BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

A caça aos animais é legal na Alemanha

A caça aos animais é legal na Alemanha.

Muitos não sabem, mas na Alemanha a caça aos animais é legal. Apesar da grande discussão que existe sobre o tema, a maioria dos alemães não vê a caça como algo cruel. Pelo contrário. Na formação de caçadores, o interesse pela natureza e animais é grande. Por lei, os caçadores devem ajudar na prevenção e redução de doenças e danos animais nas florestas e campos.

Quem são os caçadores alemães?

O perfil da maioria dos caçadores na Alemanha é: homem, 35 anos de idade, solteiro, do interior, gosta do contato com a natureza, tem prazer na caça e na preservação ambiental. Apenas cerca de 20% das mulheres têm licença para caçar.

Os pré-requisitos para tirar a licença são: ter saúde mental e física, sem ficha na polícia e ter mais de 16 anos (até os 18, o caçador licenciado deve ter um acompanhante com experiência em caça e não pode possuir armas próprias).

Bem, além disso, os caçadores devem ter um dinheiro guardado para o gasto com a sua formação e manutenção desse hobby. Sobre isso, falo mais a seguir.

Como é o curso para se tornar caçador?

Existem cursos em modelos compactos, com muitas horas por dia durante algumas semanas, ou cursos prolongados, com aulas à noite ou nos finais de semana, que duram meses. Como em um curso de autoescola, ele é dividido em módulos teórico e prático.

Incialmente, nas aulas teóricas aprende-se proteção da natureza, os tipos de animais que têm ou não permissão de serem caçados, ecologia, técnicas de caça, planejamento do tiro, quantidade de animais, história da caça, como utilizar e cuidar das armas, seus tipos, munição, raças de cães de caça, como adestrá-los, como tratar um animal caçado com higiene, como identificar doenças animais etc.

Leia também: A consciência ecológica dos alemães

Realmente o curso tem um leque amplo de disciplinas para formar os futuros caçadores, que devem agir com a maior responsabilidade.

No módulo prático, claro que há aulas de tiro. Aprende-se diferentes posturas, distâncias, como utilizar diferentes armas. Os alunos também são colocados em contato com a natureza e estudam os diferentes tipos de animais e plantas do local de caça.

A prova final

Além dos exames escrito e oral, o candidato precisa passar na prova de tiros. Nela tem que demostrar que sabe utilizar bem o armamento. Há também o teste prático, onde o candidato vai a um local de caça e demonstra seus conhecimentos sobre as espécies de animais e plantas.

Custo total

Alguns hobbys são caros, e a caça é um deles. O curso de formação custa por volta de 2 mil euros, mas por ano gasta-se aproximadamente 4.300 euros com materiais, roupas, permissão de usar o campo de caça, carro, infraestrutura, seguro etc.

Algumas observações

1) Violar as leis de proteção da natureza e animais ou de armamento, pode resultar em perda da licença de caça.

2) Só é permitido ao caçador com licença caçar em seu próprio campo (ser dono). Entretanto, cada estado alemão tem uma regra diferente para definir o campo (revier) apropriado para a atividade. Por exemplo, ter no mínimo 75 hectares de área. É possível, entretanto, alugar um revier de alguém que não cace.

3) A licença pode valer durante 14 dias ou até 3 anos. No fim do período, ela pode ser renovada. Mas, a renovação pode ser recusada, se o caçador tiver realizado alguma atividade negativa.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

4) Na Alemanha, são caçados anualmente entre 4 e 5 milhões de animais, de acordo com a ONG PETA.

Parece um tanto contraditório, um país que tenta se tornar ecológico, mas onde é ainda possível caçar animais em campos abetos ou florestas. É uma longa discussão entre caçadores e ativistas. O principal tópico é que os caçadores acham que a vida atual mudou o funcionamento da natureza, e alguns animais não teriam mais predadores. A caça ajudaria a manter o equilíbrio do número de espécies na cadeia alimentar. Se isso ocorre, não cabe a mim dizer. Não entrarei nessa discussão com esse texto. Você pode comentar se acha que a caça deve ser legal ou não, se acredita nessa teoria do equilíbrio de números de animais.

Se tiver interesse em saber mais sobre a caça na Alemanha, indico o jornal Jäger (existente desde 1883) e o site da Federação de Caça, de onde tirei a maioria dos dados desse texto.

Related posts

100 anos do sufrágio feminino na Alemanha

Nathalia Vitola

Novo aeroporto de Berlim

Clarissa Gaiarsa

Imposto de Renda na Alemanha

Karina Finke

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação