O inverno sem dúvida é o período mais difícil do ano, mas com a chegada das festas de final de ano aqui na Áustria, as luzes e as decorações natalinas acabam amenizando as dificuldades da estação.
Viena, que já é linda por natureza, pois encanta com seus imponentes palácios e jardins, se transforma quase que num parque encantado de tantas luzes espalhadas pela cidade. A iluminação é considerada uma das mais belas decorações de Natal da Europa. E a cidade imperial mostra um natal pomposo e cheio de brilho nas principais avenidas.
A capital austríaca é considerada uma das especialistas das festas de fim de ano no velho mundo e os vienenses sabem como dar as boas vindas ao Natal em grande estilo.
A magia esplendorosa desta data começa já em meados de novembro e o curioso é que quase não há nada relacionado ao Papai Noel. Aqui, quem traz os presentes é o Christkindl que significa menino Jesus. É possível observar também que alguns lugares estão, lentamente, aderindo a figura de Santa Claus, mas parece que o personagem ainda não faz muito sucesso entre os austríacos.
Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria
Compras e os mercados de Natal– As compras são geralmente feitas em cima da hora como em qualquer lugar. A tradição de Shopping Center não é muito forte por aqui. A maioria dos consumidores e turistas preferem comprar nas lojas que ficam em ruas onde os carros não passam, especialmente no centro da cidade, e também nos tradicionais mercadinhos de Natal. São mais de 20 espalhados pela cidade que nos permitem sonhar e participar da linda festa.
Os mercados de Natal, que combinam com o inverno, se tornam a grande atração desta época fria e escura do ano. É lá que muitos artesãos locais exibem seus produtos. Ganham destaque os presentes artesanais, dentre eles: as bolas de cristal com neve, coleção de ursos polares, bonecas e esculturas em madeira, diversos enfeites de árvores, anjos, castiçais e, ultimamente, as botinhas vermelhas também estão à venda para decorar a casa.
Tradição – Em Viena a tradição de feirinhas e mercadinhos é antiga. O registro mais antigo de mercado de Natal é do século XIV, mais precisamente em 1382, quando foi realizada a Katharinenmarket, uma feira que teve início no dia 25 de novembro e durou 4 semanas. No formato atual, com as simpáticas casinhas de madeira e venda de produtos artesanais, o registro mais antigo é de 1772, na feirinha chamada Altwiener Christkindlmarkt auf der Freyung. O mercadinho maior e mais iluminado da cidade é o da prefeitura de Viena que é, sem dúvida, deslumbrante.
Mas não é apenas para compras que as pessoas vão aos mercadinhos. Como escurece por volta das 4 horas da tarde, o pessoal sai do trabalho direto para aproveitar a festa. Mesmo com o frio intenso, as pessoas se encontram ao ar livre para bater papo tomando o Glühwein, um saboroso vinho quente, onde são acrescentados aromas dando gostinho de canela, laranja, maçã, tudo isso acompanhado dos deliciosos doces, biscoitos e comidas dessa época do ano como: castanha, batatas ao forno, fruta confeitada, pão temperado, dentre outras delícias.
Fofuras de Natal – Aqui tudo aqui é exagerado: a quantidade de luzes, o tamanho dos doces e a quantidade de artigos feito a mão, cada estande é mais belo do que o outro.
Cada feirinha ganha um destaque especial e possui de quebra cartões postais da cidade como: a prefeitura, o palácio Schönbrunn, os museus de história da arte e história natural e tantos outros lugares que deixam os olhos de adultos e crianças brilhando de tanta beleza em um único lugar.
Agora, se você for turista, vale lembrar que o natal também é romântico em outros estados da Áustria. Apesar das feirinhas serem menores e com uma iluminação mais simples, muitas vilas e cidades, especialmente na região das montanhas, ganham uma atmosfera mais especial por conta da neve que chega no final do ano e, sem dúvida, se torna um presente de natal memorável e extremamente encantador.
Cultura – Saindo um pouco dos eventos patrocinados pela prefeitura vamos conhecer um pouco das comemorações familiares.
Árvore de Natal- Aqui nada é de plástico, a árvore é de pinho natural e, curiosamente, montada apenas no dia 24 dezembro, permanecendo até o dia 06 de janeiro. Depois ela é jogada no lixo biodegradável. Os enfeites são bem originais e geralmente são comprados lá no mercadinho de Natal.
A festa -O feriado oficial acontece nos dias 25 e 26 de dezembro. No dia 24 é feriado bancário e as lojas fecham mais cedo. As reuniões familiares acontecem no dia 24 a noite e são bem intimistas e silenciosas, apenas com as pessoas da família mais próximas. É uma noite calma e de tão tranquila chega a ser melancólica. A ceia geralmente é simples e há troca de presentes. No dia seguinte, amigos e demais familiares se reúnem para comemorar a data de forma maior com uma comida mais requintada, se comparada ao dia anterior .
Música– Que Viena já é famosa pela música clássica não é nenhuma novidade, mas você sabia que uma das músicas mais tocadas na noite de Natal foi escrita e composta em violão e flauta por austríacos? Isso mesmo! A famosa música Noite Feliz (Stille Nacht, que traduzindo significa noite silenciosa) foi escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber em 1818. E é geralmente cantada pelas crianças e adultos na noite de Natal.
Coroa do Advento (Adventskranz) – São 4 velas que são acesas no período de 4 semanas antes do Natal. Elas geralmente são colocadas em forma de coroa feitas de ramos de pinheiros. O círculo da coroa simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes, significam a esperança e uma entrega total da vida a Deus. Algumas possuem fitas vermelhas representando a cor do fogo e do sangue de Jesus derramado em sacrifício, simbolizando a cor da vida e do amor.
Existe um ritual ao acender a vela. Cada vela é acesa a cada domingo que precede o Natal. A primeira vela é acessa no primeiro domingo. Já no segundo domingo serão acessas duas velas e assim sucessivamente. Agora atenção, as velas devem ser acesas por poucos minutos, geralmente o tempo para oração. Certa vez, eu não sabia desse detalhe, deixei a vela queimando até o final, o que quase gerou um acidente, pois o pavio vai até o final e acabou pegando fogo em um dos ramos de pinheiro. Uma colega do trabalho se assustou com o tamanho da chama e jogou água fazendo com que subisse uma enorme fumaça, ligando o alarme de incêndio. Resultado! Os bombeiros foram acionados e tivemos que evacuar o prédio. Desde então é proibido acender vela na empresa onde eu trabalho.
Calendário do advento – É um calendário comprado ou feito pelos pais para que as crianças façam a contagem regressiva da noite natalina. O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são criadas e possui um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o nascimento de Cristo, quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas. Cada janelinha é aberta diariamente e lá encontra-se um pequeno mimo, como docinhos ou brinquedinhos. As crianças adoram e se divertem com os presentinhos e com a expectativa gerada pela contagem regressiva, afinal, quem não gosta de ganhar presentinhos?
Bom! Vou ficando por aqui deixando um beijo de Feliz Natal e até o próximo ano, com muitos posts e novidades de Viena.
Leia mais sobre Natal Pelo Mundo
3 Comments
O nome da lied não seria Stille Nacht ?
Obrigada pela correção! Beijos
Kely
Pingback: Festividades, música e cultura natalina em Viena | Femme Volátil