BrasileirasPeloMundo.com
Estônia

Estônia – Atenção com Táxis em Tallinn

A história a seguir é baseada em fatos reais.

“Era uma vez uma jovem turista sozinha em Tallinn, capital da Estônia. A mesma aguardava tranquilamente por um táxi que havia pedido por telefone. De repente parou um carro amarelo com uma placa de táxi, um homem desceu do carro com pressa, pegou rapidamente a mala da garota colocou no porta-malas muito rápido, abriu a porta do carro e disse: venha garota, vamos vamos entre, a garota sem entender porque a pressa do homem que parecia ser taxista entrou no carro … “

Olá leitores, na verdade essa pequena história para que todos entendam tem um começo e também um final, embora ele não seja um dos mais felizes.

Para ficar claro, vou explicar um pouco sobre o tema, Taxista em Tallinn. O que acontece lá é que existem varias cias de taxis com diversos preços e variações de quilometragem. Ou seja, os taxis são caros na maioria das vezes e para você, se for turista, é preciso pegá-los em seus determinados pontos específicos, como aeroportos, rodoviárias, shoppings, hotéis e etc…

Claro que o que o turista geralmente não sabe é que existe cias de táxis mais em conta, com preços bem acessíveis, normais ou populares como você preferir definir.

Voltando a falar da história, a personagem principal era eu rs,  exatamente como eu estava narrando aconteceu.

Na verdade minutos antes eu pedi ajuda para meu esposo que não estava me acompanhando lá, pedi que ele ligasse para a Cia de taxi comum e mais em conta enquanto eu esperaria no local e assim aconteceu. Ele ligou e nesse intervalo de tempo foi quando parou um taxista super apressado, já pegando minhas malas e colocado no carro, com muita pressa que eu entrasse logo, ou seja, ela sabia que eu poderia estar esperando outro táxi, talvez pelo meu estoniano (idioma) nada perfeito o mesmo identificou que fosse  turista e então pensou que eu não soubesse de nada, e eu realmente não sabia e não estava entendendo o que estava acontecendo ali, porque ele estava com tanta pressa. Até aqui tudo bem, entrei no carro e depois de alguns minutos meu marido me liga dizendo o seguinte:

“Seu táxi chegará em 2 minutos” … “como assim ? Já estou no táxi”.

Foi ai que entendi porque tanta pressa do sujeito e quando olhei para a tabela de preços disponível na janela vi que estava no táxi errado, numa Cia muito cara. Não vou citar o nome da Cia, porque vai de cada um pagar caro ou barato, mas lembro que o “Start” era de 7,80 euros e cada km era aproximadamente de 0,98, algo desse tipo. No final das contas, acabei pagando 30,00 euros toda a corrida que se fosse por uma Cia comum eu pagaria 4,59 euros. Senti-me como “seqüestrada”.

Bom cada um escolhe o táxi que deseja pagar, quem não se importa em pagar caro, tudo bem desconsidere esse texto, minha dica é para aqueles que querem economizar e podem não saber sobre essa informação. O cuidado que eu indico é sempre na hora de entrar no táxi, mesmo que você ligue, se qualquer outro taxista te ver parado em um lugar com malas ele pode imaginar que esta esperando por um e então fazer o mesmo que fez comigo.  O ideal é perguntar: para quem é esse táxi ? Se ele disser seu nome então é o que você ligou. Se ele não souber responder ai desconfie, porque exatamente eles são “agressivos” na hora de buscar seus clientes e se aproveitar de quem desconhece os valores.

Eu não indicarei aqui nenhuma  Cia comum de táxi porque dependendo da data que esta lendo o post os valores podem ter mudado. Mas por exemplo, depois de passar por isso peguei taxis normais com tabela aproximadamente de “Start” com 2,17 euros e Km aproximadamente de 0,49 cents. O interessante é que ao ligar a Cia te envia um sms com as informações sobre a placa, nome e cor do carro, em quantos minutos o mesmo chegará, nome do taxista e então fica muito mais fácil identificar o seu.

Para finalizar, quem deseja vir a Tallinn, e não quiser passar por isso fica a dica: pesquise sobre  Cia de táxi na internet e já tenha as informações de valores de cada uma delas, assim você economiza e sobra mais para que você se divirta na cidade linda, que é a Capital da Estônia.

Espero ter ajudado!

 

 

 

Related posts

François Archanjo, percussionista brasileiro na Estônia

Ana Carolina Poli

Estônia – Ser mulher e gay

Heloísa Magalhães

Celebração da Páscoa na Estônia

Ana Carolina Poli

5 comentários

Patricia Bruno Março 12, 2014 at 1:38 pm

Nossa… Isso também já aconteceu comigo, no aeroporto, foi muito chato :/ Mas descobri um aplicativo pra celular chamado Kutsu Takso que dá uma lista das companhias e os preços do start e por km. Baixa que ele ajuda muuuito a escolher um táxi barato, foi minha salvação esse app. 🙂

Resposta
Ana Cristina Kolb Março 12, 2014 at 8:45 pm

Taxis e preços sempre são um assunto a parte em cada pais! rsrsrrs Eu como viajava muito aprendi sempre a me informar com antecedência sobre o assunto. Muito bom o texto, adoro estes tópicos que tratam coisas do dia a dia! Parabens Camila! 🙂

Resposta
Cristiane Leme Março 13, 2014 at 11:32 pm

Que coisa hein! Eu já vivi isso, mas no Rio de Janeiro, no Brasil! Os táxis indicados pelos hotéis são muito mais caros, e os motoristas sequer ligam o taxímetro, cobrando preço fechado de corrida. Isso na verdade também sai muito caro… Fiz a experiência com os táxis ‘normais’, rodando o taxímetro, e o preço sai em torno de 30% mais em conta! Super dica que você deu, importante quando a gente viaja é saber que há alternativas aos preços exorbitantes. Parabéns pelo texto!

Resposta
Estônia – Páscoa Abril 19, 2014 at 4:24 pm

[…] Leia mais sobre a Estônia! […]

Resposta
erli alves pereira Agosto 11, 2014 at 1:39 am

Camila gostaria de saber qual seu email , se possivel gostaria de sua ajuda sobre um amigo estoniano.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação