Na Índia tem Natal?
A Índia é um país majoritariamente hinduísta, religião que surgiu neste continente e que influenciou religiões como o budismo. Mas encontramos, também, muçulmanos, cristãos, budistas e pessoas de muitas outras religiões. Apesar de existir essa pluralidade religiosa há o respeito mútuo por cada indivíduo devido a sua religião (o que também é previsto perante a lei indiana). Ocorre, também, o respeito aos animais, não só a vaca por ser considerada sagrada.
Na Índia não há apenas a variedade religiosa, também encontramos a variedade linguística, a variedade cultural. Na variedade cultural, vemos mulheres que usam saree, mas têm outras que usam calça. Em algumas partes da Índia, há apenas comidas vegetarianas; em outros Estados, são totalmente carnívoros (com exceção da carne de vaca, para os hindus). Apesar de que a carne de vaca é encontrada na Índia devido ao consumo dos muçulmanos. Quase em todos Estados indianos há uma língua diferente, tão diferente que só entendem se houver a tradução para o inglês da língua ou em hindi, a língua oficial indiana.
Enfim, sabendo sobre esse respeito que existe na Índia, na cidade de Calcutá há a influência muito grande da Madre Teresa de Calcutá (vencedora do prêmio Nobel da Paz), que além de cristã praticou a generosidade de forma magnânima, na Índia. Com isso, o cristianismo em Calcutá tem muita influência devido a Madre Teresa e aos ingleses, apesar de ela ser uma estrangeira, os indianos a consideram nascida na Índia. Pois, foi esse país que a acolheu. Depois que ela foi beatificada pela Igreja Católica, muitos indianos ficaram felizes.
Cidades que se comemoram o Natal, na Índia: Goa, Kerala, Mumbai, Calcutá, Bangalore e Chennai.
Leia também: Ganesha
Goa
Conhecida por suas excelentes praias e vida noturna, talvez Goa seja o melhor lugar para celebrar o Natal, na Índia. Com o seu legado português e população católica, o Natal é celebrado com um fervor arrebatador. As igrejas e casas são decoradas com belas luzes e flores, enquanto as crianças cantam cânticos de Natal até altas horas da noite. Pessoas de todas as idades fazem fila nas igrejas para participar da missa da meia-noite. O Natal em Goa é muito famoso, o que também atrai milhares de turistas de diferentes partes do país e de estrangeiros para a sua costa, que vêm testemunhar este festival em todas cores.
Kerala
Uma pessoa pode ter uma experiência completa enquanto estiver de férias em Kerala, durante o Natal. O Estado tem uma população cristã muito forte, com inúmeras igrejas em todo o Estado. O feriado famoso é comemorado com grande vigor. As pessoas decoram suas casas, as igrejas e as ruas com iluminação e outros materiais.
As igrejas, grandes ou pequenas, permanecem abertas durante toda a noite e milhares de pessoas se reúnem nas igrejas de todo o Estado para cantar a missa da meia-noite. Além de fazer parte das festividades, pode-se fazer muito desde visitar os remansos de Kerala até suas lindas praias; desde comprar especiarias até explorar os Ghats Ocidentais. É realmente a melhor época para visitar Kerala.
Mumbai
Mumbai é sinônimo de vida corrida, mas a cidade, que tem um rico passado colonial e tem sido o ponto de recepção de muitos imigrantes, é muito famosa por sua festa de Natal na Índia. O subúrbio ocidental de Bandra é um lugar para se ver em Mumbai durante o Natal.
É conhecido por sua população católica e a Hill Road está lindamente decorada com flores e iluminação durante a época do Natal. Pode-se também ver árvores de Natal decoradas no pavimento da Hill Road, que as famílias locais colocam no espírito do festival. As igrejas na cidade também são lindamente iluminadas e decoradas e pessoas de outras origens religiosas visitam desfrutando com seus amigos e familiares.
Leia também: Holi é um dos maiores festivais da Índia
Calcutá
Uma fortaleza colonial do passado, Calcutá tem uma relação muito extrema com o Natal. Apesar de não haver muitos cristãos na cidade deixando de fora a comunidade anglo-indiana, Calcutá é um lugar na Índia onde a celebração do Natal é como se fosse uma festa. As igrejas são decoradas, as ruas iluminadas e pessoas de todas as idades saem para fazer compras. Para muitos, o Natal significa que os deliciosos bolos e as padarias da cidade estão cheios de clientes, durante esse período.
Bangalore
Bangalore tem um rico passado cultural e um fascinante legado cristão. Tem inúmeras igrejas bonitas, especialmente na parte central da cidade. Muitas delas, construídas por europeus, têm influências britânicas ou francesas e suas próprias tradições únicas para a celebração do Natal na Índia. As mais proeminentes são a Igreja de São Patrício e a Igreja de Todos os Santos. Em dezembro, a cidade é enfeitada com festividades.
Famosa por suas delícias culinárias, pode-se ir até Koshy’s para o seu bolo de ameixa, smileys e chá de gengibre; Thomsons Bakery, uma das favoritas do Papai Noel; Caperberry para um delicioso jantar de peru de quatro pratos. A celebração do Natal em Bangalore é uma experiência encantadora e com certeza o deixará muito feliz.
Chennai
A cidade de Chennai promete uma celebração espirituosa e mantém-se fiel à sua palavra. Tem grande destaque na história cristã com um de seus discípulos. O Estado também tem muitas igrejas proeminentes, incluindo a igreja de Velankanni, que atrai mais de seis mil visitantes a cada temporada de Natal. A cidade, localizada na faixa de Coromandel, tem a mistura perfeita de festa de Natal e espiritualidade em bairros próximos. Durante as noites, as festividades entram em uma nova dimensão com clubes, hotéis e pubs que hospedam festas de Natal com um toque de culinária tamiliana. Nas ruas, pequenos grupos de pessoas visitam as casas vizinhas com música que anuncia o nascimento de Cristo. Uma pessoa vestida com o traje de Papai Noel distribui guloseimas. Afastando-se da agitação da cidade, as praias também são palco de elegantes festas de Natal. Em poucas palavras, Chennai é um dos melhores lugares para celebrar o Natal, se você não gosta de neve.