BrasileirasPeloMundo.com
Malta

Brasileirices em Malta – Comidas, cantinhos e serviços

Se você mora há um tempo fora do Brasil e sente falta de algumas coisas da terrinha – a comida brasileira, o jeitinho brasileiro, a língua, etc. –, ou até mesmo se você vem estudar aqui por alguns meses e não pode ficar sem alguns itens nossos do dia a dia, então este texto é para você! Porque hoje vou dar dicas de onde ir, com quem falar, como fazer, entre outros.

Dizem as más línguas que tem brasileiro em Malta que sabe onde está a fonte mas não conta para levar vantagem (leia-se: vender por um valor maior), mas hoje eu vou contar TUDINHO para vocês.

Comida

Algumas comidas a gente só encontra no Brasil: requeijão, açaí, farinha de mandioca, pão de queijo, tapioca, guaraná, mandioca. Quem mora fora sabe que esses itens são especiarias no exterior.

O problema de Malta é que não tem uma lojinha brasileira, como nos outros países da Europa, onde você entra e encontra tudo o que você precisa e sai feliz e saltitante. Em Malta você precisa pegar os itens em diversos lugares, mas garanto que você encontra quase tudo. Então, vamos lá:

Pão de queijo, farinha de mandioca, farofa, quiabo, guaraná e farinha de tapioca – Geralmente você vai encontrar esses itens na loja asiática Asian Food Store (Triq Nazju Ellul, Il-Gżira – 9998 6988). Localização no Google Maps aqui.

Farinha de mandioca – Nem sempre você vai encontrar na loja asiática, mas com toda certeza você encontra nas lojas africanas. O nome, geralmente, é garri ou ijebu-garri. Se você achou um saco com esse nome em alguma loja africana, pode levar que é farinha fina de mandioca. Em Malta tem uma loja africana na Marina de Msida.

Açaí – Às vezes, você consegue encontrar açaí na loja africana ou com o João Paulo, que é um brasileiro que entrega açaí em casa. Mas prepare o bolso porque é uma das comidinhas brasileiras mais “salgadas” daqui de Malta. Você também encontra açaí no Buteco, um bar brasileiro. Dizem que também é possível encontrar açaí no Coco Malta, além de água de coco, claro (veja aqui a localização do Coco Malta no Google Maps).

Guaraná e mandioca – Outra loja onde você consegue achar algumas especiarias brasileiras, sendo duas delas o guaraná e a mandioca, é o mercadinho oriental de Gzira Ozone (112, Ponsonby Street, Gzira – Tel. 27 470 179). Localização do Google Maps aqui.

Leite condensado, couve e inhame – Você encontra em mercados grandes como o Greens e o Pama. Eu prefiro o Pama para a sessão de frutas e vegetais. Mas o Greens é muito bem servido também.

Brigadeiros Gourmet – Chocolovers Brazilian Sweets – Para quem está com saudades dos brigadeiros brasileiros, aqui você encontra os brigadeiros gourmets dos mais variados sabores. Eu gostei especialmente dos brigadeiros de limão e pistache. Mas também pode encontrar tortas e bolos com um toque brasileiro. O atendimento da Flavia e do Gabriel é espetacular. Aqui a página do Facebook deles.

Restaurantes

Buteco Lounge Brazilian Bar  Esse é o point de encontros dos brasileiros em Malta. Esse bar fica localizado em Paceville e atualmente tem uma mesa de sinuca e só serve bebidas Veja aqui o facebook do Buteco.

Buteco Brazilian Bistrô – Atualmente o Buteco se multiplicou, abrindo um lugar para café da manhã, almoço e jantar – tipicamente brasileiros! A comida é maravilhosa! Tem pastel, pão de queijo, etc., além das caipirinhas que são bem saborosas. O local toca música típica brasileira, obviamente, e está sempre cheio e bem frequentado. A localização desse novo Buteco é St Julians, veja aqui a página do Facebook.

Eu já fui no Buteco com meus filhos, marido e amigos e foi uma noite muito prazerosa. As crianças ficaram livres e à vontade, dançaram e comeram. Eu recomendo o local.

Restaurante The PepperMill  The PepperMill é um restaurante em Mosta que pertence à Dona Antônia, que mora em Malta há mais de 20 anos. Quando você está com vontade de comer aquela comida brasileira, é só telefonar e encomendar o prato que ela faz para você. Aqui segue o link do restaurante no Trip Advisor.

Restaurante Picagna  Recém inaugurado em 2017, em Birkikara (veja aqui a página no Facebook), não pode deixar de entrar na minha lista porque lá você encontra, sim senhora, muita comidinha brasileira. Além da comida brasileira, há outras opções e também, apesar do nome, comida vegetariana. Eu nunca fui, mas conheço quem tenha ido e gostou.

Tropical Soul  A proprietária do restaurante é a Vanderléia. Localizado em Paceville (veja aqui o Facebook), é um restaurante só de comidas brasileiras. Além das comidas mais elaboradas, lá você também encontra coxinha e pão de queijo.

Brasa Churrascaria  É uma churrascaria brasileira que fica em Ta’Xbiex, no estilo que temos no Brasil, ou seja, você paga um valor e come o quanto quiser (rodízio) com um buffet do qual você também pode se servir. Dê uma olhada no website para maiores detalhes.

Eu ouvi dizer, de algumas pessoas que foram, que o dono não é brasileiro e nunca foi ao Brasil, que o churrasco não é igual ao churrasco brasileiro de churrascaria, mas que quebra um galho para quem quiser comer.

Serviços

Cabelos, unhas, depilação e sobrancelha – Nesse quesito eu indico a Ne Spiteri (Curlie’s Hair – Brazilian Style in Malta), que apesar do nome é brasileiríssima e sabe como cortar o cabelo do nosso jeito, fazer progressiva, manicure tirando a cutícula e depilação à moda brasileira. Além disso, uma vez por mês, uma brasileira que vem da Sicília faz sobrancelhas, é só marcar com a própria Ne, em Sliema, onde ela atende.

Comidas congeladas, brigadeiros, coxinhas e outros salgadinhos brasileiros  A Soraia é quem supre essa necessidade aqui na ilha. Além dos salgadinhos brasileiros, ela faz comida congelada, que é uma mão na roda, me salvou quando eu quebrei o pé e não pude cozinhar para os meus filhos. Podem confiar que a comida dela é gostosa e foi aprovada aqui em casa, onde as crianças são muito exigentes.

Fotografia – Eu entendo que esse serviço não seja exclusivamente brasileiro, já que os malteses e pessoas de outras nacionalidades podem exercer muito bem. Mas eu também acho que algumas coisas são melhores quando feitas por alguém que entende o nosso ponto de vista e a nossa língua. Quem supre essa necessidade na ilha é a Dani Cassar (página no Facebook Danielle Cassar Photography), que mora aqui há 7 anos.

Eu sou fã de tirar fotos profissionais e acho que é uma lembrança muito legal do lugar onde já moramos um dia. A dica que eu dou é fazer uma sessão na praias de Melieha ou Golden Bay, o resultado vai ficar fantástico.

Capoeira – Olha o João Paulo do açaí aí novamente! Além de vender açaí ele dá aulas de capoeira na Body Works Gym para crianças a partir de 3 anos e para adultos também!

Maquiagem – Nada como ficar linda para uma festa, seja ela um casamento ou até mesmo o Halloween. A Luana é maquiadora em Malta, inclusive ganhou prêmios de maquiagem e trabalha para a TV local.

Caso você ache que faltou alguma coisa ou alguém na minha listinha, deixe a sua sugestão nos comentários. A sua dica pode ajudar alguma brasileira a se sentir mais perto de casa!

Related posts

5 lugares para conhecer durante o inverno em Malta

Isadora Marcante

10 pontos negativos e 10 pontos positivos de Malta

Thaís Cardoso

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação