BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

Produtos e serviços mais procurados pelas brasileiras na Costa Rica

Produtos e serviços mais procurados pelas brasileiras na Costa Rica.

Uma das inquietudes mais comuns quando alguém se muda pra outro país é a disponibilidade dos produtos e serviços que normalmente consumia na sua casa. Pode tratar-se de alimentos, produtos de higiene, serviços de limpeza, ajuda doméstica, entre outros.

As malas de idas e vindas vão cheias daqueles itens indispensáveis da vida cotidiana e todos rezam pra que não fique nada na inspeção do aeroporto! Em pouco tempo as pessoas aprendem a se virar com o que tem e outros encontram aí uma oportunidade de negócio.

O primeiro passo crucial nesse processo é encontrar uma rede de informação, os chats no WhatsApp, grupos de Facebook (Brasileiras na Costa Rica, Brasileiros na Costa Rica) e sites como o Brasileiras pelo Mundo bombam de boas referências, e cada uma vai ajudando no que pode. Tem uma rede de mulheres dispostas a ajudar!

Foto de Renata no brunch entre brasileiras. Acervo pessoal.

As recém-chegadas buscam primeiro os serviços de cuidado pessoal: manicure, salão de beleza e depilação. Alguns profissionais da área já pegaram o jeito de como nós brasileiras em geral gostamos de cuidar das cutículas e de arrumar o cabelo, e, por isso, entre as recomendações, já existem alguns queridinhos e queridinhas das brasileiras aqui na Costa Rica!

Em seguida estão as referências médicas, principalmente pediatras, ginecologistas e obstetras.

Logo depois estão os produtos alimentares vendidos em supermercados: creme de leite, feijão carioca, goma de tapioca, cortes de carne, pãozinho francês, leite condensado, requeijão, pão de queijo, fubá de milho e por aí vai. Alguns desses produtos encontramos em mercados mais especializados e com boa variedade de produtos importados, como o Auto Mercado. Ou existe a opção das encomendas diretas, já que tem sempre alguém vindo do Brasil para a Costa Rica.

Leia também: Custo de vida na Costa Rica

Também existe a procura por afiar alicates de unhas, biquínis, bolos, doces e salgados brasileiros. Há quem chore por uma boa padaria! E nesse jogo de se virar com o que tem, algumas aprenderam a fazer pão de queijo com massa pra arepa! 

Outro serviço buscado é a ajuda doméstica e uma boa referência é imprescindível antes de decidir contratar alguém. Pra nossa sorte, circula uma lista de recomendações de pessoas pra não contratar devido aos antecedentes.

Toda essa demanda comentada, gera oferta e oportunidades de negócios.

Algumas brasileiras por seus dons e habilidades culinários oferecem variados produtos como bolos, brigadeiros e outros docinhos típicos. Existem diferentes fornecedoras pra escolher à vontade no Facebook: Brigadear, Fadas do Açúcar, Casadobolo CR, Dacoca, O Brigadeiro Brasil, La Dolcceria, entre outras que podem ser encontradas nos Chats e redes sociais. Também tem o Rodrigo (brasileiro) que faz bolos decorados pra montagem de festas infantis (fica a dica!).

O Centro de Estudios Brasileños oferece eventos com feijoadas e outras festas e comidas típicas do Brasil. O Sabor de Brasil tem coxinhas pra festinhas e happy hours. No Café e Bistrô Pau Brasil encontramos comidinhas e caipirinhas brasileiras! E você pode comer um churrasquinho brasileiro no Fogo Brasil ou no Picanha Grill CR.

Também existem aquelas que fazem pão de queijo, outras fazem requeijão, outras, como eu (boa pernambucana que não vive sem tapioca), fazem sua própria goma!

Goma de tapioca feita em casa. Acervo pessoal

Ofertas de biquínis podem ser encontrados no Facebook e chats, mas de qualquer forma esse é um item que você pode encontrar sem muita dificuldade nos centros comerciais daqui. Vale a pena bater uma perninha pra comparar os preços!

Um serviço também de excelente qualidade oferecido pelas brasileiras são as aulas de português! A busca por profissionais com proficiência no nosso idioma é muito comum aqui na Costa Rica, em função disso, a imersão em um bom curso de português pode ser a diferença no currículo de muitos profissionais.

Leia também: Hablas español?

Então, pra quem quer aprender ou aperfeiçoar o idioma existe a opção de aulas ou cursos particulares oferecidas por brasileiros através do Centro de Estudios Brasileños, em Santa Ana, ou pelo Espaço da Língua Portuguesa, em Escazú. Existem também outras escolas de idiomas em Heredia e em outras áreas; mas a dica aqui é buscar serviços oferecidos por [email protected], dada a naturalidade do idioma.

Ainda em relação aos idiomas, um serviço buscado e ofertado é o de traduções, tanto do português para o espanhol quanto do espanhol para o português. Eventualmente você pode precisar traduzir a sua carteira de motorista, diploma, certidões, entre outros documentos. Quando chegar esse momento, você pode buscar o Consulado do Brasil ou também pode consultar a página do Ministério de Relaciones Exteriores y Culto para encontrar tradutores oficiais registrados para apostilamento e autenticações.

Pra quem busca informações turísticas sobre a Costa Rica, como informações práticas, sugestões de hospedagem, acessos, entre outras, os chats em WhatsApp são a melhor alternativa como fonte de informação! Por outro lado, existe um canal de brasileiras no Youtube que é super útil e através das suas redes sociais se pode conseguir alguns descontos em passeios turísticos, o canal é o Pura Vida & Aventura.

Algumas brasileiras oferecem também serviços diferenciados como dogsitter, como é o caso da Raquel Meneses que é veterinária e pode cuidar do seu mascote enquanto você vai dar uma voltinha pra conhecer a Costa Rica.

A Amanda Okamoto é consultora de amamentação, se você precisar de uma ajudinha no assunto ela vai onde estiverem mamãe e bebê. Eu mesma sou doula profissional certificada pra acompanhar a família durante a gravidez, o parto e o pós-parto; e também Moon Mother®, ajudando as mulheres através de terapias de sanação femininas. Também no autocuidado tem a Sumaya que é maquiadora profissional e designer de sobrancelha!

Acredito que nós brasileiras somos muito criativas e não perdemos a oportunidade de empreender em algo quando vemos que podemos fazer diferença. Somos também solidárias quando alguma compatriota precisa de ajuda com uma boa referência sobre produtos e serviços.

Então, se você acaba de chegar por aqui e não sabe por onde começar (mas já começou bem, se está lendo esse texto), minha sugestão é pedir pra te incluirem em um grupo de Whatsapp de brasileiras: você vai encontrar um pouco de tudo que precisa, uma rede de produtos e serviços pra compartilhar e muitas novas amigas!

Related posts

Ser mulher na Costa Rica

Jesuela Macedo

Direções e endereços na Costa Rica

Jesuela Macedo

Tempo para dizer até logo

Jesuela Macedo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação