O lado bom de se viver no interior da República Tcheca.
A República Tcheca é um país pequeno, no centro da Europa e vai muito além da encantadora Praga. Definitivamente um país incrível, com seus castelos deslumbrantes e sua cerveja famosa, mas ainda assim desconhecido por nós brasileiros. Dessa forma, quando aparece a chance de imigrar para esse país e mais especificamente para o interior, os prós e os contras que virão com essa grande mudança devem ser levados em consideração.
Brno é a segunda maior cidade do país, polo tecnológico, com uma quantidade enorme de empresas multinacionais na área de tecnologia e inúmeras faculdades, atraindo milhares de pessoas de todos os lugares do mundo, todos os anos. E pontos positivos nessa mudança não faltam.
A segurança é um dos principais atrativos, poder andar sem medo pelas ruas, usar o transporte público, usar o celular e ter algum dinheiro no bolso sem ter medo de algo acontecer é realmente maravilhoso. Nesse quesito a República Tcheca é um dos mais seguros do mundo.
O respeito à mulher é um ponto que deve ser destacado. Assédio na rua é praticamente inexistente. E você se sentirá perfeitamente segura ao sair pela cidade sozinha, usar o transporte ou andar por uma rua escura durante a noite.
A saúde pública no país merece destaque. Ótimos hospitais e excelentes profissionais trazem esse tópico, como um dos mais importantes. Diferente do Brasil, aqui primeiro se passa por um clínico geral e depois, dependendo da situação é o paciente é encaminhado a um especialista. E aqui não se prescreve remédios da mesma forma que no Brasil, inclusive analgésicos e alguns antinflamatórios é necessária apresentação da receita na farmácia.
Viver no interior tem o seu valor, mesmo sendo a segunda maior cidade do país, Brno é pequena se comparado aos padrões brasileiros, com uma população de aproximadamente 300.00 pessoas a cidade é bastante estruturada e tem ótimo serviço de saúde, faculdades e empresas.
Os direitos do trabalhador por aqui são respeitados e os benefícios bastante atrativos. Aqui não se demite por qualquer motivo, os dias de férias são contados apenas os dias úteis e são contados por ano, entre primeiro de janeiro e trinta e um de dezembro o funcionário tem direito a 25 dias úteis de férias, ou seja, esse direito não é válido apenas após um ano trabalhado.
Qualidade de vida, sim os tchecos sabem aproveitar e isso é visto principalmente durante a primavera e o verão em seus parques e lagos. O trânsito flui com leveza, apesar de a cidade não ser projetada para um grande fluxo de veículos, mas isso não é um problema por aqui pois o transporte público é excelente, os horários são respeitados e funciona perfeitamente bem. Carro é realmente desnecessário e raramente faz falta.
Leia também: O sistema de saúde tcheco
Daqui é fácil chegar a qualquer lugar do mundo, viajar se tornará fácil e mais barato. O principal aeroporto do país é em Praga, Brno tem aeroporto também e apesar de pequeno o trafego aéreo é intenso. Além disso, Viena é logo ali, então é perfeitamente possível programar várias viagens. E como ótima e viável opção os serviços rodoviários e ferroviários são ótimos, garantindo lindas paisagens e todo encanto de uma viagem pela Europa.
Os impostos não são tão altos quanto no Brasil e a população realmente vê no dia a dia esse retorno.
As belas paisagens também merece destaque nessa lista das melhores coisas, viajar pelo interior é uma grande surpresa a cada parada, com arquitetura gótica as igrejas aqui são um capítulo a parte, realmente de tirar o fôlego. Os parques espalhados na cidade dão um charme a mais.
Para quem leva em consideração o bem estar de seu animação é bom saber que a República Tcheca está entre os países mais “pet-friendly” e por aqui nossos fiéis companheiros são bem vindo em praticamente todos os lugares, como no transporte público e em alguns restaurante, observadas certas regras.
A comunidade brasileira é grande e bastante receptiva. Quando chegamos não sabíamos que haveria tantos brasileiros vivendo por aqui e não é difícil encontrar conterrâneos para deixar essa mudança mais leve.
A experiência que se adquire com uma mudança tão significativa é outro ponto que vale destacar. A República Tcheca é um país com uma cultura rica e muito diferente da nossa, aprendemos muito a cada dia vivendo aqui.
Os pontos positivos de viver por aqui são inúmeros e esses são alguns. E que apesar de não ser perfeita, a experiência de reaprender a viver inserido dentro de um novo contexto e uma nova cultura é válida e satisfatória, ainda que encontre com alguns encalces pelo caminho.
4 Comments
Boa Noite!
Gostaria de saber do custo de vida. É alto? Quanto é o salário mínimo? É fácil arrumar emprego?
Aguardo por informações!
Abraço
Hércules
Olá Hércules,
A Mariana Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na República Tcheca chamada Isadora Costa que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Olá Mariana, como vai? Meu nome é Márcia, trabalho na Global Line, uma consultoria de treinamentos interculturais para brasileiros indo trabalhar fora e estrangeiros vindo trabalhar no Brasil. Em alguns treinamentos convidamos uma pessoa com experiência no país de destino para dar um testemunho, contar um pouco do dia a dia naquele país. é um bate papo com duração de 40 minutos a 1 hora. Temos um treinamento essa semana que irá para a Republica Tcheca e gostaria de saber se você tem interesse em nos ajudar nos dando um testemunho.
Olá Marcia,
A Mariana Oliveira, infeizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM