BrasileirasPeloMundo.com
Suíça Transporte Público Pelo Mundo

O Pontual transporte Suíço

O Pontual transporte Suíço.

Que o transporte na Suíça é eficiente, pontua, organizado e considerado um dos mais seguros do mundo, a maioria das pessoas já sabem, mas como funciona esse negócio é o que quero contar para vocês!

A rede de transporte é toda integrada entre os trens da SBB , os bondes, os ônibus e os barcos, e é possível se locomover para qualquer ponto da Suíça de transporte público.

Fiz uma lista dos pontos que considero mais importantes para utilizar o transporte aqui na Suiça.

1. Pontualidade dos Trens

A pontualidade dos trens é impressionante, realmente é muito difícil acontecer algum atraso. Mas caso aconteça aparecerá um aviso no painel da estação. Já aconteceu comigo uma vez e o atraso foi de 3 minutos. Então fique atento porque o trem vai partir sempre no horário. Outro ponto que algumas pessoas já me perguntaram porque o horário algumas vezes é quebrado, como às 8h03, se é isso mesmo…. sim é isso mesmo o ônibus ou o trem vai passar naquele horário, então fique esperto nos minutinhos eles são muito importantes.

Painel informativo dos horários do trem – imagem: arquivo pessoal

2. Os famosos Bondes ( Tram)

Quando eu cheguei aqui fiquei encantada pelos Bondes, eles dão um charme todo especial às cidades. Eles circulam pelas principais e maiores cidades. Em Zurique existem várias linhas de bondes e os horários são mostrados num painel eletrônico. Esse painel informa o número do Tram, quantos minutos faltam para ele chegar e se o tram não tiver escada aparece o ícone de cadeirante. Como são muitos circulando pela cidade o tempo médio de espera por um tram no ponto é de 10 minutos.

3. Não deixe de Comprar o ticket

Os trens, ônibus e bondes não possuem catracas e nem cobradores, mas nem por isso não tem controle. Não esqueça e não entre em nenhum transporte sem o ticktet, porque o controle pode aparecer e se você não tiver o ticket tomará uma multa na hora e o valor não é barato não. Você pode comprar os tickets pelo aplicativo da SBB , não esqueça se comprar pela internet, tem que comprar antes do horário do trem; nas maquinas automáticas nas estações ou nos pontos de ônibus e tram. Também é possível comprar nos guichês na própria estação de trem.

maquinas para compra de ticket – imagem: arquivo pessoal

Leia também: Visto de ingresso e autorização de residência na Suíça  

 

4. Os tipos de Tickets

Para quem mora aqui , existem alguns tipos de tickets que podem facilitar e baratear um pouco o custo. Já que o transporte na Suíça é um dos mais caros do mundo.

– Halbtax

O Halbtax só pode ser comprado por moradores e com ele você paga só metade da tarifa. Pode comprar nos guichês e pela internet e a validade é de um ano. O custo é de CHF 185 francos suíços ( valor em outubro de 2018). Em algumas montanhas que utilizam teleféricos você pode apresentar o Halbtax e terá descontos.

– G.A ( General Abonament)

Com esse cartão você pode circular por toda a Suíça, pode ir de norte a sul sem se preocupar em comprar ticket. As viagens em todos os trens da SBB, nos bondes e ônibus são gratuitas.  Esse cartão também só pode ser comprado por moradores, mas na minha opinião só vale a pena compra-lo se você utiliza muito o transporte porque o custo dele não é baixo. O valor do G.A por um ano é de CHF 3.860 francos Suíços, para a segunda classe. Algumas montanhas também oferecem desconto para quem tem o G.A.  Para as crianças , jovens e idosos os valores do G.A. são diferentes.

– Tageskarte

O tageskarte é o cartão do dia. Esse ticket é comprado mediante reserva no site da Gemeinde (prefeitura) da cidade que você mora. O custo muda um pouco de uma cidade para outra, mas o valor fica próximo de CHF 40 francos suíços , para a segunda classe. Com ele podemos passear pela Suíça inteira por um dia. Só pode ser reservado pelo morador, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa, então é uma ótima opção para as visitas ou mesmo quando queremos ir mais longe sem gastar tanto.  Só não esqueça que é necessário reservar com antecedência porque não são oferecidos muitos tickets por dia.

– Ticket diário

Esse ticket funciona por 24 horas a partir do horário da compra ( quando comprar pela internet , ou do horário  da validação ( ticket de papel).  Você pode ir e voltar a qualquer hora para a cidade que você comprou.  Assim você não precisa se preocupar de comprar o ticket da volta. O valor do ticket do dia é o mesmo da passagem de ida e volta. Ela só facilita porque  pode ser usado o dia todo e  não tem preocupação com o horário. Esse bilhete pode ser comprado tanto por moradores como turistas.

– Juniorkarte

O transporte publico na Suíça é grátis para as crianças até completarem 6 anos. A partir dos 6 anos é necessário pagar e o valor é da meia tarifa. Mas é possível fazer um cartão para as crianças. O juniorkarte pode ser usado para as crianças de 6 ate 15 anos e o custo é de CHF 30 francos suíços, para a segunda classe.  E com esse cartão elas podem circular por toda a Suíça acompanhada dos pais e não precisa pagar mais nada.

– Swiss pass travel

Esse ticket é exclusivo para turista e é a forma mais econômica de viajar de trem pela Suíça. Em alguns passeios de montanha você tem a gratuidade ou ótimos descontos.  Ele pode ser comprado para dias consecutivos, 3,4, 8 ou 15 dias. Pode também ser comprados para um período flexível, são as mesmas quantidades de dias, mas você pode utilizar dentro de 1 mês.

Leia também: Como transferir a carteira de motorista na Suíça

5. Qual a diferença da primeira e da segunda classe

Na minha opinião não existe nenhuma grande diferença entre as duas classes, mas posso ressaltar que as cadeiras da primeira classe são um pouco maiores e confortáveis que a segunda, mas isso não quer dizer que a segunda classe não seja confortável.  Tanto na primeira classe como na segunda você pode encontrar tomadas para carregar celular e notebooks, claro que na primeira classe você não terá que disputar a tomada com quase ninguém.   O único ponto que me faria andar na primeira classe (eu sempre estou na segunda classe, porque o valor da primeira é o dobro da segunda) é que quando o trem esta cheio temos muitas vezes que seguir viagem em pé, e a primeira classe nunca está cheia…. assim poderia seguir sentada, mas isso só nos horários de picos, muitas vezes o trem segue bem vazio.

E vocês já pegaram o transporte na Suíça? Gostaram? Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida me escreva que ajudo você!

Related posts

Transporte público na Bélgica – Parte 1

Elisa Penna

Transporte público em Berlim

Bárbara Poplade Schmalz

Cesar Martins – Fotógrafo na Suíça

Mel Barbieri

4 comentários

Tonia Oliveira Outubro 30, 2018 at 4:54 pm

Ótima reportagem! Sou de salvador, moro em Barcelona, mas sempre venho para Zurique.
Um beijo

Resposta
Janaína Abreu Outubro 30, 2018 at 8:39 pm

Que bom que você gostou!! Obrigada !!! Eu adoro passear em Zurique , é uma cidade incrível !!!

Resposta
Juliana Oliver Junho 3, 2019 at 12:12 pm

Janaína, tudo bem? Bem legal suas dicas. O Halbtax só poder ser comprado por morador, ok, mas turista pode utilizar? Estarei indo ano que vem pra Suiça e vou ficar na casa de um amigo, se puder vou pedir pra ele comprar, esse valor dá direito ao uso mensal?

Resposta
Janaína Abreu Junho 4, 2019 at 1:46 pm

Ola Juliana
Recentemente me informei na SBB e é possível sim comprar o Halbtax para o turista que vem de ferias. O período minimo de 1 mês. E para comprar você só precisa da copia do passaporte. Se você quiser comprar antes, pode enviar uma copia do passaporte para o seu amigo que ele mesmo pode comprar o Halbtax por 1 mês na loja da SBB para você !
Qualquer dúvida pode me escrever !!
Ate mais Jana 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação