Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Austrália»Reciclagem na Austrália
    Austrália

    Reciclagem na Austrália

    Aline ArrudaBy Aline ArrudaSeptember 22, 2016Updated:June 26, 20189 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Reciclagem na Austrália.

    Sustentabilidade na Austrália é um tema delicado, conforme abordado mês passado no meu post. Imaginamos que pela Austrália ser primeiro mundo, reciclagem seria algo implementado; que todo mundo sabe e pratica, mas não é bem assim.

    O primeiro impacto é a falta de conhecimento dos australianos. O que é reciclado, onde dispor, se tem tecnologias para tal, etc.

    Outras colunistas já abordaram o tema. A Lyria retratou como funciona a reciclagem em Portugal, a Christiane falou sobre reciclagem na Suiça e a Lorraine contou como se recicla árvore de Natal nos EUA. Vamos falar agora, da Austrália, mais especificamente na Western Australia.

    Reciclagem existe, mas é diferente em cada bairro (o que na minha opinião torna a realidade bem complicada). Pensa assim, você mora em um bairro e nesse bairro existem duas latas de lixo: uma com tampa verde (orgânico) e outra amarela (reciclado). Aí você muda de bairro e nesse novo tem quatro latas de lixo: verde (que nesse bairro é para resíduos do jardim), vermelho (reciclado), amarelo (orgânico) e outro verde escuro (para resíduos que não estão nessas categorias).

    Aí você muda de novo e é tudo diferente. Não entendo como a prefeitura quer que funcione se não é padronizado. E o problema é que cada bairro tem o seu sistema de coleta. Alguns levam os resíduos para um aterro, outros para usinas de reciclagem e o orgânico vira fertilizante. Nesses bairros, a orientação é preocupar-se mais com o que vai no orgânico do que no reciclável, e pode ser totalmente diferente em outro. É tudo meio confuso e complicado.

    Leia também: custo de vida na Austrália

    A maioria dos materiais reciclados seguem essa regra. No lixo com tampa amarela vão os seguintes materiais:

    • Caixas de papelão (embalagens também);
    • Latas de alumínio (amassadas para economizar espaço);
    • Papeis limpos, revistas, jornais;
    • Plástico categoria 1-7, não poliestireno;
    • Garrafas de vidro;
    • Aerossol (sem tampa);

    Tudo que não vai no reciclado, vai para o orgânico.

    O que acontece com os resíduos, então? Para onde eles vão?

    No dia da coleta (uma vez por semana), temos de deixar a lata perto da sarjeta, que é recolhida por um caminhão. Não tem lixeiro em Perth (em Sidney tem). O caminhão transporta os resíduos para o centro de triagem. São colocados em um tubo que roda separando alguns resíduos. Os demais são separados por pessoas que separam os papéis. Depois os resíduos vão para outra esteira com um ímã que separa os metais (menos alumínio), e para outra esteira para os vidros serem separados. A última esteira separa os plásticos e por fim, o alumínio fica. No final desse processo papelão, papel, plástico, metais e alumínio estão separados prontos para venda.

    Usina de reciclagem. Fonte: Arquivo pessoal.

    Visitei uma usina de reciclagem, e diferente do Brasil, tudo é feito por máquina. Todos os resíduos são separados por esteiras, ímãs e alguns (dependendo do centro de reciclagem) por funcionários. É incrível, dinâmico.

    Reciclagem de papel na Usina. Fonte: Arquivo pessoal.

    Alguns outros resíduos como químicos, pneus, eletrônicos, podem ser levados aos centros de triagem para destinação correta. Todo ano, as prefeituras enviam para nossas casas um voucher para levar outros resíduos para os centros de triagem: móveis, eletrônicos grandes (geladeiras, fogão, etc.) e a maioria oferece fertilizante de graça para os moradores. Fertilizante produzidos com os resíduos orgânicos coletados.

    Ainda, a cada seis meses, existe a “green waste collection”, coleta de resíduos de jardim. É a época do ano que as pessoas cortam as árvores, podam, e a prefeitura recolhe os resíduos.

    Leia também: onde morar em Sydney

    Outra coleta é a de “hard waste” que são coisas que as pessoas não querem mais. Tem de tudo: sofá, geladeira, cama, micro-ondas, móveis. Várias pessoas aproveitam e passeam nos bairros para pegar coisas para suas casas, pois tem coisa muito boa na rua. Nós temos até um hoje um microondas que pegamos da rua. Algumas pessoas alugam um caminhão para ir até os bairros e recolher itens pois tem coisa muito boa. Tenho amigos que mobiliaram a casa só com itens que acharam na rua nos bota-foras. Que jeito bacana de reutilizar e reciclar coisas que não precisamos mais em casa, não?

    Coisas que as pessoas colocam na rua para o bota-fora. Fonte: Arquivo pessoal.

    Há um grande incentivo para que a reciclagem seja implementada, mas talvez não suficiente. As escolas estão incluindo nos currículos para ensinar as crianças desde pequenas e meu projeto de Doutorado é implementar sustentabilidade em um “childcare centre”. E muitas campanhas e associações trabalhando com educação ambiental. Muito mais coisa para escolas, mas a sociedade australiana está evoluindo.

    Muito pode ser feito em casa, reduzir o desperdício, por exemplo. Grande parte do que vai para aterros é desperdício de comida. Pensar antes de comprar, comprar porções menores, dar preferência a produtos sem embalagens, comprar de segunda mão, ter compostagem em casa ou minhocário e educação poderão fazer diferença para todos.

    Textos relacionados

    • Mortes e funerais na Austrália
    • Cultura Aborígene
    • Bali, o quintal da Austrália Ocidental
    • Vistos para morar na Austrália
    • Turismo na Austrália
    • Trabalho voluntário no zoológico de Perth, na Austrália
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    australia meio ambiente morar na Australia reciclagem reciclagem na Australia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Aline Arruda
    • Website
    • Facebook

    Aline mora em Perth, Austrália, com seu marido. É formada em Direito e atuou na área por 8 anos até encontrar sua verdadeira paixão: Educação Ambiental. Atualmente trabalha com Educação Infantil, cursou Doutorado em Educação para Sustentabilidade por um ano e agora está estudando Bacharelado para ser Professora em Educação Infantil. É autora do blog www.fuilogoali.com que conta experiência morando fora.

    Related Posts

    O futuro dos jardins de pedra na Alemanha

    August 30, 2021

    Hanami – a arte de contemplação de flores no Japão

    June 1, 2021

    A cultura do café na Austrália

    November 26, 2019

    9 Comments

    1. Josiane Goncalves on March 21, 2017 1:03 am

      Ola Aline tudo bem ?

      Meu nome e Josi, moro em Sydney a um ano. Sou formada em Biologia no Brasil, com pos graduação em Gerenciamento Ambiental, estudei muito sobre gerenciamento de resíduos mas nunca atuei na area. Aqui na Australia sou cleaner a um ano, e sinto muita falta de trabalhar e aprender algo sobre minha area de atuação. Trabalhei 6 anos no Brasil como Educadora Ambiental, e agora que estou mais familiarizada com a rotina e com a lingua (cheguei sem nada de ingles), estou tentando partir para trabalhos em que possa me acrescentar profissionalmente. Estou fucando o máximo que posso para migrar para area. E seu texto foi muito valido e interessante, realmente pesquiso sobre esse tema aqui e não acho nada muito esclarecedor. Esse foi meu primeiro texto que explicou muito detalhado. Obrigada! Vi tbm que voce mora em Perth, saberia de alguma instituição ou empresa que trabalha no ramo de reciclagem e que teria contato para me passar? Muito obrigada Aline, espero que voce possa responder sem te incomodar, e quem sabe sem querer vc me ajuda em algo…
      Obrigada e boa sorte pra voce, com seus trabalhos com crianças 😉 elas são realmente iluminadas e mudam a vida da gente pra melhor.

      Abracos!

      Reply
      • Aline Arruda on March 23, 2017 3:30 am

        Oi Josiane, tudo bem?
        Muito legal sua história, parabéns por todas as suas conquistas.
        Obrigaga por ler e acompanhar o blog.
        A área ambiental aqui é como no Brasil, bem fechada.
        Acho que o principal que você precisa focar é o inglês. Aqui em Perth, funciona você ir nas reuniões de bairro, participar dos grupos de Sustentabilidade, etc. Eles acabam divulgando as vagas para os conhecidos então networking é fundamental.
        Para saber as empresas que trabalham com reciclagem, dá uma procurada em google mesmo, cada bairro aqui tem uma empresa diferente.
        Sei que a Munster trabalha com reciclagem de celular, a Planet Ark com reciclagem de toner de impressora.

        Boa sorte, espero que consiga logo migrar para sua área.
        Abraços
        Aline

        Reply
      • Fabio Aldana on December 17, 2017 12:10 pm

        Olá Josiane, tudo bem?
        Meu nome é Fabio, tambem estou morando em Sydney. Me interesso pelo assunto Meio Ambiente e reciclagem. Se possível poderíamos trocar idéias sobre o assunto.

        Reply
      • Sara on April 4, 2018 9:01 pm

        Oi Josi, tudo bem? Sou Sara, Bióloga aqui no Brasil.

        Achei interessante sua descrição e interesse em Gestão ambiental ai na Austrália. Gostaria de Saber se podemos conversar mais sobre o assunto?

        Reply
    2. Alex Raimundo Lima on January 13, 2019 10:38 am

      Ola,gostei desse assunto pois sou gestor ambiental e estou procurando por mais pessoas e empresas que atuam nessa diretriz na Austrália atualmente estou em Sidney.
      Quaisquer esclarecimentos são de grande impacto pra mim profissionalmente.

      Reply
      • Liliane Oliveira on January 13, 2019 1:36 pm

        Olá Alex,
        A Aline Arruda parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Austrália que talvez possam te ajudar.
        Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    3. Nagma LIra on May 6, 2019 6:11 pm

      Olá

      Meu nome é Nagma Lira, Analista Social e de Relacionamento e faço parte do Programa de Reciclagem “Lixo 0 Social 10” no Brasil e em fase de implantação que abrangerá os 26 estados e no distrito Federal e estamos estendendo o projeto para outros países.

      O Programa Lixo Zero Social Dez, têm como objetivo “contribuir para a implementação da Lei 12.305/10 através de instituições, empresas e cidadãos realmente comprometidos com uma política social mais justa, responsável e sustentável”.

      Gostaria de informações para encaminhar uma apresentação do nosso trabalho.

      A consciência ambiental, é tão importante quanto o nosso respirar e reciclar, é a ferramenta fundamental, para a construção de um planeta saudável e sustentável para todos.

      Obrigada.

      Reply
      • Liliane Oliveira on May 7, 2019 1:34 pm

        Olá Nagma,
        A Aline Arruda, infelizmente parou de colaborar conosco.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    4. Vera Silva on October 21, 2019 4:44 pm

      Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.