BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Estações do Ano pelo Mundo

O verão espanhol

O verão espanhol.

O verão está chegando na Espanha. E com ele vem o bom tempo, os dias mais longos, mais luz durante o dia, mais horas de sol e, também, mais calor.

Como quase todo o ano faz frio, os espanhóis tiram férias nessa época do verão. A estação é aguardada ansiosamente por alguns e nem tanto por outros, como eu.

Os verões espanhóis são bastante ensolarados durante toda a temporada e até um pouco mais. As temperaturas médias nesses meses são de pelo menos 30 graus. As áreas costeiras desfrutam da brisa fresca do mar que tornam o clima nessa estação mais suportável. Durante o verão há uma média de 11/12 horas de sol por dia e dificilmente chove.

O verão na Espanha começa no dia 21 de junho e termina entre os dias 22 e 23 de setembro. Cada ano vai mudando, neste ano, por exemplo, em maio já se pôde notar uns dias mais quentinhos. Mas as datas oficiais são essas.

Leia também: Estações do Ano na Espanha

Nos meses de verão, as temperaturas variam apenas alguns graus, sendo julho e agosto os meses mais quentes, enquanto em junho e setembro as temperaturas são um pouco mais suportáveis.

Eu nunca fui fã do verão, prefiro mil vezes o inverno, e isso ficou mais certo depois que vivi o verão daqui da Espanha.

Quando eu cheguei e me disseram que o calor era intenso, pensei: Ah, mas no Brasil também faz calor, não é possível que seja muito mais quente. Mas é. Para mim, infelizmente, é.

Minha mãe diz que aqui se vive cada estação exatamente como ela é, você vê a transformação de cada, e isso é a pura verdade. A que mais me encanta é o outono, a paisagem é linda.

Ano passado foi minha primeira experiência com o verão aqui da Espanha e, já adianto, foi terrível. É sufocante, seco, o sol judia. Durante o dia você tenta se distrair, mas quando vem a noite, se não tiver um ar condicionado, é difícil pegar no sono (percebe-se muito que não gosto do verão, né? rsrs).

Mas essa é minha opinião e há quem discorde. Tem gente que ama, que passa todo o inverno programando as férias de verão.

E, em geral, as pessoas ficam de bom humor no verão, querem sair mais, jantar fora, beber algo na rua. Nada melhor que curtir uns bons drinks em uma típica terraza espanhola depois do pôr do sol. O resultado depois de meses de frio é uma “loucura” coletiva: as pessoas querem aproveitar cada raio de sol até a última hora do dia, o que costuma acontecer às 22 horas mais ou menos.

Sem falar que as praias da Espanha estão entre os destinos mais procurados, são lindíssimas e valem a visita.

Devido ao clima extremamente quente, nativos e turistas aproveitam esse tempo para se refrescar nas praias, e, além disso, para desfrutar dos inúmeros eventos e festivais ao ar livre que são realizadas em todo o país.

Além de estupidamente quente, o verão madrileno é sequíssimo. A capital espanhola fica um pouco deserta, algumas lojas inclusive fecham nessa temporada.

São organizados vários eventos para que aqueles que decidam ficar possam aproveitar da melhor maneira possível, porém, qualquer oportunidade de viajar em busca de um ventinho fresco e uma praia é aproveitada. Ninguém que tenha a possibilidade de escapar da capital nessa época fica dando bobeira por aqui nas férias.

Vale lembrar que nessas datas, os preços dos hotéis, companhias aéreas e pacotes turísticos sobem por causa do bom tempo, claro. Além disso, devido ao grande fluxo turístico, acaba ficando difícil encontrar alojamento nessa época. Por isso, o melhor é programar com antecedência.

No verão, você não apenas aproveitará as praias da Espanha, mas também muitos eventos e festivais que estão espalhados por todas as cidades, onde se pode desfrutar de música, comida e, principalmente, bom tempo.

Lembrei de uma coisa que é típica do verão aqui e que eu amo: jamón com melão.

Eles servem essa mistura, que a princípio me pareceu estranha, mas que depois de provar me encantou. É um prato que refresca muito. Normalmente vem em um prato uns rolinhos de jamón com pedaços de melão, a mistura é sensacional.

Como disse anteriormente, aqui se vive cada estação, e com a comida não é diferente. Os espanhóis costumam ter comidas e bebidas que são específicas para o verão. Claro, não dá para comer um cocido madrileño com o calor de quase 40 graus. Então, durante essa época, eles mudam os hábitos gastronômicos.

Mas falaremos disso em um próximo texto, prometo!

Enfim, mesmo não sendo fã do verão, esse ano já estou preparada, e já que não se pode mudar o clima, vamos tentar aproveitar da melhor maneira possível, não é mesmo?

Por hoje é só! Me contem aí, e vocês, gostam do verão?

Não se esqueçam do protetor solar e muito líquido para sobreviver a todo esse calor.

Boas férias!

Related posts

Comemoração do dia da mulher e feminismo na Galícia

Juliane Prado

Estilo da casa típica de Barcelona

Lisa Marie Afonso

Dificuldades do início na Espanha

Denise Neves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação