BrasileirasPeloMundo.com
Holanda Turismo Pelo Mundo

As pequenas cidades holandesas de Blaricum, Laren e Huizen

As pequenas cidades holandesas de Blaricum, Laren e Huizen.

Acredito que a cidade de Amsterdam seja a primeira na mente de muitas pessoas ao ouvir falar da Holanda. Algo extremamente normal, afinal é uma cidade multicultural, linda e famosa pelos seus canais e casas barco. Porém, ao vir morar na Terra dos Moinhos,  escolhi a cidade de Blaricum para chamar de lar. E foi através dessa cidade que conheci uma Holanda fora do mapa turístico, onde a cultura holandesa predomina.

A cidade de Blaricum está situada na província da Holanda do Norte, numa região chamada de “Het Gooi”, e que originalmente no século X era um assentamento de agricultores que viviam em cabanas e relvas. Porém, a beleza natural do vilarejo foi descoberta em meados de 1875 por artistas, escritores, poetas, intelectuais e moradores ricos de Amsterdam que procuraram refúgio em Blaricum. Essa descoberta mudou a estrutura social local, as cabanas originais deram lugar a moradias luxuosas e espaçosas. Para preservar o carácter único de “dorp”, nome holandês para aldeia, em 1967 a cidade passou a ser protegida pela lei de “Monumentenwet” no sentido de conservar a sua arquitetura como Patrimônio Histórico, evitando assim um crescimento desproporcional.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Blaricum – foto de arquivo pessoal

É conhecida por suas belas fazendas e por ser a cidade das celebridades holandesas, entre elas o grande empresário Jonh de Mol, criador de programas que ganharam versões em quase todo o mundo como Big Brother e The Voice.

A vida por aqui anda devagar. A cidade é basicamente residencial, com um comércio local pequeno e pouco variado. Não existe estação de metro, tram ou trem, apenas poucos ônibus circulam com horários espaçados.

Apesar de pacata, a comunidade é bastante integrada, existem diversas feiras, festas e desfiles de cavalos, aliás esses são comuns nas ruas da cidade. Não existem muitos estrangeiros morando por aqui, contudo me sinto bem recebida pela vizinhança. São extremamente simpáticos e prestativos, curiosos para entender a cultura brasileira e sentem orgulho de divulgar a cultura e tradições holandesas.

Blaricum está localizada entre as cidades de Laren e Huizen, sendo a vizinha mais famosa a cidade de Laren. A maioria dos holandeses conhecem ou já ouviu falar da cidade de Laren, pois é considerada uma das mais charmosas cidades holandesas. Parece sair dos livros de contos de fadas. A cidade conseguiu encontrar um equilíbrio entre preservar suas características de aldeia e prosperar através do seu famoso comércio de luxo.
Compras, passeios e atividades culturais faz a encantadora Laren atrair diversos moradores ricos o que a tornou uma representação de luxo e requinte. No centro da cidade existem diversas lojas, cafés e restaurantes renomados, além da linda Basílica de São João. Caso venha no verão, você ainda poderá saborear os poffertjes, pequenas panquecas holandesas com açúcar, numa barraca tradicional datada do século 19.

Leia também: aplicativos para usar na Holanda

Laren – foto de arquivo pessoal

Sugiro que você conheça as belezas naturais de Laren através de um passeio de bicicleta ou uma caminhada por diversas trilhas que a cercam, pois, a cidade tem uma fantástica reserva natural circundante. As construções arquitetônicas da cidade remetem a história da arte holandesa.

Apesar de menos famosa a cidade Huizen também tem a sua beleza. Um pouco maior que as suas vizinhas, ela tem um comércio local forte e variado. Assim como as demais não tem nenhuma estação de trem, mas possui uma variedade de linhas de ônibus. A arquitetura da cidade é mais urbana, mesclando casas e prédios.

Originária de uma antiga aldeia de pescadores, teve no século XVIII uma das maiores frotas de pescas do País. Atualmente o Porto é composto por quatro marinas e diversos cafés e restaurantes. Existe uma boa conexão a partir do porto para a antiga vila histórica onde encontramos pitorescas lojas.

Leia também: sistema de saúde na Holanda

No coração de Huizen, na praça principal da cidade, aos sábados tem uma feira de rua típica holandesa com uma enorme diversidade de produtos, além de uma belíssima igreja. Caso queira aprender um pouco sobre a história local e suas curiosidades o “Het Huizer Museum” vale uma visita.

Huizen é uma galeria de arte ao céu aberto. Existem em torno de 35 esculturas de diferentes artistas em vários pontos da cidade que chamam atenção pela grande diversidade das formas e materiais utilizados. A prefeitura disponibilizou na internet um roteiro especial para o visitante poder observar as esculturas de arte pública, essa trilha passa pelo centro histórico e por toda a área nova. A cidade ainda possui praias e parques naturais com excelente infraestrutura.

Huizen – foto de arquivo pessoal

Nos Países Baixos existem diversas cidades que merecem uma visita, citei apenas algumas delas. Cada uma com seu charme e atrativos, mas todas com cenários de tirar o fôlego. Ao escolher a Holanda como seu próximo destino de férias, traga uma máquina fotográfica reserva na mala para não ter nenhum problema para registrar toda beleza que esse país possui.

E você conhece algumas dessas cidades? Conta pra gente!
Beijocas e te vejo no próximo post.

Related posts

Como viajar pela China: de avião ou de trem?

Héllen Moreira

O tempo e o vento na Holanda

Júlia Abreu de Souza

Como aproveitar o verão europeu dentro do orçamento

Natália Sanches Maia

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação