BrasileirasPeloMundo.com
Índia

Holi é um dos maiores festivais da Índia

Holi é um dos maiores festivais da Índia, é celebrado em todos os cantos do País e pelo mundo afora e é comemorado em diferentes datas, todos os anos.

Este grande festival ocorre no final do inverno, no mês de março, após a lua cheia. É comemorado com a chegada da primavera, de acordo com o calendário hindu.

Um dia antes do festival das cores as pessoas se juntam em torno da fogueira, dançam e cantam. Isso é chamado de Hollika Dahan, onde o povo se reúne, realizando rituais religiosos em frente à fogueira, e rezam para que seu mal interno seja destruído do mesmo modo que Holika, a irmã do rei demônio Hiranyakashipu, que foi morta no incêndio.

A história de Prahlad e Hiranyakashipu conta que uma vez o demônio e poderoso rei, Hiranyakashipu, que se considerava um deus, queria que todos o adorassem. A sua ira foi ver o seu filho Prahlad adorar o Vishnu. Para livrar-se de seu filho, Hiranyakashyap pediu a sua irmã Holika que entrasse no fogo com Prahlad no colo, já que ela tinha esse poder. As escrituras dizem que Prahlad foi salvo por sua extrema devoção, enquanto Holika foi queimada.  A tradição de queimar Holika ou o “Holika dahan” vem principalmente deste conto.

Na manhã seguinte é celebrado como Holi – o festival das cores, onde as pessoas jogam umas nas outras pós coloridos ou água colorida dentro de uma bexiga.

O festival Holi é citado nos Puranas, datado do século 4, um festival tradicional hindu e cultural. Holi faz as pessoas acreditarem na virtude, sinceridade e honestidade.

Leia também: dicas para visitar o Taj Mahal

Qualquer um pode participar da brincadeira, amigos ou estranhos, ricos ou pobres, homens ou mulheres, jovens e idosos. A brincadeira com o pó colorido ocorre nas ruas, parques, fora dos templos e nos edifícios. As pessoas saem às ruas em grupos, carregam tambores e outros instrumentos musicais, vão a vários lugares, cantam e dançam.

As pessoas visitam familiares, amigos para jogarem pós coloridos uns sobre os outros, riem , depois compartilham doces, comidas e bebidas.

Em comemoração do divino amor de Radha por Krishna, as festividades oficialmente inauguram na primavera com Holi, celebrada como um festival de amor.

Há um mito simbólico por trás da comemoração de Krishna, quando bebê. Krishna desenvolveu sua característica de pele escura porque o demônio Putana o envenenou com o leite materno. Em sua juventude Krishna não se sentia bem com a sua cor sabendo que Radha é de pele clara. Sua mãe, cansada do seu desespero, pede a ele para se aproximar de Radha e colorir seu rosto com várias cores. Isso ele
fez, Radha e Krishna se tornaram um casal, desde então, e o colorido brincalhão do rosto de Radha e Krishna foi comemorado como Holi.

Holi ajuda a unir a sociedade, pois, o festival é celebrado por não-hindus e hindus, e todo mundo gosta de fazer parte desta comemoração colorida e alegre.

Leia também: qual o idioma oficial na Índia?

Além disso, na tradição Holi acontece de pessoas que possuem inimizades tornarem-se amigos no Holi e esquecerem qualquer ressentimento. Neste dia as pessoas não se diferenciam entre ricos e pobres, todos celebram a festa junto com um espírito de irmandade.

O interessante no festival é o significado para as nossas vidas e para o corpo, pois proporciona alegria e diversão.

O Holi ocorre em uma época do ano em que as pessoas tendem a se sentir sonolentas e preguiçosas. Isso é bom para o corpo, pois possui algumas deficiências devido à mudança do frio para o calor. Para neutralizar esta falta que ocorre no corpo, as pessoas cantam alto ou falam alto. Seus movimentos são rápidos e sua música é alta, ajudando a rejuvenescer o nosso corpo.

Além disso, as cores quando jogadas em nossos corpos possuem um grande impacto. Biólogos acreditam que o corante líquido ou Abeer penetra no corpo, entra nos poros, tem o efeito de fortalecer os íons no corpo e acrescenta saúde e beleza.

Em cada região da Índia tem um nome diferente para o Holi, sabendo que na Índia há 24 línguas oficiais.

Em West Bengal é Dol Purnima; em Maharashtra é Shimga ou Rangpanchami; em Punjab é Hola Mohalla; em Haryana é Dulandi Holi; em Bihar é Phagu Purnima; em Tamil Mandu é Kaman Pandigai; em Barsana é Lathmaar Holi. Esses são apenas alguns Estados da Índia. Com certeza, em outros encontraremos nomes
diferentes.

Além dos nomes diferenciados, encontramos as características locais para a celebração do Holi.

Hindus em toda a Índia celebram Holi, todo ano, com grande euforia. É um dos festivais mais significativos. E os indianos estão por todo o mundo. Na maioria dos países onde há um grande número de hindus, Holi é um dia importante.

Ocorre Holi nos Estados Unidos, Rússia, Bangladesh, Nepal, África do Sul, Trinidade e Tobago, Suriname, Guiana, Reino Unido e Ilhas Maurício.

Related posts

Apimentando a relação

Nione Cristina Claudino

A universidade que ensina avós a produzir energia solar na Índia

Carla Souza

O amanhecer na Índia

Rachel Tardin

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação