos, uma grande conquista na concretização desse sonho.

Além do trabalho com alunos e professores em escolas, o empreendimento vem realizando na Alemanha fóruns para mulheres brasileiras, com o propósito de abrir diálogo sobre os desafios, conflitos culturais e o papel protagonista da mulher brasileira em terras germânicas. O último fórum foi realizado no dia 21 de abril deste ano, em Colônia, sob o título “Eu num mundo novo. Um mundo novo em mim”. Ali, reuniram-se 18 mulheres, de 12 diferentes cidades alemãs, para dar continuidade ao trabalho que foi iniciado em novembro de 2017 em Berlim.

Leia também: Violência contra mulheres na Alemanha

A abordagem utilizada no projeto baseia-se em arte e nos princípios da educação lúdica. Assim sendo, são realizadas atividades interativas como ferramentas para acessar sentimentos, gerar reflexão e fomentar o diálogo. Neste sentido, o formato do evento sai do modelo tradicional de palestras para o Ciclo de Aprendizado Vivencial, no qual a diversão, o movimento e a brincadeira têm papel fundamental.

Acervo particular de Carlotas

Este trabalho com brasileiras está inserido num cenário mais amplo no qual o Carlotas vem atuando para incentivar a emigrante a resgatar sua história, valorizar suas origens e assumir seu protagonismo na Alemanha. A organização já impactou mais de 300 mulheres de diversas nacionalidades em eventos em Munique, Dresden, Berlim e Colônia.

Alguns depoimentos de mulheres brasileiras que já participaram:

“O fórum foi excelente e vocês estão de parabéns! Desde a recepção calorosa até o último momento, tudo foi conduzido com perfeição. Houve muita integração, troca e aprendizagem.” (Marina Joetten, participante)

“Foi gratificante conhecer pessoas muito especiais e fazer ótimos contatos. Eu me senti super acolhida, abraçada e fortalecida para seguir em frente na minha caminhada. Isso é sororidade!” (Simone Reichel, participante)

Leia também: Voluntariado pode virar trabalho remunerado?

No dia 17 de novembro, acontecerá em Frankfurt o III Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha, com a parceria da Imbradiva e.V. e BRmais, onde serão formados grupos de trabalho para discutir os pontos do Manifesto da Mulher Brasileira Emigrante – uma proposta de Carlotas que representa a visão da empresa no que diz respeito à postura da mulher brasileira emigrante no processo de adaptação e integração.

As inscrições para o Fórum de Frankfurt já podem ser feitas através do site: Eventbreite – III Fórum Carlotas para Mulheres Brasileiras na Alemanha

Faça a sua inscrição e venha conhecer o mundo de Carlotas! Tenho certeza que irá se apaixonar por ele como eu!

Sobre Carlotas gGmbH

Carlotas gGmbH é uma empresa com propósito social que expandiu do Brasil para a Alemanha com o objetivo de abrir o diálogo sobre diversidade, empatia e respeito em terras germânicas.

Em 2015 recebeu em Munique um prêmio da Fundação BMW no evento Primavera das Fundações e, desde então, trabalha ao lado de professores para criar um ambiente mais harmônico e colaborativo dentro sala de aula, visando aumentar os resultados acadêmicos de crianças e jovens – e contribui no processo de integração de mulheres emigrantes.

Contato: Carla Scheidegger (Diretora)

Rüttenauerplatz 1, 81245 München

Amtsgericht München – HRB 23767

Tel: +49 176 8116 8993

Para saber mais:

Carlotas

Carlotas e as Mulheres

Carlotas na Alemanha

Texto anterior10 Passeios Gratuitos em Boston
Próximo textoPor que Pokhara merece destaque na viagem ao Nepal?
Larissa é nascida em Porto Alegre, criada em Vacaria, na serra gaúcha e herdou dos seus pais a vontade de viajar. Advogada de formação, escritora de coração, aventureira por emoção, veio para a Europa em 2001 em busca de novos desafios e de seu lugar no mundo. A primeira estação em Madri não lhe despertou a vontade de ficar ali para sempre, e, assim chegou, num dia frio de março, um dia antes de seu aniversário de 27 anos, numa pequena cidade na costa da Alemanha para trabalhar numa sorveteria de italianos. Apesar do trabalho árduo, decidiu que esse era o seu lugar, e que teria muito o que aprender nesse país. Assim sendo, aprendeu alemão, conheceu seu marido, trabalhou como intérpretre, fez mestrado, trabalhou numa empresa brasileira, teve filhos, mudou-se em 16 anos de Alemanha, 6 vezes de cidade, e está sempre em busca do conhecimento humano e de histórias inspiradoras. Tem seu próprio blog sobre suas observações da vida alemã, o Brasanha, escreve sobre a maternidade na Alemanha no Batatolandia e colabora com o projeto Carlotas sobre empatia e diversidade.

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.