BrasileirasPeloMundo.com
Polônia

A vida em Lodz na Polônia

Lódź, ou sem os acentos poloneses, Lodz,  com seu nome difícil de pronunciar, é a terceira maior cidade da Polônia. Fica localizada na parte central do país a pouco mais de 100km da capital Varsóvia. Com uma população com pouco menos de 700 mil habitantes, Lodz se assemelha a cidade de Santos, São Paulo, em sua área total.

Apesar de não ser atrativa turisticamente como outras cidades na Polônia, Lodz compensa essa desvantagem pela ótima qualidade de vida que oferece. Com muitas empresas multinacionais alocadas na cidade, a cidade tem se tornado lar para muitos estrangeiros, que disfrutam de salários atrativos e custo de vida baixo. Além disso, possui duas grandes universidades, que recebem milhares de alunos internacionais.

Leia também: Imigrar e viver legalmente na Polônia

UM POUCO DE HISTÓRIA

Na primeira metade do século 19, Lodz passou a se tornar um centro industrial, atraindo trabalhadores de todas partes da Europa. A indústria era tão intensa que a cidade passou a ser o principal centro de produção têxtil do império russo, do qual a cidade era domínio. Dentre os grupos que formavam a população da cidade, três se destacaram: poloneses, alemães e judeus – povos que influenciaram a formação da cidade até hoje.

Após as grandes guerras, a população alemã diminuiu consideravelmente, permanecendo na cidade judeus e poloneses. Com a segunda guerra, Lodz perdeu parte de sua infra-estrutura e sua população judaica – a cidade foi sede do segundo maior gueto de judeus na Europa ocupada pelos nazistas.

Apesar do declínio da cidade após a segunda guerra, foi na virada do milênio que Lodz se reinventou e passou a se modernizar. Ainda há muitas ruínas industriais na cidade, mas Lodz hoje centra-se na movimentada rua Piotrkowska, nos seus complexos comerciais e estação central renovada. Além disso, se tornou o centro da indústria de cinema na Polônia, sendo também casa de vários museus e uma agitada vida universitária – Lodz recebe milhares de intercambistas do programa Erasmus por ano.

CUSTO DE VIDA EM LODZ

Lodz tem um custo de vida relativamente menor do que outras cidades como Cracóvia, Varsóvia e Wroclaw. Isso a torna muito atrativa tanto para estudantes, quanto para quem vem trabalhar. Conforme o site Numbeo, esses são alguns preços médios na cidade (1 zloty = 1 real):

  • Refeição num restaurante barato: 20 zlotys
  • Cerveja nacional em um restaurante: 7 zlotys
  • Cerveja nacional em um mercado: 2,89 zlotys
  • 1kg de peito de frango: 16 zlotys
  • Bilhete único no transporte público (válido por até 40 minutos): 2,80 zlotys
  • 1 litro de gasolina: 4,99 zlotys

Você pode consultar a lista completa e atualizada através desse link.

Apesar do aluguel na Polônia, em geral, ser caro, alugar apartamentos ou quartos em Lodz é mais barato do que outras regiões (cerca de 40% a menos que a capital Varsóvia!). É possível alugar um quarto, na região central da cidade, por, no mínimo, 750 zlotys. Já um estúdio nessa mesma região vai exigir, no mínimo, cerca de 1200 zlotys.

ESTUDOS EM LODZ

Lodz tem três grandes universidades e cada uma é especializada numa determinada gama de cursos. A Universidade de Lodz (University of Lodz) tem cursos voltado à cursos voltados a ciências sociais aplicadas e humanas. Já a Universidade de Tecnologia de Lodz (Lodz University of Technology ou Politechnika) tem cursos direcionados à áreas de tecnologia e ciências exatas. Por fim, a Universidade de Medicina de Lodz (Medical University of Lodz) concentra cursos voltados à área médica e de saúde.

Todas recebem milhares de estudantes internacionais por semestre e oferecem opções de gradução e pós-gradução em inglês. Para mais informações, consulte os sites das universidades.

Leia também: Mestrado em inglês na Polônia

EMPREGOS EM LODZ

Pelo rápida expansão e modernização que a cidade vem mostrando, Lodz é sede de centenas de empresas multinacionais que alocam parte de suas operações para o mercado polonês. Por isso, há muitas oportunidades de trabalho na cidade, considerando a grande demanda de profissionais qualificados e com conhecimento em idiomas. Dentre as empresas tradicionais que contratam estrangeiros, posso citar algumas empresas como Infosys, Philips, Clariant, Fujitsu, Conduent, entre outras. Assim, Lodz é uma boa opção para quem busca emprego e qualidade de vida na Polônia.

Isso, claro, vai depender da possibilidade do estrangeiro em obter uma permissão de trabalho válida. De qualquer maneira, para quem tem cidadania europeia, ou visto de estudante, há muitas oportunidades de emprego. Apesar dos salários médios em Lodz serem menores que outras cidades como Varsóvia e Cracóvia, esta diferença é compensada pelo custo de vida menor.

Leia também: Emprego na Polônia, por onde começar?

Leia também: Salários na Polônia

TRANSPORTE PÚBLICO EM LODZ

O transporte público de Lodz oferece um ótimo serviço! A cidade oferece linhas de tram e ônibus – não há metrô – por todos os cantos da cidade. Todos são extremamente pontuais em relação aos horários informados e atrasos só ocorrem quando há problemas específicos. Um bilhete básico, válido por até 40 minutos custa 2,80 zlotys, com descontos para estudantes e crianças. Bilhetes mensais custam, no mínimo, 90 zlotys e dão acesso ilimitado.

Além da linha comum, Lodz conta com um ótimo sistema de 7 linhas de ônibus noturnos, que ligam diferentes partes da cidade ao centro. Estes tem saídas programas de 30 em 30 minutos, geralmente das 23h as 5h. Por fim, Lodz tem três grandes estações de trem e duas rodoviárias, o que torna muito fácil a vida de quem gosta de viajar! A principal é a estação central, chamada de Łódź Fabryczna, que foi inaugurada em 2016 e que concentra a maioria de saídas de trens e ônibus.

PRINCIPAIS CENTROS COMERCIAIS DA CIDADE

RUA PIOTROWSKA

A rua Piotrkowska é o coração comercial e cultural de Lodz.Seus 4.2 quilômetros de extensão a tornam a rua mais comprida de toda Polônia e uma das maiores ruas comerciais da Europa. Podemos dividir a rua em duas partes: a primeira, começando pela praça Wolności até a avenida Piłsudskiego – nessa parte, a mais antiga e com arquitetura histórica, a rua é fechada para trânsito (apenas taxis são permitidos) e há centenas de opções de lojas, cafés, bares e restaurantes.  Na outra parte, que termina na praça Niepodległości, temos um cenário mais moderno com vários prédios comerciais. No entanto, é nessa parte que é possível encontrar igrejas famosas da cidade.

MANUFAKTURA

O completo Manufaktura é um centro comercial, de cultura e lazer. É um dos principais pontos turísticos da cidade e serve como sede de muitos eventos da cidade. Muito próximo da rua Piotrkowska, o complexo é rodeado de parques e, além de abrigar o maior shopping da cidade, é sede de diversos restaurantes e lojas na sua parte externa.

Antes de se tornar um ponto comercial, o local era um importante complexo industrial e, por isso, sua característica histórica de tijolos avermelhados é mantida até hoje, tornando o ponto um local atrativo para turistas.

A CIDADE QUE MUDA A CADA DIA

Dos quase 3 anos que vivi em Lodz, posso dizer que a cidade está em constante mudança. A Lodz que conheci em 2016 é muito diferente daquela de 2019. Ainda há muito a melhorar em relação à serviços adaptados para estrangeiros, mas creio que a cidade se desenvolve cada dia pra algo melhor. Seu aspecto industrial infelizmente deixa a cidade em bastante desvantagem em relação às belezas turísticas de outras cidades poloneses, mas Lodz compensa com ótima qualidade de vida, por um custo muito menor.

Pra quem gosta de ruas comerciais movimentadas, isso pode ser facilmente encontrado ao longo da rua Piotrkowska, do centro comercial Manufaktura e as suas centenas de opções de restaurantes, bares e lojas. Não faltam também opções de parques e espaços abertos – a cidade tem lindos espaços verdes

Related posts

Feriados na Polônia

Gizelli Gliwic

A decisão de mudar para a Polônia

Gizelli Gliwic

Natal na Polônia

Regiane Iwanowicz

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação