BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Dubai

Quais são os principais feriados em Dubai

Feriados em Dubai.

Dubai é uma cidade do emirado de mesmo nome, um dos 7 que formam os Emirados Árabes Unidos. São eles: Abu Dhabi (capital), Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain, Ras Al Khaimah e Fujairah.

A religião oficial daqui é o islã. Por isso os feriados, que são basicamente “dias santos”, são um pouco diferentes dos nossos no Brasil – que são baseados no cristianismo.

Eu disse “um pouco” diferentes porque, de fato, pode ser vista alguma semelhança. Embora eles não considerem Jesus como os cristãos o vêem, sendo o Redentor, Jesus é um dos profetas do Corão. Assim como Moisés, Davi e Abraão.

Para entender melhor: o calendário gregoriano (o que nós usamos) é um calendário solar. Ou seja, se baseia no sol. Já o calendário islâmico, é lunar. Ou seja, baseado nas fases da lua. Por isso a maioria dos feriados acontecem em dias diferentes a cada ano.

Leia também: Onde morar em Dubai

Feriados públicos (locais)

São os feriados listados pelo governo, que devem ser seguidos também pelo setor privado.

Ah, importante: os dias úteis aqui são de domingo a quinta. Então, o final de semana acontece sexta e sábado.

Em algumas datas, o governo pode permitir a alteração da data para que seja feito um fim de semana prolongado. Por exemplo, em 2018, o ano novo islâmico iria acontecer numa terça-feira, mas foi adiado para a quinta.

  • National Day – 2 de dezembro: Neste dia é comemorada a fundação oficial dos Emirados enquanto nação, que aconteceu em 1971. Tipo 7 de setembro pra gente, do Brasil. Em 2019, serão comemorados 48 anos de unificação.
  • Commemoration day – 30 de novembro: Reconhecimento dos sacrifícios e dedicação dos cidadãos emiratis (como são chamados os locais) no serviço militar, humanitário e civil.

Feriados muçulmanos

As datas listadas abaixo são datas sagradas para os muçulmanos. Mas, como a religião oficial daqui é o islã, as datas são consideradas feriados.

São datas, também listadas pelo governo, que são consideradas day off.

  • Hijri New Year: Ano novo islâmico, que marca a migração que o profeta Maomé (na verdade o nome dele é Mohammad) fez na Arábia Saudita. O primeiro ano islâmico aconteceu no ano 622 d.C. Leia mais aqui. Em 2019 serão comemorados 1441 anos, e deve acontecer no dia 1 de setembro.
  • Al Isra’a Wal Mi’raj (ou Ascension Day): Neste dia os muçulmanos celebram a ascensão do profeta Mohammad (ou Maomé, para os brazucas) ao céu. Para eles, nesta ocasião o profeta recebeu revelações que definiram, por exemplo, a quantidade de vezes que os muçulmanos devem orar por dia – a propósito: são 5 vezes. É comemorado no 27º dia do mês islâmico Rajab e, neste ano, deve acontecer  no dia 3 de abril. Leia mais detalhes aqui.
  • Prophet Mohammad’s birthday: Comemorado no 12º dia do mês islâmico Rabbih’ul Awwal. É um dia muito importante para os muçulmanos pois marca o nascimento daquele que é o mensageiro de Allah (Deus). Para o calendário gregoriano, deve acontecer no dia 9 de novembro.
  • Eid Al-Fitr: Esta data marca o fim do Ramadã. Acontece no primeiro dia do mês islâmico Shawwal, e pode ter sua data alterada por conta da lua, mas está previsto para acontecer no dia 4 ou 5 de junho deste ano.
  • Eid Al Adha: Neste dia os muçulmanos celebram a boa vontade de Abraão em cumprir a ordem de Deus para sacrificar seu único filho. Os muçulmanos sacrificam um animal e o dividem em 3 partes: uma para a família, outra para os parentes e a outra parte para os pobres. Esta data acontece no 10º dia do mês Dhu Al Hijja, é esperado que aconteça no dia 11 de agosto deste ano. É celebrado também, na véspera, o Arafat Day.

Outros feriados

São datas que são comemoradas internacionalmente. Não necessariamente feriados, mas datas comemorativas.

Como 98% de Dubai é formado por cidadãos de variadas nacionalidades, aqui também comemora-se datas de outras culturas:

  • Ano Novo Gregoriano: Marca o início do ano gregoriano – o nosso calendário. Dia de ano novo a gente já sabe, é dia 1 de janeiro.
  • Ano Novo Chinês: Acontece no dia 5 de fevereiro e marca o início do novo ano para os chineses.
  • Diwali: Conhecido como o festival das luzes, esta é uma data do calendário hindu. Para os indianos, significa a vitória da luz contra a escuridão. Será celebrada no dia 27 de outubro deste ano.

Leia também: Como obter documento e visto de trabalho em Dubai

Um mês inteiro mais devagar

Não podemos esquecer do Ramadã, que é um período de introspecção para os muçulmanos. Acontece durante um mês inteiro, marcando o período em que o Corão foi revelado ao profeta Maomé. É marcado como o 9º mês do calendário islâmico e, em 2019, deve acontecer entre os dias 5 de maio e 4 de junho.

Durante o Ramadã, os muçulmanos fazem jejum total (não pode comer nem beber nada) desde o nascer até o pôr do sol. Por conta disso, o horário de trabalho é geralmente reduzido em 2 horas, tanto para o setor público ou privado, sem desconto no pagamento.

Espero ter ajudado a planejar sua viagem para vir conhecer Dubai!

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui!

Related posts

Dia de Ação de Graças nos EUA

Lorrane Sengheiser

Comemorando o Centenário da Revolução Russa

Renata Rossi

Testamentos e Tutelas – entrevista com Natasha Rocha, consultora em Dubai

Pollyane Martins

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação