BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Dubai

Quais são os principais feriados em Dubai

Feriados em Dubai.

Dubai é uma cidade do emirado de mesmo nome, um dos 7 que formam os Emirados Árabes Unidos. São eles: Abu Dhabi (capital), Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain, Ras Al Khaimah e Fujairah.

A religião oficial daqui é o islã. Por isso os feriados, que são basicamente “dias santos”, são um pouco diferentes dos nossos no Brasil – que são baseados no cristianismo.

Eu disse “um pouco” diferentes porque, de fato, pode ser vista alguma semelhança. Embora eles não considerem Jesus como os cristãos o vêem, sendo o Redentor, Jesus é um dos profetas do Corão. Assim como Moisés, Davi e Abraão.

Para entender melhor: o calendário gregoriano (o que nós usamos) é um calendário solar. Ou seja, se baseia no sol. Já o calendário islâmico, é lunar. Ou seja, baseado nas fases da lua. Por isso a maioria dos feriados acontecem em dias diferentes a cada ano.

Leia também: Onde morar em Dubai

Feriados públicos (locais)

São os feriados listados pelo governo, que devem ser seguidos também pelo setor privado.

Ah, importante: os dias úteis aqui são de domingo a quinta. Então, o final de semana acontece sexta e sábado.

Em algumas datas, o governo pode permitir a alteração da data para que seja feito um fim de semana prolongado. Por exemplo, em 2018, o ano novo islâmico iria acontecer numa terça-feira, mas foi adiado para a quinta.

  • National Day – 2 de dezembro: Neste dia é comemorada a fundação oficial dos Emirados enquanto nação, que aconteceu em 1971. Tipo 7 de setembro pra gente, do Brasil. Em 2019, serão comemorados 48 anos de unificação.
  • Commemoration day – 30 de novembro: Reconhecimento dos sacrifícios e dedicação dos cidadãos emiratis (como são chamados os locais) no serviço militar, humanitário e civil.

Feriados muçulmanos

As datas listadas abaixo são datas sagradas para os muçulmanos. Mas, como a religião oficial daqui é o islã, as datas são consideradas feriados.

São datas, também listadas pelo governo, que são consideradas day off.

  • Hijri New Year: Ano novo islâmico, que marca a migração que o profeta Maomé (na verdade o nome dele é Mohammad) fez na Arábia Saudita. O primeiro ano islâmico aconteceu no ano 622 d.C. Leia mais aqui. Em 2019 serão comemorados 1441 anos, e deve acontecer no dia 1 de setembro.
  • Al Isra’a Wal Mi’raj (ou Ascension Day): Neste dia os muçulmanos celebram a ascensão do profeta Mohammad (ou Maomé, para os brazucas) ao céu. Para eles, nesta ocasião o profeta recebeu revelações que definiram, por exemplo, a quantidade de vezes que os muçulmanos devem orar por dia – a propósito: são 5 vezes. É comemorado no 27º dia do mês islâmico Rajab e, neste ano, deve acontecer  no dia 3 de abril. Leia mais detalhes aqui.
  • Prophet Mohammad’s birthday: Comemorado no 12º dia do mês islâmico Rabbih’ul Awwal. É um dia muito importante para os muçulmanos pois marca o nascimento daquele que é o mensageiro de Allah (Deus). Para o calendário gregoriano, deve acontecer no dia 9 de novembro.
  • Eid Al-Fitr: Esta data marca o fim do Ramadã. Acontece no primeiro dia do mês islâmico Shawwal, e pode ter sua data alterada por conta da lua, mas está previsto para acontecer no dia 4 ou 5 de junho deste ano.
  • Eid Al Adha: Neste dia os muçulmanos celebram a boa vontade de Abraão em cumprir a ordem de Deus para sacrificar seu único filho. Os muçulmanos sacrificam um animal e o dividem em 3 partes: uma para a família, outra para os parentes e a outra parte para os pobres. Esta data acontece no 10º dia do mês Dhu Al Hijja, é esperado que aconteça no dia 11 de agosto deste ano. É celebrado também, na véspera, o Arafat Day.

Outros feriados

São datas que são comemoradas internacionalmente. Não necessariamente feriados, mas datas comemorativas.

Como 98% de Dubai é formado por cidadãos de variadas nacionalidades, aqui também comemora-se datas de outras culturas:

  • Ano Novo Gregoriano: Marca o início do ano gregoriano – o nosso calendário. Dia de ano novo a gente já sabe, é dia 1 de janeiro.
  • Ano Novo Chinês: Acontece no dia 5 de fevereiro e marca o início do novo ano para os chineses.
  • Diwali: Conhecido como o festival das luzes, esta é uma data do calendário hindu. Para os indianos, significa a vitória da luz contra a escuridão. Será celebrada no dia 27 de outubro deste ano.

Leia também: Como obter documento e visto de trabalho em Dubai

Um mês inteiro mais devagar

Não podemos esquecer do Ramadã, que é um período de introspecção para os muçulmanos. Acontece durante um mês inteiro, marcando o período em que o Corão foi revelado ao profeta Maomé. É marcado como o 9º mês do calendário islâmico e, em 2019, deve acontecer entre os dias 5 de maio e 4 de junho.

Durante o Ramadã, os muçulmanos fazem jejum total (não pode comer nem beber nada) desde o nascer até o pôr do sol. Por conta disso, o horário de trabalho é geralmente reduzido em 2 horas, tanto para o setor público ou privado, sem desconto no pagamento.

Espero ter ajudado a planejar sua viagem para vir conhecer Dubai!

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui!

Related posts

7 dicas de passeio em Melbourne no final do ano

Sheyne Tanaka

Parada Smoków em Cracóvia

Juliana Cavalher

Um pouquinho do Brasil no deserto

Juliana Bordião

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação