BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Japão

Motivos para morar no Japão

Motivos para morar no Japão.

1 – A segurança

Podemos ir e vir a qualquer hora sem ser abordado, a não ser que estejamos fazendo algo errado, é claro.

2 – Bom uso do dinheiro público

Dificilmente vemos buracos nas ruas, e sempre estão limpas e bem sinalizadas. Sabemos exatamente onde está sendo gasto o dinheiro do imposto que pagamos. E também sabemos o quanto pagamos de imposto por cada produto, pois isso está no ticket de cada compra que fazemos.

3 – Serviços de qualidade

Tanto particular como os serviços públicos são de ótima qualidade e é sabido, por exemplo, que o Japão é um dos países onde a tecnologia está sempre um passo à frente. Por isso os sistemas de internet, telefonia e celulares também são muito eficientes. Mesmo em casos de catástrofes- como a que ocorreu em 11 de março- todos pudemos nos falar e nos comunicar e mandar notícia para nossas famílias.

4 – Honestidade

Quando um serviço não está de acordo com o prometido por algum motivo, a empresa prontamente procura o cliente, pede desculpas,  assume o prejuízo e até devolve o dinheiro que foi pago se o cliente assim desejar.

 Por exemplo: Um belo dia eu ouvi um barulho, olhei pela janela e vi que fios estavam caídos na rua. Fiquei apavorada. Chamei a vizinha e ela prontamente me ajudou colocando um bilhete num caixote no meio da rua para os carros não passarem e causarem algum acidente. Outro vizinho me ajudou a ligar para a central de energia. Não demorou nem 15 minutos e eles olharam tudo, tiraram os fios e me pediram desculpas, pois o meu telefone não funcionava nem a internet. Ele chamou outro funcionário que veio até minha casa, verificou se estava tudo em ordem e em menos de uma hora o problema estava resolvido. Mesmo assim, no outro dia , veio um encarregado da empresa com um presente, novamente me pediu desculpas e perguntou se estava tudo funcionando direito.

Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?

5 – Vida saudável

Aqui podemos viver, trabalhar e em todos os lugares temos amplos espaços reservados para lazer e práticas de esportes em contacto com a natureza. Mesmo nas grandes cidades existem imensas áreas, praças e jardins.

6 – Pessoas de muita força e coragem

Um país de gente corajosa e que nunca espera acontecer. Por aqui estão sempre construindo mesmo que amanhã venha um terremoto e derrube ou um tufão e leve tudo embora.

7 – A delicadeza,detalhe, rituais e tradições preservadas

Tudo aqui tem um toque especial. Tanto que, às vezes, um presente é simples, mas a embalagem feita tão ricamente, com tanto cuidado que se torna inesquecível.
Estão sempre agradecendo, pelo sol, pela chuva, pelo mar, pela natureza, como por exemplo, aqui tem dia para tudo no calendário.
Nem todos os dias são feriados nacionais, mas são para celebrar, respeitar e agradecer.

8 – Muitas ferramentas e produtos especiais que facilitam a limpeza da casa

O que eu adoro aqui é não ter que esfregar e se cansar para limpar, pois para tudo tem uma ferramenta e um produto especial. E ninguém precisa de mangueira e esfregão quando tem que fazer uma faxina em casa. Mesmo porque ninguém entra com sapatos em casa, portanto, não entra tanta sujeira da rua.

9- Pontualidade

No Brasil odiava ter que esperar alguém.  Ainda bem que aqui isso é tranquilo, a não ser que estejamos falando de nossos compatriotas é claro.
Mas se você marcar encontro com japonês, tente não chegar atrasado pois isso eles tomam como desrespeito. Pior ainda é marcar uma entrevista de emprego e chegar atrasado. Neste caso, muito provavelmente você não será aceito.
Por isso o meio de transporte público é um dos mais eficientes do mundo.

Leia também: como é trabalhar numa fábrica japonesa

10 – Educações de qualidade

Ótimas escolas de qualidade para a educação dos filhos.

11 – Clínicas e hospitais de qualidade

No começo tinha receio, mas mudei de opinião quando passei a conhecer melhor. Também por conta do meu tratamento, tenho uma médica que praticamente cuida da nossa família inteira e, apesar do nosso japonês ainda não ser muito bom, nos entendemos muito bem.

12 – É um país de contrastes

Podemos ver o antigo e o novo vivendo em perfeita harmonia. Apesar da tecnologia de ponta em todos os lugares, vemos as tradições milenares sempre restauradas e cuidadas com a mesma delicadeza.

13– O respeito pelas religiões

Todas convivem em perfeita harmonia.

14- Confiabilidade

Muito embora seja um país propenso a grandes catástrofes, o povo japonês sabe que pode confiar nos seus governantes, muito embora também aqui se tenha algumas reservas quanto ao ocorrido, por exemplo: na ocasião do acidente com a usina em Fukushima. Sabemos que foi feito o possível e pessoas deram suas vidas para salvar muitas.

15 – Mesmo sem falar a língua, consegue-se viver,trabalhar e ser respeitado

Se trabalhar direito e cumprir com os seus deveres de cidadão, consegue-se viver bem. Eu e minha família só temos bons motivos para morar no Japão.

Related posts

Como viajar pelo Japão dentro do orçamento

Natália Sanches Maia

Dez motivos para morar na Malásia

Fernanda Froimtchuk

Banhos públicos no Japão: você teria coragem?

Ana Paula Ramos

33 comentários

Leonardo Martins Janeiro 13, 2015 at 12:05 pm

Olá sou brasileiro sou de Brasilia e gostaria de morar ai no Japão é meu sonho so que não sei falar nada de japonês e também não entendo nada o que faço. Posso ir do mesmo jeito ?

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 17, 2015 at 4:11 am

Oi Leonardo, obrigada por comentar, mas a primeira coisa que você precisa para morar aqui é um visto de trabalho e para isso tem que ter descendência ou ser casado com descendente, ou vir para estudar.
Mas a sua pergunta se você pode vir assim mesmo é difícil te responder sem saber seus motivos, pois simplesmente por que você quer morar aqui é muito vago. Para conseguir morar aqui, primeiro tem que estar empregado, se não tiver um emprego não tem visto, a não ser como te falei… Se for descendente ou casado ou ainda filho de descendente. E se tiver mais pergunta espero poder ajudar.

Resposta
Vitória Rippi (@Vitoriarippi14) Agosto 8, 2015 at 3:46 pm

Olá Leonardo, há um jeito de você morar no japao, todos anos há um exame, se não me engano se chama JPLT, procura aí que você encontra! Você fazendo esse exame escrito e passar, você pode morar lá, viver com um japa :3 Mais pra isso, precisa saber da escrita japonesa, falar o idioma, espero ter ajudado, beijão!

Resposta
João Carlos Melo Vargas Agosto 17, 2015 at 8:01 am

como assim?

Resposta
Jorge Costa Janeiro 17, 2015 at 10:33 pm

olá Emilia. Sou português e li atentamente o que escreveu e partilho da mesma admiração pelo Japão. Por acaso sabe dizer como está a situação laboral no Japão? Os engenheiros têm facilidade em encontrar trabalho?

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 19, 2015 at 3:11 am

Olá Jorge eu preciso de mais detalhes para te responder, pois ai nestes caso depende muito da área de atuação, sua experiencia e sua idade, aprender o idioma vai te ajudar antes de decidir se candidatar a uma vaga por aqui. Tenho pessoas que vieram formados e praticamente começaram a carreira aqui, mas tiveram que começar bem de baixo e hoje um deles tem sua própria construtora aqui.

Resposta
Jorge Costa Janeiro 20, 2015 at 10:40 pm

Obrigado pela sua resposta. Sou engenheiro mecânico e trabalho na indústria dos plásticos para a indústria automovel e tenho 23 anos. A língua é difícil de aprender? e a escrita? Como deve saber pelos jornais e internet a europa está a atravessar um crise grave que afecta as oportunidades e perspectivas das gerações mais jovens e aí no Japão há crise? Um grande obrigado pelo seu esclarecimento.

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 28, 2015 at 5:11 am

Olá Jorge, eu vou enviar por e-mail vários link que você mesmo poderá pesquisar e se precisar de mais alguma informação entre em contacto, espero poder ajudar, abraços.

Resposta
bianca Araújo Janeiro 20, 2015 at 3:04 pm

Olá Emília. Desde pequena tenho ouvido falar sobre o Japão e do jeito de vida aí, sou brasileira. Só que acho meu país muito desonesto. E quando eu li as coisas que vc escreveu fiquei feliz de saber que existem países que valorizam as pessoas e que não só pensam em seus próprios umbigos. Eu gostaria muito de ir para o Japão mas só por um determinado tempo .Acho que trabalhando aí e juntando um dinheiro e guardando achou que eu teria uma vida melhor aqui no Brasil o que vc acha será que seria possível desde já te agradeço.

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 23, 2015 at 5:26 am

Oi Bianca em outra época talvez, mas agora não recomendo vir com essa ideia de fazer dinheiro para voltar pois o salário aqui não é mais como antes e também por isso muitos estrangeiros que vieram com essa ideia resolveram ficar, pois com o salario que ganham aqui conseguem viver enquanto que para voltar teriam que trabalhar o dobro e ainda prejudicar saúde e muitas coisas para voltar e encontrar o Brasil do jeito que esta, sem dizer que o pouco que conseguir levar não se tem certeza e nem segurança de que ficariam bem. Desculpa se te desanimei, mas não se iluda. Conheço gente que veio aqui, trabalhava e guardava tudo ou mandava tudo p o Brasil , comia mal, dormia pouco, não tinha lazer e hoje doente, dependem de ajuda do governo japonês para sobreviver. Por isso tem que pensar em tudo e se preparar para vir com um bom emprego e pesquisar bastante em que cidade vai morar, levando em conta o custo de vida, valor de aluguel, entre outras coisas. Mas se puder ajudar disponha, bjs.

Resposta
Daniel Março 2, 2015 at 7:55 pm

Oi Emilia, Tudo bem? estou pensando em ir para o Japao já com emprego através das empreiteiras que tem filial aqui no Brasil.
Mas tenho um pouco de receio com relação a creche, pois tenho um nenem de 1 ano. O que você acha quanto a essa situação?
Obrigado…

Resposta
Thiago Junho 10, 2015 at 2:07 am

Oi Daniel vi seu comentario e recolvi responder, espero que ainda sirva.
Tanto as creches japonesas quanto as brasileiras são boas, se você optar por colocar seu filho(a) na escola japonesa seu filho vai aprender a ter mais responsabilidade e ser um pouco mais independente do que se você colocasse numa brasileira por exemplo. E isso não é de todo ruim pois as crianças com um pouco mais de idade vão para escola andando lógico que com alguém responsável do lado e conforme vai ficando mais velha ela vai tendo mais independência.
Há escolas brasileiras como a E.A.S (Escola Alegria de Saber) Nippo Brasileira Pitágoras(não sei se ainda tem ela) que são particulares e são ótimas reconhecidas pelo MEC e tudo mais, inclusive eu estudei da alfabetização até o 1 ano do Ensino Médio na EAS e quando retornei para o Brasil não tive nenhum problema, e lá as escolas brasileiras buscam e trazem na sua porta o que dá mais segurança para pais corujas.
Sinceramente o país é ótimo, a educação que seu filho(a) receberá lá caso você vá, será muito melhor do que no Brasil, o que você tem que se perguntar é: por quanto tempo eu ficarei lá, embora pareça bobo, muitos que vão se acomodam e acabam ficando anos e anos, meus pais foram com o objetivo de ficarem apenas 2 anos, e eu acabei ficando 12 anos, dos 3 – 15 anos então uma dica é pense e planeje muito bem.

Resposta
Andre Março 11, 2015 at 5:09 pm

Olá, sou estudante de Letras, habilitação japones. Sabe como é o trabalho na industria/comercio para quem tem nivel academico?, quero dizer, Há possibilidade de eu seguir carreira academica no japao ou arrumar um emprego por ai com meu diploma de lingua japonesa? Talvez até fazer uma segunda graduacao no japao…

Resposta
Felipe Pereira Março 14, 2015 at 2:19 am

Olá emilia, eu queria mto ir viver no japão e trabalhar, mas n tenho nenhum parentesco com japoneses, não tem nenhum outro jeito de eu permanecer no país?

Resposta
caio dolzany Maio 3, 2015 at 11:30 pm

ola Emilia , sou de manaus preste a me forma fisioterapeuta gostaria de morar no japão ja tem uns 4 anos que venho pesquisando porem não sei se minha área que vou atuar e bem remunerada no japão

Resposta
Luzilton Junho 21, 2015 at 4:37 pm

Olá Emília, quero ir morar no Japão pra trabalhar… Pra conseguir o visto já tenho que estar com o emprego garantido, certo? E da pra se virar mesmo sem falar japonês?

Resposta
Junior Caseiro Agosto 3, 2015 at 6:30 pm

da sim cara. mas nao te dou uma certeza de quanto tempo voce pode demorar pra se adaptar aos costumes, pois isso varia de pessoa pra pessoa mas uma coisa é certa que la voce vai encontrar outros brasileiros no seu trabalho que podem estar te auxiliando ;D mas no geral tudo depende de como voce vai se interagir a uma cultura bem diferente. e um ponto importante depois que voce se acostumar no japao é nao ficar se achando no trabalho ou puxar saco de japoneses pois la nao importa o quanto se ganha e sim o quanto se gasta. fik dik. ;D boa sorte irmao nessa aventura.

Resposta
bruna Junho 26, 2015 at 1:12 am

Olá Emilia, estou concorrendo a uma bolsa de estudos no Japão e ficarei um ano aprendendo japonês, gostaria de saber se é fácil o aprendizado?

Resposta
Eric Umeyama Julho 19, 2015 at 3:19 am

Gostei muito do seu artigo, então estou fazendo faculdade de Logística e daqui um ano me formo e estou pensando em ir para o Japão, sou descendente e tenho parentes moram em Nagoya se não me engano, único problema é a linguá, muito difícil aprender a língua????

Resposta
Maristela Agosto 6, 2015 at 4:31 pm

Ola, sou brasileira, casada japonês. estamos pensando em morar no Japão. Mas tenho muita dó de deixar minhas cachorras, são 3. Na verdade o que ainda esta nos segurando aqui no Brasil é elas.
Sabe se é muito difícil levar todas para Japão, sei que eles tem um severo controle referente a animais, mas sempre cuidei muito bem das minhas, são vacinadas e vermifugadas.

Obrigada.

Resposta
Giovana Agosto 27, 2016 at 6:08 pm

Pesquise a universal Pet. Eles levam seus cachorros fazem todos os trâmites. Porém é demorado, por causa do resultado do exame do cachorro. Demora uns 7 meses pro resultado sair e seu cachorro poder ir.

Resposta
HenriqueGones Setembro 13, 2015 at 10:59 pm

OI emília eu só queria saber se tem como morar ai no japão sem ser descendente ou algo a sim? pf que tenha porque quero muito ir e morar

Resposta
Jose Olimpio Soares da silva. Setembro 25, 2015 at 3:06 am

Ola Emilia, sou um seguidor dos acontecimentos ai no Japão , e fico eufórico com videos que vejo e me pergunto alem das vidas que se perdem com todos esses fenômenos os prejuízos das pessoas que sobrevivem a tudo , , mas torço por você e sua familia , que Deus abençoe vocês ai nessa distancia .Eu ainda prefiro aqui mesmo com todos os desiquilíbrios que existe no Brasil, aqui por enquanto é mais tranquilo ,!!! Um abraço

Resposta
Daniane Dojo Outubro 7, 2015 at 2:01 pm

Ola Emilia gostaria de saber quero ir ao japao com meu marido japones e dois filhos pequenos gostaria de saber se da pra morar e se vc conhece alguma empreiteira de confiança? Obrigada

Resposta
Dany Dezembro 24, 2015 at 3:17 pm

Ola, obrigada adorei seu post. Só não concordei muito com essa parte: “Clínicas e hospitais de qualidade”, acho a medicina e os médicos no japão péssimos, ha dentistas também, e digo isso por experiências próprias. Mas no geral eu concordo e amo o Japão!

Resposta
Lily A. Janeiro 6, 2016 at 10:33 pm

Olá, sou brasileira e gostaria muito de estudar no Japão, conheço a lingua e a escrita, sei escrever bem todas as letras, só não falo ainda… Gostaria de saber se tem como eu estudar e conseguir terminar os estudos, e então trabalhar e conseguir morar aí sem ter descendência ou um casamento. Isso é possível? Por favor ajudem.

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 9, 2016 at 2:24 pm

Olá. A Emilia deixou a colaboração do blog. Por favor consulte outros textos sobre o Japão de autoria da nossa nova colaboradora no país, a Alessandra.
Edição BPM

Resposta
Julia Yoshida Maio 7, 2016 at 2:08 pm

Sou descendente de japonês estou morando no Brasil mais sei muito bem falar em japonês..
Como sou criança ainda não posso ir pra la mas ja tive a sorte de ir lá uma vez. #amooJapão

Resposta
paulo Novembro 28, 2016 at 12:15 pm

ola ,eu gostei muito do que você escreveu e eu gostaria de saber se eu posso ir para o japao apenas para passeio por pouco tempo , se sim como faço para isso acontecer bjs obrigado

Resposta
Ann Moeller Novembro 30, 2016 at 11:44 am

Ola Paulo, no momento estamos sem colunista no Japão. Uma pessoa nova irá começar a escrever em dezembro. Continue nos acompanhando para ler o material dela sobre o Japão. Equipe BPM.

Resposta
Gabriel nascimento Fevereiro 14, 2017 at 3:57 pm

Olá gostaria de mora no japão, eu e minha noiva estamos com a data marcada para nos casarmos.
No caso o pai dela e japonês é sua mãe e libanesa!
Gostaria de saber se eu conseguiria estudar no japão sendo casado com uma filha de japonês ?
Minha koshin esta estudando ultimo ano na faculdade de moda, uma ótima estilista!
Obrigado

Resposta
flavio ferreira Julho 7, 2018 at 5:14 pm

tenho muita vontade de um dia ir morar no japao

Resposta
flavio ferreira Julho 7, 2018 at 5:16 pm

japao e um pais cheio de novas expectitivas para um imigrante vindo de outros pais

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação