BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Canadá Toronto

Toronto x Sydney: dá para comparar?

Há quase um ano moro em Sydney, na Austrália, mas esta não é minha primeira experiência fora do Brasil. Entre 2011 e 2012 morei em Toronto, no Canadá. Então muitas vezes as pessoas me peguntam: Sydney ou Toronto, qual é melhor?

Nos primeiros meses de Austrália, evitava responder a essa pergunta com uma justificativa simples: não tenho tempo suficiente em Sydney para fazer essa comparação. Hoje, com o dobro de tempo que fiquei em Toronto, continua difícil responder, basicamente porque não acho justo com uma ou outra cidade eleger uma favorita, até porque trata-se de uma opinião para lá de pessoal, e cada experiência é diferente… Cabe pontuar, também, que faz tempo que morei no Canadá e, portanto, as coisas podem ter mudado um pouco de lá para cá…

Leia também: Opções de visto para morar na Austrália  

Em todo caso, vou levantar alguns pontos básicos e compartilhar minhas percepções sobre cada cidade, e quem sabe eu não consiga chegar a uma conclusão no final?! Só lendo o texto para saber!

Clima: Meu último post sobre alguns pontos negativos de Sydney diz que, ao contrário do que muita gente pensa, em Sydney não é verão o ano inteiro (esse lugar se chama Rio de Janeiro. Hehehe). Aqui faz frio, sim, e diria mais, faz mais frio que calor. O ponto é que, ao contrário de Toronto, Sydney “se comporta” como uma cidade de verão, o que significa que não há preparo para o frio. Em outras palavras, sinto mais frio aqui que em Toronto, simplesmente porque no Canadá qualquer local que você entre estará devidamente aquecido, desde a sua casa, passando pelo transporte público, até estabelecimentos comerciais e por aí vai. O mesmo não acontece em Sydney. Passo frio em casa todo dia, e nem sempre lojas, restaurantes, etc. possuem aquecimento, apesar de, é claro, as temperaturas não serem negativas como em Toronto.

Em resumo, Toronto tem temperaturas mais baixas, claro, mas isso não quer dizer que Sydney não seja extremamente fria. Portanto se você é do tipo que odeia o frio e está pensando na Austrália como a solução dos seus problemas, atenção, atenção!

Leia também: 5 pontos negativos de Sydney

Alimentação: Nesse quesito eu posso ser mais direta e dizer que meu ponto vai para Sydney! Não sei atualmente, mas há 6 anos era difícil encontrar frutas e legumes de qualidade e com um preço razoável em Toronto. Aqui em Sydney tem hortifruti, açougue, e, no supermercado, você encontra vários legumes, frutas e verduras. Quem sabe cozinhar não tem dificuldades em encontrar ingredientes para um almoço saudável e próximo ao brasileiro (próximo, não igual, porque os temperos são diferentes, então comida brasileira meeeesmo só no Brasil, infelizmente). Agora, falando de restaurantes, não acho Sydney nem Toronto boas opções, mas isto é totalmente pessoal: não gosto da culinária asiática, e as duas cidades são recheadas de restaurantes chineses, japoneses, tailandeses e por aí vai. Se esse cardápio te apetece, você estará feito em ambas. Para mim, acabam sobrando os italianos e americanos (fast-food), que são bombas calóricas e nada saudáveis… rsrsrs.

Pixabay

Pessoas: Estou aqui pensando e tentando chegar a uma conclusão, mas sinceramente acho que não há muita diferença. Tanto australianos quanto canadenses são bastante educados, do tipo que pedem licença e desculpa para tudo, mas também são bem distantes, então a verdade é que nós, enquanto brasileiros, vamos sentir falta do calor humano em qualquer uma dessas cidades… rs. Mas também podemos aprender com o senso de cidadania deles tanto em Toronto quanto em Sydney, sem dúvidas. Ponto para as duas!

Custo de vida: Como pontuado anteriormente, faz tempo que saí de Toronto, mas continuo acompanhando as coisas por lá através de grupos no Facebook, de conhecidos que moram na cidade, blogs, enfim! Dá para ter uma noção de que, apesar de a vida ter ficado mais cara na cidade canadense nos últimos anos, Sydney ainda é mais cara, principalmente em um ponto específico: moradia. Aluguel aqui é algo realmente surreal. Com certeza o maior ofensor no orçamento das famílias, especialmente para nós, pobres (literalmente, rs) estudantes. O salário mínimo da Austrália é o maior do mundo, e isto vem com um preço, que é o custo de vida nas cidades. Enquanto Toronto segue a linha norte-americana de preços, em geral, bem em conta, não podemos dizer o mesmo de Sydney. É claro que, comparando com o Brasil, a cidade australiana é mais barata, mas como estamos falando de Sydney x Toronto, preciso afirmar que o Canadá é mais parceiro nesse sentido.

Leia também: Custo de vida familiar em Toronto

Lazer: Mais uma vez, um tópico para lá de pessoal. Ambas as cidades têm inúmeras opções de lazer, e Sydney tem um grande diferencial que são as mais de 70 praias – no verão, portanto você pode escolher ir só a praia e vai ter programação garantida para os três meses! Por outro lado, Toronto tem uma pegada norte-americana que eu adoro, com aqueles típicos bares de esportes com telões imensos, um time local da NBA, o que rende jogos de basquete toda semana por meses… Enfim, opções diferentes, mas que particularmente, me agradam bastante! Então acho que eu diria Sydney no verão e Toronto no inverno, vale? Rs.

Infraestrutura: por último, porém não menos importante, a questão das cidades em si. Ao contrário do que eu pensava, Sydney é maior que Toronto, mas isso não significa que seja mais desenvolvida. Ambas possuem o que precisamos para defini-las como boas cidades: transporte público eficiente, segurança, cuidado na preservação dos espaços, dedicação. Os parques são bem cuidados e as duas cidades são organizadas. Sydney, entretanto, tem um ponto negativo: o comércio fecha cedo. Bem cedo, para quem está acostumado com o padrão das metrópoles brasileiras, com shoppings, restaurantes, bares e afins funcionando noite afora. Por aqui você não consegue uma lojinha sequer aberta após as 18h (exceto às quintas, quando os shoppings fecham às 21h), e muitas cozinhas de restaurantes fecham às 21h, o que significa que após esse horário não é possível fazer seu pedido. Ou seja, é uma cidade grande, mas com um quê de cidade do interior… Toronto não fica tão atrás, mas os horários são um pouco melhores que Sydney: o maior shopping da cidade, por exemplo, fecha às 21h30 durante a semana e às 19h nos fins de semana. Cedo, porém melhor que Sydney, então vamos dar uma leve vantagem para Toronto nesse tópico.

Enfim, como falei, não é tão simples chegar a uma conclusão sobre qual das duas cidades é a melhor para morar. Claro que o clima praiano da maior cidade australiana atrai muita gente, assim como as paisagens deslumbrantes por aqui. Mas Toronto também pode ser muito encantadora, mesmo durante o inverno, devido ao preparo para o frio. Fora a proximidade com os EUA, ampliando bastante o leque de opções para visitar: são apenas 8h de carro entre Toronto e Nova Iorque, por exemplo.

Se você está tentando decidir entre uma ou outra, saiba que fará uma ótima opção qualquer que seja a sua escolha. Enquanto Sydney, de forma geral, vence pela beleza natural e pelo fato de não ter temperaturas negativas, Toronto possui uma vantagem enorme para nós, brasileiros: são “apenas” cerca de 8.000km de distância do Brasil, contra 15.000km no trajeto Brasil – Austrália, o que implica em 1h de fuso-horário Toronto-Brasília versus 13h Sydney-Brasília.

Related posts

Dez motivos para morar no Canadá

Flávia Bartholo

Convivendo com a natureza na Austrália

Aline Arruda

7 dicas de passeio em Melbourne no final do ano

Sheyne Tanaka

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação