BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

Melbourne, Sydney ou Perth?

Uma das perguntas que mais recebo é em relação a que cidade escolher para morar na Austrália. É uma decisão muito importante, que todos aqueles que mudam de país têm de enfrentar. Quando decidir para qual cidade se mudar na Austrália, deve-se considerar, basicamente, o que você espera dela. Das cidades que eu conheço aqui, cada uma tem um estilo bem diferente. Eu moro em Perth, então meu maior conhecimento é em relação a minha amada cidade. Porém conheci as outras duas e posso passar a minha percepção para auxiliar na escolha.

Melbourne: Melbourne é considerada a capital cultural da Austrália. O Austrália Open acontece lá (Grand Slam de tênis), além de eventos de artes, música, esportes. A cidade é bem espalhada, o que não faz parecer tanto os 4 milhões de habitantes. Melbourne tem muita coisa para fazer. A cidade é linda, 30 minutos da praia, parques em tudo que é lugar.

As praias são bacanas e a cidade é mais plana que Sydney. Comer é bem mais barato que Perth e Sydney. Café que em Perth custa $4,50, em Melbourne custa $3,00. Melbourne é uma cidade de negócios e as pessoas parecem bem ocupadas, correndo de um lado para o outro.

Arquivo pessoal
Foto : Arquivo pessoal

Conversando com amigos, percebemos que aluguel é bem parecido com Perth e não tão caro quanto Sydney. É óbvio que depende de quão perto do centro você está, mas morar em uma casa na praia com 2 quartos pode custar $400-$450 por semana.

Muitas pessoas têm carro porque a cidade é bem espalhada e pode-se demorar um bocado para ir de um ponto a outro com transporte público. O transporte público é bom, não atrasa muito. Fiquei em St Kilda, próximo da praia, demorava uns 20 minutos para chegar no centro de trem.

Sydney: eu amei Sydney. A cidade tem uma energia e um clima muito especiais. Seus 4,5 milhões de habitantes estão, principalmente, na área metropolitana e como a cidade cresceu sem planejamento, tem trânsito e trens cheios. A primeira coisa que reparei é que o trem tem dois andares.  Embora Sydney seja uma cidade bem urbana, tem muito verde. Parece que ela cresceu em volta de morros. Tem muita árvore nas ruas, não só nos parques. As praias são lindas e uma coisa que me surpreendeu: eu achei que só Bondi tivesse piscina pública nas rochas, mas não. Muitas outras têm também. A  ideia é  fantástica, ainda mais considerando a quantidade de animais que tem no mar (inclusive o grande tubarão branco). Conversando com amigos que moram em Sydney, percebi que aluguel é MUITO mais caro que em Perth. Uma casa a 10 minutos de ônibus da city em Perth, com 3 quartos e dois banheiros custa em média $450-$550 por semana. Em Sydney, um apartamento com as mesmas descrições custa $750-$800 por semana.. O preço de comida é bem parecido com Perth. Almoçar fora, custava em média $20 por pessoa, dependendo do lugar. As praias são lindas e a água, bem gelada. A paisagem das praias é bem diferente de Perth. Perth é uma cidade plana; Sydney é cheia de morros e paredões.

Acho que a grande diferença é mesmo o quanto a cidade é viva. Tem muita, mas muita gente. O cartão do transporte público é chamado OPAL e tem vários pacotes com preços melhores dependendo de quanto se usa. Ter uma bicicleta em Sydney é um desafio, já que a cidade não é plana e as distancias são bem grandes.

Sydney é uma cidade grande e tem preços e energia de uma cidade grande. As pessoas são muito gentis e nos ajudaram muito, mesmo considerando que era semana do Ano Novo e tinha muito turista. Os pontos turísticos são maravilhosos. Amei tanto que vou escrever sobre turismo em Sydney.

Os salários são, em média, um pouco maiores, mas não tão maiores que justifiquem o aluguel ser tão mais caro. Na minha área – educação infantil – os salários são iguais. Os grandes escritórios das empresas estão em Sydney, como funciona no Brasil, onde os escritórios estão em São Paulo. Vale a pena pesquisar bem sua área.

Perth:  Perth é uma cidade grande com cabeça de interior. Tem tudo: teatros, cinemas, restaurantes, shows, praias maravilhosas, corridas, muitas atividades a céu aberto, coisas para crianças, festivais patrocinados pela cidade.

Já escrevi muito sobre morar em Perth. Deem uma olhada em meus outros posts para saber sobre moradia, custo de vida, universidades, trabalhos na sua área e trabalho em outra área, sistema de saúde. Tem bastante informação nos artigos aqui no blog.

Arquivo pessoal
Foto : Arquivo pessoal

Na minha opinião, para decidir apara qual cidade se quer mudar é necessário refletir quais são suas expectativas com relação a ela e o que é importante para você. Tente conversar com quem mora no local, pense nas suas prioridades, e se for estudar, analise os cursos que vai fazer, como é o mercado de trabalho naquela cidade ou região. O Estado onde eu moro, Western Austrália, é onde estão as empresas de mineração, por exemplo, então, claro que o mercado de mineração é mais forte aqui.

Pesquise com calma, converse com as pessoas e tenha planos B, C, D e E. Cada cidade tem o seu perfil, só resta saber qual o seu e onde se encaixará .

 

Related posts

Como reconhecer o seu diploma na Austrália

Aline Arruda

Ensino da língua portuguesa para australianos

Evelyn Nigri

Como alugar apartamento na Austrália

Evelyn Nigri

11 comentários

Reynaldo Mello Agosto 14, 2016 at 10:55 pm

Prezada Aline Arruda,
Gostei de suas informações, objetivas e elucidativas. Desejo enviar um livro sobre sustentabilidade para você, um livro que eu escrevi. E se você gostar posso enviar mais três exemplares para doação À universidade na qual você realiza seu doutoramento.
Grato pela atenção,
Prof. Reynaldo Mello

Resposta
Tâmara Silva Agosto 31, 2016 at 5:53 pm

Olá Aline. Parabens pelos textos e pela clareza em cada resposta… Bem, sou técnica em enfermagem. Gostaria de saber como está a dispoonibilidade de emprego nessa área ai. Salários,enfim… E se você tem alguma agência pra me indicar.

Resposta
Aline Arruda Setembro 5, 2016 at 1:30 am

Oi Tâmara:
Obrigada por acompanhar o blog :-).
Olha, área de saúde é necessário reconhecer sua formação e experiência aqui. O processo é longo e caro.
Uma agência de imigração consegue te ajudar mais com esse processo.
Quanto a oportunidade de emprego, dê uma olhada no site http://www.seek.com.au. É a forma mais realista para você ver como esta sua área aqui.
Boa sorte,
Abraços

Resposta
Amanda Outubro 24, 2016 at 3:06 pm

Olá Aline, ótimo seus textos, parabéns! Vou para Perth semestre que vem com meu marido e me identifiquei muito com seu conteúdo porque penso em me especializar em algo diferente e as duas opções que estou analisando são justamente educação infantil ou sustentabilidade. Um grande abraço!

Resposta
Aline Arruda Outubro 27, 2016 at 3:14 am

Oi Amanda, tudo bem?
Que bacana, fico feliz em ajudar.
Trabalho com intercâmbios, se precisar de uma cotação me manda um email no [email protected].
Boa sorte na sua busca
Abraços
Aline

Resposta
Amanda Novembro 4, 2016 at 2:51 pm

Olá, Aline! Muito obrigada, mas já estou sendo atendida por uma agência, já estou providenciando os documntos para aplicar pro visto, estou muito ansiosa e feliz por essa decisão. Você me inspirou com seu post sobre trabalhar com crianças e eu vou fazer um curso aqui no Brasil de bercarista, sei que é muito trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante. Provavelmente quando eu chegar aí também vou procurar alguma oportunidade nesta área! Desejo muito sucesso pra vc e seu marido!! Continuarei lendo seus posts no seu blog pessoal. Grande abraço!

Resposta
Aline Arruda Novembro 6, 2016 at 2:01 am

Oi Amanda, imagina.
Precisando, sabe onde me encontrar :-).
Boa sorte,
Abracos

Resposta
Aline Arruda Fevereiro 2, 2017 at 1:44 am

Oi Gustavo, não tenho não. Dá uma olhada no site de busca de empregos: http://www.seek.com.au e na lista da imigração. Ou procura uma agência de imigração.

Boa sorte

Marcelle Outubro 26, 2016 at 10:10 am

Oi Aline! Eu de novo! Estou amando ler seus posts! Vc conheceu Brisbane? O que achou? Praia x água gelada, temperaturas? Receptividade? Estrutura. ..

Resposta
Aline Arruda Outubro 27, 2016 at 3:15 am

Oi Marcelle, tudo bem?

Obrigada, fico muito feliz que esteja gostando dos posts. Tem mais no meu blog pessoal, dá uma olhada lá.
Eu Não conheço Brisbaine, mas sempre ouvi dos amigos que é bem quente e úmido e não tem praia.

Boa sorte,
Abraços
Aline

Resposta
Gustavo Pereira Mendonca Janeiro 31, 2017 at 2:23 pm

Oi Aline, Mecânico de Motores e de manutenção Industrial você tem alguns dados sobre a demanda de trabalho na minha área?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação