BrasileirasPeloMundo.com
Estônia Páscoa Pelo Mundo

Páscoa na Estônia

A Páscoa na Estônia não é diferente do que alguns países da Europa que seguem a tradição de pintar os ovos.

A Páscoa na Europa é celebrada pela maior parte dos europeus, incluindo os das diversas religiões e crença e para eles é também a festa dos ovos, dos festivais de chocolates, fogueiras, de rituais, jogos e procissões.

Terei aqui a minha primeira Páscoa este ano, então vou também descobrir melhor, mas conversando com meu marido sobre o assunto, conheci um pouco das tradições. Segundo ele, os estonianos seguem a tradição de pintar os ovos (ovos de galinha) e comem os ovos que são pintados já cozidos.

Não simplesmente comem, mas também fazem o seguinte ritual antes de comerem:

“Pinta- se os ovos, colorindo com tinta guache mesmo ou alguma do tipo, lavável não prejudicial a saúde ou pele, até porque geralmente quem faz a tradição na maioria das vezes são as crianças. Depois de pintados os ovos convida-se os amigos para se juntar e jogar. Em dupla, segura-se os ovos (cada um com o seu) um na frente do outro e então é dada uma “batida” entre os ovos, o primeiro que quebrar indica o dono perdedor do jogo. Não tem nenhuma prenda para quem ganha ou perde, eles apenas se divertem com a ação e depois descascam normalmente e em seguida comem os ovos.

Leia também: Páscoa na Alemanha e Páscoa em Portugal

Bom parece ser divertido além de saudável, já que as crianças não se “enchem” de chocolates durante essa época do ano, além de incentivar a arte se torna uma Páscoa para todos, para ricos e pobres, todos compartilham em igual a mesma emoção.

E religiosamente falando eles também acreditam na simbologia da Páscoa representar a ressurreição de Cristo. Bom, aqui é isso que eles fazem além de se reunir com a família nesse dia.

Na verdade, estonianos não são tão religiosos, então não dão muita dedicação específica para datas como essa, acredito que eles sigam tradições, mas não são ligados a muitos rituais religiosos.

Related posts

Páscoa na Romênia

Bruna Roland

Minidicionário: palavras e frases úteis em estoniano

Gabrielle Figueiredo

Como é uma sauna na Estônia?

Ana Carolina Poli

3 comentários

Fernanda Franco Abril 21, 2014 at 11:08 pm

Interessante essa brincadeira dos ovos, Camila! Boa sorte com seus estudos ai. xx

Resposta
Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:14 pm

[…] Estônia – os ovos de galinha pintados são o forte das comemorações e há brincadeiras e rituais para a pintura e o consumo deles. No domingo de Páscoa há a reunião da família para celebrar a ressureição de Cristo. […]

Resposta
[email protected] Abril 15, 2017 at 12:23 am

Isso me faz lembrar de minha AVÓ, pois nessa data entregava, a nós netos, um ovo de galinha pintado.
TANG

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação