BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica Dicas para abrir conta bancária pelo mundo

Como abrir conta bancária na Costa Rica

Como abrir conta bancária na Costa Rica.

A moeda oficial na Costa Rica é o colón, as notas em circulação são de mil, 2 mil, 5 mil, 10 mil e 50 mil. No começo é difícil se acostumar porque mil reais é um bom dinheiro e mil colones é troco! No câmbio atual do Banco Central de Costa Rica, 1 dólar equivale a 579,03 colones. Além das notas, tem moedas também: 5, 10, 25, 50, 100 e 500 colones, uma niquelaria por aqui é bem útil!

O dólar é uma moeda corrente no país. Diferentemente do Brasil, aqui você pode ir ao caixa eletrônico e sacar ou em colones ou em dólares. A moeda americana é aceita no dia a dia, mas os estabelecimentos podem fazer seu próprio câmbio. Então, fique de olho porque pagar em dólar pode sair mais caro. No supermercado, por exemplo, eles decidem o valor do dólar, que pode ser diferente do câmbio do banco. Notas altas como de US$50 ou US$100 são difíceis de serem aceitas.

Para trocar dólares por colones é bom dar uma passeada pelos sites dos bancos pois o câmbio pode ter pequenas variações de um banco para outro. Não indico trocar nas casas de câmbio do aeroporto porque o valor pago geralmente é menor que nos bancos.

Há bancos estatais e bancos privados. Dentre os estatais, os mais conhecidos são: Banco Nacional de Costa Rica Banco de Costa Rica, que estão em toda parte do país, são respaldados pelo governo, mas a população considera que o atendimento é lento. Dentre os privados, podemos citar: BAC, Davivienda (que comprou o HSBC) e Scoatiabank (que comprou o CitiBank), onde o atendimento é mais rápido, mas tem menos agências (sucursales) pelo país. Tem também um banco que é direcionado às mulheres, o Banco Kristal.

Os horários de funcionamento dos bancos variam de acordo com a localização. Os bancos do shopping abrem de domingo a domingo, das 11 às 18 horas. Bancos em plazas (centros comerciais) também abrem aos sábados.

Transferências de um banco para outro são chamadas de SINPE e só podem ser feitas se você tem cédula. Uma conta pode ser aberta com passaporte, mas só poderá fazer transferências para contas do mesmo banco.

Para abrir uma conta de ahorros (poupança), o valor inicial varia de banco para banco – de 3 mil a 25 mil para contas em colones, e de 10 a 500 para contas em dólar. O saldo pode ficar igual a zero para colones, mas em dólar alguns bancos não permitem que o saldo seja nulo. As taxas para a manutenção da conta e do cartão de débito variam, podendo ser de graça ou ao redor de 5 mil colones.

Para abrir uma conta corrente, o valor inicial está ao redor de 50 mil colones. O cartão de débito pode ser entregue gratuitamente, já para pedir um cartão de crédito você precisa comprovar a renda.

Os documentos necessários para abrir uma conta, variam de banco para banco. Os mais requisitados são:

  • Passaporte
  • Cédula (se já tiver)
  • Cartas de recomendação de outros bancos (vale dos bancos brasileiros)
  • Cartas de recomendação local

No meu caso, o banco foi até a empresa em que eu trabalho no meu primeiro dia (quando fazemos a integração na empresa para conhecer os seus procedimentos), e eles já tinham as cartas através do RH da empresa. Forneci uma cópia do meu passaporte e do meu marido para abrir uma conta conjunta.

Geralmente, na mesma conta há uma em colones e uma em dólar. Despesas como aluguel e financiamento de veículo é muito comum que sejam em dólar. Só se faz transferência de uma conta em colones para outra conta em colones, ou seja, se eu pago o aluguel em dólar, significa que tenho que comprar o dólar usando a conta de colones para que tenha dinheiro na conta em dólar (se não houver saldo, é claro), e aí posso transferir para a conta em dólares do proprietário. Há casos em que o sistema do banco faz automaticamente a compra de dólar para cobrir um débito, por exemplo, para pagar uma parcela de um financiamento em dólar que esteja cadastrado no débito automático, mas isso não é regra.

Leia também: como abrir conta bancária no exterior

O cartão de crédito é fornecido nas bandeiras conhecidas (VISA e Mastercard), e tem uma variedade bem grande de opções, você pode ter o cartão do Walmart e acumular pontos nas suas compras, você pode ter um cartão de companhia aérea e a cada x dólares gastos você acumula milhas. O limite varia de acordo com a sua renda. No meu caso, não há anuidade, mas se eu quiser um cartão de um outro banco, é bem provável que eu vá pagar anuidade. Para ter um cartão de crédito a regra geral é que você comprove renda ou seja dependente de alguém que a comprove. Ter um cartão de crédito CREDOMATIC pode ser vantajoso por aqui, pois tem muitos restaurantes que oferecem desconto se a conta for paga com ele.

É possível fazer transferência internacional de um banco da Costa Rica para o Brasil, mas cada transferência tem um custo de 7 a 10% do valor, ou um valor fixo que nem sempre compensa, além dos custos de receber esses valores lá no Brasil. O vice-versa também é possível e igualmente caro.

Não tem muito tempo que o chip chegou aos cartões de débito e crédito, mas eles ainda não pedem senha, o que ainda me causa um pouco de estranheza de não ter que digitá-la para uma compra. Ainda é pelo método “antigo”, de assinar o canhotinho.

Os financiamentos e empréstimos podem ser feitos em dólar ou em colones, e o valor do crédito ofertado, evidentemente, varia de acordo com a renda do requisitante.

Se ainda tiver dúvidas, por favor, me escreva nos comentários!

Related posts

Transporte público na Costa Rica

Jesuela Macedo

Como abrir conta bancária na República Tcheca

Isadora Costa

Morar na Costa Rica é como viver no paraíso

Franciane Reis

10 comentários

Vinícius Vianna Agosto 18, 2017 at 4:19 pm

Olá, Jesuela. Boa tarde, tudo bem? Me chamo Vinícius, sou carioca e estou de mudança para a Costa Rica no final de janeiro de 2017. Gostaria de tirar algumas dúvidas e informações. Por coincidência, encontrei esse texto que achei de grande valía. Aguardo seu contato se possível. Grato!

Resposta
Jesuela Macedo Agosto 18, 2017 at 6:01 pm

Ola Vinícius!
Tudo em ordem graças a Deus. Conversamos mais cedo pelo Facebook, na página Es Nosotros! Por lá eu te indiquei algumas outras leituras daqui mesmo do Brasileiras pelo Mundo, inclusive alguns textos que não são meus, atualmente sou a única colunista da Costa Rica se tiver dúvida em algum outro texto que não foi escrito por mim pode me procurar que tentarei ajudar.

Resposta
Michel Bonato Agosto 31, 2017 at 6:58 pm

Ola Jesuela, tudo bem? Estou em processo de migracao da minha atual empresa para outra e irei morar na Costa Rica, tu teria algum guia dos principais pontos que devo me preocupar para morar na Costa Rica.

Resposta
Jesuela Macedo Setembro 1, 2017 at 1:11 am

Olá Michel! Tudo bem graças a Deus! Olha só… eu posso te dar algumas dicas baseadas na mina experiência, tudo depende do que você gostaria de saber exatamente. Alguns pontos que posso te dizer de bate e pronto. rsrs Moradia: eu acho bom escolher onde morar perto de onde trabalhar, o trânsito aqui é bem louco, morar longe pode significar horas parado nas “presas”. Eu escrevi um texto sobre isso dê uma olhada aqui: http://www.brasileiraspelomundo.com/costa-rica-em-busca-do-lar-doce-lar-091253262. Sobre a migração em si escrevi sobre os vistos em outro texto aqui: http://www.brasileiraspelomundo.com/vistos-para-morar-na-costa-rica-331459710. Aqui tem outros textos também sobre custo de vida, férias na Costa Rica… Continuando com dúvidas me escreva!

Resposta
Rafael Novembro 23, 2017 at 5:45 pm

Josuela, boa tarde.

Estou viajando para Costa Rica. Vc possui algum e-mail que eu possa te escrever?

Abraço

Resposta
Jesuela Macedo Novembro 28, 2017 at 2:30 pm

Ola Rafael,

Eu te enviei um email, verifique se recebeu.

Abraço

Resposta
Marcelo Henrique Março 26, 2018 at 12:52 pm

Ola gostaria de saber quantos Dólares eu posso entrar na Costa rica em espécie ? e como eu poderia abrir uma conta para guardar o dinheiro, minha viajem é turismo..mas fico inseguro com muitos dólares na mão .

abraçoo

Resposta
Anapaula Lima Agosto 31, 2019 at 6:27 pm

Olá tudo bem vir que você passou algumas informações pra algumas pessoas jesuela Macedo mmim chamo ana Paula sou tec de Enfermagem estou decida a ir pra costa rica mas. Preciso de auxilio seu sou de Salvador Bahia / mas moro em são Paulo meu ZAP 1997073744

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 1, 2019 at 3:06 pm

Olá Ana Paula,
A Jesuela Macedo, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Luna Abril 14, 2020 at 4:04 pm

Olá Franci, eu e meu marido vamos morar na Costa Rica por 1 ano. Vamos pra estudar, ele fará um pós-doutorado e eu pretendo fazer parte do meu doutorado aí. Nós estamos procurando uma cidade para morar. Gostamos lugares pequenos e do contato com a natureza pra surfar e fazer yoga. Qual lugar você nos indicaria??? Muito agradecida pela atenção! Abraços querida!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação