BrasileirasPeloMundo.com
Arizona Chicago EUA Los Angeles Mississippi Missouri Texas Washington

Rota 66 “A Rota Mãe” dos EUA

Rota 66  “A Rota Mãe” dos EUA – Parte 1.

Você já ouviu falar da famosa Rota 66 nos EUA? Ela foi criada em 1926 e apesar de ter sido retirada do United States Highway System em 1985, ela permanece até os dias de hoje como uma das rotas de viagem mais tradicionais entre famílias norte-americanas e estrangeiras. Ela corta parte dos Estados Unidos, ligando o meio-oeste a Costa Oeste do país. O início da Rota se dá na cidade de Chicago, estado de Illinois, cortando ainda o Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminando no Píer de Santa Mônica, na famosa cidade de Los Angeles, Califórnia.

Se você, assim como eu, tem curiosidade de explorar a chamada “Mother Road” norte-americana, dá um espiadinha nas dicas abaixo. O bacana de conferir a Rota 66 não é a Rota em si, mas sim as atrações que foram aparecendo ao longo do tempo, algumas em funcionamento até os dias de hoje e outras já desativadas, cidades que apareceram em decorrência da criação dessa rota e o estilo de vida das pessoas. É através disso que entendemos melhor parte da cultura norte-americana, tão difundida para o resto do mundo até os dias de hoje através de filmes e músicas.

Leia também: Visto para morar nos EUA.

Dividi o artigo em duas partes e pelos estados que a compõe a Mother Road. Como são muitos estados e inúmeras cidades e atrações, ressalto que esse é um artigo é apenas uma  breve introdução sobre a Rota 66 e caso você queira detalhes mais aprofundados, vale a pena conferir o sítio eletrônico da Associação da Rota.

1 – Illinois:

Conforme já citada, a maior cidade do estado do Illinois, Chicago é o início de tudo. O endereço exato é 78-98 E Adams St. A partir daí, seguindo em direção ao sul do estado, você vai encontrar atrações como:

Lou Mitchell’s: um restaurante que serve cafe da manha e almoço, no estilo diner;

Jim’ Original: ideal pra provar os tradicionais cachorros quentes de Chicago;

Superdawg Drive-in: lanchonete no melhor estilo anos 40.

Seguindo ainda mais ao sul do estado, passamos pelas cidades de Joliet, Wilmington, Dwight, Odell, Pontiac, Atlanta, Bloomington-Normal, Shirley, McLean, Lincoln, Springfield, Litchfield, Mount Olive, Collinsville, Mitchell e East St. Louis. Todas fazem parte da rota original e guardam antigos postos de gasolina, hotéis, restaurantes, cinemas, museus, dentre outras atrações em estilo vintage.

2- Missouri:

Eu sou suspeita para falar do Missouri. Quem me acompanha aqui no blog desde o começo irá lembrar dos meus primeiros textos, relatando a vida em St. Louis, maior cidade do estado. Pois bem, a primeira cidade do Missouri por onde a rota passa conserva atrações que faziam parte do meu dia a dia, quando vivi na cidade, como:

Ted Drewe’s Frozen Custard: sorveteria de 1929 e ganhadora (em 2017) do premio internacional de melhor sorvete do mundo! Isto mesmo senhoras e senhores;

– Donuts Drive-In: sabe aquela padaria que você passa na frente e jura que não tem nada de interessante pra comprar? Pois é, a Donut-Drive-In é assim, mas realmente possui o melhor donut que já provei na vida;

Chain of Rocks Bridge, que corta o Rio Mississippi, da onde é possível admirar um belo por do sol.

Além de St. Louis, seguindo ao sudoeste do estado, você ainda passará por Eureka, Pacific, Meramec Caverns, Cuba, Rolla, Devil’s Elbow District, Lebanon, Springfield, Carthage e Joplin.

Foto em Chain of Rocks Bridge, divisa dos estados de Illinois e Missouri. (Arquivo pessoal)

3 – Kansas:

O estado que ficou famoso pela frase do filme “Wizard of Oz”, quando Dorothy diz: “You’re not in Kansas anymore…” (Você não está mais no Kansas). O Kansas quase ficou fora da rota. Digo isso, pois a Rota 66 passa por apenas 21Km desse estado. Ainda assim, ele tem algumas atrações interessantes que valem a pena serem registradas. Galena é a primeira cidade que você irá encontrar e suas principais atrações são:

Cars on the Route: Dentro do posto de gasolina Kan-O-Tex, fica o local que inspirou o conhecido filme de animação infantil da Pixar, Cars.

Além dessa atração, você também irá encontrar, ao longo dos outros 20km, atrações nas cidades de Riverton e Baxter Springs, antes de chegar no estado de Oklahoma.

4 – Oklahoma

A não ser que você tenha parentes ou amigos ou seja muito fã da banda teen dos anos 90, Hansons (lembra da musica ‘Save me’?), você muito provavelmente não pensa em conhecer Oklahoma, certo? O estado realmente não figura entre os destinos norte-americanos mais procurados por turistas estrangeiros, no entanto, se você pretende fazer a Rota 66, Oklahoma entrará na sua lista de locais a visitar e você com certeza irá se surpreender positivamente. A cidade de Oklahoma City, capital do estado, possui as seguintes atrações na Rota:

Iron Starr Urban BBQ;

Earl’s Rib Palace;

Tapwerks Ale House;

Jack’s BBQ; e

Ann’s Chicken Fry House

Dá pra perceber que você ira comer muito bem (e engordar bastante!!!) em Oklahoma, né? Lá encontra-se aquela comidinha i-r-r-e-s-i-s-t-í-v-e-l e tradicional americana que a gente só encontra no meio oeste dos EUA. Além de Oklahoma City, também estão na Rota 66 as cidades de Quapaw, Commerce, Miami (sim, temos outra Miami por aqui…), Afton, Vinita, Foyil, Claremore, Catoosa, Tulsa, Sapulpa, Chandler, Warwick, Arcadia, Edmonton, El Reno (a cidade dos hambúrgueres), Hydro, Clinton, Elk City, Sayre e finalmente Erick, já na divisa com o Texas.

5 – Texas

Go big or go home! Esse é o lema do maior estado norte-americano. Apesar de ser um estado enorme, boa parte do Rota 66 no Texas foi substituída pela Interestadual 40, e as poucas cidades que sobreviveram daquela época, são consideradas quase cidades fantasmas. Além disso, parte da Rota corta áreas indígenas ou de produção e extração de gás e petróleo.

Apesar de não ser a principal cidade do estado, McLean é onde mais se vê os tempos de glória da Rota 66 no Texas. Foi aqui o primeiro escritório da Associação da Rota 66. Além das inúmeras placas em neon e sinais indicando que a Rota atravessa a cidade, visite também:

Outra cidade texana que é parada o-b-r-i-g-a-t-ó-r-i-a para quem deseja fazer a Rota 66 é Amarillo, centro dos famosos e típicos ranchos americanos, terra dos estereotipados cowboys. Visitando Amarillo vá ao:

Além de McLean e Amarillo as cidades de Groom, Shamrock, Palo Duro Canyon State Park (uma pequena, bem pequena, prévia do Grand Canyno), Vega e Adrian. Pronto! Você finalmente chegou a metade da Rota 66! Antes de atravessar a divisa para o Novo México, faça uma parada no Midpoint Café e prove a torta Ugly Crust. Faz parte da tradição!

No próximo artigo irei dar dicas sobre a Rota 66 nos estados do Novo México, Arizona e Califórnia. Continue nos acompanhando.

Related posts

EUA – Las Vegas – Sin City

Cleo Vassiliou

Seattle é a terra de Pearl Jam e da chuva

Flávia Cesário

Incêndios em Nova Iorque

Michelle Marinho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação