Preparação e Documentos Para o LLM no Canadá.
Como dividi com vocês no meu post anterior, resolvi vir para o Canadá para fazer um LLM e, eventualmente, tornar-me advogada por aqui. No meu primeiro texto Exercício da Advocacia, expliquei a estrutura do curso e, em linhas gerais, o que nós, brasileiros, precisamos fazer para que possamos nos tornar advogados licenciados no país.
Tenho recebido muitas perguntas aqui no blog sobre o processo do application para o LLM/CL na UBC e, neste texto, vou dividir com vocês a minha experiência.
Antes de mais nada, todas as informações sobre o processo de application para o curso estão descritas aqui. O período do “application” é entre os dias 1 de outubro a 1 de dezembro. Iniciei todo o processo para me candidatar ao curso em maio, quando comecei a ir atrás de todos os documentos exigidos pela universidade:
1.Documentos escolares
O primeiro documento exigido pela universidade é o histórico escolar de todo e qualquer curso superior que tenha feito. Esses documentos são geralmente solicitados na própria instituição de ensino, e devem ser enviados à UBC em envelope lacrado e endossado pela universidade. O que fiz foi, ao buscar os documentos, tirar uma cópia simples antes que eles fossem lacrados para enviar à tradutora, já que estando em língua portuguesa, eles exigem também a tradução juramentada dos documentos.
Anexei as traduções aos envelopes dos documentos oficiais para enviá-los.
2. Cartas de recomendação
São exigidas ainda no mínimo 3 cartas de recomendação, incluindo ao menos uma acadêmica. As minhas foram escritas por um professor da faculdade e por ex-empregadores.
As cartas de recomendação de ex-empregadores já foram escritas em inglês, porém a do meu professor foi escrita em português e tive que traduzi-la. Caso os subscritores das cartas não falem inglês, a tradução pode ser feita por você mesmo sem problemas.
3. Exame de proficiência na língua inglesa
Os exames admitidos para atestar sua proficiência na lingua inglesa são o TOEFL, o IELTS ou o GCE. A universidade exige nota mínima para o exame como requisito de admissão, as quais estão no site acima citado. Eu fiz a minha prova do TOEFL em agosto. A nota é válida por dois anos, então eu recomendo fazer com razoável antecedência.
O certificado impresso leva algum tempo para sair e, no meu caso, foi enviado da Alemanha, tendo levado mais de um mês para chegar. Não deixem de solicitar, ao fazer a inscrição, o envio das notas, por correio, diretamente à universidade, já que eles não aceitam o envio do certificado direto pelo aplicante, ainda que o envelope esteja fechado.
Eu tive alguns problemas com isso. A UBC alegou não ter recebido o certificado com as minhas notas do TOEFL. Liguei e pedi uma nova via, e eles enviaram. Entretanto, levaria 40 dias para que essas notas fossem entregues, e isso ultrapassaria o prazo do application. Enviei então a minha via, com o envelope ainda lacrado, nem cheguei a abrir. A UBC não quis saber, não aceitou e eu gastei dinheiro à toa enviando (já que enviei por DHL). Eles foram receber as minhas notas apenas após eu enviar um e-mail reclamando que eu não poderia ser punida por algo que não estava sob meu controle. Aí descobriram que alguém na faculdade recebeu os envelopes e, ao invés de encaminhá-los a quem de direito, apenas engavetou e pronto.
4.Curriculum Vitae
Finalmente, inclua no pacote que for enviado à universidade uma cópia do seu CV. Eles dizem no site que você pode enviar por e-mail a eles, mas eu mandei por correio. Na dúvida, faça os dois.Enviei os documentos via UPS, e claro que tive problemas … aparentemente, os documentos extraviaram, tal qual as notas do TOEFL. Mas como enviei logo no começo do prazo, no dia 5/10, deu tempo de resolver antes do prazo final. Por isso, aconselho fazer tudo com a maior brevidade possível, evitando assim eventuais problemas com entregas.
Ainda, como eles informam no site que a análise é feita “on a rolling basis”, quanto mais cedo você enviar todos os documentos, melhores chances de ser aceito você tem, já que eles possuem vagas limitadas e analisam os documentos tão logo seu application é concluído. Se deixar muito para o final do prazo, corre o risco de já terem aceito todos os candidatos para aquele ano.
Por fim, além desses documentos, deve ser preenchida uma ficha no site no momento que você for se inscrever, a partir do dia 1/10.
Boa sorte a todos que pretendem fazer carreira como advogado no Canadá!
27 Comments
Olá… uma pergunta: como você anexou a tradução do histórico ao envelope dado pela universidade se ele já estava lacrado?
Só anexei por fora mesmo, com um clipe de papel.
Olá Renata! Fantástica suas dicas. Vc sabe se um advogado formado no Brasil, pode trabalhar como paralegal no Canada? Vc sabe quais as exigência?
Renata, complementando as informações acima: tenho um escritório em SP. Estou pensando em fazer uma parceria com algum escritório canadense. Para isso, pensei em enviar alguém da minha equipe para trabalhar como paralegal e consequentemente nos ajudar a encontrar o escritório certo (parceiro). Por isso, pergunto: quais as exigências para um advogado formado Brasil trabalhar como paralegal no canada. Você indicaria algum escritório canadense para eu tentar essa parceria?
Obrigado!
Olá, Gabriel! td bem? meu marido é advogado no Brasil e estamos pensando em imigrar para o Canadá. Ele está pensando em fazer o curso de paralegal. Estamos buscando informações. Se tiver interesse em conversarmos sobre o assunto, segue meu contato: paula.costa_85@hotmail.com Saudações
Renata, finalmente encontrei algo bem perto do que procurava… Falta 1 ano para me formar em Direiro e queria muito me mudar pra Toronto, mas queria poder trabalhar na minha area. Nao sabia desse LLM, mas ja tinha visto sobre fazer college em paralegal.. Voce sabe me dizer uma media salaria de um paralegal no canada? Seria de grande ajuda. Muito obrigada pelos posts e por nos responder! Muita sorte nessa sua nova jornada!
Isso depende da cidade ou província algo entre 30 a 57 mil C$ por ano , algumas cidades podem ser mais
Bom dia Renata, eu me formei no ano passado em direito e já estou de mudança pra Toronto, inclusive já me inscreve para o curso LLM.
Muito bom encontrar uma publicação como essa, porque estava cheia de dúvidas sobre o processo.
Gostaria de saber se você teve o seu diploma brasileiro acessado (analisado)pelo NCA antes de começar o LLM ou teve ele analisado antes e depois. Também gostaria de saber para quantos exames do NCA você teve que se inscrever após finalizar o LLM.
Obrigada
Oi, Renata! Tudo bem? Parabéns pelos posts. Realmente é uma ajuda muito valiosa para quem busca exercer a advocacia no Canadá.
Estou justamente me preparando para candidatar para o LL.M CL na UBC esse ano e também tenho por objetivo poder exercer a advocacia no Canadá.
Por isso que achei seu post tão fantástico, uma vez que esclareceu diversos pontos.
Mas ainda tenho algumas dúvidas e agradeceria muito se você pudesse me ajudar: com relação às matérias de torts e properties, elas não estão disponíveis como eletivas no curso do LL.M?
E quanto ao articling (que é o que mais me interessa saber), ele já está incluso como um tipo de “estágio obrigatório” no curso ou é necessário ser contratado por um escritório? Caso seja essa segunda situação, é muito difícil ser selecionado??
Obrigado e sucesso para você!
Ah, esqueci de mencionar, o articling é remunerado?
Olá Renata, finalmente encontrei um material que me esclarecesse o procedimento para o LLM-CL. Sou formada em direito há 1 ano, mas tenho o sonho de morar no Canada e achei ótima a oportunidade de poder me manter na profissão que sempre sonhei. Gostaria de lhes fazer algumas perguntas, então você poderia passar seu email ?
Att, Monthana Caldas
Renata, tudo bem?
Uma pergunta objetiva: é necessária a média entre 8 e 10 para o application à UBC? A minha é 78, estou com receio de ser recusado.
Renata, eu li esse e o outro texto que você postou e achei super bacana, mas uma coisa que não entendi foi se você enviou seus documentos para o NCA e eles te deixaram fazer o LMA-CL ou você está fazendo como todo mundo e está fazendo primeiro o curso para depois aplicar para o NCA e ver se eles aceitam?
A questão na verdade é, vamos supor que você faz esse curso todo (LMA-CL) e, depois aplica para o NCA e ele nega e manda você fazer o JD, então todo esse investimento não valeu de nada ou dá para aproveitar… ou eles nunca negaram ninguém que fez o curso e cumpriu os requisitos das matérias?
Galera, vi que são muitas pessoas procurando informações sobre oportunidades pra advogados ou estudantes de direito, no Canada. Como a página não deixa aberto o e-mail, o contato fica difícil, então criei no facebook o grupo “Advogados brasileiros no Canada”. Procurem lá, entrem, e vamos trocando informações. Abraço.
Jullian Rcker, não encontrei o grupo, pode deixar o link?
Pessoas generosas são assim, dividem todo o conhecimento. Sucesso pra voce!
Bom dia, Renata. Acabei de me entrar para a Faculdade de direito e gostaria de me especializar na área de imóveis. Tenho interesse em morar fora do Brasil e o Canadá me atraí, pois tenho pessoas próximas morando aí. Minha intenção é orientar brasileiros que queiram investir em imóveis neste país, dando suporte e acompanhamento legal em todo o processo. O governo canadense exige o LLM para uma situação desta natureza? Abraços e parabéns pela carreira. Sucesso!!
E quantos aos custos?? Grato
Oi Renata … Vi que vc não mencionou sobre o LSAT , que a ubc diz que é pré-requisito , mas fiquei na dúvida como se prepara exatamente pra isso , se pode ser on-line ou tenho que fazer em locais pre designados …
Oi Renata! Sou formada em Direito no Brasil e, atualmente, estou fazendo um program de intercambio na California. Tenho muita vontade de continuar meus estudos em outro pais. Tenho encontrado dificuldades em conseguir informaçoes uteis (custo de vida, custo do LLM, conciliar com trabalho..) e Fazendo minhas pesquisas sobre LLM aqui achei seus posts. Voce teria algum endereço de email para que eu possa tirar algumas duvidas com voce ?
Obrigada.
Olá Renata, estou cursando direito e gostaria de ir morar no Canadá, a sua história foi um incentivo a mais. Você poderia entrar em contato comigo para me explicar um pouco mais? tenho algumas dúvidas. Obrigada.
Oi, Renata, tudo bem? Li esse post e o outro que você escreveu sobre advogar no Canadá. Eu tenho pensado em, especificamente, Montreal e encontrei esse curso: https://www.llm-guide.com/university/152/mcgill-university-faculty-of-law
Tu sabes se esses programas incluem o necessário para a prova do NCA ?
Uma outra dúvida que eu tenho é em relação à idade. Eles têm restrições no mercado para pessoas após x idade? Pergunto porque já vou fazer 25 e como o processo é demorado, provavelmente já estaria bem perto dos 30 quando iniciasse, de fato a carreira.
Além disso, gostaria de saber (caso você saiba) se há um rol de universidades aceitas (eu estou me formando na UFPE).
Por último (sorry hehe), os profissionais que trabalham com imigração sabem dar informações e tudo mais sobre especificamente esse caso? Se sim, tem algum grupo que você indique?
Muito obrigada!
Estou no Segundo Semestre de Direito, também pretendo Advogar no Canadá, e por este motivo que criei um grupo no face para troca de informações, deixo aqui o Link, https://www.facebook.com/groups/1336014756417089/
Oi tudo bem, gostaria de saber se você conseguiu passar nas provas e se está conseguindo advogar no Canadá?
Renata, existe alguma forma de entrar em contato com vc por rede social? Eu apliquei pro mesmo LLM dois anos atrás e infelizmente fui waitlisted. Já moro em Vancouver, queria trocar umas ideias sobre a Application, se vale a pena eu aplicar novamente ou não, ou fazer o curso online deles primeiro… notas de ingles. Na época nao fui aceita e fiquei inconsolável mesmo tendo nivel alto de ingles. Gostaria muito de conversar :/
Olá Carolina,
A Renata Lutke parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM