BrasileirasPeloMundo.com
Casamento Pelo Mundo Suíça

Informações para quem pretende casar na Suíça

Informações para quem pretende casar na Suíça.

Muitas vezes o nosso príncipe encantado não estava ali do nosso lado no Brasil e sim do outro lado do oceano. Casamentos internacionais se tornam cada dia mais frequentes pelo mundo afora.

Quando conhecemos um estrangeiro e iniciamos um relacionamento sério, mesmo que à distância, começamos a nos questionar sobre a mudança de nosso país, tendo em vista que na maioria das vezes estes estrangeiros são profissionais bem qualificados ou têm um trabalho estável e bem remunerado no país deles e que não encontrariam no Brasil a chance de um trabalho similar, que os remunere da mesma forma. Além disso, muitas brasileiras sonham em conhecer e viver no exterior.

O presente texto aborda aspectos do casamento civil entre uma brasileira e um estrangeiro na Suíça.

Foi usado o substantivo no feminino por que a quota de brasileiros casados com uma
estrangeira/estrangeiro na Suíça ainda é muito pequena, mas é claro que as regras e informações também se aplicam a este caso.

Documentação necessária para se casar na Suíça

Os documentos necessários para se casar na Suíça são:

1 – Escritura pública declaratória a respeito da residência, nacionalidade e estado civil devidamente *apostilada e traduzida.

Como e onde fazer? A escritura deve ser feita no Brasil num TABELIONATO DE NOTAS por um declarante e(+) duas testemunhas ou pela noiva e(+) duas testemunhas onde será declarado o endereço, o estado civil e a nacionalidade da noiva. Não serão aceitas declarações privadas. O nome do documento é ESCRITURA PÚBLICA DECLARATÓRIA e os tabelionatos conhecem este tipo documento.

Se você já estiver na Suíça, este documento pode ser feito no Consulado do Brasil.
Este documento é exigido para pessoas solteiras e divorciadas.

2 – Certidão de nascimento atualizada devidamente *apostilada e traduzida:

A certidão de nascimento já deve conter, de preferência, a averbação de divórcios anteriores, no caso de pessoa divorciada, ou que ateste que não há averbação de casamento, o que comprova mais uma vez que a noiva é solteira.
2.1 – Pessoas divorciadas : Além da certidão de nascimento :

  •  certidão de casamento com averbação (anotação) do divórcio (ou óbito) devidamente
    *apostilada e traduzida
  •  sentença de divórcio (documento assinado pelo Juiz) com a certidão de trânsito em julgado e devidamente *apostilada e traduzida. Se o divórcio se deu em cartório, escritura pública de divórcio (documento do cartório) devidamente *apostilada e traduzida.
    Se você teve um advogado no Brasil, peça ajuda a ele para organizar estes documentos.

Leia também: como abrir conta bancária na Suíça

3 – Passaporte válido ;

4 – Visto para preparação do casamento:

O casamento na qualidade de turista, ou seja, sem o visto para casamento, é proibido pela legislação suíça. Contudo, muitas brasileiras conseguem se casar sem o visto, depende muito do cantão de residência do noivo e do cartório.

Caso já esteja na Suíça para se casar e não tenha o visto, procure celebrar o casamento antes de vencer o prazo de 90 dias de estadia no país, pois a estadia regular também é um requisito.

Se este prazo vencer e o processo no cartório ainda estiver em andamento, poderá ser solicitada uma prorrogação da estadia para fins de casamento. Contudo, a regra é possuir o visto e a brasileira que não o possui deve sempre contar com a possibilidade de ter que retornar para o Brasil.

Importante salientar que a certidão de casamento com um estrangeiro, em si, não dá o direito automático de permanência na Suíça. O casamento ou a certidão de casamento é somente prova para o processo de solicitação de estadia no País, o qual será analisado por outro setor, o departamento de migração cantonal.

Informações sobre o visto de casamento podem ser acessadas na homepage do consulado da Suíça da sua jurisdição no Brasil.

5 – Atestado de antecedentes criminais devidamente *apostilado e traduzido;

Pode ser retirado diretamente no site da polícia federal. Não esqueça de fazer a validação do atestado no mesmo site. Este documento não é necessário para o processo de casamento e sim para a solicitação de estadia na Suíça.

Outras considerações importantes:

Pedir ao noivo para comparecer no cartório de registro civil da cidade onde vão se casar e pegar a lista de documentos necessários para a preparação do casamento.

A brasileira não pode se casar por procuração na Suíça. Contudo, o casamento realizado por procuração no Brasil é aceito na Suíça.

Se não conseguir tirar o atestado de antecedentes criminais pela internet será necessário o
comparecimento na polícia federal ou envio de um procurador com uma procuração com firma reconhecida ou até mesmo procuração pública.

Uma brasileira não tem direito de viver na Suíça por estar namorando ou por viver em união estável com um suíço, até mesmo quando a união estável foi estabelecida no Brasil através de escritura pública. Tem que casar para viver na Suíça!

Os documentos em português deverão ser apresentados junto com a respectiva tradução
juramentada em um dos idiomas oficiais da Suíça, dependendo do cantão onde o casamento vai ser realizado. Esta tradução pode ser feita no Brasil, por um tradutor juramentado, ou na Suíça.

Leia também: 10 pratos típicos além do fondue

* Apostilamento: Apostila de Haia: A apostila de Haia é uma espécie de selo de autenticidade que é colocada nos documentos. Todo cartório no Brasil sabe o que é isso e onde você pode conseguir este selo, basta perguntar.

Se você recebeu uma proibição de entrada na Suíça e agora pretende se casar no país ou já se casou no Brasil, ao solicitar o visto de estadia no Consulado da Suíça forneça esta informação.

Se você se casou no Brasil com um suíço, é preciso registrar o casamento no Consulado da Suíça e, de preferência, pedir o visto de estadia na Suíça também no Consulado, antes de vir para o país.

O casamento homoafetivo no Brasil será reconhecido em parceira civil na Suíça, pois não existe casamento homoafetivo na Suíça.

Consultar o site do Consulado da Suíça da sua jurisdição no Brasil e entrar em contato com eles no caso de alguma dúvida.

Casamentos falsos

Infelizmente muitos estrangeiros se casam na Suíça somente para adquirir um visto de estadia no país.

Havendo suspeita (diferença grande de idade, estadia anterior da brasileira no país ou outros países da Europa, falta de comunicação entre o casal, ou mesmo qualquer outra suspeita banal), os funcionários do cartório de registro civil têm o direito e o dever de verificar se o casamento é forjado.

Neste caso os noivos serão entrevistados individualmente e podem ser solicitados documentos adicionais. Neste caso, as respostas têm que ser idênticas.

Filhos anteriores ao casamento

Havendo filhos de outros relacionamentos que também venham viver na Suíça, trazer a certidão de nascimento atualizada dos filhos, devidamente apostiladas e traduzidas; sentença ou acordo a respeito da guarda dos filhos ; declaração escrita do outro genitor autorizando as crianças a residirem na Suíça em caráter definitivo, com reconhecimento de firma feita em cartório.

Minhas Dicas:

1 – Deixe no Brasil uma procuração pública com poderes gerais para alguém de sua confiança ;
2 – Faça a declaração de saída definitiva do Brasil na receita federal ;
3 – Traga todos os seus diplomas e históricos escolares ;
4 – Compareça o quanto antes ao Consulado do Brasil da sua jurisdição para registrar o seu casamento, alterar o seu título de eleitor (alteração da zona eleitoral). Assim que retornar ao Brasil faça a transcrição do registro do casamento no cartório de primeiro ofício de registro civil da sua cidade ;
5 – Inicie imediatamente um curso de alemão, francês ou italiano. Se não tiver condições de pagar, procure alternativas na prefeitura da sua cidade. Encontre uma amiga que fale bem a língua local e possa te ajudar na integração ;
6 – Não se limite em viver somente com a comunidade brasileira, tente fazer amigos suíços, convide seus familiares suíços e vizinhos para um café da manhã ou da tarde. Se torne amiga dos amigos e amigas do seu esposo. Quem tem um amigo suíço sabe o quanto eles dão valor à estrangeiros bem integrados. Estrangeiro bem integrado raramente se sente marginalizado.

Seja bem vinda à Suíça! Se necessitar de apoio jurídico, entre em contato comigo, que sou jurista suíça, advogada brasileira e portuguesa e sócia-proprietária da advocacia Bravest AG em Zurique.

WhatsApp + 41 78 7125704

Atualizado em setembro 2018

Related posts

Casamento no Havaí

Cleide Klock

Funeral na Suíça

Teca Hungria

Poligamia na Turquia

Rubiana Ozturk

81 comentários

ana Março 13, 2016 at 11:17 am

ola, gostaria de saber se, no caso da mulher ainda estar morando no brasil, o passaporte deve ser enviado por correio para suica. quanto tempo dura ate que os papeis saiam para o casamento? depois que os papeis saem, o noivo deve enviar o passaporte de volta para o brasil para que a noiva possa viajar? obrigada,
ana.

Resposta
Simone Gessner Março 16, 2016 at 6:11 am

Bom dia Ana. O pedido de visto para preparação do casamento é apresentado no Consulado da Suíça da sua jurisdição. O passaporte é apresentado e retirado com o visto no mesmo Consulado.

Talvez o seu noivo esteja dando entrada no processo de casamento direto no cartório e por isso te pediu o passaporte. Neste caso você não vai ter um visto e deverá se casar dentro dos primeiros 90 dias da sua estadia na Suíça. (estadia regular)

Vale lembrar que o casamento de turista não é permitido pela lei, contudo, na prática, muitos cartórios na Suíça realizam sim o casamento sem o respectivo visto, exigindo somente uma estadia regular.

Resposta
ana Março 17, 2016 at 7:35 pm

muito obrigada!

Resposta
Daniela Couto Março 13, 2016 at 4:58 pm

Como proceder quando o casal casa no Brasil e vai morar na Suíça? E a mulher ainda não tem o visto de permanência?

Resposta
Simone Gessner Março 16, 2016 at 6:18 am

Bom dia Daniela. O primeiro passo seria transcrever a certidão de casamento brasileira no Consulado suíço da sua jurisdição no Brasil e fazer o pedido de reunião familiar também no Brasil, aguardando a autorização de estadia na Suíça chegar para depois virem pra Suíça.

Contudo, na prática, também é possível virem pra Suíça com o casamento já transcrito e apresentarem o pedido de reunião familiar aqui. O importante seria vir já com a documentação necessária completa e traduzida.

Resposta
maria das Graças Março 17, 2016 at 7:12 pm

Simone ,eu me chamo Graça e gostaria de ir para suíça,mais não tenho condições financeira,para ir gostaria muito de saber se vc pode me dar uma dica.Já te agradeço desde de já.

Resposta
SIMONE Junho 14, 2016 at 4:28 pm

Olá Graça. Você quer vir morar na Suíça? Seria isso? Infelizmente brasileiros não podem simplesmente vir morar na Suíça. Os brasileiros que moram aqui, em sua maioria, mudaram por causa de casamento com um suíço, um europeu ou uma pessoa que já tem autorização de estadia aqui.
Eu infelizmente não tenho como ajudar.

Resposta
Vilma Março 25, 2016 at 2:27 am

Ola Tudo bem , gostaria se pode me ajudar,fui barrada no aeroporto de zurich quando estava voltando para o Brasil, estive em Munique por 3 meses e fiquei fazendo turisno pela ,Geneva,alemanha,astralia,paris,italia,por final eles nao entendia o que eu estava falando, nao tinha tradutor zurich ,fiquei por 6 meses ,eu pensei que nao tinha problema pois fiquei em varios lugares.
pois bem ma hora que passei pela policia federal quando estava embarcando me chamaram e eu entendia o que eles queria comigo e eles nao entendia o que eu falava,entao o policial pediu meu cartao de credito para que eu paga-se 350FCH nao sei porque,hoje chegou um papel para que eu pagueneste valor nao sei como fazer para pagar pois nao quero ter problema com a policia da suiça,estou pretendendo casar la ,o que a Senhora me orienta, obrigada.

Resposta
SIMONE Junho 14, 2016 at 4:24 pm

Boa tarde Vilma. O valor certamente é referente à multa por ter ficado mais de 90 dias aqui na Europa. Você também deve estar inscrita no sistema de controle daqui e não vai poder retornar tão cedo ou somente com o visto para casamento.

Mais informações : Simone.gessner @bravest.ch

Resposta
Lucimar Junho 12, 2016 at 5:28 pm

Bom noite gostaria de tirar uma dúvida ,eu viim do Brasil para Portugal em novembro e agora em maio me casei com meu namorado que vive na suíça faz muitos anos ele tem o permi B eu vim pra Suissa com ele agora gostaria de saber se eu consigo dar entrada na minha permanência aqui no permi sem precisar ir no Brasil,. Pq procurei saber é disse que eu teria que ir ao Brasil mas gostaria de saber se tem outra alternativa ja que testou aqui

Resposta
Simone Gessner Junho 23, 2016 at 12:16 pm

Bom dia Lucimar, Você e seu esposo devem comparecer na prefeitura da cidade onde seu esposo residente e pegar o formulário de reunião familiar para cidadãos da EU, urgente! Mesmo casasa com um europeu, sem a autorização de estadia, você é considerada pela lei como turista e neste caso, não poderia permanecer mais de 90 dias num perído de 180 dias no espaço Schengen sem a devida autorizaçao de estadia. Depois que você der entrada no pedido de estadia na Suíça você pelo menos teria como comprovar que a sua solicitação já está sendo analisada.

Resposta
Lucimar Julho 4, 2016 at 5:21 pm

Boa tarde Simone fui na comuna peguei os formulários preenchemos tudo na hora que fomos entregar a moça que trabalha lá não aceitou disse que eu não tenho o visto para permanecer aqui na suíça e que eu deveria ir para o Brasil fazer o pedido de visto lá agora eu não sei o que fazer

Resposta
Yasmin Fevereiro 4, 2020 at 3:30 pm

Olá Simone, gostaria de um esclarecimento se possível.

Tenho uma União Estável com um suíço reconhecida em cartório no Brasil.
Essa União Estável também é válida na Suíça?
E se não for válida, existe União Estável na Suíça ou apenas casamento civil e religioso?

Agradeço se puder me responder, e desde já muito obrigada!

Resposta
Lucimar Julho 4, 2016 at 8:41 pm

Boa noite Simone eu e meu esposo a comuna pegamos o formulário preenchemos na hora que fomos entregar a moça não aceitou e disse que eu precisava de um visto para dar entrada do permi aqui na suíça aí eles falaram que eu tenho que ir ao Brasil ou em Madri pedir o visto lá ,. Mas pra pedir o visto em Madri eu preciso da minha residência portuguesa, ,agora eu não sei se posso ir pra Portugal e fazer o pedido da residência lá pq meu marido vai ter que ficar aqui na suíça trabalhando,, e também não sei se o SEF pode me nega a residência pemo motivo de meu marido trabalha aqui na suíça,,. Lá em Portugal temos casa e ele tem conta que comprova que tem condições de me sustentar lá não sei o que fazer VC por favor pode me dar uma luz

Resposta
Selma Julho 25, 2016 at 8:39 pm

Boa noite,

Sou casada com um Suizo a 1ano, tenho cidadania espanhola!!
Em um caso de viuvez, quais são os meu direitos??

Resposta
williasm Agosto 10, 2016 at 11:11 am

bom dia, eu me chamo williams, gostaria de saber como funciona casar eu estando no brasil e a outra pessoa tando em suisse, ela pedindo por documentos
me ajudem por favor

Resposta
Adriano Agosto 17, 2016 at 12:13 am

Olá tudo bom?
Eu me casei na Suiça
E só depois na Polícia da Suíça,solicitei o meu visto,mas deu os noventa dias e tive que voltar pro Brasil.
Tenho uma grande diferença de idade,já faz um mes,que estou no Brasil,e ainda não recebi meu visto,
Mas pelo o que soube não posso entrar na Suíça sem o visto.
Me casei dia 21 de Junho,e voltei pro Brasil dia 7 Julho.
Também não fiquei com o sobrenome dele.

Resposta
Robson Agosto 25, 2016 at 11:24 am

Bom dia..! Senhora
Gostaria de saber ser,esses documentos todos que pedimos no Brasil ! Temos que tira cópias de todos eles e, autêntica para entrega no consulado.

Resposta
Rose Setembro 3, 2016 at 4:07 pm

Se eu estiver ilegal na Suíça é possível casar ou não?

Resposta
Brenda Outubro 11, 2016 at 3:09 pm

Bom dia, Simone

Namoro um austríaco que mora na Suiça a trabalho. Pretendemos nos casar, mas gostaria de saber o que seria melhor para mim, em relação a benefícios sociais e demais direitos como esposa, casar na Suíça ou no Brasil *caso moremos na Suíça após o casamento)? Tenho cidadania européia, mas caso me mude na Suíça, provavelmente não teria um emprego no primeiro momento, pois não falo alemão, somente inglês e português.

Resposta
Renata Outubro 17, 2016 at 9:31 pm

Simone, tudo bem?
Sou casada com um Suíço, mas que sempre morou no Brasil, já estamos com nosso casamento regularizado no consulado aqui do BR, para dar entrada no visto de reagrupamento familiar, preciso fazer isso estando aqui necessariamente? ou posso fazer na Suíça dentro do prazo dos 90 dias? quais situações meu visto pode ser negado? Se formos e ele ainda não estiver empregado e formos para casa da avó dele, você sabe dizer se isso seria um fator negativo para mim?
Grata,
Renata

Resposta
Alexandra nascimento Outubro 25, 2016 at 7:06 pm

Boa noite Simone sou brasileira vivo com o meu noivo a 4 anos e já faz 7 que vivo na suisse quero dar entrada nos papéis pra casar será que posso casar aqui na suíça ? Ou tenho que ir ao Brasil tenho trabalho minha filha está na escola não queria ir ao Brasil só pra isso obrigada e tenha uma boa noite

Resposta
Artur Outubro 29, 2016 at 11:59 pm

Cada vez mais encontramos lindas histórias de amor entre pessoas de diferentes países e culturas.

A Suíça é um país extremamente organizado e desenvolvido.
Eu adoro a Suíça, tanto que optei por atender noivas que se casam com suíços e também italianos.

Moro na Itália, trabalho também fotografando casamentos de brasileiras. Sou publicitário, mas desde que voltei pra Europa/Itália voltei a fotografar casamentos. Adoro. E a Suíça é linda nesse aspecto. Rende lindas histórias e lindas imagens.

Parabéns pelo post e pelo blog.

Resposta
Mauro sheneidt Novembro 15, 2016 at 11:07 pm

Namoro um suiço a 4 anos, uma relaçao homo, tenho 23 e ele 76, temos planos de nos casar e viver na suiça, tem algum impedimento pela diferença de idade?

Resposta
MARIA DE FÁTIMA Janeiro 29, 2017 at 1:37 am

Olá Simone boa noite!
estou indo pra Suiça em fevereiro, é possivel levar já os documentos necessários para me casar na Suiça? só estou namorando um Suiço, posso levar esses documentos pra não ser preciso voltar no brasil? falo ESPANHOL E FRANCES…ESTOU ESTUDANDO INGLES.
por favor mande resposta no meu e-mail, por favor.
obrigada.

FÁTIMA

Resposta
Giovana Fevereiro 19, 2017 at 8:32 pm

Boa noite, estou já morando na Suíça com meu noivo italiano e já tenho um visto de moradia com um prazo para nos casar.
Minha dúvida é que será melhor e mais rápido eu solicitar ao meu procurador no Brasil os documentos necessários e também a tradução feita no Brasil ou deixar com o advogado daqui da Suíça resolver tudo?
Como eu não entendo alemão eu estou achando que se entrego a documentação já pronta pro advogado ele resolverá mais rapidamente.
Me preocupo com o prazo.

Tem algum conselho?
Obrigada

Resposta
Neide Maria Fevereiro 24, 2017 at 4:56 pm

Boa tarde Simone!

Sou brasileira, tenho um relacionamento de 10 anos com um Suiço. Resido no nordeste do Brasil, Estado do Pi. Diante da dificuldade de deslocamento até o Rio de Janeiro e como estou de férias na Suiça e com meus papeis todos válidos conforme orientação do site do Consulado e confere aqui tambem, gostaria de saber se podemos dar entrada na Preparação para o Casamento? Estou no Cantão do Vaud, Suiça francesa. Retorno ao Brasil dia 02.03.17, pois, sei que a Lei não me permite permanecer na Suiça sem o Visto.

Resposta
Eduardo Abril 23, 2017 at 9:41 pm

Simone,

Minha namorada é brasileira mas foi casada com um suico e manteve a cidadania suica. Caso me case com ela também consigo a cidadania suica?

Grato,

Eduardo.

Resposta
Simone Gessner Abril 5, 2018 at 6:58 am

Bom dia Eduardo. Sim, com o tempo você pode adquirir a cidadania suíça. Informações completas sobre os requisitos você adquire no site do Consulado da Suíça.

Resposta
Luzilene Rodrigues Junho 13, 2017 at 11:50 pm

Boa noite Simone me chamo luzilene! Cheguei na Suíça dia 20 de março! Então já dei entrada no meu casamento com um suíço e já tenho a data marcada para o casamento! So que meu tempo de 3 meses acaba agora dia 20 de junho e vou casar no dia 03 de julho ! Ainda faltando duas semanas para me casar ! Como faço para não ter que voltar para o Brasil pois está tão perto meu casamento me ajuda por favor

Resposta
Luzilene Rodrigues Junho 14, 2017 at 1:09 am

Alguém que possa me ajudar ?

Resposta
Warlison Julho 27, 2017 at 1:53 pm

Voce tem que pedir o prolongamento de sua estadia na Suíça, a mesma pode ser prolongada até 180 dias, espero que consiga, pois até onde eu sei, voce tem que solicitar o mesmo com um mes de antecedência.

Resposta
Maria do Carmo Ferreira dos Santos -MD-ENP Junho 17, 2017 at 12:08 pm

BOM DIA!
GOSTARIA SE POSSIVEL TIRASSE UMA DUVIDA MINHA. ESTOU NA SUIÇA POR UM ANO, E ESTOU INLEGAL, ESTAREI RETORNANDO AO BRASIL MES QUE VEM, FIQUEI SABENDO QUE POR EU ESTÁ INLEGAL NO PAIS, TENHO QUE PAGAR UMA MULTA. PODE ME DIZER O VALOR DA MULTA, E, OU COMO ELA É CALCULADA? E SE CASO EU NÃO TENHA DINHEIRO PRA PAGAR A MULTA QUAL É A PENALIDADE APLICADA?
OBRIGADA!

Resposta
liliam Junho 28, 2017 at 12:24 am

Boa noite Simone meu nome é liliam. vivi na Suíça durante 2002 a 2004.nesse tempo me relacionais com um português que tem pernicioso c e tenho um filho com ele.nos separamos agora nos reencontramos e decidimos nos casar como faço e os papéis quais são?obrigada

Resposta
Beatriz Julho 19, 2017 at 11:34 pm

Olá, eu estou na Suíça por a 6 meses, vim a passeio e gostei eu estou tentando transferir minha faculdade, porém preciso voltar para o Brasil e organizar meus documentos pois não deixei procuração sendo assim ninguém pode resolver por mim, porém tenho medo de sair do país e não poder entrar mais. Tenho um namorado e pensamos em nos casar sendo assim eu tenho o livre acesso para entrar e sair quando eu quiser. Você diz que eu preciso ter visto para poder me casar, no caso eu já ultrapassei os 3 meses, o que fazer?

Resposta
Warlison Setembro 17, 2017 at 7:12 pm

Nao é possível casar estando morando ilegalmente. Voce tera que retornar ao Brasil e regularizar sua situação.

Resposta
Bruna Julho 27, 2017 at 10:26 pm

Sou Brasileira e tenho um noivo húngaro ele vive na suíça! Seria permitido casarmos na suíça?

Resposta
Rozilda Agosto 8, 2017 at 3:49 pm

Boa tarde simone. Estou na Suíça como turista e decidimos nos casar. Quero saber se consigo traduzir meus documentos aqui na Suíça? Tenho pouco tempo para fazer tudo más os documentos estão prontos mo Brasil so falta a tradução me. chamo rozilda obrigada!

Resposta
Warlison Setembro 17, 2017 at 7:10 pm

Voce consegue traduzir seus documentos na Suíça, é so procurar uma pessoa que tenha autorização de fazer a tradução dos mesmo.

Resposta
Pedro Oliveira Setembro 12, 2017 at 10:56 pm

Olá Simone vi seu post em um blog gostaria de tirar uma dúvida si possível sou casado a pouco tempo com uma brasileira que também tem nacionalidade Suíça fizemos o casamento por procuração no Brasil já que eu estou em Portugal mais de um ano ela ágora quer ir pra Suíça como Faso pra pegar a residência la já que estou ilegal em Portugal? Posso ir pra algum país fora da UE renovar o visto de turista pra ir pra Suíça ou tenho que voltar pro Brasil e fazer o procedimento lá? Mais uma questão nosso passaporte tem nome de solteiro faz diferença? Obrigado pela atenção.

Resposta
Jessica Outubro 17, 2017 at 5:34 am

Tenho uma dúvida meio complicada. Tenho tudo preparado, com exceção da carta convite e seguro viagem.
Em contra partida, tenho o documento da polícia imigratória suíça onde contém o endereço do meu noivo, apesar disso, tenho uma conexão em portugal e não sei se somente esse documento é suficiente.
Sobre o seguro viagem, ouvi dizer que lá é OBRIGATÓRIO e INDISPENSÁVEL um seguro viagem, porém, após o casamento, meu marido pagará um plano de saúde para mim. Devo eu fazer um seguro de pelo menos um mês somente para apresentar na imigração ou digo para eles que o farei após o casamento?

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 1:28 pm

Olá Jessica!
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Elaine Novembro 3, 2017 at 9:52 pm

Se eu tiver filhos no Brasil,como faço para legaliza-los na Suíça(levá-los para morar lá )?

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 4, 2017 at 3:31 pm

Olá Elaine,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suiça.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
paula Janeiro 15, 2018 at 6:56 pm

Olà vivo com um português mais de 6 anos aqui na suíça, eu sou brasileira, os direitos são os mesmos como se fossemos casados ?gostaria de esclarecimento, obrigado!

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 20, 2018 at 5:53 pm

Olá Paula,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
joao paulo Janeiro 17, 2018 at 1:36 am

ola. pretendo viajar para a suica, sou solteiro, quero saber se posso preparar esses documentos e ja levar como forma de prevenir para um futuro casamento na suica. tenho que fazer a traducao juramentada dos mesmos

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 17, 2018 at 2:57 pm

Olá João Paulo,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
danielle santos Fevereiro 22, 2018 at 1:06 pm

olá, me chamo Danielle é gostaria de tirar uma dúvida,o sou noiva de um suíço e queremos casar esse ano mas (ainda não sabemos um qual pais), enfim… tenho meu contrato de trabalho no brasil por mais3 anos e nossos planos seria nos casa e depois que meu contrato acabasse nos mudaríamos para o pais dele (Suíça), porem nesse tempo, ele ficaria mais tempo aqui exemplo, 6 meses aqui outros 6 na suiça, até da o tempo em que eu me mudaria de vez… enfim, gostaria de saber se isso poderias nos atrapalhar em alguma coisa?

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 22, 2018 at 6:08 pm

Olá Danielle,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
fernanda Março 25, 2018 at 11:20 am

boa tarde simone , me chamo Fernanda e vim de brasilia para morar na suica
vou me casar aqui , meu esposo e italiano mais reside e trabalha na suica a mais de um ano.
vim com meu filho de outro casamento , ele possui a autorizacao de viajem .
vamos da entrada no casamento essa semana , porem não sei bem certo as relacoes de documentos .
mandamos traduzir alguns . voce poderia me informar , me ajudar nesse processo ..

Resposta
Liliane Oliveira Março 25, 2018 at 3:56 pm

Olá Fernanda,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Bianca Abril 3, 2018 at 1:56 am

Ola, gostaria de saber se visto de casamento me dá direito a estudar e trabalhar na Suíça? Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Abril 3, 2018 at 12:57 pm

Olá Bianca,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:57 am

Bom dia Bianca, o visto é para a preparação do casamento e você tem um prazo pra se casar depois que o visto é concedido. Depois de casada você ganha uma autorização de estadia que te permite casar, em regra. Sem a autorização de estadia você não pode trabalhar.

Resposta
Marcos Freitas Maio 8, 2018 at 1:14 am

Eu me chamo Marcos, sou casado com um suíço a 10 anos, hoje ele se encontra internado com depressão, e me encontro desempregado, sem ter como arcar com as minhas despesas, fui a uma visita à clínica que ele se encontra internado, e alguém responsável por ele, me informou que ele não quer me ver, e solicitou que eu me retirasse da casa…
O que devo fazer, e quais os meus direitos?

Resposta
Liliane Oliveira Maio 8, 2018 at 1:01 pm

Olá Marcos,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:55 am

Bom dia Marcos, sugiro que entre em contato conosco no escritório: 044 212 0040

Resposta
Filipe Araújo Julho 8, 2018 at 2:52 pm

Existem duas informações inverídicas nesse texto. Primeiro de que não existe casamento homoafetivo na Suiça e segundo que para se Viver na Suiça a União estável registrada em cartório não é o suficiente. http://www.migraweb.ch/pt/themen/ehe/partnerschaft/eingetragene-partnerschaft/…Poderiam me dar a informação de quais fontes foram utilizadas para fornecer essas informações?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 8, 2018 at 11:56 pm

Olá Filipe,
A Simone Gessner, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:54 am

Bom dia Filipe, em primeiro lugar: NÃO existe casamento homoafetivo na Suíça e sim parceira civil registrada somente para pessoas do mesmo sexo, o que concede o direito à estadia na Suíça.Segundo: NÃO existe união estável na Suíça.

Resposta
Juliana Agosto 10, 2018 at 6:25 pm

Vou me casar com meu noivo suíço no Brásil,minha dúvida é depois de casados que providências tomar para ingressar com ele a Suíça?

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 11:24 pm

Olá Juliana,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:47 am

Bom dia Juliana, após o casamento entre em contato com o Consulado da Suíça da sua jurisdição que você vai receber as orientações completas.

Resposta
Marcia Setembro 11, 2018 at 6:56 am

Moro na espanha a 6meses ja estou ilegal mas arrumei um naorado na suica ele esta se divorciando para se casar comigo o que devo fazer nao sei por onde comecar se volto para o brasil o que devo fazer ate julho de 2019o divorcio sai

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 11, 2018 at 1:35 pm

Olá Marcia,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:50 am

Bom dia Marcia, o casamento de pessoas em situação migratória irregular, como no seu caso, não podem se casar mais aqui. Você precisa torcer agora para que ao sair não receba uma proibição de retornar ao espaço Schengen. No Brasil, entre em contato com o Consulado da Suíça da sua jurisdição.

Resposta
Julio Setembro 20, 2018 at 7:56 pm

Olá boa tarde eu gostaria de saber quas documentos eu preciso para mi casar com uma pessoa … pós eu conhece uma mulher suíça o de ela vivi em Aarau na Suíça quas os documento que precisamos para nós casar pós já estamos namorando a 2 anos e eu tenho sempre qui voltar para o Brasil …eu moro na Bahia e preciso ir no consolado suíço no Rio de Janeiro para dar entrada ? E quas documentos levar?

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 21, 2018 at 1:07 pm

Olá Julio,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Novembro 5, 2018 at 4:51 am

Bom dia Júlio, o texto responde a sua pergunta.

Resposta
Jane Março 4, 2019 at 1:44 pm

Bom dia Dra. Eu e meu esposo moramos no Brasil ele e suíço e eu sou brasileira, não somos casados no papel, moramos juntos há 13 anos temos um filho com 12 anos com registro aqui e na Suiça. Gostaria de saber quais os procedimentos para casarmos na Suiça pois estamos indo passear lá em julho. Muito obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Março 4, 2019 at 2:21 pm

Olá Jane,
A Simone Gessner, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Simone Gessner Abril 9, 2019 at 6:02 am

Bom dia Jane, como vocês residem no Brasil sugiro que vocês se casem aí mesmo e registrem o casamento no consulado da suíça. Como vocês já vivem em união estável durante muitos anos, procure um advogado para que os seus direitos em relação a este período também estejam salvaguardados no Brasil.

Resposta
Simone Gessner Abril 9, 2019 at 6:03 am

Quem precisar de mais informações pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp também: + 41 78 712 5704 – Simone Gessner

Resposta
Aline Julho 11, 2019 at 1:55 am

Olá, Simone. Obrigada pelas informações. Não li todos os comentários, me desculpe se a questão que eu colocar já tenha sido respondida. Já morei por 7 meses na Suíça e foi por isso que conheci meu namorado. Já retornei ao Brasil e não pretendo morar na Suíça (Pelo menos não agora), mas pretendemos nos casar. A ideia é eu permanecer aqui por 3 anos, alternando Suíça/Brasil. Tanto eu quanto ele. Sei que há questões relacionadas à nacionalidade, que para consegui-la eu tenho que morar em território suíço por 5 anos mais ou menos, mas a questão agora não é essa. Há algum impedimento em utilizar os vistos de turismo? Isso impede a possibilidade de solicitar a nacionalidade depois. E ele? Como ele faria pra conseguir a nacionalidade brasileira? Ele pode solicitar? Posso ir só para casar lá e depois voltar ao Brasil? Desculpa esse monte de questões, mas a situação é complexa! Rsrsrs

Resposta
Liliane Oliveira Julho 11, 2019 at 2:07 pm

Olá Aline,
A Simone Gessner parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Natalia Onishi Abril 20, 2020 at 3:36 am

Boa tarde,
Gostaria de dizer que essa página foi muito útil! Porém tenho uma pequena dúvida. Namoro um Suíço na Austrália e queremos nos casar na Suíça. Porém, estou confusa em relação aos documentos de Estado Civil. Algumas páginas exigem uma Declaração de Estado Civil e outras a Escritura Pública Declaratória de Estado Civil. No consulado aqui em Sydney eles oferecem ambos porém não sei a diferença e qual seria o mais adequado. Apenas a Declaração exige duas testemunhas e minha Certidão de Nascimento.
Será que você conseguiria me ajudar?

Muito grata.

Resposta
Brendo Abril 24, 2020 at 11:39 pm

Olá, meu nome é Brendo e eu tenho uma pequena dúvida. Se por acaso eu me casar em portuga ( que no caso demora 5 anos para sair o passaporte) eu ainda posso me mudar para morar na Suíça, só contendo o visto português?

Resposta
ORLANDO Julho 29, 2020 at 12:08 am

QUAL SEU TELEFONE PROFISSIONAL PARA FINS DE CONTRATAÇÃO

Resposta
Karina Finke Novembro 18, 2020 at 8:23 am

Olá Orlando,
A autora não faz mais parte do nosso time de colunistas. No momento não temos ninguém escrevendo da Suíça.
Equipe BPM

Resposta
Heloisa Março 4, 2021 at 7:50 am

Ola, gostaria de saber se o documento traduzido tambem precisa ser apostilado, obrigada

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação