BrasileirasPeloMundo.com
Escócia Estações do Ano pelo Mundo

Outono na Escócia

Outono na Escócia

Outono na Escócia.

Quando me perguntam como é o clima na Escócia, eu costumo dizer que na média é um eterno Outono com temperaturas por volta de 15 na Primavera, Verão e Outono; e raramente abaixo de zero no Inverno. A diferença é que no período oficial do Outono que vai de Setembro a Novembro, a natureza se veste de infinitos tons de dourado, laranja, amarelo, vermelho, marrom, que iluminam a paisagem de uma forma inconfundível.

A mágica transformação que colore a paisagem no Outono, é explicada cientificamente neste vídeo e neste infográfico. Durante o verão as folhas produzem clorofila que absorve a luz do sol, e reflete o verde. No outono como tem pouco sol, a produção de clorofila diminui, o verde desbota, e outras cores que compõem as folhas podem ser vistas. No Brasil como temos sol o ano todo, é muito difícil ver esta transformação.

As cores do outono
As cores do outono

Leia também: Vistos para morar na Escócia  

Como a Escócia é um país com muita natureza preservada, o espetáculo do Outono pode ser apreciado em todo lugar, desde os parques em grandes cidades como Edimburgo e Glasgow, até as montanhas do Norte na região das Highlands. Apesar da baixa temperatura, e da presença sempre ameaçadora de chuva, esta estação do ano é muito curtida pelos escoceses ao ar livre : caminhadas, pedaladas, camping, observação de estrelas, ‘caça’ a aurora boreal .

Caminhadas

Caminhar é um dos esportes favoritos dos escoceses e turistas que por aqui passam.  A vasta e variada extensão de paisagens com parques, montanhas, lagos, praias e muito verde, oferece muitas opções de caminhadas para todo tipo de caminhante, com ou sem experiência, e com muito respeito pela natureza.  Além da beleza natural, a Escócia oferece muita informação, organização, segurança e conforto para os aventureiros. Este guia tem tudo que você precisa saber para apreciar a beleza da Escócia a pé, e aqui algumas sugestões de passeios onde você com certeza vai se entregar à beleza do Outono.

Pedaladas

Em grupo, sozinho, com a família, com bicicleta alugada, na cidade, no campo, com chuva, com sol, a ‘magrela’ é muito usada para apreciar as belezas da Escócia. O país oferece opções para todos os gostos, de forma segura e organizada. No site National Cycle Network você encontra mais de 3000 km de rotas mapeadas na Escócia, com muita informação para facilitar seu passeio. Nesta página do VisitScotland você encontra dicas de passeios e eventos pra você curtir com sua ‘bike‘.

Caravan Park, Pedalando e Caminhando pela Escócia
Caravan Park, Pedalando e Caminhando pela Escócia

Leia também: Verão na Escócia

Camping e Caravan Park

A fartura de belas paisagens, e a boa infraestrutura atraem os escoceses e turistas para as estradas durante todo o ano, e é muito comum cruzar com motorhomes e trailers cujo destino é um dos inúmeros campings e caravan parks espalhados pelo país. No outono os escoceses aproveitam as 2 semanas de férias escolares em Outubro para viajar, e acampar é uma das atividades preferidas. O país conta com uma excelente infraestrutura para camping com segurança, conforto, e informação como o Scottish Outdoor Access Code onde você conhece os seus direitos e responsabilidades ao acampar na Escócia. Tem também muita opção de camping selvagem .

Observação Astronômica

A Escócia tem alguns dos melhores Dark Sky(Céu Escuro) da Europa, que são grandes áreas com pouca população e quase nenhuma luz artificial, ideais para observação astronômica. No Outono os dias começam a ficar mais escuros, e as noites mais limpas, sem nuvens, portanto começa a melhor época para os caçadores de estrelas, planetas, aurora boreal, chuva de meteoros, etc . O primeiro Dark Sky Park do Reino Unido, e o segundo da Europa, fica no parque florestal de Galloway, a uma hora e meia de Glasgow. Além deste grande parque, existem vários outros lugares onde é possível observar os mistérios do céu. Neste site você encontra muita informação, dicas, e companhia para sua aventura.

Halloween, Aurora Boreal e Bonfire Night
Halloween, Aurora Boreal e Bonfire Night

Halloween e Bonfire Night  

Estas são as duas festas mais populares no Outono na Escócia. Desde meados de setembro as lojas já começam a oferecer decoração, fantasia, comidas, doces, e uma infinidade de produtos para as festas de Halloween. A data oficial é 31 de outubro, mas durante todo o mês são realizadas festas temáticas pelo país . No ano passado fui a um evento a noite num palácio antigo, onde os visitantes passeavam pelos jardins, um cemitério antigo e um labirinto natural, enquanto atores e efeitos especiais faziam performances ‘assustadoras’. Bonfire Night é comemorada em todo o Reino Unido no dia 5 de novembro, e está relacionada ao britânico Guy Fawkes, que no século 17 tentou explodir o parlamento britânico revoltado com o massacre de católicos pelo novo rei. Seu plano foi descoberto, ele e seus amigos foram presos e mortos sem explodir nada, e a partir de então todo dia 5 de novembro muitos fogos de artifício e fogueiras são queimados pelo Reino Unido para comemorar a vitória do Rei e do Parlamento.

Estação das Frutas

Na escola eu aprendi que o Outono é a estação das frutas, mas no Brasil com Sol o ano todo e tanta variedade de frutas, eu nunca entendi muito bem esta definição. Aqui na Escócia como as estações são mais definidas, eu observei que é no Outono que as macieiras, pereiras e ameixeiras plantadas nos quintais e jardins escoceses dão frutos. Estas são as únicas árvores frutíferas que vejo por aqui. O verão é a estação das ‘frutas vermelhas’ : morango, framboesa, blackberry, gooseberry.

A estação das peras, maçãs e ameixas
A estação das peras, maçãs e ameixas

Como eu já falei aqui , a Escócia é um dos países mais bonitos do mundo por vários motivos, em qualquer época do ano. Seja bem-vindo ao Outono escocês!

Related posts

7 motivos para se apaixonar pelas cerejeiras do Japão

Mitiko Ando

Do inverno à primavera na Ilha de Man

Priscila Valverde

Quanto custa morar na Escócia

Daniela Madureira

2 comentários

Hannah Novembro 5, 2018 at 11:03 pm

Adorei o post!!!!!1
Você tem mais informações sobre essa caçada da aurora boreal?
brigada e sucesso!

Resposta
Narister Oliveira Novembro 10, 2018 at 5:08 pm

Oi Hannah!
Obrigada pelo comentario. Neste site https://www.visitscotland.com/see-do/landscapes-nature/northern-lights/ e nesta pagina do Facebook https://www.facebook.com/aurorawatchuk/ voce tem bastante informacao sobre onde vc tem chance de ver a aurora boreal na Escocia. Veja que lindas estas imagens que captaram em Shetland no ultimo domingo : https://www.bbc.co.uk/news/uk-scotland-north-east-orkney-shetland-46099378.
Boa sorte na sua caçada.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação